Brigada de Infantaria Paraquedista

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Agradeceu: 90 vezes
Agradeceram: 74 vezes

Re: Brigada de Infantaria Paraquedista

#931 Mensagem por Henrique Brito » Sex Jul 10, 2020 11:44 pm

Alfa BR escreveu: Sex Jul 10, 2020 5:42 pm Certificação da Força de Prontidão Aeroterrestre

Segundo o general comandante do operações terrestres as avaliações começaram com o pé direito, tendo a Brigada Paraquedista mostrado um exercício de alto nível.

Sobre o DSET mostrado no vídeo, é um equipamento incrível, eu já tive a oportunidade de usar, e esse equipamento leva ao treinamento a um nível muito próximo da realidade.

Ele funciona da seguinte maneira, são instalados dispositivos de captação de sinal infravermelho no capacete e por todo uniforme do soldado, e em seu fuzil, é instalado um dispositivo que dispara um raio infravermelho sempre que o soldado dispara um tiro de festim, se esse sinal acertar o receptor de algum outro soldado, automaticamente aquele soldado "morre" e seu fuzil "não mata" mais ninguém. Também é instalado na metralhadora MAG

Pois bem, colocaram uma tropa de infantaria do Centro de Avaliações Leste, para defender uma cota no alto de um morro do Campo de Instrução de Gericinó, e a Brigada Paraquedista pra tomar esta cota. E a missão foi cumprida, concluindo a certificação.

"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#932 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 11, 2020 2:15 pm

Henrique Brito escreveu: Sex Jul 10, 2020 11:30 pm Esse vídeo é excelente porque esclarece alguns pontos.
Hoje, temos três brigadas de pronto emprego, a Brigada de Infantaria Paraquedista, a 12° Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel), e o Comando de Operações Especiais, que tem tamanho de nível brigada, além do 1° Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromovel) e a 3° Companhia de Forças Especiais.
Mas pelo que o comandante do Comando de Operações Terrestres falou no vídeo, em breve, teremos 6 brigadas de pronto emprego, e serão as próximas a serem avaliadas, ele só não disse quais são.
E se todas elas conseguirem a certificação, em breve serão 10 brigadas de pronto emprego e 14 "módulos", os módulos são forças tarefa de nível batalhão dentro de uma brigada, tendo pelo menos uma brigada de pronto emprego em cada comando militar regional, segundo é o modelo que o EB deseja.
Isso é importante, porque as unidades de pronto emprego são aquelas que o Éxercito libera muito mais verbas para gastar em adestramentos, estando sempre praticando tiro e em adestramentos no campo, e as que normalmente recebem os melhores armamentos e equipamentos que o EB tiver a sua disposição.
Olá Henrique.

Tem de ver qual é a ideia por trás dessas forças de pronto emprego, se serão inf lv ou mec, se incluirão cav e artilharia.
E uma coisa que sinto falta até hoje: onde e quais são as forças de pronto emprego do EB da engenharia, comunicações e logística?
Pergunto porque todas as OM que recebem essa denominação, via de regra só conhecemos as unidades de infantaria como o cerne de sua capacidade, mas, a infantaria não luta sozinha. Então, ficam pendentes saber quais as prioridades do EB neste sentido.
E uma dúvida. Serão 10 brigadas + 14 módulos, ou serão 10 brigadas com 14 módulos?
Aliás, os comandos militares regionais são 8 ao todo hoje. Por essa indicação aí, vai sobrar 2 brigadas. Ou alguém vai ter mais de uma.

abs

Carpe Diem
Henrique Brito
Avançado
Avançado

#933 Mensagem por Henrique Brito » Sáb Jul 11, 2020 8:16 pm

Se cada comando regional ficar com pelo menos uma brigada de pronto emprego, e serão 10 brigadas, dois comandos militares terão pelo menos duas.

E eu chutaria que provavelmente o Comando Militar do Planalto vá ficar com duas, por causa do Comando de Operações Especiais ali estacionado, e eu chutaria também que a GU de combate regular desse comando regional que vai ser elevado a categoria de pronto emprego, é o Comando de Artilharia, que tem tamanho de brigada e que opera os Astros 2020.

E o outro comando militar regional que teria duas unidades de pronto emprego, provavelmente será o Comando Militar do Leste, por causa da Brigada Paraquedista que tem atuação nacional, então esse comando regional teria outra brigada de pronto emprego local.

Ou o Comando Militar da Amazônia, pela importância estratégica que o Exército diz dar a região.

Imagino que as unidades serão escolhidas de acordo com as características da região, e que por isso teremos infantaria e cavalaria mecanizada e blindada, e infantaria leve, e de selva.

