NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37669
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3230 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9121 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 10, 2020 3:42 pm

Sim, 2% do PIB para a Defesa. Mas, isso inclui o quê? Se for apenas voltado a investimento, PDI e custeio, ótimo. Mas se não for...
E outra, o ministro afirma que o orçamento do MD, que está em 1,8% PIB este ano, não é suficiente para atender as demandas. Como 2% poder ser então?
Tem umas coisas aí que não batem.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13805
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9122 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 12, 2020 8:23 am

Deveriam é retirar o pagamento de pensionistas da pasta da Defesa que, salvo engano, é o único setor do Executivo que mantém seus custeios com aposentadoria e pensão dentro da pasta original, de forma orgânica, o restante foi pra pasta da Previdência.

R$ 80 bilhões (R$ 24 bilhões para pagamento de salários, R$ 16 Bilhões para manutenção, ração e entre outros, R$ 5 Bilhões para treinamento, formação, R$ 2 bilhões para P&D e R$ 33 bilhões para investimentos em novo equipamento) está de bom tamanho para as nossas FFAA's, com um efetivo total de 400 mil homens.

Além disso, criar duas leis, em que seja destinado parte dos royalties do petróleo para a Marinha, enquanto parte dos royalties de exploração de minérios seja dividido entre o EB e a FAB.

R$ 33 bilhões por ano dava pra elevar nossas FFAA's a nível de potências em uma década, já que são R$ 330 bilhões em investimento - com a correção monetária, claro. Dá pra pagar um F-X2, um PFCT e um VBC-X por ano!




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9123 Mensagem por Ckrauslo » Ter Jul 14, 2020 3:42 pm

Me explica como fica o caso do meu avô que por anos pagou contribuição para sua aposentadoria....além de pagar o plano de saúde e todas as outras coisas, deveria perder o investimento obrigatório que fez?




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13805
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9124 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 14, 2020 6:26 pm

Ckrauslo escreveu: Ter Jul 14, 2020 3:42 pm Me explica como fica o caso do meu avô que por anos pagou contribuição para sua aposentadoria....além de pagar o plano de saúde e todas as outras coisas, deveria perder o investimento obrigatório que fez?
Você leu tudo que eu falei?

Todo custo dos pensionistas, inclusive O DINHEIRO, iria para a Secretaria da Previdência, assim todo todos os regimes previdenciários do Executivo, até onde sei. A ideia por trás disso é desinflar o orçamento de defesa, para que seja apresentado o orçamento real, que é o gasto com a ativa, seja em equipamentos, manutenção, treinamento ou salários.

Hoje nosso orçamento é de R$ 110 bilhões, que é orçamento de gente grande por ai e numa situação MUITO melhor do que a nossa, a diferença é que eles possuem um orçamento real e nós não. Hoje 75,5% do orçamento é exatamente com os pensionistas e isso é gigantesco.

Calculei ainda o orçamento inferior ao atual, porém que seja real e o gasto efetivo voltado todo para a ativa.

Imagino que agora tenha ficado mais claro!




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6817
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9125 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Jul 14, 2020 8:59 pm

Ckrauslo escreveu: Ter Jul 14, 2020 3:42 pm Me explica como fica o caso do meu avô que por anos pagou contribuição para sua aposentadoria....além de pagar o plano de saúde e todas as outras coisas, deveria perder o investimento obrigatório que fez?
Ele continua recebendo mas quem tem que pagar isso não é o MD e nem o orçamento das Forças Armadas.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9126 Mensagem por Ckrauslo » Qua Jul 15, 2020 4:52 am

O problema é que se for pra a previdência, roubam.
O que deveria ser feito é fazer uma separação.
Não sei se os militares hoje ainda contribuem compulsoriamente como faziam quase 50 anos atrás.
Porém, digamos que sim, esse dinheiro que está sendo pago, já não é só governo, o governo está apenas guardando o que já é do militar.
Então a forma que deveria ser feito o investimento nas forças armadas é comprar a parte os salários e pensões, planos e seguros.
Exemplo: o custo para pagar todos os salários, pensões e etc é 80 bi, então o investimento nas forças armadas deveria ser 2% do PIB + 80 bi para os salários, pensões e etc.
Daria na mesma que passar para a pasta da previdência, porém com menos riscos dos mesmos ficarem com as mãos abanando.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13805
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9127 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 15, 2020 11:49 am

