TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Minha ideia de número ideal fica em 108 unidades mesmo. Porém, todas da versão F, para facilitar tanto a operação de UCAVs como o "Loyal Wingman" (que seriam adquiridos em igual número ao dos Gripen), como eventuais missões de guerra eletrônica.
Na prática seriam 216 caças operando, com um valor (teoricamente) mais baixo do que com 216 caças tripulados.
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http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se formos levar em conta apenas e tão somente o cenário sul americano no curto e médio prazo, 36 caças dá e sobra para a FAB.
Mas nós não deveríamos ficar apenas conjecturando em uma perspectiva tão míope. O mesmo erro crasso de nossos avós e bisavós aliás.
abs
Mas nós não deveríamos ficar apenas conjecturando em uma perspectiva tão míope. O mesmo erro crasso de nossos avós e bisavós aliás.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
132 aeronaves estão de excelente tamanho. Se for considerar cenário externo, precisaremos de aeronaves furtivas para ataque, por isso os UCAV's. Podemos ter 400 caças, nada adiantará sem tecnologia furtiva, incluindo submarinos, principalmente nuclear.
Além disso, a partir do aprendizado do 14-X e seu motor de Scramjet, desenvolver míssil de velocidade alta supersônica, pouco mais que Mach 3, que possa ser lançado em todas as plataformas, seja aérea, naval (superfície e submarino) e terrestre.
Mas uma coisa curiosa é que pra caças, não podemos ter uma visão "míope", mas quando se trata de carros de combate, podemos aceitar VBCI casca de ovo com canhão como MBT, pois não precisaremos de um K2 aqui...
Além disso, a partir do aprendizado do 14-X e seu motor de Scramjet, desenvolver míssil de velocidade alta supersônica, pouco mais que Mach 3, que possa ser lançado em todas as plataformas, seja aérea, naval (superfície e submarino) e terrestre.
Mas uma coisa curiosa é que pra caças, não podemos ter uma visão "míope", mas quando se trata de carros de combate, podemos aceitar VBCI casca de ovo com canhão como MBT, pois não precisaremos de um K2 aqui...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu advogo que haja investimento em todos os programas das forças de forma a integrar os projetos de PDI aos sistemas de agora, e aos que devem ser desenvolvidos no futuro.gabriel219 escreveu: ↑Ter Jun 23, 2020 10:20 pm 132 aeronaves estão de excelente tamanho. Se for considerar cenário externo, precisaremos de aeronaves furtivas para ataque, por isso os UCAV's. Podemos ter 400 caças, nada adiantará sem tecnologia furtiva, incluindo submarinos, principalmente nuclear.
Além disso, a partir do aprendizado do 14-X e seu motor de Scramjet, desenvolver míssil de velocidade alta supersônica, pouco mais que Mach 3, que possa ser lançado em todas as plataformas, seja aérea, naval (superfície e submarino) e terrestre.
Mas uma coisa curiosa é que pra caças, não podemos ter uma visão "míope", mas quando se trata de carros de combate, podemos aceitar VBCI casca de ovo com canhão como MBT, pois não precisaremos de um K2 aqui...
O Gripen E/F pode ser um primeiro passo para um caça de 5a G com alguma sorte. Os NaPaOc podem ser utilizados como plataformas para sistemas desenvolvidos pelo CASNAV e IPQM e por aí vai. Assim como o Guarani vai permitir no longo prazo a existência de um núcleo de expertise em bldos na BID e na indústria.
O problema como sempre é o foco que se tem, e se dá, para o desenvolvimento de novas tecnologias em Defesa. Não existe coordenação e colaboração entre as forças e o MD não faz o que deveria, e nem tem força para tal.
Precisamos começar a conversar sobre a integração dos projetos/programas de aquisição e desenvolvimento de produtos para a Defesa e concentrar esforços e recursos. Caso contrário, vamos continuar correndo atrás do rabo eternamente.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
gabriel219 escreveu: ↑Ter Jun 23, 2020 10:20 pm
Mas uma coisa curiosa é que pra caças, não podemos ter uma visão "míope", mas quando se trata de carros de combate, podemos aceitar VBCI casca de ovo com canhão como MBT, pois não precisaremos de um K2 aqui...
