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- gabriel219
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Re: NOTÍCIAS
Não há mais quantidades de Leopard 2A4, nem pra equipar um RCC, quem dirá substituir. Se fosse ainda em 2006, ao invés dos 1A5, estaríamos muito bem servidos hoje com Leopard 2A4 e até 2A5. Poderíamos ter adquirido ao longo dos anos, já que existiam centenas ainda disponíveis, depois ainda haveriam 2A5, mas preferimos o baratinho, que hoje sai caro.
Sem falar que 2A4 causa terremoto, tsunami, destrói pontes e estradas, segundo a mentalidade do EB na época, então...
Usado hoje é T-72, M1A1 e M60, nada mais. Os Leo 1 por aí estão no osso e não precisa explicitar mais o quão caro seria sua modernização.
Se caso tivéssemos comprado M60 ao invés do 1A5, hoje eu seria favorável se o EB pretendesse modernizar, mas 1A5?
O custo é alto demais e não vale a pena fazer modernização capenga nele, abrangendo só a torre e a eletrônica.
A modernização mais baratinha pro M60 custa U$ 1,5-2 mi, abrangendo motor novo, lagartas novas, suspensão e nova transmissão, além do L/44 e pouca blindagem. Imaginem quanto custaria pra um 1A5, sendo que o EB ainda meteu canhão 120 mm (?) e blindagem capaz de suportar munição 120 mm APDS há 2 km - ou 1 km, salvo o engano - naquele ROB?
Já era, teremos que ir nesses três usados ou adquirir produto pronto, pois modernizar 1A5 ou desenvolver algo é maluquisse. VBCI com canhão está custando o quase o mesmo ou até a mesma coisa que MBT de primeira linha e até mais do que MBT de segunda linha (K1A2).
Quero ver quanto tempo o Exército vai levar e quanto dinheiro mais vai ser gasto em grupinhos "GT's" para constatarem o ÓBVIO!!!
Sem falar que 2A4 causa terremoto, tsunami, destrói pontes e estradas, segundo a mentalidade do EB na época, então...
Usado hoje é T-72, M1A1 e M60, nada mais. Os Leo 1 por aí estão no osso e não precisa explicitar mais o quão caro seria sua modernização.
Se caso tivéssemos comprado M60 ao invés do 1A5, hoje eu seria favorável se o EB pretendesse modernizar, mas 1A5?
O custo é alto demais e não vale a pena fazer modernização capenga nele, abrangendo só a torre e a eletrônica.
A modernização mais baratinha pro M60 custa U$ 1,5-2 mi, abrangendo motor novo, lagartas novas, suspensão e nova transmissão, além do L/44 e pouca blindagem. Imaginem quanto custaria pra um 1A5, sendo que o EB ainda meteu canhão 120 mm (?) e blindagem capaz de suportar munição 120 mm APDS há 2 km - ou 1 km, salvo o engano - naquele ROB?
Já era, teremos que ir nesses três usados ou adquirir produto pronto, pois modernizar 1A5 ou desenvolver algo é maluquisse. VBCI com canhão está custando o quase o mesmo ou até a mesma coisa que MBT de primeira linha e até mais do que MBT de segunda linha (K1A2).
Quero ver quanto tempo o Exército vai levar e quanto dinheiro mais vai ser gasto em grupinhos "GT's" para constatarem o ÓBVIO!!!
- FCarvalho
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Re: NOTÍCIAS
Olhei o site da KMW e ela continua oferecendo todas as versões do Leo II e mesmo do Leo 1A5.
Resta saber se a empresa tem capacidade real de venda destes veículos ou se somente apoio logístico e pessoal.
Na Europa pelo que li está ocorrendo um grande debate a despeito do tamanho e da capacidade da frota de tanques, principalmente em relação ao Leo II, que é a base da maioria dos países da OTAN, tendo em vista os avanços russos com o Armata e das séries anteriores T-72/80/90 que tem recebido cada vez mais modernizações pelo exército russo.
O principal questionamento recai justamente no número disponível de tanques e a capacidade da KMW de entregar em curto espaço de tempo as modernizações propostas pela empresa a um custo significativamente barato. Vários países tem questionado isso, dado que pouco mais de uma centena de Leo II A4 - a variante mais numerosa - alemães solicitados pelo governo em 2017 a serem modernizados para o padrão -7V levarão quase dez anos para serem totalmente entregues.
Enfim, estão questionando custos, quantidade, tempo, efetividade da modernização, e tudo o mais que se possa arguir em relação a estes tanques. Vários países estão abrindo mão de atualizar o Leo IIA4, seja por colocar outras prioridades, seja por não acreditar que a modernização oferecida seja suficiente para bater-se com os novos Armatas, e mesmo as últimas versões do T-90.
