gabriel219 escreveu: ↑Seg Jul 06, 2020 4:09 pm
Se você acha que vamos gastar desenvolvendo alguma coisa nacionalmente, pode tirar o cavalinho da chuva.
Pessoalmente não acredito em desenvolvimento nacional de novos CC, até porque, sequer temos engenharia no país para isso.
Então, o que está rolando é a tentativa de fazer a mesma coisa que fizeram com o Guarani, que é basicamente pagar para alguém desenvolver um bldo para nós com nossos requisitos. A ideia é essa. Se vai dar certo, veremos.
O programa Guarani está aí, e não foi sequer desenvolvido do zero, mas os italianos pegaram o que já tinham pronto e simplesmente adaptaram para os requisitos do EB. O exército achou legal, e comprou o projeto tornando-se assim o dono da marca e a Iveco a revendedora e fabricante.
Se o projeto do novo CC andar para frente pelo que está posto aí, a tendência é repetir essa mesma lógica. Alguém pega o que já tem pronto, dá uma remake nele, faz caber no nossos requisitos e bola para frente. Se o EB aprovar, compra o projeto, vira dono dele e fica sendo um produto seu, e quem vendeu vai levar de lambuja produção e exportação do veículo.
Isso deve ser utilizado tanto no novo CC quanto na VBCI SL. No caso desta última existem mais concorrentes do que no CC, mas dadas as características de ambos os veículos e como se pretende uma família, bem, a questão no fundo é saber se vamos encontrar alguém que queria fazer o mesmo papel da Iveco neste processo. Os alemães tem muita expertise e produtos que podem se encaixar no que o EB quer. Mas existem outros players e nada está definido. O ROB atual pode caducar, ser substituído ou simplesmente ficar aí por muitos anos e não acontecer nada. Ou o EB pode simplesmente ignorar ele e partir para uma solução de continuidade, ninguém sabe.
Tudo hoje depende, como sempre, da simpatia que o exército conseguir cooptar no Palácio do Planalto e no Congresso para fazer o ME abrir a carteira. Essa sempre foi, e vai continuar sendo sempre a parte mais difícil de qualquer projeto da Defesa no Brasil. Ultrapassada esta fase, o resto é vida que segue.
abs