Pura verdade, qualquer caça que não for capaz de enfrentar até um Tie Fighter não serve pra nós, já um "MMBT" que dá pra furar até com tiro de pistola tá valendo. Double standard isso. O bom do Gripen é que ele é realmente O FODÃO! Desde que com os "penduricalhos" certos, como AREXIS, Meteor e especialmente o MCT. Aliás, taí algo que eu estranho: estamos desenvolvendo um Msl de gente grande, como é que não nos ofereceram ainda algum KEPD ou mesmo Tomahawk a preço de compadre para deixarmos de lado essas bobagens de fazer míssil cruise?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Talvez por não ser "uma arma necessária ao Brasil..." segundo europeus e americanos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas a FAB não iria adquirir algumas unidades de KEPD?Túlio escreveu: ↑Qua Jun 24, 2020 1:25 pmgabriel219 escreveu: ↑Ter Jun 23, 2020 10:20 pm
Mas uma coisa curiosa é que pra caças, não podemos ter uma visão "míope", mas quando se trata de carros de combate, podemos aceitar VBCI casca de ovo com canhão como MBT, pois não precisaremos de um K2 aqui...Pura verdade, qualquer caça que não for capaz de enfrentar até um Tie Fighter não serve pra nós, já um "MMBT" que dá pra furar até com tiro de pistola tá valendo. Double standard isso. O bom do Gripen é que ele é realmente O FODÃO! Desde que com os "penduricalhos" certos, como AREXIS, Meteor e especialmente o MCT. Aliás, taí algo que eu estranho: estamos desenvolvendo um Msl de gente grande, como é que não nos ofereceram ainda algum KEPD ou mesmo Tomahawk a preço de compadre para deixarmos de lado essas bobagens de fazer míssil cruise?
Eu acho que deveríamos adquirir esse míssil, com ou sem MICLA.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Gripen deve chegar ao Brasil em outubro
Gripen da FAB. Foto: Lasse Hejdenberg / SAAB
A equipe da Revista ASAS apurou que o primeiro F-39E Gripen deve chegar ao Brasil em outubro. Porém, a aeronave ainda não será entregue à Força Aérea Brasileira: seguirá para a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde continuará o programa de testes de voo, sob responsabilidade da equipe da empresa brasileira.
A primeira entrega para a Força Aérea Brasileira acontecerá no próximo ano. A FAB já prepara a Base Aérea de Anápolis (GO), seus pilotos e seus mecânicos para a futura aeronave. O 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) será o primeiro esquadrão a operar a aeronave. Quando a entrega das 36 estiver concluída, o que é previsto para ocorrer em 2026, devem ser dois esquadrões equipados com o F-39: o 1º GDA e o Esquadrão Adelphi, ambos da Ala 2, em Anápolis.
O contrato custou 39.882.335.471,65 de Coroas Suecas. O valor em Reais ou dólares varia de acordo com a cotação do câmbio. A entrega do primeiro caça à FAB em 2021 já estava prevista desde a assinatura do contrato, em 2014. O contrato já inclui um suporte logístico para cinco anos de operação ou mais de 26 mil horas de voo. Ainda não há definições sobre futuros lotes de aeronaves adicionais, mas a FAB confirma analisar essa possibilidade.
A aeronave que virá ao Brasil já em outubro será uma dos seis protótipos já em testes na Suécia. Atualmente, a campanha de ensaios tem como foco o teste dos sistemas, como o radar de abertura sintética Selex ES-05 Raven, o sensor ótico ES 60 Skyward, o Wide Area Display e a suíte de guerra eletrônica. Cada dispositivo é testado separadamente e depois em conjunto em diversas fases de voo.
Mais de 350 brasileiros, entre engenheiros e técnicos, participam do programa de transferência de tecnologia. Além disso, em 2016, o Gripen Design and Development Network (GDDN) foi inaugurado junto à unidade da Embraer de Gavião Peixoto. No local, profissionais brasileiros e suecos trabalham conjuntamente.
Um dos principais trabalhos realizados no GDDN é o desenvolvimento do F-39F, versão para dois tripulantes criada a pedido do Brasil. Oito dos caças brasileiros serão do modelo F-39F. O primeiro desses será entregue à FAB em 2023.
A Saab incorporou o Gripen F ao seu portfólio de produtos oferecidos mundialmente. A Finlândia já considera utilizar o modelo. Além de servir para treinamento, o Gripen F também pode ser escalado para missões mais complexas, com os dois tripulantes explorando simultaneamente sensores da aeronave.
Assista ao primeiro do voo protótipo brasileiro do Gripen, ocorrido em agosto de 2019, na Suécia:
FONTE: Revista ASAS
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... tubro.html
abs.
arcanjo
Gripen da FAB. Foto: Lasse Hejdenberg / SAAB
A equipe da Revista ASAS apurou que o primeiro F-39E Gripen deve chegar ao Brasil em outubro. Porém, a aeronave ainda não será entregue à Força Aérea Brasileira: seguirá para a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde continuará o programa de testes de voo, sob responsabilidade da equipe da empresa brasileira.
