Glauber Prestes escreveu: ↑Qua Jul 15, 2020 12:36 am
https://www.zona-militar.com/2019/11/27 ... al-gripen/
Num link dentro da própria matéria (que está na reportagem na parte "Argentina se deja seducir por las capacidades del Gripen") estão falando de Gripen E e FA-50, e se eles falam desses materiais, os repórteres pensam em armamento compatível. Por isso toquei nesse assunto.
Normal, cupincha véio, mas O SITE se limita a especular rapidamente, sem levar em conta questões levantadas NO FÓRUM (frequento os dois, aliás, é O ÚNICO Fórum que frequento além do DB), e que são bem mais profundas, até pela presença constante de militares, desde VGMs até os da ativa. O "ranço" com qualquer versão do Gripen se prende a uma tentativa de compra anos atrás que, segundo eles, foi rapidamente vetada pelo UK, dado ter muito conteúdo feito lá; outra questão é a falta de presupuesto para um caça tão caro.
Glauber Prestes escreveu: ↑Qua Jul 15, 2020 12:36 am
Aí é igual ao cara que vai no açougue com 20 reais, e volta puto porque não conseguiu comprar 2 quilos de picanha. Se eles foram atrás de um caça que custa 20 milhões, eles não vão conseguir (nem de perto) tudo aquilo que vem junto do caça de 60 milhões.
Não é não, tanto que NO FÓRUM são postadas frequentemente comparações entre o JF-17 e...o FA-50, e o preço não é um impeditivo, eis que na mesma classe (afinal, o caça Sino-Paquistanês não é muito mais do que OUTRA das muitas "reencarnações" do véio MiG21/F7 que a China fabricava aos balaios) de preço, embora um seja CAÇA e o outro LIFT, logo, TREINADOR com alguma capacidade de combate. Mas os chinas têm capacidades muito maiores e melhores de financiamento do que a Coréia, além de serem velhos fregueses das commodities Argentinas (e das nossas, aliás).
Glauber Prestes escreveu: ↑Qua Jul 15, 2020 12:36 am
E eu acho que é aí que o ocidente erra. Não existe hoje em dia uma versão "de terceiro mundo" do F-16 por exemplo. Se houvesse um F-16 "pé-de-boi" saindo diretamente da linha de montagem com aviônica e eletrônica mais modestos e limitados (+- na linha das capacidades que o F-5M oferece, mas dentro de uma célula mais capaz e atual, e com o selo da Lockheed), países como a Argentina (e quem sabe nós) já estaria operando eles a um bom tempo, e andando na cartilha dos EUA.
Claro que há, o problema é conseguir comprar: basta ver o exemplo do Chile, o MLU. Mas, se entendi corretamente, não é ao que te referes, assim, minha expectativa é que, na sequência do T-7 da Boeing/SAAB, desenvolvam um monoplace, mas não uma mera adaptação e sim um novo e melhorado produto, que viria a ser o "F-5 do século XXI". Mercado há, sendo a própria Argentina parte dele, e bobear até o Brasil, além de boa parte do que chamamos Ocidente.
Sobre "andar na cartilha dos EUA", minha opinião - e debato isso CONTIGO porque sei que não estás nem nunca estiveste por essas de IDEOLOGICE - é que "regalias" que Presidentes que tivemos como o FHC e o Lula, do tipo acender uma vela pra Deus e outra pro diabo, não dá mais para ter, ou está na "cartilha" de um ou na do outro (China). Mas aqui não é o lugar, assim, após enviar este post, vou quotar um pedacinho deste teu e completar a resposta no tópico apropriado, o dos EUA, tri?