Ckrauslo escreveu: Qua Jul 15, 2020 4:52 am O problema é que se for pra a previdência, roubam.
O que deveria ser feito é fazer uma separação.
Não sei se os militares hoje ainda contribuem compulsoriamente como faziam quase 50 anos atrás.
Porém, digamos que sim, esse dinheiro que está sendo pago, já não é só governo, o governo está apenas guardando o que já é do militar.
Então a forma que deveria ser feito o investimento nas forças armadas é comprar a parte os salários e pensões, planos e seguros.
Exemplo: o custo para pagar todos os salários, pensões e etc é 80 bi, então o investimento nas forças armadas deveria ser 2% do PIB + 80 bi para os salários, pensões e etc.
Daria na mesma que passar para a pasta da previdência, porém com menos riscos dos mesmos ficarem com as mãos abanando.
Qual é a diferença de colocar numa pasta separada dentro da pasta da Previdência? Coloca um Militar comandando a pasta e ponto, só não pode continuar dentro da pasta da Defesa como se fosse gasto com a ativa. Isso é quase uma pedalada fiscal!

2% do PIB + 80 Bi? Isso seria o maior orçamento da União, como explicar isso? Aliás nem existe essa necessidade, basta simplesmente separar o custo das pensões com os custos do Serviço ativo, algo simples de fazer. Poderia ser 2% para a pasta de Defesa? Sim, mas creio que R$ 82 Bi + royalties da exploração de petróleo e minérios é o suficiente para manter uma forma profissional e bem equipada de 400 mil homens. São R$ 33 bilhões para compra de material novo, R$ 11 bilhões por ano para cada Força. Baseando-se nesse dinheir daria em 10 anos aproximadamente - considere a inflação e a desvalorização - R$ 330 bilhões. Isso tudo daria para colocar em ordem só o Exército:

:arrow: EB = R$ 110 Bilhões
  • Programa Nova Couraça = ~R$ 23 bilhões, abrangendo: 462 K2BR por R$ 19,8 bilhões (R$ 43 milhões cada) + 462 KF-41BR por R$ 19,8 bilhões (R$ 43 milhões cada) + 72 M109M* R$ 1,3 Bilhão (R$ 17 milhões em cada e mais R$ 5 milhões para modernizar 72 existentes) + 200 M113M*** por R$ 1 bilhão (R$ 5 milhões cada) + R$ 500 milhões para treinamento, adequação, construção de infraestrutura e compra de munições;
  • Programa Guarani II (VBTP/VBCI/VBC/VBR/VBE) = ~R$ 13 milhões;
  • Programa AVEx = ~R$ 30 Bilhões, abrangendo = aquisições de 24 UH-60 (versão L e M, para OpEsp, incluindo HeliCOAT + iniciar financiamento para aquisição de 48-56 helicópteros médios (Mi-38/PW-127T ou Merlin) + aquisição de um lote de 12 Helicópteros de ataque usados (A129D ou AH-1W) + adequação e modernização dos AH-2 Sabre (HeliCOAT e HMD) doados da FAB + entrada no desenvolvimento do AW-249 + aquisição de helicópteros anticarro/ataque Ka-52M, 16-18;
  • Programa SISFRON = R$ 25 Bilhões, abrangendo: Elementos de Fronteira (77 Elementos de Fronteira + 11 Núcleos de Comando de Fronteira), com bases de desdobramento + Modernização de 90 EE-9 para atuar em Elementos de Fronteira Nível III (Cia) + compra de armamentos anticarro, morteiros e recrutamento de tropas profissionais da região + compra de sensores + viaturas 4x4 e lanchas Guardian + drones CAT 2 + entre outros;
  • Programa Defesa AAe = R$ 35 Bilhões, abrangendo: Manpads (Verba) + VSHORAD (MANTIS 35 mm) + sistema de Longo Alcance (Barak ER) + anti-PGM (Iron Dome) + MSHORAD (LMV e Guarani/KF-41, Mistral/Verba, RBS-70 e canhão 30 mm na mesma torre, seja 30 x 113 mm para LMV e 30 x 173 mm para Guarani/KF-41); e
    • Programa RECOP 2 = R$ 14 milhões, abrangendo: 200 Centauro B1M + 200 M198 + COBRA 2 e profissionalização de todo o contingente + entre outros.
Alguns desses valores não são inteiros do programa mas sim alguns valores integrais junto com entradas em financiamentos, como é o caso do Programa Nova Couraça (23 bi nesta década e mais 20 bi na próxima) e parte do Programa AvEx (30 bi nesta década e mais 30-35 bi na próxima) e SISFRON.