A primeira entrega para a Força Aérea Brasileira acontecerá no próximo ano. A FAB já prepara a Base Aérea de Anápolis (GO), seus pilotos e seus mecânicos para a futura aeronave. O 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) será o primeiro esquadrão a operar a aeronave. Quando a entrega das 36 estiver concluída, o que é previsto para ocorrer em 2026, devem ser dois esquadrões equipados com o F-39: o 1º GDA e o Esquadrão Adelphi, ambos da Ala 2, em Anápolis.
O contrato custou 39.882.335.471,65 de Coroas Suecas. O valor em Reais ou dólares varia de acordo com a cotação do câmbio. A entrega do primeiro caça à FAB em 2021 já estava prevista desde a assinatura do contrato, em 2014. O contrato já inclui um suporte logístico para cinco anos de operação ou mais de 26 mil horas de voo. Ainda não há definições sobre futuros lotes de aeronaves adicionais, mas a FAB confirma analisar essa possibilidade.
A aeronave que virá ao Brasil já em outubro será uma dos seis protótipos já em testes na Suécia. Atualmente, a campanha de ensaios tem como foco o teste dos sistemas, como o radar de abertura sintética Selex ES-05 Raven, o sensor ótico ES 60 Skyward, o Wide Area Display e a suíte de guerra eletrônica. Cada dispositivo é testado separadamente e depois em conjunto em diversas fases de voo.
Mais de 350 brasileiros, entre engenheiros e técnicos, participam do programa de transferência de tecnologia. Além disso, em 2016, o Gripen Design and Development Network (GDDN) foi inaugurado junto à unidade da Embraer de Gavião Peixoto. No local, profissionais brasileiros e suecos trabalham conjuntamente.
Um dos principais trabalhos realizados no GDDN é o desenvolvimento do F-39F, versão para dois tripulantes criada a pedido do Brasil. Oito dos caças brasileiros serão do modelo F-39F. O primeiro desses será entregue à FAB em 2023.
A Saab incorporou o Gripen F ao seu portfólio de produtos oferecidos mundialmente. A Finlândia já considera utilizar o modelo. Além de servir para treinamento, o Gripen F também pode ser escalado para missões mais complexas, com os dois tripulantes explorando simultaneamente sensores da aeronave.
Assista ao primeiro do voo protótipo brasileiro do Gripen, ocorrido em agosto de 2019, na Suécia:
FONTE: Revista ASAS
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... tubro.html
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Dedinhos cruzados minha gente para que o presidente continue com um mínimo de culhão para barrar qualquer tentativa do ministério da economia em castrar as verbas para esse projeto, que não por acaso já está mais do que atrasado.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pelo que li em matéria na Revista ASAS, sobre a apresentação do programa no Senado, o cronograma atual não é o original, e os cortes de verba tem prejudicado o mesmo, pois a FAB não está recebendo na íntegra os valores anuais devidos.
Encontrei também essa matéria da T&D.
https://tecnodefesa.com.br/sinal-de-ale ... dos-credn/
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá, Túlio. Ofereceram. Vamos comprar o Gungnir (que é até mais sofisticado que o Taurus KEPD) mas a FAB não tem interesse pelo KEPD, provavelmente por causa disso:Túlio escreveu: ↑Qua Jun 24, 2020 1:25 pmgabriel219 escreveu: ↑Ter Jun 23, 2020 10:20 pm
Mas uma coisa curiosa é que pra caças, não podemos ter uma visão "míope", mas quando se trata de carros de combate, podemos aceitar VBCI casca de ovo com canhão como MBT, pois não precisaremos de um K2 aqui...Pura verdade, qualquer caça que não for capaz de enfrentar até um Tie Fighter não serve pra nós, já um "MMBT" que dá pra furar até com tiro de pistola tá valendo. Double standard isso. O bom do Gripen é que ele é realmente O FODÃO! Desde que com os "penduricalhos" certos, como AREXIS, Meteor e especialmente o MCT. Aliás, taí algo que eu estranho: estamos desenvolvendo um Msl de gente grande, como é que não nos ofereceram ainda algum KEPD ou mesmo Tomahawk a preço de compadre para deixarmos de lado essas bobagens de fazer míssil cruise?
(Dei um print no PEMAER atualmente em vigor. Até 2027 a FAB pretende ter desenvolvido essa variante do AVMT 300):
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Falando em armamento para o GripenE, sigo o TB Baptista Jr. no Twitter há 2 anos. Ele colocou o link da notícia dada pela T&D na qual abordava que estávamos comprando cerca de 100 Meteors.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olha só quem apareceu. O bom filho a casa torna.
Bem vindo de volta compadre.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim!
Dos grandes projetos das nossas FFAA, o GripenE é o que menos me preocupa.
E o atraso não foi expressivo em decorrência das entregas: o efeito foi que, ao invés de termos um esquadrão completo em 2021, passaremos a tê-lo em 2022.
Em 2026, último ano de entregas, será apenas das 2 últimas unidades. As outras terão sido entregues antes.