Blindados Policiais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Re: Blindados Policiais

#751 Mensagem por jambockrs » Qui Mar 07, 2019 8:47 pm

Meus prezados
Marruá - Blindagem para atuar na Intervenção Federal da Segurança Pública no Rio
Imagem

Imagem
Rio de Janeiro (RJ) – No mês de dezembro de 2018, foram entregues as últimas unidades do lote de cinco Viaturas de Transporte Não Especializado (VTNE) 3/4 t, 4x4, Agrale Marruá Cargo, que passaram pelo processo de blindagem, sob a responsabilidade do Arsenal de Guerra do Rio (AGR), organização militar diretamente subordinada à Diretoria de Fabricação (DF).

A blindagem objetiva dar suporte às ações do Comando Conjunto, em suas operações no contexto de Intervenção Federal na Área de Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro.

O projeto para blindagem da viatura Agrale Marruá Cargo apresentou-se como necessidade vital a partir da constatação da vulnerabilidade que as tropas se encontravam na dinâmica das Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), destacando vários episódios de ataques contra os militares.

O principal foco do projeto em tela foi a concepção de um kit de blindagem, fazendo uso de aço balístico, para aplicação na VTNE 3/4 t Agrale Marruá Cargo, uma vez que, em virtude das características topográficas e urbanísticas do terreno das operações, esse modelo de viatura vem sendo amplamente empregado.
Imagem

Para tanto, foi necessária a sinergia de forças de todo o Arsenal de Guerra do Rio para a consecução dos objetivos propostos que, atuando em um esforço concentrado, conseguiu levar a cabo, dentro do prazo previsto, e com o padrão de qualidade compatível dos Arsenais de Guerra do Exército Brasileiro, o desafio apresentado pelo Comando Conjunto, tudo isso em paralelo com as inúmeras missões previstas para o corrente ano.

O processo de blindagem desenvolvido pelo AGR consistiu na adaptação da Viatura Agrale Marruá, a partir de um aprofundado estudo técnico, em que foram levantadas as necessidades, prioridades e limitações para a aplicação de blindagem balística, de forma a dar a devida proteção à tropa embarcada, na eventualidade do emprego contra elementos hostis.

Importante reiterar que diversas viaturas que passaram pelo processo de blindagem no Arsenal de Guerra do Rio já estão sendo utilizadas no contexto de operações desenvolvidas pelas forças militares no cenário atual de Intervenção Federal na Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro, incrementando, sobremaneira, a capacidade operativa das tropas envolvidas.
Imagem

Nota DefesaNet

O emprego das tropas de um forma exposta e a restrição operacional de emprego de Viaturas Blindadas Guarani, tanto pelas dimensões (dificuldade de manobrar nas vielas) como o aspecto ofensivo usado como contrapropaganda pelas gangues, ONGs, ativistas e imprensa.

Já no Haiti, com a MINUSTAH, as tropas tiveram que adicionar, em carater emergencial chapas em viaturas Land Rover e Marruá.
Imagem

A recente aquisição de 16 viaturas IVECO LMV (foto abaixo), pelo Grupo de Gestão da Intervenção Federal no RJ é um paliativo tardio.
Imagem

Fonte: Defesanet 27 dez 2018
Estas viaturas blindadas (Marruá, IVECO, etc) não são para ficar na av. Brasil e assemelhadas. São para entrar nas favelas e combater os traficantes lá dentro. Não esperar que eles saiam para o asfalto!




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Re: Blindados Policiais

#752 Mensagem por jambockrs » Seg Abr 22, 2019 2:30 pm

Meus prezados
Segurança pública: Batalhão Central de Manutenção e Suprimento entrega Viatura Blindada Maverick manutenida à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Imagem
A entrega dessa viatura simboliza o trabalho que o BCMS tem realizado desde a Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 17 de abril o Batalhão Central de Manutenção e Suprimento (BCMS), situado no bairro de Magalhães Bastos, realizou a entrega de 01 (uma) Viatura Blindada Maverick à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
Imagem

O Tenente-Coronel Mário Antônio Pinto Cavalcante, Comandante do BCMS, ressaltou “o grande apoio que o Batalhão tem prestado à Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro no que se refere a manutenção de suas viaturas blindadas”.
Imagem
A entrega dessa viatura simboliza o trabalho de manutenção que o BCMS tem realizado desde a Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro, que se encerrou no final de 2018, mas continuará com diversos desdobramentos durante o ano de 2019.
Fonte: Assuntos Militares via Ghost para site Plano Brasil 18 abr 2019




