Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#4201 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 20, 2020 12:05 pm

Conforme informe técnico da Elbit na T&D 160, a empresa através da ARES está oferecendo o Spike ER2 para a Avex e o Spike NLOS para a aviação naval, a fim de equipar os Super Linx modernizados. Este deve ser portanto o míssil selecionado pela MB quando do informe sobre a decisão.
No caso, isto deve ajudar a formalizar a aquisição dos ER2 para a Avex, dependendo somente de questões burocráticas e financeiras do EB.

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Re: Aviação do Exército

#4202 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 20, 2020 4:04 pm

O Spike é o míssil ideal pra nós e não venho falando isso recentemente, mas interessante é a Elbit está oferecendo através da Ares e não a Rafael.

Com a Ares na jogada, pode ajudar bastante quanto a integração do míssil em torres como a TORC-30, além da própria produção dos mesmos aqui. Spike-SR, LR2, ER2 e NLOS são todos necessários aqui, talvez quem sabe a compra da licença do MAPATS, para substituir o MSS 1.2AC como o míssil "barato", em maiores quantidades que o sofisticado Spike.




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Re: Aviação do Exército

#4203 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 20, 2020 9:33 pm

Padronizar tudo com o Spyke e suas versões já estaria de bom tamanho.
Os israelenses já se tocaram que para vender aqui tem de estar com um pé aqui dentro. A banda está tocando uma música diferente. Então, quem souber dançar conforme, vai se dar bem.

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Re: Aviação do Exército

#4204 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 27, 2020 11:37 pm

Bom, aqui vai mais uma fonte para informações sobre este helo que considero hoje o mais indicado para a Avex para substituir os BH e Cougar.
A novidade é que os russos fizeram uma parceria com a P&W para homologar o motor PW127 S/T, uma versão desenvolvida para uso neste helo. Com isso ele atende as normas FAR-29 e JAR29, respectivamente USA e Europa.
Interessante notar que a capacidade de carga interna indicada é de mais de 5 ton, enquanto a externa passou a 7 ton. Isto é o que estava indicado no site da Roboronexport.
Enfim, é um helo que mesmo na configuração civil dá e sobra como helo de manobra para o EB, e quiçá para as demais forças, já que também pode ser equipado para C/SAR e SAR, além de, futuramente, segundo os russos, versões navais serão desenvolvidas também.

A Snapshot of the Mil – Mi-38

Built by Kazan Helicopters in close collaboration with Mil Design Bureau and Eurocopter, the Mi-38 is a medium transport helicopter. The Mi-38 helicopter meets FAR-29 requirements and European JAR-29, category A and B.

The engine of the helicopter has been developed by Pratt-Whitney/Rus and is designed to meet the requirements of European JAR-E Regulations.

The helicopter is intended for day and night operation, under any weather conditions in a range of temperatures from - 60C up to + 50C.


http://avia-russia.com/helicopter/mil-mi-38/

Se os valores deste helo estiverem mesmo na faixa dos US 13 a 15 milhões, é algo que vale muito a pena verificar e confirmar as qualidades apontadas.

Vale uma passagem para Moscou neste verão europeu. 8-]

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Re: Aviação do Exército

#4205 Mensagem por Henrique Brito » Sáb Jun 27, 2020 11:47 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Jun 27, 2020 11:37 pm Bom, aqui vai mais uma fonte para informações sobre este helo que considero hoje o mais indicado para a Avex para substituir os BH e Cougar.
A novidade é que os russos fizeram uma parceria com a P&W para homologar o motor PW127 S/T, uma versão desenvolvida para uso neste helo. Com isso ele atende as normas FAR-29 e JAR29, respectivamente USA e Europa.
Interessante notar que a capacidade de carga interna indicada é de mais de 5 ton, enquanto a externa passou a 7 ton. Isto é o que estava indicado no site da Roboronexport.
Enfim, é um helo que mesmo na configuração civil dá e sobra como helo de manobra para o EB, e quiçá para as demais forças, já que também pode ser equipado para C/SAR e SAR, além de, futuramente, segundo os russos, versões navais serão desenvolvidas também.