Isso elevaria o Exército a um estado de excelência até em comparação a Potencias por ai, em 10 anos. Isso sem contar mais possibilidade de financiamento, aumento da verba por ano com uma situação econômica melhor, uso de dinheiro de investimento externos - o atual PR já demonstrou interesse em utilizar U$ 10 bilhões da Arábia Saudita, que seria sobre a concessão de rodovias federais.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61345
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6596 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#9128 Mensagem por Túlio » Qua Jul 15, 2020 5:10 pm

Por mais que eu me esforce não consigo entender orçamento militar em BRL, a gente compra a maior parte de tudo em USD, assim, entendo em USD. Pior, separar ativa da reserva nunca dá bom resultado, pois os da ativa SABEM que um dia vão estar na reserva e que, portanto, as maldades que IRÃO ser feitas aos reservistas (falo por experiência própria, o militar é apenas um Servidor Público com farda, equipamentos e Doutrina diferentes mas também se acidenta, adoece, tem família e contas a pagar: a maior greve de que já participei - logo, estava na ativa e nem sabia se ou quando iria me aposentar - foi na segunda metade dos anos 90, precisamente em prol da paridade, quando o governador Britto queria dar uma pren$a na veiarada: bastou o argumento de "e quando for a tua vez?" e imediatamente me posicionei e puxei mais gente) um dia o serão a eles. E notar, o militar pode querer muito o melhor equipamento (Leo2A7V no EB, Zummwalt na MB, Raptor na FAB, p ex) mas acima de tudo não vai topar ver sua família passar necessidade para isso.

Eu sei que tem quem ache que militar é uma espécie de robô mas pensem: em vossas profissões, topariam uma redução drástica no salário (e sabendo que iria ficar PIOR quando se aposentassem) e um corte dos brabos no pessoal (ou seja, ainda estariam arriscando o emprego) em troca de equipamentos melhores, que supostamente melhorariam a qualidade do serviço prestado? Lembrar ainda, o talento vai em direção ao dinheiro, pagando cada vez pior ser terá um serviço cada vez melhor? Equipamentos não funcionam sozinhos, e são tão efetivos quanto quem os opera...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37669
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3230 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9129 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 16, 2020 1:25 am

Se não me falhe a memória, uma das propostas sobre essa questão da aposentadorias e pensões dos militares era tirar da conta do MD e fazer uma em paralelo no ministério da previdência mas separada das demais contas do serviço público. Ou algo parecido com isso.
A ideia era manter a separação entre o que é dos militares e o que é contas a pagar dos demais servidores civis. Algo que mais parece uma discrepância financeira do que isonomia funcional. Que aliás nunca houve no serviço público brasileiro em lugar nenhum.
É complicado admitir que outro servidor público só porque usa farda tem mais direitos a ter direitos e benesses do que eu, que também sou concursado, ralo pra cara... estudo, trabalho feito um pdp e ainda tenho que pagar todas a minhas contas com o corinho de rato que erário público me oferece e ainda tenho de achar legal e não reclamar.

Enfim, acho que quando houver de fato isonomia entre no serviço público de verdade vou começar a pensar que os militares tem o direito de reclamar por aposentadoria em separado e diferente do que todos os demais servidores.

abs




Carpe Diem
jbmattos
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jan 08, 2008 1:41 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9130 Mensagem por jbmattos » Qui Jul 16, 2020 11:11 am

Caros, vou dar a minha humilde opinião. Vou falar em termos gerais, porque eu sei que a implantação dependeria da existência de recursos, entre outras coisas. Mas se dependesse de mim a aposentadoria dos servidores militares seria feita da seguinte maneira: O militar ao ingressar na carreira teria um inscrição no INSS e outra em um Plano de Aposentadoria Privada, uma espécie de Previ dos militares. A aposentadoria seria pelo teto do INSS. Essa parte seria comum a todos. O fundo de pensão complementaria a aposentadoria, equiparando a renda com o salario da ativa.
O militar pagaria uma contribuição mensal para o fundo de aposentadoria e o ministério da defesa complementaria essa contribuição, pagando o dobro da contribuição feita pelo militar.
Consequências? A aposentadoria dos militares passaria a ser feita pelo INSS, como a de todo mundo, a aposentadoria real seria bem justa e o mais importante: O governo não teria mais despesas com a aposentadoria dos militares. O pagamento seria feito por um Fundo de Pensão e não mais pelo orçamento. Isso já é feito pelo Banco do Brasil, Petrobrás, Correios, etc. Mas parece que nunca passou pela cabeça dos militares resolverem esse problema do orçamento.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13805
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9131 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 16, 2020 1:30 pm

Mas não tem problema algum em ter a sua pensão, tanto que quando falo em retirar o custo das pensões do Ministério da Defesa, cito que os recursos que hoje estão no MD iria junto pra uma pasta separada na Secretaria da Previdência.