A ver no que isso vai dar.
abs
Resta saber se a empresa tem capacidade real de venda destes veículos ou se somente apoio logístico e pessoal.
Na Europa pelo que li está ocorrendo um grande debate a despeito do tamanho e da capacidade da frota de tanques, principalmente em relação ao Leo II, que é a base da maioria dos países da OTAN, tendo em vista os avanços russos com o Armata e das séries anteriores T-72/80/90 que tem recebido cada vez mais modernizações pelo exército russo.
O principal questionamento recai justamente no número disponível de tanques e a capacidade da KMW de entregar em curto espaço de tempo as modernizações propostas pela empresa a um custo significativamente barato. Vários países tem questionado isso, dado que pouco mais de uma centena de Leo II A4 - a variante mais numerosa - alemães solicitados pelo governo em 2017 a serem modernizados para o padrão -7V levarão quase dez anos para serem totalmente entregues.
Enfim, estão questionando custos, quantidade, tempo, efetividade da modernização, e tudo o mais que se possa arguir em relação a estes tanques. Vários países estão abrindo mão de atualizar o Leo IIA4, seja por colocar outras prioridades, seja por não acreditar que a modernização oferecida seja suficiente para bater-se com os novos Armatas, e mesmo as últimas versões do T-90.
A ver no que isso vai dar.
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Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Jun 27, 2020 1:22 pm, em um total de 1 vez.
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- FCarvalho
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Re: NOTÍCIAS
Até onde se pode observar a questão orçamentária e as contas públicas, é meio óbvio perceber que o EB não terá recursos para adquirir qualquer CC e/ou VBTP SL novo no curto e médio prazo. Ou seja, vamos estar limitados aos Leo 1A5, ou uma solução meia boca, caso houver, até 2030, pelo menos.
Assim, embora não seja a melhor solução, estes carros alemães vão permanecer aí por tempo indefinido até que se possa ter as condições financeiras necessárias para substituí-los. Não precisa dizer que a atual equipe econômica é contra qualquer tipo de investimento em Defesa, sendo que os projetos do MD estão andando (em partes) porque o PR resolveu bancar os interesses da parcela do seu eleitorado que se encontra na base das ffaa's.
Enfim, como já disse, o que se pode fazer de melhor neste veículo é atualizar a torre e os sistemas optrõnicos/elétricos e a parte de C4I. Isto feito, o resto segue como está e vai-se metendo até onde for possível. E quando não for mais, bem, é só entregar a conta ao PR de hora e ver o que ele faz. Simples assim.
Agora é esperar para ver o que aparece em termos de ofertas. Os israelenses já estão se mexendo com a Ares/AEL assim como o pessoal da KMW e Rheinmetall. Vamos ver quem mais aparece.
Notar que cada empresa oferece um pacote diferente, que pode ir do mínimo básico necessário a um pacotão completo. Dependo essencialmente do quanto o EB está disposto a gastar neles para se saber o que pode ser feito, ou não.
De qualquer forma, eu não excluo totalmente a opção de Leo II usados. Ainda mais se tratando de negócios governo a governo. Embora eu creia que a Merkel seria muitíssimo reticente em fazer qualquer negócio com o atual mandatário tupiniquim dada as diferenças de pensamento e visão política das coisas entre ambos. O Brasil está queimado na Europa. E duvido que isso melhore em tempo previsível. Pelo menos até 2026 caso o PR se reeleja.
abs
Assim, embora não seja a melhor solução, estes carros alemães vão permanecer aí por tempo indefinido até que se possa ter as condições financeiras necessárias para substituí-los. Não precisa dizer que a atual equipe econômica é contra qualquer tipo de investimento em Defesa, sendo que os projetos do MD estão andando (em partes) porque o PR resolveu bancar os interesses da parcela do seu eleitorado que se encontra na base das ffaa's.
Enfim, como já disse, o que se pode fazer de melhor neste veículo é atualizar a torre e os sistemas optrõnicos/elétricos e a parte de C4I. Isto feito, o resto segue como está e vai-se metendo até onde for possível. E quando não for mais, bem, é só entregar a conta ao PR de hora e ver o que ele faz. Simples assim.
Agora é esperar para ver o que aparece em termos de ofertas. Os israelenses já estão se mexendo com a Ares/AEL assim como o pessoal da KMW e Rheinmetall. Vamos ver quem mais aparece.
Notar que cada empresa oferece um pacote diferente, que pode ir do mínimo básico necessário a um pacotão completo. Dependo essencialmente do quanto o EB está disposto a gastar neles para se saber o que pode ser feito, ou não.