A Snapshot of the Mil – Mi-38

Built by Kazan Helicopters in close collaboration with Mil Design Bureau and Eurocopter, the Mi-38 is a medium transport helicopter. The Mi-38 helicopter meets FAR-29 requirements and European JAR-29, category A and B.

The engine of the helicopter has been developed by Pratt-Whitney/Rus and is designed to meet the requirements of European JAR-E Regulations.

The helicopter is intended for day and night operation, under any weather conditions in a range of temperatures from - 60C up to + 50C.


http://avia-russia.com/helicopter/mil-mi-38/

Se os valores deste helo estiverem mesmo na faixa dos US 13 a 15 milhões, é algo que vale muito a pena verificar e confirmar as qualidades apontadas.

Vale uma passagem para Moscou neste verão europeu. 8-]

abs
Mas será que poderíamos produzir ele aqui sob licença da mesma forma que a Helibras faz com o Super Cougar francês? Acho difícil.

Mas eu concordo que temos uma necessidade tão grande de helicópteros para transporte de tropas, que os helicópteros com mais capacidade de transporte são os que deveriam ser comprados.




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Re: Aviação do Exército

#4206 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 28, 2020 12:15 am

FCarvalho escreveu: Sáb Jun 27, 2020 11:37 pm Bom, aqui vai mais uma fonte para informações sobre este helo que considero hoje o mais indicado para a Avex para substituir os BH e Cougar.
A novidade é que os russos fizeram uma parceria com a P&W para homologar o motor PW127 S/T, uma versão desenvolvida para uso neste helo. Com isso ele atende as normas FAR-29 e JAR29, respectivamente USA e Europa.
Interessante notar que a capacidade de carga interna indicada é de mais de 5 ton, enquanto a externa passou a 7 ton. Isto é o que estava indicado no site da Roboronexport.
Enfim, é um helo que mesmo na configuração civil dá e sobra como helo de manobra para o EB, e quiçá para as demais forças, já que também pode ser equipado para C/SAR e SAR, além de, futuramente, segundo os russos, versões navais serão desenvolvidas também.

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The engine of the helicopter has been developed by Pratt-Whitney/Rus and is designed to meet the requirements of European JAR-E Regulations.

The helicopter is intended for day and night operation, under any weather conditions in a range of temperatures from - 60C up to + 50C.


http://avia-russia.com/helicopter/mil-mi-38/

Se os valores deste helo estiverem mesmo na faixa dos US 13 a 15 milhões, é algo que vale muito a pena verificar e confirmar as qualidades apontadas.

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Se lessem o livro que o Cel Piffer, nosso ex-colega de fórum publicou, baseado no trabalho acadêmico dele, com um prefacio elogioso do General de Exército Décio L.Schons, diminuiriam as expectativas de material russo por aqui...

Se o PT voltar ao poder, aí tem alguma chance. Caso contrário, vai ser difícil. A não ser que haja falta de opção.




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Re: Aviação do Exército

#4207 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 28, 2020 12:24 am

Produção sob licença só em grandes quantidades, algo que penso o EB não irá fazer por si só. Apenas se fosse um contrato governo a governo - como foi o H225M - e ainda assim envolvendo uma quantidade que justificasse o investimento da abertura de uma linha de produção fora da Rússia.

Talvez se o EB fosse convencido a tornar o helo russo seu modelo padrão, e expandir a Avex em termos de infraestrutura pelas demais região do país. Apenas 4 Bavex não comportam as necessidades que se tem. Por enquanto o máximo que se fala é substituir os BH e Cougar por 16 novos helos médios. E é só.

Pode ser que se o preço real do helo compensar, e os russos conseguirem convencer o pessoal aqui de que podem oferecer um CLS que cumpra o contratado na íntegra, pelo menos durante uns cinco anos, o comando da Avex seja levado a pedir mais unidades.

No que me diz respeito, a utilização de motores ocidentais e a homologação para atender padrões ocidentais de segurança de voo, os quais seguimos, naturalmente, tornam este helo no mínimo uma aposta menos arriscada. Isto posto, seria até natural que a resistência contra material russo na Avex fosse sendo diminuida aos poucos.

