EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5716 vezes
- Agradeceram: 3259 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Quanto aos Guarani Morteiro e lança míssil eu penso que seja isso mesmo pois é o que aparece na organização atual dos Btl Inf Mtz em termos de dispositivos.
A dúvida fica por conta do uso dos bldos com o can 30mm, já que não existe ainda no EB qualquer doutrina sobre o uso deste tipo de sistema.
Seria bom se alguém pudesse dar uma olhada em algum dos btl da 15a Bda Inf Mec que até o momento é a única OM quase que integralmente mecanizada. Ao menos os btl de inf o foram. Aí só confirmar o que andam fazendo por lá.
De minha parte acredito que não exista ainda uma organização já determinada para este tipo de apoio, visto que o recebimento dos Guarani está sendo a conta gotas e faz pouco tempo de sua introdução operacional naquela tropa.
Tudo está em aberto até que o EME defina qual a melhor opção.
Acho que ao invés de tentar adaptar o que temos em termos de organização, seria mais fácil talvez pegar alguns modelos mais próximo possível já existentes e provados fazer experiência em cima deles.
Salvo engano, temos Itália, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e USA neste clube, com italianos se sobressaindo.
abs
A dúvida fica por conta do uso dos bldos com o can 30mm, já que não existe ainda no EB qualquer doutrina sobre o uso deste tipo de sistema.
Seria bom se alguém pudesse dar uma olhada em algum dos btl da 15a Bda Inf Mec que até o momento é a única OM quase que integralmente mecanizada. Ao menos os btl de inf o foram. Aí só confirmar o que andam fazendo por lá.
De minha parte acredito que não exista ainda uma organização já determinada para este tipo de apoio, visto que o recebimento dos Guarani está sendo a conta gotas e faz pouco tempo de sua introdução operacional naquela tropa.
Tudo está em aberto até que o EME defina qual a melhor opção.
Acho que ao invés de tentar adaptar o que temos em termos de organização, seria mais fácil talvez pegar alguns modelos mais próximo possível já existentes e provados fazer experiência em cima deles.
Salvo engano, temos Itália, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e USA neste clube, com italianos se sobressaindo.
abs
Carpe Diem
- eligioep
- Sênior
- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
- Henrique Brito
- Avançado
- Agradeceu: 90 vezes
- Agradeceram: 74 vezes
Alfa BR escreveu: ↑Qua Jul 15, 2020 2:25 pm Apoio de Fogo nos Batalhões de Infantaria Mecanizados (B I Mec).
1 x Pelotão de Apoio com 6 viaturas de apoio armadas com canhão 30mm
1 x Pelotão de Morteiros com 4 viaturas porta-morteiro armadas com morteiro raiado 120mm.
1 x Pelotão Anticarro com 4 viaturas anticarro armadas com posto de tiro de míssil anticarro de médio alcance.
ps: Eu acho que é isso aí. Cheguei a essa organização lendo uns 10 documentos diferentes na BDEx (incluindo trabalhos da AMAN e ESAO que se contradizem). O manual dos BIMec é restrito ao publico.
Se estiver equivocada tratem de avisar.
Cara, como é que vocês conseguem postar estes organogramas aqui no fórum? Eu só consigo postar imagens que estiverem na internet.
"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa
"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
- Alfa BR
- Avançado
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 222 vezes
Eu faço o upload nesse site de hospedagem e depois pego a URL da imagem:Henrique Brito escreveu: ↑Qua Jul 15, 2020 6:14 pmAlfa BR escreveu: ↑Qua Jul 15, 2020 2:25 pm Apoio de Fogo nos Batalhões de Infantaria Mecanizados (B I Mec).
1 x Pelotão de Morteiros com 4 viaturas porta-morteiro armadas com morteiro raiado 120mm.