"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
FCarvalho
Sênior
Sênior

#934 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 11, 2020 10:33 pm

Me parece que o termos pronto emprego sugere a capacidade da tropa ser empregada em curto espaço de tempo, que no caso da pqdt é de 24 horas, e da 12a Amv de 48 horas. Isto é válido na medida em que as tropas são aerotransportadas, o que no nosso caso, hoje está restrito aos Hércules e KC-390, e depois de 2024, somente a este último.

Neste aspecto, não vejo como tropas mecanizadas e bldas possam entrar nessa conta, a não ser que o pronto emprego ali se refira a capacidade da tropa estar aposta a qualquer momento dentro de seu cenário específico de atuação, e não a nível nacional, que seria o caso deste tipo de tropa.

Por outro lado, o CMA tem a 1a Bgda Inf Slv que conta somente com o 1o BIS como unde aeromóvel. A 23a Bgda Inf Slv no CMN é considerada reserva no TO Amazõnia, mas não conta, até onde sei, com OM na categoria aeromóvek. A 22a Bgda Inf Slv tem o 2o BIS em Belém, e sediado como está na capital, talvez tivesse melhores condições de receber também os recursos para ser aeromóvel, pois contaria com mais infraestrutura de apoio para isso.

O CMP além da OpsEsp tem a 3a Bgda Inf Mtz que será mecanizada, e também a proposta de receber a Bgda Pqdt um dia, se é que ainda existe esta intenção.

No caso do CML é o comando regional que mais possui unidades que podem ser colocadas neste padrão, que além da Pqdt, há a 4a Bdga Inf Lv (Mth), e a 9a Inf Mtz (escola) que diz-se, também está na lista das brigadas que serão mecanizadas pelo exército. Ainda existe a 12a Inf Amv e a 11a Inf Lv, que também deve ser mecanizada, segundo o planejamento. Alguém aí vai ter que ficar de fora.

No CMS é um caso diferente pois aninha as principais OM mecanizadas e bldas, além de duas brigadas, que são a 8a e a 14a de inf mtz. A 15a Inf Inf Mec foi a primeira a ser transformada, então é uma candidata natural, além da 5a Cav Blda e a 6a Inf Blda. Só aí são três unidades. Como a 5a e a 15a estão no Paraná, e portanto, a meio caminho entre o sul e o sudeste e o resto do país, podem ser elas.

O CMN tem apenas 3 brigadas inf mtz, e qualquer uma delas pode ser a indicada para o modelo. Sendo que todas elas estão cotadas para se tornarem OM de inf leve.

O CMO tem apenas duas, das quais a mais operacional, vamos dizer, é a 18a Inf Frt, no Mato Grosso do Sul, até pela sua proximidade com a fronteira paraguaia.

Acho que é isso aí.

abs

Carpe Diem
Henrique Brito
Avançado
Avançado

#935 Mensagem por Henrique Brito » Sáb Jul 11, 2020 11:26 pm

Conceito de pronto emprego do EB, é uma tropa com treinamento diferenciado e com capacidade de se aprestar com todos os seus meios para estar em condições de combate no menor tempo possível, dentro da área de atuação do seu comando militar regional, enquanto o grosso das tropas vem depois.

Já Força de Ação Rápida (e também de pronto emprego) são aquelas com capacidade aeroterreste e com alcance de atuação nacional.

Henrique Brito
Avançado
Avançado

#936 Mensagem por Henrique Brito » Sáb Jul 11, 2020 11:49 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Jul 11, 2020 10:33 pm Me parece que o termos pronto emprego sugere a capacidade da tropa ser empregada em curto espaço de tempo, que no caso da pqdt é de 24 horas, e da 12a Amv de 48 horas. Isto é válido na medida em que as tropas são aerotransportadas, o que no nosso caso, hoje está restrito aos Hércules e KC-390, e depois de 2024, somente a este último.

Neste aspecto, não vejo como tropas mecanizadas e bldas possam entrar nessa conta, a não ser que o pronto emprego ali se refira a capacidade da tropa estar aposta a qualquer momento dentro de seu cenário específico de atuação, e não a nível nacional, que seria o caso deste tipo de tropa.

Por outro lado, o CMA tem a 1a Bgda Inf Slv que conta somente com o 1o BIS como unde aeromóvel. A 23a Bgda Inf Slv no CMN é considerada reserva no TO Amazõnia, mas não conta, até onde sei, com OM na categoria aeromóvek. A 22a Bgda Inf Slv tem o 2o BIS em Belém, e sediado como está na capital, talvez tivesse melhores condições de receber também os recursos para ser aeromóvel, pois contaria com mais infraestrutura de apoio para isso.