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Re: Blindados Policiais

#753 Mensagem por jambockrs » Seg Jun 03, 2019 11:03 am

Meus prezados
Estudos sobre a padronização de procedimentos para o emprego das viaturas Lince nas Operações de GLO

Imagem

Por TC Cav André Ricardo da Conceição Barreto (Comandante do Centro de Adestramento Leste)
Em 2018, o Exército Brasileiro adquiriu 16 Viaturas Blindadas Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBM-LSR) Lince, para serem empregadas em proveito das ações do Comando Conjunto (CCj) na Intervenção Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Devido à aquisição desse novo Material de Emprego Militar (MEM), que possui diversas peculiaridades, foi necessária a elaboração de procedimentos operacionais para o seu emprego nas Op GLO na cidade do Rio de Janeiro.
O 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (15º RC Mec), como Organização Militar gestora desse novo MEM, participou de um esforço conjunto com o Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste) na elaboração de procedimentos operacionais, visando a capacitação técnica das guarnições para o emprego da VBMT e contribuindo com as suas experiências no emprego de tropas mecanizadas em Operações em Áreas Edificadas. Dessa maneira, foi possível consolidar tais conhecimentos com a expertise do CA- Leste, na preparação de tropas para operações dessa natureza.
Foram concebidas três situações que envolviam a necessidade de maior grau de proteção para a tropa, proporcionado pelas VBMT Lince:
– Ações de patrulhamento motorizado em áreas críticas;
– Ações de cerco e isolamento, e
– Ações de investimento.
Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2018, foi realizado o primeiro adestramento de emprego de frações utilizando as VBMT Lince. Na oportunidade, militares do 15º RC Mec e do 1º Esquadrão de Cavalaria Paraquedista (1º Esqd C Pqdt) participaram de instruções relativas à capacitação técnica para o uso da viatura e de oficinas com o uso de Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET), com o envolvimento dos Observadores e Controladores do Adestramento (OCA) e da Força Oponente do CA-Leste.
Dos estudos e adestramentos realizados com a VBMT Lince, observou-se que, embora a viatura forneça uma célula de sobrevivência blindada para a sua guarnição, os danos causados pelos projéteis nos para-brisas e no chassi demandariam, posteriormente, a substituição das peças atingidas, acarretando em custos elevados de manutenção.
Tal ação se devia à perda das caraterísticas balísticas do material avariado, diante de um futuro confronto.
Ressalta-se que, embora o para-brisas ofereça uma resistência de até 300 tiros, ao ser atingido ele fica fragmentado, diminuindo assim o campo visual do motorista a cada tiro recebido.
Imagem
Figura 2: OCA do CA-Leste realizando a Análise Pós-Ação Parcial (APA Parcial) durante o treinamento de tropas dotadas de VBMT Lince (FOTO: CA-Leste)
Essas características evidenciaram uma diferença de emprego em relação às Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) URUTU e GUARANI, tendo em vista que essas não são avariadas quando atingidas por projéteis.
A peculiaridade de emprego da VBMT Lince, para as operações com maior grau de risco de confronto com os APOP, como nas ações de cerco e investimento, foi concebida de forma que se colocasse à frente da coluna de marcha uma VBTP URUTU ou GUARANI, a fim de receber os possíveis “fogos de contenção” dos Agentes Perturbadores da Ordem Pública (APOP). Isso permitiu que a tropa chegasse em segurança nas posições de cerco ou de investimento, onde as VBMT Lince seriam empregadas, a fim de dar maior flexibilidade para a manobra, nas demais vias de acesso não batidas pelos fogos diretos dos APOP.
