Falando sobre a transferência da Bda Inf Pqdt do Rio de Janeiro para Anápolis em Goiás,, que já se arrasta a anos e nunca é feita, eu sinceramente, acredito que isso tem mais haver com pressões internas de alguns generais pqdts, pois ainda na minha época, já se falava abertamente entre sargentos e oficiais pqdts, que muitos temiam que após ser transferida para Anápolis, GO, a Bda Pqdt perdesse algo da sua mística, pois no RJ haveriam gerações e gerações de pqdts, com associação de veteranos, clubes de paraquedismo civil de reservistas, competição de artes marciais e de Airsoft de paraquedistas reservistas e da ativa, encontros anuais, corridoes tradicionais entre ativos e veteranos, etc, para se ter uma ideia, aqui há veteranos se reunindo semanalmente, tendo livre acesso a Bda Pqdt, e quando marcham, a tropa da ativa para e presta continência, tudo isso fomenta uma quase que obcessao dos jovens da zona oeste do RJ e da Baixada Fluminense em passar pela seleção especial para ser um soldado paraquedista, inclusive vindo jovens do interior do RJ e de outros Estados para se candidatarem.
É quase uma seita fundada aqui a mais de meio século, um pqd de 60 anos e outro de 18 se reconhecem na rua e tem papo para horas de conversa, mesmo sem nunca terem se conhecido antes, é uma fraternidade que eu nunca vi em outras unidades militares, e aqui no RJ tem várias tropas tradicionais, tenho conhecidos fuzileiros navais que concordam comigo que nós pqds somos uma seita, só sendo daqui e pqd pra entender.
Os oficiais e sargentos que eu ouvi pessoalmente, temiam que ao perder algo da mística nesta transferência, se pudesse perder também alguma capacidade de combate.
Eu pessoalmente penso que se devia criar uma outra Bda Pqdt na região central do país, ou na dívida entre Amazônia e nordeste para atuar como força de ação rápida destas regiões, afinal nosso país é continental, e deixar aqui a tão tradicional Bda Pqdt como força de pronto emprego atuando no sul, centro oeste e sudeste do país.
Ok, podem me chamar de egoísta, me julguem, eu não ligo.