O CMP além da OpsEsp tem a 3a Bgda Inf Mtz que será mecanizada, e também a proposta de receber a Bgda Pqdt um dia, se é que ainda existe esta intenção.

No caso do CML é o comando regional que mais possui unidades que podem ser colocadas neste padrão, que além da Pqdt, há a 4a Bdga Inf Lv (Mth), e a 9a Inf Mtz (escola) que diz-se, também está na lista das brigadas que serão mecanizadas pelo exército. Ainda existe a 12a Inf Amv e a 11a Inf Lv, que também deve ser mecanizada, segundo o planejamento. Alguém aí vai ter que ficar de fora.

No CMS é um caso diferente pois aninha as principais OM mecanizadas e bldas, além de duas brigadas, que são a 8a e a 14a de inf mtz. A 15a Inf Inf Mec foi a primeira a ser transformada, então é uma candidata natural, além da 5a Cav Blda e a 6a Inf Blda. Só aí são três unidades. Como a 5a e a 15a estão no Paraná, e portanto, a meio caminho entre o sul e o sudeste e o resto do país, podem ser elas.

O CMN tem apenas 3 brigadas inf mtz, e qualquer uma delas pode ser a indicada para o modelo. Sendo que todas elas estão cotadas para se tornarem OM de inf leve.

O CMO tem apenas duas, das quais a mais operacional, vamos dizer, é a 18a Inf Frt, no Mato Grosso do Sul, até pela sua proximidade com a fronteira paraguaia.

Acho que é isso aí.

abs
A 12° Bda Inf Lv e a 11° Bda Inf Lv são do Comando Militar do Sudeste, e não do Leste, por isso, acredito que com certeza a 12° deve ser uma das próximas a passar por processo de certificação, porque já era considerada não apenas de pronto emprego, mas como Força de Ação Rápida Estratégica.

No CML será a Bda Pqdt e a outra eu chutaria que seria a 4° Bda de Inf Lv (mth) porque eu já li que ela é cotada para se tornar aeromovel. E também, na época em que eu estava na ativa, se dizia que quando a Bda Pqdt for para Anápolis,-GO, em seu lugar seria criada no RJ uma Bda Inf Lv aeromovel e que usaria as mesmas instalações da atual Bda Pqdt.

Na Amazônia, creio que será a 1° Bda Inf Sl,

No CMN a 23° Bda Inf Sl

No CMP, com certeza o Com Op Esp, e ainda penso que será também o Comando de Artilharia, justamente pelos Astros 2020.

No CMO deve realmente ser a 18° Bda Inf Fron

Nos demais eu não faço idéia.

Mas aproveitando o assunto, você sabe o porquê da 18° ser chamada de infantaria de fronteira? Existem outras brigadas na fronteira e não se chamam de brigada de fronteira. Haveria alguma diferenciação doutrinaria em relação as outras especialidades da infantaria ou é apenas uma nomenclatura histórica?

FCarvalho
Sênior
Sênior

#937 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 11, 2020 11:59 pm

Henrique Brito escreveu: Sáb Jul 11, 2020 11:49 pm A 12° Bda Inf Lv e a 11° Bda Inf Lv são do Comando Militar do Sudeste, e não do Leste, por isso, acredito que com certeza a 12° deve ser uma das próximas a passar por processo de certificação, porque já era considerada não apenas de pronto emprego, mas como Força de Ação Rápida Estratégica.
No CML será a Bda Pqdt e a outra eu chutaria que seria a 4° Bda de Inf Lv (mth) porque eu já li que ela é cotada para se tornar aeromovel. E também, na época em que eu estava na ativa, se dizia que quando a Bda Pqdt for para Anápolis,-GO, em seu lugar seria criada no RJ uma Bda Inf Lv aeromovel e que usaria as mesmas instalações da atual Bda Pqdt.
No CMN a 23° Bda Inf Sl
No CMP, com certeza o Com Op Esp, e ainda penso que será também o Comando de Artilharia, justamente pelos Astros 2020.
Mas aproveitando o assunto, você sabe o porquê da 18° ser chamada de infantaria de fronteira? Existem outras brigadas na fronteira e não se chamam de brigada de fronteira. Haveria alguma diferenciação doutrinaria em relação as outras especialidades da infantaria ou é apenas uma nomenclatura histórica?
Acredito que seja por tradição mesmo. Em todo caso, salvo engano, a 18a é a OM que oferece os cursos de especialização em guerra no pantanal. E a sua localização é na cidade de Corumbá, bem no centro do pantanal sul matogrossense e fronteira com o Paraguai.