Pelas suas reduzidas dimensões em relação às VBTP, a VBMT Lince permite o deslocamento da fração embarcada em vias de acesso mais estreitas, garantindo que a tropa atinja os objetivos mais profundos na sua Zona de Ação, evitando, assim, o confronto ao longo do itinerário e garantindo a ocupação de um ponto no interior da localidade com maior rapidez.
Imagem
Figura 3: Proposta de organização de pelotões dotados de VBMT-LSR (FOTO: CA – Leste)
Observou-se nos treinamentos, sendo ratificado no emprego, que a melhor formação de uma fração com proteção blindada para operar em áreas edificadas de difícil acesso seria a constituída de um pelotão com a mescla de uma VBTP URUTU à frente, duas VBMT Lince ao centro e uma VBTP GUARANI, dotada com a estação de armas remotamente controlada REMAX¹ à retaguarda da coluna de marcha.
Imagem
Figura 4: Atuação da Força Oponente do CA-Leste contra o Pelotão dotado de VBMT Lince (FOTO: CA – Leste)
A VBTP URUTU, dotada de elevada proteção blindada e ação de choque, por ser um pouco mais estreita que a VBTP GUARANI e quando deslocada à frente da fração, ofereceu maior proteção à tropa dos fogos de contenção dos APOP, possuindo também, maior facilidade para a transposição de obstáculos lançados pelos APOP no interior das comunidades.
Por outro lado, as VBMT Lince, mais ágeis e com relativa proteção blindada à tropa contra fogos fortuitos dos APOP, evitariam a concentração inicial dos fogos de contenção dos criminosos, atuando em vias de acesso adjacentes, explorando o avanço na localidade pelos flancos (realizando “golpes de sonda”), dando maior flexibilidade ao avanço das frações. Além disso, essas viaturas podem ser utilizadas na extração e apoio a elementos sob fogo, em áreas de difícil acesso.
O emprego da VBTP GUARANI à retaguarda ofereceu a devida proteção blindada à tropa, além possibilitar o aprofundamento de fogos precisos de proteção da fração, com o uso do REMAX.
A VBMT Lince, tendo em vista uma gama de peculiaridades para a sua operação e emprego, não pode ser encarada como uma simples VBTP. O preparo das frações deve ser realizado nos mesmos moldes das guarnições de blindados, onde a capacitação técnica e tática é realizada mantendo-se sempre a integridade tática da fração.
Do exposto, pode-se concluir que, a melhor constituição de um pelotão de fuzileiros para seu emprego em Op GLO em áreas de alto risco, na cidade do Rio de Janeiro, pode ser com a combinação da dotação das VBTP (GUARANI e URUTU), com as VBMT Lince.
Os procedimentos operacionais concebidos pelo trabalho conjunto entre o CA-Leste e o 15º RC Mec foram ratificados, pelo largo e exitoso emprego das Viaturas Blindadas nas Op GLO realizadas pelo CCj, durante a Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro. Essas viaturas proporcionaram às tropas maior mobilidade tática, proteção blindada e ação de choque, em particular nas Operações de Cerco e Investimento em áreas críticas. Além disso, contribuíram também para o aumento do poder dissuasório da tropa, inibindo qualquer iniciativa por parte dos APOP, mitigando, assim, os riscos de danos colaterais nas operações realizadas.
Portanto, pode-se inferir que o emprego dessas Viaturas Blindadas nas Op GLO, no âmbito do Comando Militar do Leste, torna-se imprescindível para o sucesso das operações.
Nota do Autor: 1 estação de armas remotamente controlada giro-estabilizada para metralhadoras 12,7 mm e 7,62 mm que foi desenvolvida a partir dos requisitos do EB por meio de uma parceria da ARES com o CTEx (Centro Tecnológico do Exército).
Fonte: CI BLD via Guilerme Wiltgen para site Defesa Aero & Naval 3 jun 2019




