Reorientação da política externa de Moon Jae-in
Robert E Kelly
Ele falou tao favoravelmente de Kim Jong-un que Moon foi criticado por atuar como ministro das Relacoes Exteriores da Coreia do Norte.
O presidente sul-coreano Moon Jae-in esta mudando a politica externa sul-coreana. Ele permitiu que o relacionamento de Seul com os Estados Unidos e o Japao se deteriorasse enquanto apostava fortemente que a Coreia do Norte abracaria seu esforco de desentendimento. Isso corre o risco de isolar a Coreia do Sul, e a reacao conservadora aqui em Seul contra as iniciativas de politica externa de Moon, dovish, foi violenta.
A coalizao esquerdista de Moon ha muito busca melhores relacoes com a Coreia do Norte. Ao contrario da direita sul-coreana, que adere a um anticomunismo tradicionalista duro em relacao ao norte, a esquerda aqui e mais nacionalista. Ele le a Coreia do Norte como um estado irmao coreano que se perdeu, radicalizado pela horrivel campanha de bombardeios americanos durante a guerra, sancoes dos EUA e da ONU, isolamento extremo e assim por diante.
O principal argumento do esforco de desentendimento de Moon - como o de seus predecessores liberais de 1998 a 2008 - e que a Coreia do Norte moderara seu comportamento ou ate se tornara um parceiro da Coreia do Sul, se o trouxermos do frio. Portanto, as abordagens tradicionais de sancoes e contencoes favorecidas pelos EUA, Japao e pela direita sul-coreana estao realmente piorando o problema. Uma inversao de marcha e necessaria, e Moon perseguiu isso vigorosamente. Nenhum presidente sul-coreano foi tao dovish e solicito da Coreia do Norte antes. A direita sul-coreana esta cheia de teorias da conspiracao de que Moon e um marxista pro-Pyongyang.
O outro lado dessa aproximacao com Pyongyang esta se distanciando dos americanos e, principalmente, dos japoneses. O contraste com a direita sul-coreana e novamente bastante acentuado: a direita aqui e bastante pro-americana e esta disposta a trabalhar com o Japao enquanto ainda debate questoes historicas espinhosas decorrentes do imperialismo japones no seculo passado. A esquerda, porem, essas sao questoes centrais. O relacionamento americano e muito debatido, ja que os EUA sao frequentemente acusados ??de apoiar ditadores repressivos na Coreia do Sul pre-democratica. E ha suspeitas de que a presenca militar dos EUA aqui manipula a politica externa da Coreia do Sul, uma critica neocolonial que se ve com frequencia nos filmes sul-coreanos.
Em relacao ao Japao, a esquerda aqui e francamente ideologica. Em vez de cooperar de ma vontade com as preocupacoes norte-coreanas compartilhadas, a coalizao de Moon quer um confronto com o Japao por questoes historicas. Idealmente, a distensao com a Coreia do Norte tambem melhoraria a posicao do Sul. As duas Coreias que cooperassem pressionariam Toquio com mais eficacia durante a guerra, e a Coreia do Sul nao precisaria de assistencia japonesa na coleta de informacoes ou qualquer outra coisa se a paz intra-coreana estivesse a mao.
Moon falou tao favoravelmente de Kim Jong-un, lider supremo da Coreia do Norte, que ele foi criticado por rastejar e atuar como ministro das Relacoes Exteriores da Coreia do Norte.
Durante a maior parte da historia da Coreia do Sul, a esquerda nao conseguiu atingir esses objetivos. Primeiro, a ditadura ate 1987 obviamente restringiu essas preferencias. Desde entao, a popularidade da alianca dos EUA, combinada com a hostilidade dos EUA a esse programa de politica externa, restringiu Seul. Moon e o primeiro presidente sul-coreano a realmente impulsionar essa reorientacao. Ele e o terceiro presidente liberal da Coreia do Sul, mas seus dois antecessores de 1998 a 2008 nunca foram tao longe quanto Moon.