De qualquer forma, eu não excluo totalmente a opção de Leo II usados. Ainda mais se tratando de negócios governo a governo. Embora eu creia que a Merkel seria muitíssimo reticente em fazer qualquer negócio com o atual mandatário tupiniquim dada as diferenças de pensamento e visão política das coisas entre ambos. O Brasil está queimado na Europa. E duvido que isso melhore em tempo previsível. Pelo menos até 2026 caso o PR se reeleja.
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- gabriel219
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Re: NOTÍCIAS
Moderniza somente a eletrônica e depois utiliza os Rebocadores, teremos canhões rebocados em pleno século XXI.
Vou falar pela última vez: NÃO ADIANTA NADA SE NÃO MEXER NO MOTOR, TRANSMISSÃO E NA SUSPENSÃO. Não consigo entender como isso não encaixa na cabeça, é incrível!!!
Saia desse mundo maravilhoso que é só mexer na eletrônica. Não existem peças pro Leopard 1A5 desde 2010 e as atuais já estão no limite do limite da usinagem. Fresagem custa muito a peça e vai diminuindo a vida útil, entendendo que JÁ SÃO peças defeituosas. Não se pode fazer fresagem o quanto quiser nas peças a torto e a direito, esperando que funcionem, se tem dúvidas, não custa nada ir pesquisar por ai.
Vão gastar mais pra trocar o motor, suspensão e a transmissão do que em todo o resto e o custo disso é alto.
Vou falar pela última vez: NÃO ADIANTA NADA SE NÃO MEXER NO MOTOR, TRANSMISSÃO E NA SUSPENSÃO. Não consigo entender como isso não encaixa na cabeça, é incrível!!!
Saia desse mundo maravilhoso que é só mexer na eletrônica. Não existem peças pro Leopard 1A5 desde 2010 e as atuais já estão no limite do limite da usinagem. Fresagem custa muito a peça e vai diminuindo a vida útil, entendendo que JÁ SÃO peças defeituosas. Não se pode fazer fresagem o quanto quiser nas peças a torto e a direito, esperando que funcionem, se tem dúvidas, não custa nada ir pesquisar por ai.
Vão gastar mais pra trocar o motor, suspensão e a transmissão do que em todo o resto e o custo disso é alto.
- FCarvalho
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Re: NOTÍCIAS
Eu apenas apontei uma das necessidades que estão postas. Se o EB vai fazer serviço completo nos seus CC, aí é com ele.
A Elbit através da Ares está focando na modernização da torre. O resto é com quem quiser.
Os alemães do KMW e da Reinmenthal também estão oferecendo suas soluções. Não sei qual parte tu não entendestes do básico ao completo.
Enfim, pode haver outras empresas nacionais ou estrangeiras também fazendo as suas ofertas. O que estão oferecendo eu não sei dizer.
De qualquer forma, se o carro como um todo precisa ser atualizado, bem, é problema do EB se virar para pagar por isso. E se for apenas uma parte, também é problema do EB garantir que esse serviço meia boca consiga levar o CC até depois de 2027. E se não levar, também é problema do EB dar o jeito dele de substituir por algo que preste. O que é algo basicamente improvável nos próximos 10 anos em termos orçamentários.
Enfim, modernizar ou não é menos um problema técnico do que orçamentário. Se tiver com o que pagar, botam o que quiser nele. E se não tiver, vão ter que se virar com o que der.
De qualquer jeito, com ou sem modernização, eles vão continuar aí até o último cair de podre.
abs
A Elbit através da Ares está focando na modernização da torre. O resto é com quem quiser.
Os alemães do KMW e da Reinmenthal também estão oferecendo suas soluções. Não sei qual parte tu não entendestes do básico ao completo.
Enfim, pode haver outras empresas nacionais ou estrangeiras também fazendo as suas ofertas. O que estão oferecendo eu não sei dizer.
De qualquer forma, se o carro como um todo precisa ser atualizado, bem, é problema do EB se virar para pagar por isso. E se for apenas uma parte, também é problema do EB garantir que esse serviço meia boca consiga levar o CC até depois de 2027. E se não levar, também é problema do EB dar o jeito dele de substituir por algo que preste. O que é algo basicamente improvável nos próximos 10 anos em termos orçamentários.
Enfim, modernizar ou não é menos um problema técnico do que orçamentário. Se tiver com o que pagar, botam o que quiser nele. E se não tiver, vão ter que se virar com o que der.
De qualquer jeito, com ou sem modernização, eles vão continuar aí até o último cair de podre.