Até hoje não entendo porque São Paulo tem um comando militar de área só para o Estado. :roll:

Grato pela correção. Sempre acabo confundindo a região leste com o respectivo comando militar.

abs

Carpe Diem
Henrique Brito
Avançado
Avançado

#938 Mensagem por Henrique Brito » Dom Jul 12, 2020 12:15 am

Falando sobre a transferência da Bda Inf Pqdt do Rio de Janeiro para Anápolis em Goiás,, que já se arrasta a anos e nunca é feita, eu sinceramente, acredito que isso tem mais haver com pressões internas de alguns generais pqdts, pois ainda na minha época, já se falava abertamente entre sargentos e oficiais pqdts, que muitos temiam que após ser transferida para Anápolis, GO, a Bda Pqdt perdesse algo da sua mística, pois no RJ haveriam gerações e gerações de pqdts, com associação de veteranos, clubes de paraquedismo civil de reservistas, competição de artes marciais e de Airsoft de paraquedistas reservistas e da ativa, encontros anuais, corridoes tradicionais entre ativos e veteranos, etc, para se ter uma ideia, aqui há veteranos se reunindo semanalmente, tendo livre acesso a Bda Pqdt, e quando marcham, a tropa da ativa para e presta continência, tudo isso fomenta uma quase que obcessao dos jovens da zona oeste do RJ e da Baixada Fluminense em passar pela seleção especial para ser um soldado paraquedista, inclusive vindo jovens do interior do RJ e de outros Estados para se candidatarem.

É quase uma seita fundada aqui a mais de meio século, um pqd de 60 anos e outro de 18 se reconhecem na rua e tem papo para horas de conversa, mesmo sem nunca terem se conhecido antes, é uma fraternidade que eu nunca vi em outras unidades militares, e aqui no RJ tem várias tropas tradicionais, tenho conhecidos fuzileiros navais que concordam comigo que nós pqds somos uma seita, só sendo daqui e pqd pra entender.

Os oficiais e sargentos que eu ouvi pessoalmente, temiam que ao perder algo da mística nesta transferência, se pudesse perder também alguma capacidade de combate.

Eu pessoalmente penso que se devia criar uma outra Bda Pqdt na região central do país, ou na dívida entre Amazônia e nordeste para atuar como força de ação rápida destas regiões, afinal nosso país é continental, e deixar aqui a tão tradicional Bda Pqdt como força de pronto emprego atuando no sul, centro oeste e sudeste do país.

Ok, podem me chamar de egoísta, me julguem, eu não ligo. :)

Henrique Brito
Avançado
Avançado

#939 Mensagem por Henrique Brito » Dom Jul 12, 2020 12:19 am

FCarvalho escreveu: Sáb Jul 11, 2020 11:59 pm
Henrique Brito escreveu: Sáb Jul 11, 2020 11:49 pm A 12° Bda Inf Lv e a 11° Bda Inf Lv são do Comando Militar do Sudeste, e não do Leste, por isso, acredito que com certeza a 12° deve ser uma das próximas a passar por processo de certificação, porque já era considerada não apenas de pronto emprego, mas como Força de Ação Rápida Estratégica.
No CMN a 23° Bda Inf Sl
Acredito que seja por tradição mesmo. Em todo caso, salvo engano, a 18a é a OM que oferece os cursos de especialização em guerra no pantanal. E a sua localização é na cidade de Corumbá, bem no centro do pantanal sul matogrossense e fronteira com o Paraguai.

Até hoje não entendo porque São Paulo tem um comando militar de área só para o Estado. :roll:

Grato pela correção. Sempre acabo confundindo a região leste com o respectivo comando militar.

abs
Eu acho que SP tem um comando militar de área só pra ele devido a estarem estacionados no Estado de SP um contingente militar de nível éxercito, coisa que acredito que não aconteça em outros Estados, somente com a junção de alguns deles. Acho que os comandos militares regionais tem algo haver com o contingente que se tem ou que se pretende ter.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#940 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 12, 2020 12:37 am

Quanto a capacidade de combate, penso que ela não seria comprometida na medida em que a prioridade de equipamento e adestramento continuariam, em tese, as mesmas de sempre. A OM não perderia seu status de força de ação rápida estratégica.