Como um experimento, foi fascinante assistir. Moon pressionou por um avanco norte-coreano muito mais dificil do que qualquer presidente sul-coreano anterior. Ele conheceu o lider norte-coreano mais do que todos os outros presidentes sul-coreanos juntos. Ele falou tao favoravelmente de Kim Jong-il, lider supremo da Coreia do Norte, que Moon foi criticado por rastejar e atuar como ministro das Relacoes Exteriores da Coreia do Norte.
Moon tambem apostou nesse esforco distintivo para tracar uma linha muito mais dura no Japao do que seus antecessores. Ele retirou unilateralmente a Coreia do Sul de um pacto assinado com o Japao para resolver a questao das “mulheres de conforto”, alienando profundamente Toquio e Washington e provocando debates sobre a credibilidade sul-coreana. Quando o Japao revidou com as restricoes comerciais, Moon dobrou a ideologia na linguagem, o que chocou quase todo mundo fora do ambiente de esquerda na Coreia do Sul.
Moon retirou a Coreia do Sul de um pacto de compartilhamento de informacoes com o Japao - o Acordo Geral de Seguranca das Informacoes Militares (GSOMIA). A GSOMIA permite que a Coreia do Sul e o Japao compartilhem informacoes diretamente sobre a Coreia do Norte, em vez de negociar com os EUA como terceiros. Os EUA ha muito desejam que a Coreia do Sul faca isso, e o Japao tambem considera o pacto valioso. Curiosamente, o proprio governo de Moon admitiu esse valor usando o compartilhamento da GSOMIA varias vezes nos meses apos a declaracao da intencao da Coreia do Sul de partir.
Ao mesmo tempo, Moon resistiu abertamente a demanda do presidente dos Estados Unidos DonaldTrump por uma contribuicao sul-coreana muito mais alta a defesa conjunta por meio do "Acordo de Medidas Especiais" (SMA), que governa o compartilhamento de carga entre a ROK e os EUA. A demanda de Trump e realmente exorbitante, mas um presidente conservador da Coreia do Sul provavelmente teria lidado com isso de forma mais silenciosa e concordado em aumentar. Nao esta claro no momento se o governo da Lua fara o mesmo.
Em suma, Moon promoveu uma mini-revolucao na politica externa da ROK. Ele buscou agressivamente um avanco com o Norte, resistindo as teorias da conspiracao e acusacoes de apaziguamento. Com base nisso, Moon adotou uma linha dura tanto no Japao quanto na GSOMIA quanto nos EUA na SMA nos ultimos meses.
Esta e uma mistura bastante inebriante e arriscada. Ele se apoia fortemente em uma inovacao inter-coreana para compensar relacoes mais duras com aliados tradicionais que compartilham os valores da Coreia do Sul - democracia, pluralismo, liberalismo, mercados. Contar com a Coreia do Norte para qualquer coisa e, e claro, uma aposta, e a Coreia do Norte, de fato, nao tem sido confiavel ao longo da recente detencao. Isso, por sua vez, elevou os custos de uma linha dura na GSOMIA e na SMA, especialmente ao mesmo tempo.
E provavelmente por isso que Moon recuou no GSOMIA no final. No ultimo minuto, a Coreia do Sul nao se retirou da GSOMIA. Moon provavelmente percebeu que ele estava exagerando: ele estava se envolvendo simultaneamente com os americanos e os japoneses - que tambem estavam ativando profunda resistencia domestica conservadora - enquanto esperava um acordo inovador do Norte que ainda nao havia chegado.
No final, algo tinha que dar, e piscar na GSOMIA provavelmente era considerado uma concessao toleravel aos americanos para melhorar a posicao da Coreia do Sul na luta mais importante da SMA.