1 x Pelotão Anticarro com 4 viaturas anticarro armadas com posto de tiro de míssil anticarro de médio alcance.
ps: Eu acho que é isso aí. Cheguei a essa organização lendo uns 10 documentos diferentes na BDEx (incluindo trabalhos da AMAN e ESAO que se contradizem). O manual dos BIMec é restrito ao publico.
Cara, como é que vocês conseguem postar estes organogramas aqui no fórum? Eu só consigo postar imagens que estiverem na internet.
https://pt-br.imgbb.com/
- Henrique Brito
- Avançado
- Agradeceu: 90 vezes
- Agradeceram: 74 vezes
ValeuAlfa BR escreveu: ↑Qua Jul 15, 2020 6:45 pmEu faço o upload nesse site de hospedagem e depois pego a URL da imagem:Henrique Brito escreveu: ↑Qua Jul 15, 2020 6:14 pm
https://pt-br.imgbb.com/
"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2383 vezes
Acho que seis viaturas são desnecessárias, é viaturas demais. Quatro viaturas, sendo três com canhão 30 mm, duas delas transportando dois Grupo de Apoio de Fogo, com 2 Pç CG 84 mm e 2 Mtr Média .338, outra com 30 mm viatura transportaria um GC com mísseis Spike SR e a última com dois morteiros 82 mm.Alfa BR escreveu: ↑Qua Jul 15, 2020 2:25 pm Apoio de Fogo nos Batalhões de Infantaria Mecanizados (B I Mec).
Já quanto aos demais, eu concordo, com o Plt AC com Fuzileiros equipados de Ingwe rebocado e a viatura com Spike LR2.
- Alfa BR
- Avançado
Isso é o apoio de fogo nível batalhão.gabriel219 escreveu: ↑Qui Jul 16, 2020 2:05 pmAcho que seis viaturas são desnecessárias, é viaturas demais. Quatro viaturas, sendo três com canhão 30 mm, duas delas transportando dois Grupo de Apoio de Fogo, com 2 Pç CG 84 mm e 2 Mtr Média .338, outra com 30 mm viatura transportaria um GC com mísseis Spike SR e a última com dois morteiros 82 mm.Alfa BR escreveu: ↑Qua Jul 15, 2020 2:25 pm Apoio de Fogo nos Batalhões de Infantaria Mecanizados (B I Mec).
Já quanto aos demais, eu concordo, com o Plt AC com Fuzileiros equipados de Ingwe rebocado e a viatura com Spike LR2.
O número de viaturas com canhão 30mm varia de quatro a seis dependendo da fonte. O ELIGIOEP indicou que seriam quatro viaturas.
Penso que isso está bem. Seriam quatro canhões 30mm, quatro morteiros 120mm e quatro postos de tiro de míssil anticarro por BIMec.
No nível companhia ainda teria três peças do CG 84mm (nove por batalhão) e os morteiros leves.
Amigos alguem sabe quantas VBTP Guarani o EB ja recebeu até agora?
- gabriel219
- Sênior
Falo das companhias. Não vejo necessidade de haver viaturas com canhão 30 mm para prestar apoio de fogo.Alfa BR escreveu: ↑Qui Jul 16, 2020 2:36 pmIsso é o apoio de fogo nível batalhão.gabriel219 escreveu: ↑Qui Jul 16, 2020 2:05 pm
Acho que seis viaturas são desnecessárias, é viaturas demais. Quatro viaturas, sendo três com canhão 30 mm, duas delas transportando dois Grupo de Apoio de Fogo, com 2 Pç CG 84 mm e 2 Mtr Média .338, outra com 30 mm viatura transportaria um GC com mísseis Spike SR e a última com dois morteiros 82 mm.
O número de viaturas com canhão 30mm varia de quatro a seis dependendo da fonte. O ELIGIOEP indicou que seriam quatro viaturas.
Penso que isso está bem. Seriam quatro canhões 30mm, quatro morteiros 120mm e quatro postos de tiro de míssil anticarro por BIMec.