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1923
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 830 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#754 Mensagem por arcanjo » Dom Jun 30, 2019 10:02 pm

26 JUN 2019
PMRJ recebe viatura manutenida
Terceira viatura blindada, recuperada pelo BCMS, é entregue para a Polícia Militar do Rio de Janeiro

Imagem


Rio de Janeiro (RJ) - No dia 25 de junho o Batalhão Central de Manutenção e Suprimento (BCMS), Organização Militar Diretamente Subordinada à Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), entregou para a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) a terceira viatura blindada manutenida.

O BCMS recebeu seis veículos da PMRJ e esta entrega marca a metade do lote recolhido para recuperação. Esse trabalho de manutenção faz parte do escopo da Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro e tem por objetivo a reestruturação e reaparelhamento dos Órgãos de Segurança Pública.

A solenidade contou com a presença do Comandante da Ba Ap Log Ex, General de Brigada Moacir Rangel Junior, do Comandante do BCMS, Tenente-coronel Mário Antônio Pinto Cavalcante, e de autoridades da PMRJ.

Imagem

Imagem

Fonte: Com Soc BCMS

https://defesabrasilnoticias.blogspot.c ... atura.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37980
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5741 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: Blindados Policiais

#755 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 30, 2019 11:31 pm

Pergunta leiga e meio estúpida.

Porque os caras da PMRJ compram um bldo que eles não sabem operar, e muito menos conseguem manter sua logística de apoio e manutenção?

Dinheiro público nesse país aceita qualquer coisa... :? :roll:

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1984
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 206 vezes

Re: Blindados Policiais

#756 Mensagem por gusmano » Seg Jul 01, 2019 12:51 pm



Não é ficção.

abs




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#757 Mensagem por Paulo Bastos » Sáb Nov 30, 2019 12:56 pm

Sherpa Light Police, o blindado tático da Policia Federal

Imagem

http://tecnodefesa.com.br/sherpa-light- ... a-federal/




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 358
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceu: 223 vezes
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#758 Mensagem por Vinícius Almeida » Sáb Nov 30, 2019 2:53 pm

Alguém tem informações sobre os blindados Carmor Wolf do COE/GATE da PMESP?
Nunca mais ouvi nada sobre.




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#759 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Dez 03, 2019 1:17 pm

Vinícius Almeida escreveu: Sáb Nov 30, 2019 2:53 pm Alguém tem informações sobre os blindados Carmor Wolf do COE/GATE da PMESP?
Nunca mais ouvi nada sobre.
Pelas informações que chegaram a mim, os carros foram devolvidos a Carmor, tiveram os principais problemas aparentemente sanados (não todos) e estão atualmente em uso pela PMESP.
Nessa nova série que estou lançando no site da T&D pretendo falar sobre eles.


Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 358
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceu: 223 vezes
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#760 Mensagem por Vinícius Almeida » Ter Dez 03, 2019 7:54 pm

Muito obrigado pelas informações!

Abraços.




Avatar do usuário
P H
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 209
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 6:24 pm
Localização: São Paulo
Agradeceu: 18 vezes
Agradeceram: 18 vezes

Re: Blindados Policiais

#761 Mensagem por P H » Dom Dez 22, 2019 12:34 pm

Paulo Bastos escreveu: Ter Dez 03, 2019 1:17 pm
Vinícius Almeida escreveu: Sáb Nov 30, 2019 2:53 pm Alguém tem informações sobre os blindados Carmor Wolf do COE/GATE da PMESP?
Nunca mais ouvi nada sobre.
Pelas informações que chegaram a mim, os carros foram devolvidos a Carmor, tiveram os principais problemas aparentemente sanados (não todos) e estão atualmente em uso pela PMESP.
Nessa nova série que estou lançando no site da T&D pretendo falar sobre eles.


Abraços,
Paulo Bastos

Boa Paulo! No aguardo!!!




Raphael
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Re: Blindados Policiais

#762 Mensagem por jambockrs » Dom Dez 22, 2019 5:38 pm

Meus prezados
Agrale reforça Forças de Segurança com Marruá blindado
Imagem
A Agrale apresentou ao mercado em 2019 o Marruá AM200 Cabine Dupla blindado, veículo direcionado ao uso, principalmente, das Forças Armadas e de Segurança Pública. O modelo oferece proteção balística Nível III ‘Plus’, o que caracteriza máxima proteção aos tripulantes durante ações e missões de segurança.
Os veículos blindados são cada vez mais utilizados pelas Forças Armadas e órgãos de Segurança Pública. Atendendo a essa demanda específica de mercado, o Marruá AM200 blindado apresenta ainda atributos operacionais diferenciados.
Portas mais largas e com ampla abertura, facilitando a movimentação de pessoal e equipamentos, amplo espaço interno, proporcionando conforto e a instalação de materiais como suporte de armas, são algumas dessas características. Com o Marruá AM200 blindado, a Agrale reforça sua capacidade de desenvolver versões específicas para diferentes aplicações.
Confira as características da blindagem do Marruá AM200:
- Aço balístico: proteção balística em aço utilizado na estrutura do veículo, eliminando pontos vulneráveis, com overlaps
- Vidros balísticos: compostos em policarbonato e filmes poliméricos, que protegem os ocupantes de possíveis estilhaços. Garante conforto e dirigibilidade segura, inclusive com perfeita visão noturna
- Proteção opaca: utilização de material leve de alta performance balística
- Sistema Run Flat: em caso de dano no pneu, o sistema de rodagem permanece em funcionamento
- Assoalho blindado: manta balística especialmente desenvolvida para proteção de estilhaços e granada
- Resistência a calibre do Nível III, como 7.62 de fuzis FAL, AR-15 ou AK-47
Fonte: Defesanet 20 dez 2019