Moon piscando sobre a GSOMIA ilustra o duro vinculo da reorientacao esquerdista da politica externa esbocada aqui. Ele pressupoe que a Coreia do Norte possa ser transformada em um parceiro confiavel e de boa fe; sem isso, Seul e jogada de volta, mais uma vez, nos EUA e no Japao. E ai esta de novo hoje.
http://www.lowyinterpreter.org/the-inte ... rientation
CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
Moderador: Conselho de Moderação
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6738
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 119 vezes
- Agradeceram: 363 vezes
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6738
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 119 vezes
- Agradeceram: 363 vezes
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
O ataque de coronavírus da Coréia do Sul é uma benção para a Moon antes das pesquisas
Hyonhee Shin
1 de abril de 2020
23:15 EDT
SEUL - A feroz batalha da Coréia do Sul contra o coronavírus transformou a pandemia em um benefício improvável para o presidente Moon Jae-in e seu partido no momento em que a temporada da campanha começa na quinta-feira, antes das eleições parlamentares de 15 de abril.
Quando a Coréia do Sul foi atingida pelo primeiro grande surto fora da China em fevereiro, os índices de aprovação de Moon e de seu Partido Democrático da Coréia já eram atingidos por uma economia estagnada e mais de um ano de escândalos políticos domésticos.
A resposta estrita do governo à epidemia, que foi elogiada pela Organização Mundial da Saúde e por outras nações, parece ter revertido essa tendência de baixa: os índices de aprovação de Moon atingiram uma alta de 16 meses na semana passada, uma pesquisa realizada pelos pesquisadores Realmeter mostrou enquanto a popularidade do seu partido era baixa. 15% maior que a oposição conservadora principal United Future Party.
"Em tempos de desastre ou crise nacional, o campo dominante geralmente fica na defensiva. Mas a recente desaceleração do surto parece ter virado a maré a seu favor", disse Yang Seung-ham, professor de ciência política na Universidade Yonsei em Seul.
Até agora, a Coréia registrou um total de 9.976 casos de coronavírus e 169 mortes.
Além de um orçamento extra de 11,7 trilhões de won (US $ 9,45 bilhões) e um pacote de subsídios de 9,1 trilhões de won (US $ 7,35 bilhões) para as famílias, o governo estabeleceu restrições rígidas para combater o surto, e esse progresso no combate à propagação incentivou as autoridades para prosseguir com a eleição, mesmo que a campanha seja diferente dos anos anteriores.
"Ficamos aterrorizados várias semanas atrás, mas, graças ao manuseio pelo governo do coronavírus, acreditamos que teremos um desempenho muito melhor do que pensávamos anteriormente", disse à Reuters uma importante autoridade do partido no poder, solicitando permanecer sem nome devido à sensibilidade do importa.
Os resultados das eleições parlamentares podem moldar a capacidade de Moon de implementar sua agenda nos últimos dois anos de seu governo, incluindo uma política fiscal mais frouxa, com o objetivo de criar empregos e aumentar o salário mínimo, além de um novo compromisso com a Coréia do Norte.
Atualmente, o Partido Democrata de Moon tem 120 assentos na Assembléia Nacional, com uma única câmara e 300 membros, e busca garantir uma maioria absoluta nas eleições.
A principal oposição, o conservador United Future Party, que prometeu reduzir a dívida e abandonar o compromisso com a Coréia do Norte, tem 92 assentos e também busca a maioria.
Mesmo com o aumento do coronavírus, especialistas dizem que a vitória para o campo dominante está longe de ser garantida, pois o crescimento econômico continua sendo uma preocupação.
"Muitos cidadãos são cautelosos com a política populista que o governo vem adotando em prol da resposta ao surto e de suas possíveis conseqüências econômicas", disse Kwon Huck-ju, professor de administração pública da Universidade Nacional de Seul.
https://nationalpost.com/pmn/health-pmn ... d_articles
Hyonhee Shin
1 de abril de 2020
23:15 EDT
SEUL - A feroz batalha da Coréia do Sul contra o coronavírus transformou a pandemia em um benefício improvável para o presidente Moon Jae-in e seu partido no momento em que a temporada da campanha começa na quinta-feira, antes das eleições parlamentares de 15 de abril.
Quando a Coréia do Sul foi atingida pelo primeiro grande surto fora da China em fevereiro, os índices de aprovação de Moon e de seu Partido Democrático da Coréia já eram atingidos por uma economia estagnada e mais de um ano de escândalos políticos domésticos.