No caso da criação de outra(a) brigadas, bem, é um assunto complicado, seja pelo aspecto financeiro, seja pela logística e demandas de pessoal e infraestrutura que isso resultaria. E sabemos que o EB não é exatamente uma loja maçônica. Por outro lado, há também a questão doutrinária e operacional, pois as tropas paraquedistas, ao menos aqui deste lado do mundo, seguem sendo questionadas sobre sua validade enquanto meio de locomoção e lançamento, visto que é cada vez mais perigoso saltar com segurança de um avião em TO ditos mais quentes, tanto que os últimos saltos operacionais foram à noite.

Em nosso caso particular, duas ou três brigadas paraquedistas exigiriam meios aéreos que a FAB não dispõe hoje e dificilmente irá ter no futuro. Considerando que os 28 KC-390 adquiridos já não sejam suficientes para dar conta das necessidades do EB e MB, também, além dos da própria FAB, aumentar o número OM paraquedistas deve deixar qualquer brigadeiro avexado. Conquanto, parece que a FAB quer criar uma base aérea em TO. Li salvo engano sobre isso aqui no DB. Mas não vi mais nada sobre o assunto. Sendo isto verdade, aquele estado seria uma boa opção como sede para mais uma OM paraquedista.

Por fim, tradição por tradição, ela se forma onde for, do jeito que for, pelo tempo que for. E sou de opinião que a seleção para a bgda pqdt deveria ser extensiva a todo o país, com concurso aberto a todos os soldados engajados e cabos - por mim nada de recrutas - a fim de compor a mesma. Seria uma grande unidade com componentes de todos os rincões do país. Uma brigada realmente brasileira, e não apenas carioca. Nada contra os cariocas, antes de mais nada.

Aliás, como FAR-E, eu penso que a 4a Bgda Inf Mth deve fazer parte desse elenco junto com a 12a Bgda Amv e a Pqdt, além do pessoal de OpsEsp. E também acredito que uma Bgda Inf Mec deveria ser acrescida a estas forças, talvez a própria 9a Bgda Inf Mtz, que está sendo mecanizada. Isto formaria a nossa divisão de reação rápida com 4 Bgdas bem equipadas e adestradas. E poderia servir também de Divisão Expedicionária no caso de ação em TO externo. Junto com a FFE no Rio de Janeiro teríamos uma força de pronta resposta no mínimo convincente.

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#941 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 12, 2020 12:43 am

Henrique Brito escreveu: Dom Jul 12, 2020 12:19 am Eu acho que SP tem um comando militar de área só pra ele devido a estarem estacionados no Estado de SP um contingente militar de nível éxercito, coisa que acredito que não aconteça em outros Estados, somente com a junção de alguns deles. Acho que os comandos militares regionais tem algo haver com o contingente que se tem ou que se pretende ter.
OM em nível GU em São Paulo só lembro da 11a e 12a Bgdas, e a 2a Divisão, salvo engano. Todas as OM existentes no estado estão ligadas a estas três organizações. Set em alguma GU desconheço.
Até onde sei, as divisões hoje no EB são apenas de cunho administrativo, cuida da burocracia, nada tem de operacional. Mas posso estar enganado, já que a 6a Divisão foi rediviva no RS pela mão do Gen Mourão ano passado, creio.
Enfim, não vejo ainda o que motive um comando apenas para o estado. Se ficasse ligado ao CML entendo que seria mais cabível.

abs

Carpe Diem
gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 226 vezes

#942 Mensagem por gogogas » Dom Jul 12, 2020 7:52 am

FCarvalho escreveu: Sáb Jul 11, 2020 11:59 pm
No CMN a 23° Bda Inf Sl

abs
Acredito que SP é o estado mais rico e populoso do país ,tendo importantes fábricas , incluindo na área de defesa que são concentradas no estado ....

Gogogas !
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1143 vezes
Agradeceram: 2869 vezes

#943 Mensagem por cabeça de martelo » Seg Jul 13, 2020 2:11 pm

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1143 vezes
Agradeceram: 2869 vezes

#944 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jul 14, 2020 5:36 am

Miguel Machado escreveu:Se esta medida absurda for concretizada, põe fim a 65 anos de uso da boina verde com o uniforme n.º1, e o Exército rompe unilateralmente com o regulamentado na Marinha (Fuzileiros) e Força Aérea (Policia Aérea), vergando as suas próprias tropas especiais a uma uniformidade destruídora do espirito de corpo.

Imagem

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalh ... sNoticias3

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
FCarvalho
Sênior
Sênior

#945 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 14, 2020 9:51 am

Aqui bem que o exército tentou diminuir a quantidade de tipos de boina. Mas nunca levantaram sequer a hipótese de tirar a boina vermelha dos pqdt.

Salvo enano o verde passaria a ser padrão de todos, exceção feita aos pqdt, amv, mth e inf blda.

Abs

Carpe Diem
Responder