No nível companhia ainda teria três peças do CG 84mm (nove por batalhão) e os morteiros leves.
Poderiam haver mais oito viaturas com canhão 30 mm, porém quatro delas no Plt Expl/Rec e na Bia AAe (torre com RBS-70 e Mistral/Igla), mas não para apoio direto.
- FCarvalho
- Sênior
Já passaram das 400 unidades entregues Fábio. E ainda há muitas na fábrica da Iveco dependendo de verba para poderem ser liberadas.
abs
Carpe Diem
- Alfa BR
- Avançado
Com isso os fogos diretos do BIMec ficariam limitados as metralhadoras 7,62mm e 12,7mm nas SARC REMAX e os CSR Carl Gustav 84mm. Os canhões 30mm tem mais alcance que as metralhadoras e maior capacidade de engajar alvos (viaturas blindadas leves, fortificações, frações inimigas...).gabriel219 escreveu: ↑Qui Jul 16, 2020 5:20 pmFalo das companhias. Não vejo necessidade de haver viaturas com canhão 30 mm para prestar apoio de fogo.Alfa BR escreveu: ↑Qui Jul 16, 2020 2:36 pm
Isso é o apoio de fogo nível batalhão.
Poderiam haver mais oito viaturas com canhão 30 mm, porém quatro delas no Plt Expl/Rec e na Bia AAe (torre com RBS-70 e Mistral/Igla), mas não para apoio direto.
- FCarvalho
- Sênior
Os bldos com torres can 30mm no grupo de apoio de fogo do batalhão só se explica por ainda não haver uma doutrina formal e definitiva sobre o seu emprego/uso nos btl de inf mec. Não existe ainda uma forma definitiva de organização. Essa formação, penso eu, é provisória, até que se faça todas as avaliações necessárias em relação aos modelos que o Guarani possa gerar.
No futuro pode ser que com o advento das VBR MR, VBC AC, ou até mesmo uma VBC Ap, sei lá, são tantos os nomes, estes veículos equipados com UT30 possam ser substituidos por bldos com can 105mm. Eu penso cá comigo que um Guarani 6x6 com torre can 90mm seria mais do que suficiente para a inf mec, e aí sim, 6 a 8 blindados para apoio de fogo para o batalhão. Poderia dispor as VBTP Guarani com UT30 às subunidades para os cmdes e sub comandantes até nível pelotão.
A adoção de uma VBC Ap can 90 é um meio honesto, simples e adequado para dispor de apoio de fogo coerente ao batalhão, além de dotar as subunidades com bldos equipados com as torres can 30. Neste caso, a dotação de morteiros e bldos AC pode ser de seis veículos, totalizando 18 blindados.
abs
No futuro pode ser que com o advento das VBR MR, VBC AC, ou até mesmo uma VBC Ap, sei lá, são tantos os nomes, estes veículos equipados com UT30 possam ser substituidos por bldos com can 105mm. Eu penso cá comigo que um Guarani 6x6 com torre can 90mm seria mais do que suficiente para a inf mec, e aí sim, 6 a 8 blindados para apoio de fogo para o batalhão. Poderia dispor as VBTP Guarani com UT30 às subunidades para os cmdes e sub comandantes até nível pelotão.
A adoção de uma VBC Ap can 90 é um meio honesto, simples e adequado para dispor de apoio de fogo coerente ao batalhão, além de dotar as subunidades com bldos equipados com as torres can 30. Neste caso, a dotação de morteiros e bldos AC pode ser de seis veículos, totalizando 18 blindados.
abs
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
Mas como assim?Alfa BR escreveu: ↑Qui Jul 16, 2020 9:00 pmCom isso os fogos diretos do BIMec ficariam limitados as metralhadoras 7,62mm e 12,7mm nas SARC REMAX e os CSR Carl Gustav 84mm. Os canhões 30mm tem mais alcance que as metralhadoras e maior capacidade de engajar alvos (viaturas blindadas leves, fortificações, frações inimigas...).gabriel219 escreveu: ↑Qui Jul 16, 2020 5:20 pm
Falo das companhias. Não vejo necessidade de haver viaturas com canhão 30 mm para prestar apoio de fogo.
