Turquia

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6364 vezes
Agradeceram: 6707 vezes
Contato:

Re: Turquia

#91 Mensagem por Túlio » Qui Jul 23, 2020 3:06 pm

knigh7 escreveu: Qui Jul 23, 2020 2:52 pm O ARA Santa Cruz foi comissionado em 1984 e o San Juan em 1985.

A classe Tupi foi comissionada entre 1989 a 1999.
Nem me refiro ao Tikuna, que foi mais recente ainda.

O PROSUB foi iniciado em 2008. Eram submarinos que tinham entre 9 a 19 anos.
Não sei a que um debate desses iria levar, para mim o que importa é a palavra ESTRATÉGIA, que usei; não tem IKL que nos conduza a um SSN, já o modelo da DCNS sim; por outro lado, não tem Escolta capaz de impor a DISSUASÃO que um SSN pode.

Ainda mais aquelas porcarias de FREMM que todo mundo aqui se babava, navios enormes e quase desarmados...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#92 Mensagem por Túlio » Qui Jul 23, 2020 3:13 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Jul 23, 2020 3:04 pm
Pow Túlio, você foi metafórico demais para um quinta de manhã... :lol: :lol: :lol:

Num mandei debater com UM VÉIO CADUCO, agora te aguenta ae, cupincha! 🤣 🤣 🤣 🤣

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1981 vezes
Agradeceram: 2507 vezes

#93 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 23, 2020 3:16 pm

Os franceses nos cobraram 1 bilhão de euros para transferir a tecnologia para o submarino nuclear. Com esse valor, era desnecessário ter de levar 4 Scorpénes.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#94 Mensagem por Túlio » Qui Jul 23, 2020 3:19 pm

knigh7 escreveu: Qui Jul 23, 2020 3:16 pm Os franceses nos cobraram 1 bilhão de euros para transferir a tecnologia para o submarino nuclear. Com esse valor, era desnecessário ter de levar 4 Scorpénes.
OK, partamos da tua premissa (mesmo que a contragosto): qual era a alternativa que seguramente nos levaria a um SSN? A França toparia ir direto a ele (e teríamos nós a necessária expertise)? O UK toparia algo assim? Os EUA fizeram alguma oferta? Quem mais estaria no páreo e com negócio melhor?

knigh7
Sênior
Sênior

#95 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 23, 2020 3:22 pm

com escoltas com mais de 30 anos, deixasse para o futuro se não topassem um negócio de valor menor.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#96 Mensagem por Túlio » Qui Jul 23, 2020 3:26 pm

knigh7 escreveu: Qui Jul 23, 2020 3:22 pm com escoltas com mais de 30 anos, deixasse para o futuro se não topassem um negócio de valor menor.
Meio Estratégico, MEIO ESTRATÉGICO, Fragata não é, SSN sim!

Pensando bem:

AI MEU DEUS AI MEU DEUS AI MEU DEUS!!! 😭 😱 😭 😱 😭

knigh7
Sênior
Sênior

#97 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 23, 2020 3:35 pm

Com toda a nossa produção de petróleo vindo da mar, com nosso alto consumo, com vários pontos necessários para abastecimento, como as escoltas não seriam estratégicas ou vc acha que se defende de um submarino adversário com SSN ou SSK?

Aonde houve viabilidade para trazer via oleoduto submarino, foi feito, que é na Bacia de Campos. Nas outras Bacias a extração é pulverizada, que tem de ser através de petroleiros. Aí precisamos de escoltas com sonares de arrasto e com capacidade de prover defesa dos comboios contra misseis sea-skimming.

Se eu sou um adversário, vou atacar as nossas fontes de abastecimento, em especial o o petróleo.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#98 Mensagem por Túlio » Qui Jul 23, 2020 3:48 pm

knigh7 escreveu: Qui Jul 23, 2020 3:35 pm Com toda a nossa produção de petróleo vindo da mar, com nosso alto consumo, com vários pontos necessários para abastecimento, como as escoltas não seriam estratégicas ou vc acha que se defende de um submarino adversário com SSN ou SSK?
Volto a usar a ARA como exemplo: o que aconteceu quando descobriram que tinha SSN dos bifes na área? :twisted:
knigh7 escreveu: Qui Jul 23, 2020 3:35 pm Aonde houve viabilidade para trazer via oleoduto submarino, foi feito, que é na Bacia de Campos. Nas outras Bacias a extração é pulverizada, que tem de ser através de petroleiros. Aí precisamos de escoltas com sonares de arrasto e com capacidade de prover defesa dos comboios contra misseis sea-skimming.
Qual é esse inimigo terrível? Que meios tem para defender suas próprias águas de um SSN?
knigh7 escreveu: Qui Jul 23, 2020 3:35 pm Se eu sou um adversário, vou atacar as nossas fontes de abastecimento, em especial o o petróleo.
E depois vais ter que aguentar A GRETA esbravejando por causa dos peixinhos e patinhos mortos pelo envenenamento das águas; e MUITA GENTE por aí dá bola pra doidinha... :lol: :lol: :lol: :lol:

knigh7
Sênior
Sênior

#99 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 23, 2020 4:47 pm

Túlio escreveu: Qui Jul 23, 2020 3:48 pm
knigh7 escreveu: Qui Jul 23, 2020 3:35 pm Com toda a nossa produção de petróleo vindo da mar, com nosso alto consumo, com vários pontos necessários para abastecimento, como as escoltas não seriam estratégicas ou vc acha que se defende de um submarino adversário com SSN ou SSK?
Volto a usar a ARA como exemplo: o que aconteceu quando descobriram que tinha SSN dos bifes na área? :twisted:
knigh7 escreveu: Qui Jul 23, 2020 3:35 pm Aonde houve viabilidade para trazer via oleoduto submarino, foi feito, que é na Bacia de Campos. Nas outras Bacias a extração é pulverizada, que tem de ser através de petroleiros. Aí precisamos de escoltas com sonares de arrasto e com capacidade de prover defesa dos comboios contra misseis sea-skimming.
Qual é esse inimigo terrível? Que meios tem para defender suas próprias águas de um SSN?
knigh7 escreveu: Qui Jul 23, 2020 3:35 pm Se eu sou um adversário, vou atacar as nossas fontes de abastecimento, em especial o o petróleo.
E depois vais ter que aguentar A GRETA esbravejando por causa dos peixinhos e patinhos mortos pelo envenenamento das águas; e MUITA GENTE por aí dá bola pra doidinha... :lol: :lol: :lol: :lol:
Um SSK leva 18 torpedos, tem 15.000km de autonomia, os navios de carga como petroleiros navegam a 10 a 12kts, e pode escolher como alvos importantes portos que vão do Rio Grande até a Foz do Amazonas.

Segue abaixo os terminais da Petrobrás bem como o volume de combustível. O escoamento é expressivo em quase todo o nosso litoral. Basta um submarino escolher aonde fazer o estrago.
Imagem
Imagem

E não é bom se fiar que o adversário vai se importar com a Greta enquanto fazemos guerra com ele...

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#100 Mensagem por Túlio » Qui Jul 23, 2020 4:52 pm

Continuo sem saber QUEM é esse terrível inimigo (ainda que potencial); além disso, muito mais do que petróleo, a maior "baixa" econômica seria o nosso COMÉRCIO, que vai cerca de 19/20 pelo mar.

knigh7
Sênior
Sênior

#101 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 23, 2020 4:57 pm

Túlio, o adversário mais provável seria qq um da América do Sul que tivesse SSK.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#102 Mensagem por Túlio » Qui Jul 23, 2020 5:15 pm

knigh7 escreveu: Qui Jul 23, 2020 4:57 pm Túlio, o adversário mais provável seria qq um da América do Sul que tivesse SSK.
OK. Hoje não temos ainda SSN, nem Argentina, Uruguay e as antigas Guianas têm SSK moderno e operacional; a Força de Submarinos da Venezuela é composta por um par de IKL 209/1300 (menos que os que vamos dar de baixa) de 1976/77 (muito mais véios), cuja capacidade operacional é desconhecida mas dificilmente podem viajar até a costa do Brasil e começar a fazer josta impunemente, podendo voltar pra casa pra se gabar. Aliás, era para terem sido substituídos faz mais de uma década...

knigh7
Sênior
Sênior

#103 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 23, 2020 5:39 pm

Eu não foco na situação econômica do hoje. A aquisição de submarinos convencionais é fácil e pode ser um problema grande para nós. Países da AS que possuem além do Brasil: Peru, Chile, Argentina, Venezuela e Colômbia.

Apenas 1 submarino na nossa costa pode nos trazer danos enormes.

Eu tenho um grupo no ZAP com 2 oficiais da MB. Eu já os atormentei propondo a defesa contra 1 submarino adversário convencional. Devido a esses pontos importantes para a nossa economia ao longo da nossa costa, um SSK é um inferno.

Eu já fundi a cabeça deles várias vezes.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#104 Mensagem por Túlio » Qui Jul 23, 2020 6:03 pm

knigh7 escreveu: Qui Jul 23, 2020 5:39 pm Eu não foco na situação econômica do hoje. A aquisição de submarinos convencionais é fácil e pode ser um problema grande para nós. Países da AS que possuem além do Brasil: Peru, Chile, Argentina, Venezuela e Colômbia.

Apenas 1 submarino na nossa costa pode nos trazer danos enormes.

Eu tenho um grupo no ZAP com 2 oficiais da MB. Eu já os atormentei propondo a defesa contra 1 submarino adversário convencional. Devido a esses pontos importantes para a nossa economia ao longo da nossa costa, um SSK é um inferno.

Eu já fundi a cabeça deles várias vezes.
Aqui não é o Zap, cupincha. :lol: :lol: :lol: :lol:

Se não tem, não podemos considerar que tenha, ou eu mesmo botaria uma dúzia de SSN-BR e tá valendo (e nada é melhor para caçar um submarino do que outro, pelo menos que eu saiba), mas aí já vira meio Carvalho véio demais pro meu gosto, tipo os nossos caças Gripen E/F FOC que nem temos, junto com os drones e satélites-espiões idem já teriam localizado a base dos subs malvadões (Amur VZ?) e mandado tudo pelos ares... :wink: 8-]

knigh7
Sênior
Sênior

#105 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 23, 2020 6:07 pm

É possível com um razoável numero de escoltas.
Há particularidades que tornam o nosso litoral mais difícil de ser defendido de um submarino. Não é possível adotar várias soluções.

Mais à noite eu escrevo sobre.

Esse tema é muito interessante.

Responder