A resposta estrita do governo à epidemia, que foi elogiada pela Organização Mundial da Saúde e por outras nações, parece ter revertido essa tendência de baixa: os índices de aprovação de Moon atingiram uma alta de 16 meses na semana passada, uma pesquisa realizada pelos pesquisadores Realmeter mostrou enquanto a popularidade do seu partido era baixa. 15% maior que a oposição conservadora principal United Future Party.
"Em tempos de desastre ou crise nacional, o campo dominante geralmente fica na defensiva. Mas a recente desaceleração do surto parece ter virado a maré a seu favor", disse Yang Seung-ham, professor de ciência política na Universidade Yonsei em Seul.
Até agora, a Coréia registrou um total de 9.976 casos de coronavírus e 169 mortes.
Além de um orçamento extra de 11,7 trilhões de won (US $ 9,45 bilhões) e um pacote de subsídios de 9,1 trilhões de won (US $ 7,35 bilhões) para as famílias, o governo estabeleceu restrições rígidas para combater o surto, e esse progresso no combate à propagação incentivou as autoridades para prosseguir com a eleição, mesmo que a campanha seja diferente dos anos anteriores.
"Ficamos aterrorizados várias semanas atrás, mas, graças ao manuseio pelo governo do coronavírus, acreditamos que teremos um desempenho muito melhor do que pensávamos anteriormente", disse à Reuters uma importante autoridade do partido no poder, solicitando permanecer sem nome devido à sensibilidade do importa.
Os resultados das eleições parlamentares podem moldar a capacidade de Moon de implementar sua agenda nos últimos dois anos de seu governo, incluindo uma política fiscal mais frouxa, com o objetivo de criar empregos e aumentar o salário mínimo, além de um novo compromisso com a Coréia do Norte.
Atualmente, o Partido Democrata de Moon tem 120 assentos na Assembléia Nacional, com uma única câmara e 300 membros, e busca garantir uma maioria absoluta nas eleições.
A principal oposição, o conservador United Future Party, que prometeu reduzir a dívida e abandonar o compromisso com a Coréia do Norte, tem 92 assentos e também busca a maioria.
Mesmo com o aumento do coronavírus, especialistas dizem que a vitória para o campo dominante está longe de ser garantida, pois o crescimento econômico continua sendo uma preocupação.
"Muitos cidadãos são cautelosos com a política populista que o governo vem adotando em prol da resposta ao surto e de suas possíveis conseqüências econômicas", disse Kwon Huck-ju, professor de administração pública da Universidade Nacional de Seul.
https://nationalpost.com/pmn/health-pmn ... d_articles
- Marcelo Ponciano
- Sênior
- Mensagens: 1264
- Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
- Localização: Brasília-DF
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
2020 segue com seus planos de ser o ano mais louco do século.US source: North Korean leader in grave danger after surgery
Jim Sciutto-Profile-ImageCNN Digital Expansion Shoot, Joshua Berlinger
By Jim Sciutto and Joshua Berlinger, CNN
Updated 0246 GMT (1046 HKT) April 21, 2020
(CNN)The US is monitoring intelligence that North Korea's leader, Kim Jong Un, is in grave danger after a surgery, according to a US official with direct knowledge.
Kim recently missed the celebration of his grandfather's birthday on April 15, which raised speculation about his well-being. He had been seen four days before that at a government meeting.
....
https://edition.cnn.com/2020/04/20/poli ... index.html
Já não me surpreenderia se também caísse um meteoro e os Aliens se apresentassem para a humanidade.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62150
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6480 vezes
- Agradeceram: 6844 vezes
- Contato:
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
Marcelo Ponciano escreveu: Ter Abr 21, 2020 12:10 am
2020 segue com seus planos de ser o ano mais louco do século.
Já não me surpreenderia se também caísse um meteoro e os Aliens se apresentassem para a humanidade.
Já eu li treco quase tão DOIDO: que no fim da segunda década do século XX também teve uma pandemia que seguiu matando por anos. Até aí tudo bem, sabemos que é verdade.