As quatro viaturas com canhão 30 mm para Ap Fg seriam alocadas no Plt Ap Fg das Cia Fz. Devo ter me expressado mal, no caso seria "Não vejo necessidade de MAIS 30 mm, nesse caso na Cia Ap do BIMec e sim alocadas, para a função de apoio de fogo, nos Plt Ap Fg das Cia Fz.
- Alfa BR
- Avançado
Nesse caso, ok.gabriel219 escreveu: ↑Sex Jul 17, 2020 12:34 pmMas como assim?Alfa BR escreveu: ↑Qui Jul 16, 2020 9:00 pm
Com isso os fogos diretos do BIMec ficariam limitados as metralhadoras 7,62mm e 12,7mm nas SARC REMAX e os CSR Carl Gustav 84mm. Os canhões 30mm tem mais alcance que as metralhadoras e maior capacidade de engajar alvos (viaturas blindadas leves, fortificações, frações inimigas...).
As quatro viaturas com canhão 30 mm para Ap Fg seriam alocadas no Plt Ap Fg das Cia Fz. Devo ter me expressado mal, no caso seria "Não vejo necessidade de MAIS 30 mm, nesse caso na Cia Ap do BIMec e sim alocadas, para a função de apoio de fogo, nos Plt Ap Fg das Cia Fz.
A priori o EB pretende ter um Pelotão de Apoio com quatro a seis viaturas armadas com canhão 30mm por BIMec. Muito pouco na minha opinião. Se fosse isso por Cia Fuz Mec (doze a dezoito vtr por OM) seria mais do que suficiente.
- FCarvalho
- Sênior
Talvez quanto a tal VBR MSR vier à luz, essa estrutura proposta de VBTP Can 30mm distribuídas aos pel ap fogo das cia inf mec seja viável, pois aqueles bldos seriam dotação do pelotão de apoio do fogo em nível batalhão.
Eu particularmente entendo que tais bldo equipados com can 30mm seriam bem vindos para os comandantes/subcomandantes de pel inf mec. Isso proporcionaria cerca de 18 veículos ao todo, fora o que fosse empregado nos pelotões de apoio de fogo das companhias. Que aliás, eu creio que poderiam ser equipados com canhões de 40mm, ou quem sabe até acima disso, e lança mísseis, enquanto os pel inf mec elas teriam apenas o canhão de 30mm.
Aliás, não consta aí, mas penso que seja necessário a disposição de um veículo AAe pelo menos a nível batalhão inf mec, embora no papel exista uma bateria AAe para toda a brigada, o que acho pouco, se for o caso de apenas 4 a 6 veículos serem adotados. Se bem que as bia de art AAe da cav blda possuem 16 Guepard cada. Se tomarmos esta organização como referência para a inf mec, já resolve o problema.
abs
Eu particularmente entendo que tais bldo equipados com can 30mm seriam bem vindos para os comandantes/subcomandantes de pel inf mec. Isso proporcionaria cerca de 18 veículos ao todo, fora o que fosse empregado nos pelotões de apoio de fogo das companhias. Que aliás, eu creio que poderiam ser equipados com canhões de 40mm, ou quem sabe até acima disso, e lança mísseis, enquanto os pel inf mec elas teriam apenas o canhão de 30mm.
Aliás, não consta aí, mas penso que seja necessário a disposição de um veículo AAe pelo menos a nível batalhão inf mec, embora no papel exista uma bateria AAe para toda a brigada, o que acho pouco, se for o caso de apenas 4 a 6 veículos serem adotados. Se bem que as bia de art AAe da cav blda possuem 16 Guepard cada. Se tomarmos esta organização como referência para a inf mec, já resolve o problema.
abs
Carpe Diem