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37980
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5741 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: Blindados Policiais

#763 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 22, 2020 11:31 am

É uma notícia de jan 2019, mas confesso que não tinha vista, e fiquei surpreso até. Não sei se houve alguma definição sobre o assunto.



O blindado Remdizel Typhoon K-53949 (leia-se KAMAZ), na versão multirole 4x4, é um moderno e potente veículo de geração recente pesando quatorze toneladas em ordem de marcha.

Produzido dentro do conceito MRAP (Mine Resistant – Ambush Protected), o Typhoon foi criado empregando um projeto onde a parte inferior da carroceria utiliza desenho em V, o que ajuda a defletir o sopro da explosão de petardos improvisados, protegendo a tripulação.

A blindagem no padrão Stanag 4569 nível três protege a tripulação nos mais exigentes ambientes operacionais, onde o uso indiscriminado de objetos explosivos improvisados tem se mostrado cada vez maior.

O carro está homologado para resistir a artefatos de até oito KG de explosivos potentes sendo detonados sobre a parte inferior ou sob as rodas.

Os bancos especiais são afixados a uma estrutura antichoque no teto, o que evita que a força cinética de uma explosão seja transferida para o corpo dos tripulantes.

A exportadora de armas estatal russa Rosoboronexport e a Remdiesel assinaram em 2017 um acordo para promover o veículo nos mercados de exportação nas regiões do Norte da África, Oriente Médio, Ásia Central e do Sul da Ásia, América Latina e Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

O Typhoon é um veiculo com características modulares e foi concebido para ser aerotransportado, contando inclusive com uma versão equipada com torre blindada armada com canhão de fogo rápido de 30 mm, e que está sendo testada pelo Exército Russo.

O Remdizel K-53949 é capaz de transportar uma carga útil de duas toneladas, sendo tracionado por um motor diesel Cummins 6ISBe 350 P-6 acoplado a um sistema de transmissão automática de seis velocidades.

Esse propulsor gera uma potência máxima de 350 cavalos. Em estrada, pode alcançar até 105 km por hora.

O blindado pode ser equipado com uma estação de arma remotamente controlada homologada para suportar até o calibre 14,5 mm, atendendo assim aos requisitos de forças armadas e unidades especiais em todo o mundo.

O veículo é usado principalmente para transporte seguro de tropas e cargas militares em zonas de conflito com alta periculosidade. Também pode ser configurado como veículo de comando, ambulância e veículo de apoio logístico.

Para as Forças Especiais, esse carro garante poder de choque para ações pontuais onde o emprego da força é decisivo, como no caso de intervenções antiterrorismo.

No Departamento de Polícia Federal brasileiro, o Typhoon seria destinado ao COT ou Comando de Operações Táticas.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 358
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceu: 223 vezes
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#764 Mensagem por Vinícius Almeida » Qui Ago 13, 2020 2:37 am

É, a situação da segurança no entorno dos presídios chegou num ponto tão delicado que o Exercito já está cedendo por definitivo os seus meios para as forças de segurança, o uso de blindados deixou de ser uma situação circunstancial...

Exército capacita agentes da Força Nacional e do Departamento Penitenciário Nacional na operação de blindados EE-11 Urutu.

https://tecnodefesa.com.br/eb-capacita- ... e11-urutu/

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceu: 209 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Re: Blindados Policiais

#765 Mensagem por Ckrauslo » Qui Ago 13, 2020 2:50 am

Vocês podem ligar os pontos aos poucos, e perceber que a situação no Brasil está cada vez mais próxima de uma guerra civil...
Se a criminalidade fosse esperta e fizesse um consórcio....Aí, eu acho que a porra ia ficar bem séria




Kept you waiting, huh?
Responder