Alias penso que um regime de previdência bom seria o de acumulação solidária, mas aí já é um papo pra outro momento.

A questão é mostrar o gasto real que temos com a Defesa. Temos orçamento de mini potências e gastamos efetivamente igual a Exército de país sub desenvolvido.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13805
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9132 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 16, 2020 1:31 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jul 16, 2020 1:25 am Se não me falhe a memória, uma das propostas sobre essa questão da aposentadorias e pensões dos militares era tirar da conta do MD e fazer uma em paralelo no ministério da previdência mas separada das demais contas do serviço público. Ou algo parecido com isso.
A ideia era manter a separação entre o que é dos militares e o que é contas a pagar dos demais servidores civis. Algo que mais parece uma discrepância financeira do que isonomia funcional. Que aliás nunca houve no serviço público brasileiro em lugar nenhum.
É complicado admitir que outro servidor público só porque usa farda tem mais direitos a ter direitos e benesses do que eu, que também sou concursado, ralo pra cara... estudo, trabalho feito um pdp e ainda tenho que pagar todas a minhas contas com o corinho de rato que erário público me oferece e ainda tenho de achar legal e não reclamar.

Enfim, acho que quando houver de fato isonomia entre no serviço público de verdade vou começar a pensar que os militares tem o direito de reclamar por aposentadoria em separado e diferente do que todos os demais servidores.

abs
Eu creio que a separação deve ser feita pelo regime de previdência adotado e não pela categoria.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9133 Mensagem por Ckrauslo » Qui Jul 16, 2020 3:16 pm

Eu acho que vocês não percebem, que mesmo fazendo assim.
No fim das contas você vai ter os 80 Bilhões destinado as pensões militares.
E o orçamento que seria mandado para a pasta da defesa, de qualquer forma, e se subirem para os 2% do PIB, vai continuar sendo 2% + 80 bilhões.
a diferença é que ficando dentro das forças armadas para pagarem seus pensionistas, tem bem menos chance de alguém desviar.
E sobre os militares terem mais direitos,
Meu avô nunca ficou um dia sem trabalhar, trabalhava mais horas que muitos dos senhoras jamais sonhariam em trabalhar.
E não chegou a receber nem metade do que contribuiu em vida.
Muitos direitos




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13805
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9134 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 16, 2020 7:11 pm

Ckrauslo escreveu: Qui Jul 16, 2020 3:16 pm Eu acho que vocês não percebem, que mesmo fazendo assim.
No fim das contas você vai ter os 80 Bilhões destinado as pensões militares.
E o orçamento que seria mandado para a pasta da defesa, de qualquer forma, e se subirem para os 2% do PIB, vai continuar sendo 2% + 80 bilhões.
a diferença é que ficando dentro das forças armadas para pagarem seus pensionistas, tem bem menos chance de alguém desviar.
E sobre os militares terem mais direitos,
Meu avô nunca ficou um dia sem trabalhar, trabalhava mais horas que muitos dos senhoras jamais sonhariam em trabalhar.
E não chegou a receber nem metade do que contribuiu em vida.
Muitos direitos
Então explica pra opinião pública sobre os 2% + 80 bilhões dentro da pasta de defesa, sendo superior ao orçamento da educação e da saúde juntos. Boa sorte!

Por que acha que o desejável é retirar o dinheiro e as pensões do orçamento do MD?




Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9135 Mensagem por Henrique Brito » Sáb Jul 18, 2020 3:55 pm

Cascavel (PR) – Nos dias 6 e 7 de julho, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) – "Brigada Guarani" recebeu o Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, acompanhado de comitiva de oficiais do Estado-Maior da 5ª DE e do Centro de Adestramento Sul, para a apresentação da 1ª fase da Força de Prontidão (FORPRON).

Na oportunidade, a comitiva participou de palestras, verificou uma apresentação de aprestamento operacional de um Grupo de Combate do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado e visitou as futuras instalações da sala de simulação virtual.
Imagem


http://www.eb.mil.br/web/noticias/rss/- ... um=twitter




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Responder