Em uma simples conta de padaria, apenas 18 desses helos são suficientes para transportar um btl inf leve do EB. Se colocar 18 em cada um dos quatro Bavex seriam 72 helos. Uma quantidade que talvez justificasse uma linha de produção aqui. Se os Bavex chegassem a 8, ou seja, uma OM por comando militar de área, seriam 144 unidades. Se fossem 12, número de regiões militares, seriam 216. São números que podem valer uma discussão sobre linhas de produção e investimento russo em off set e transferências de tencologia para o Brasil. Tirando a China e Índia, não existe nenhum outro mercado que ofereceria tal possibilidade comercial. Afora eventuais vendas para o mercado civil brasileiro e latino americano.

Enfim, eu sigo crente que o Mi-38 pode ser uma boa aposta para resolvermos nossos problemas aqui de helos de manobra para a Avex. Mas alguém tem que ir lá e conferir. Com alguma sorte, quem sabe eles seguem o exemplo dos turcos e enviam um desses para cá ano que vem na LAAD'2021.

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Re: Aviação do Exército

#4208 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 28, 2020 12:26 am

knigh7 escreveu: Dom Jun 28, 2020 12:15 am Se lessem o livro que o Cel Piffer, nosso ex-colega de fórum publicou, baseado no trabalho acadêmico dele, com um prefacio elogioso do General de Exército Décio L.Schons, diminuiriam as expectativas de material russo por aqui...
Se o PT voltar ao poder, aí tem alguma chance. Caso contrário, vai ser difícil. A não ser que haja falta de opção.
Tens a bibliografia dele aí Knigh7?

Falta de opção não existe nesta área. Isto está em aberto até onde sei, mas é fato que o comando da Avex tem interesse velado na aquisição de mais BH.

Na teoria, temos vários modelos que podem se adequar no lugar dos BH e Cougar. Mas penso aqui com os meus botões que isso é mais questão de recursos na mão do que técnicos. Se deixar na mão da Avex, é Black Hawk na cabeça sem dúvida nenhuma.

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Re: Aviação do Exército

#4209 Mensagem por gogogas » Seg Jun 29, 2020 12:06 pm

Acredito que o EB deveria seguir com os modelos franceses , por questão de logística e larga experiência nos modelos que operam , de sobra podem optar pelo Black Hawk ....




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Re: Aviação do Exército

#4210 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 29, 2020 5:41 pm

gogogas escreveu: Seg Jun 29, 2020 12:06 pm Acredito que o EB deveria seguir com os modelos franceses , por questão de logística e larga experiência nos modelos que operam , de sobra podem optar pelo Black Hawk ....
O dueto BH e Jaguar é a lógica que deve ser arbitrada no futuro. O tempo que isso vai levar é o que temos de saber.

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Re: Aviação do Exército

#4211 Mensagem por Matheus » Ter Jun 30, 2020 8:12 pm

Li em algum lugar q Bolsonaro revogou o decreto de asas fixas para o EB....




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Re: Aviação do Exército

#4212 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 30, 2020 8:41 pm

Matheus escreveu: Ter Jun 30, 2020 8:12 pm Li em algum lugar q Bolsonaro revogou o decreto de asas fixas para o EB....
Matheus, essa notícias sai em todas as mídias de defesa do país, e até em mídias não especializadas que não tinham o que fazer. Foi no mês passado.
Deu maior discussão, mas no fim, ficou por isso mesmo. O MD cancelou o decreto e mandou devolver a si para "reajustes" depois de um emocionante "não" da FAB. :mrgreen:
Cenas do próximo capítulo agora.

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Re: Aviação do Exército

#4213 Mensagem por Matheus » Ter Jun 30, 2020 8:44 pm

Imagina se esses caras tiverem q entrar em guerra algum dia...cada um querendo puxar pro seu assado...




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Re: Aviação do Exército

#4214 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 30, 2020 8:54 pm

Guerra de verdade é algo tão surreal no Brasil que nem os militares acreditam na sua existência.

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Re: Aviação do Exército

#4215 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 02, 2020 12:11 am





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