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- EDSON
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Re: NOTÍCIAS
Rusia mordenizará vehículos BMP-1
El Ejército Ruso y la Guardia Nacional van a recibir vehículos de combate de infantería (VCI) BMP-1 modernizados. La torre con el cañón de 73 mm será sustituída por el módulo utilizado en el BTR-82, equipado con un cañón 2A72 de 30 mm. Esto le permitirá servir con efectivida, ya que en su configuración actual es obsoleto.
BMP-1 modernizado (vía andrei-bt).
Rusia todavía dispone de muchos de estos VCI, unos 1.000 según la noticia. A pesar de la edad pueden ser muy útiles, sobre todo para la Guardia Nacional. Viendo los precios que alcanzan los sistemas modernos no sorprende que se mantengan en servicio modelos más antiguos.
Estes veículos estavam indicados para ir para Guarda Nacional Russa mas pela pressa das montagens pode se acreditar que cheguem na Síria ou Líbia em caráter de urgência já que a demanda existe para veículos baratos e em boas quantidades.
]Primer lote del BMP-1AM
En la ciudad de Barnaul, al sur de Siberia, han aparecido estas fotos de un primer lote de BMP-1AM "Basurmanin", una variante presentada en 2018 para equipar a la Guardia Nacional y Ejército de Rusia.
El cambio más visible es la sustitución de la torre por un módulo similar al del BTR-80A, equipado con un cañón de 30 mm. Habrá que ver si la motorización ha recibido alguna mejora, aunque en su día no se anunció nada.
Es evidente que el BMP-1 es un vehículo con muchas limitaciones hoy en día, pero es muy barato y con una modernización puede realizar misiones secundarias o servir en unidades de la Guardia Nacional.
https://alejandro-8.blogspot.com/search ... -results=7
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Re: NOTÍCIAS
Como diz no texto, são blindados muito bons para servir de taxi para a a infantaria, mas é só. Mesmo com aquele canhão ali em cima dele. Se nada for feito a mais a fim de proporcionar um mínimo de proteção e assegurar algum C2 para eles, vão continuar sendo o que são há muito tempo: sucatas que andam e atiram, quando podem.
abs
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Re: NOTÍCIAS
Notícia atualizada, publicada anteontem, sobre a encomenda dos caminhões M984 para o EB:
https://www.infodefensa.com/latam/2020/ ... scate.html
https://www.infodefensa.com/latam/2020/ ... scate.html
- FCarvalho
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Re: NOTÍCIAS
Rapaz, se doarem uns 150 pra Síria eles conseguem perder isso em uma semana de combate.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
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Re: NOTÍCIAS
Isso aí é como colocar um M-113BR para acompanhar os Merkava IV nas colinas de Golã ao invés do Namer.
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- FCarvalho
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Re: NOTÍCIAS
Eu tentei verificar se há alguma informação oficial mas não encontrei nada. Talvez o que era para ser 10 + 20 acabou virando de fato apenas 20 unidades. Este tipo de veículo deve estar sendo comprado apenas para testar doutrina e a viabilidade do conceito em relação aos Guarani. Se eles acharem que é viável, já tem um ROB emitido para este veículo desde o ano passado. É só lançar o RFI e/ou RFP.
abs
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Re: NOTÍCIAS
Uma Carta de Oferta e Aceitação, referente à linha de fornecimento, foi assinada em 28 de Junho de 2018 entre a Comissão do Exército Brasileiro em Washington e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, prevendo a aquisição de 10 viaturas blindadas especiais de socorro, com pacote de suprimento inicial, assistência técnica, ferramentas, documentação técnica e treinamento.
Em 19 de Fevereiro de 2019, foi assinado o aditivo à carta de oferta e aceitação de Junho 2018, aumentando de 10 para 20 a quantidade total de viaturas.
https://www.infodefensa.com/latam/2020/ ... corro.html
abs.
arcanjo
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Re: NOTÍCIAS
Ministro da Defesa defende fim da Amazônia Legal e fixar orçamento da pasta em 2% do PIB
Proposta estará na próxima Estratégia Nacional de Defesa; anúncio foi feito pelo ministro Azevedo e Silva em evento de 'think tank'
Marcelo Godoy
O Estado de S.Paulo
Portal Estadão
09 de julho de 2020
https://www.defesanet.com.br/doutrina/n ... 2--do-PIB/
Proposta estará na próxima Estratégia Nacional de Defesa; anúncio foi feito pelo ministro Azevedo e Silva em evento de 'think tank'
Marcelo Godoy
O Estado de S.Paulo
Portal Estadão
09 de julho de 2020
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