A treta é que apareceram agora charlas de que em fins da segunda década do século XIX idem:
WTF???
A treta é que apareceram agora charlas de que em fins da segunda década do século XIX idem:
WTF???
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62150
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6480 vezes
- Agradeceram: 6844 vezes
- Contato:
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
NBC anuncia a morte de Kim Jong-Un, após procedimento cardiovascular. Mais cedo, emissoras americanas divulgaram que estado de saúde do norte-coreano era grave. Informações ainda não foram confirmadas por autoridades coreanas.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Marcelo Ponciano
- Sênior
- Mensagens: 1264
- Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
- Localização: Brasília-DF
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
Túlio escreveu: Ter Abr 21, 2020 1:03 amMarcelo Ponciano escreveu: Ter Abr 21, 2020 12:10 am
2020 segue com seus planos de ser o ano mais louco do século.
Já não me surpreenderia se também caísse um meteoro e os Aliens se apresentassem para a humanidade.Já eu li treco quase tão DOIDO: que no fim da segunda década do século XX também teve uma pandemia que seguiu matando por anos. Até aí tudo bem, sabemos que é verdade.
A treta é que apareceram agora charlas de que em fins da segunda década do século XIX idem:
WTF???![]()
![]()
![]()
![]()
![Imagem](https://www.magicwebdesign.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/07/blog-meme-alienigenas-do-passado-magic.jpg)
Era hora de resolver o impasse antes que outro da dinastia assuma o trono ou algum general transloucado resolva iniciar uma nova dinastia. Mas acho que o mundo já está virado demais, ninguém vai ter saco para isso.Túlio escreveu: Ter Abr 21, 2020 1:35 amNBC anuncia a morte de Kim Jong-Un, após procedimento cardiovascular. Mais cedo, emissoras americanas divulgaram que estado de saúde do norte-coreano era grave. Informações ainda não foram confirmadas por autoridades coreanas.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6738
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 119 vezes
- Agradeceram: 363 vezes
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
"Recebemos informações de oficiais de alto escalão do país que Kim Jung-un, Secretário de Estado da Coréia do Norte, está em uma condição irrecuperável. Eu fiz ". "Também ouvimos dizer que, nesta manhã, os principais executivos da Coréia do Norte concluíram que" isso deve ser considerado uma morte ""
https://translate.google.co.jp/translat ... e%2F265227
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38909
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5968 vezes
- Agradeceram: 3359 vezes
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
Se o pequeno grande líder estiver realmente morto, a China vai agir antes que qualquer um o faça na Coréia do Norte.
E penso ser improvável que uma mulher seja a escolhida, ainda mais com todo esse imbróglio na família. É mais fácil colocarem um general mais chegado a eles para servir de títtere e manter o status quo.
Infelizmente aquele país vai continuar a ser um mero entreposto chinês.
Com ou sem a oligarquia ditatorial familiar dos Kim.
abs
E penso ser improvável que uma mulher seja a escolhida, ainda mais com todo esse imbróglio na família. É mais fácil colocarem um general mais chegado a eles para servir de títtere e manter o status quo.
Infelizmente aquele país vai continuar a ser um mero entreposto chinês.
Com ou sem a oligarquia ditatorial familiar dos Kim.
abs
Carpe Diem
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55610
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2855 vezes
- Agradeceram: 2511 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62150
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6480 vezes
- Agradeceram: 6844 vezes
- Contato:
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
Eu não acredito nessa charla aí que o nosso querido Zé Pancinha bateu as botas, isso é mentirosa propaganda comunista, como sempre; aposto que na verdade ele apenas foi fazer uma visitinha àquela famosa ilha onde moram o Elvis, o Michael Jackson e que há poucos anos recebeu festivamente outra celebridade, o Chávez -
TINHA que ser o Chávez
- entre seus moradores. A droga é que dizem que é tão bom lá que ninguém quer mais ir embora depois, sodas...
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
![Evil or Very Mad :evil:](./images/smilies/icon_evil.gif)
![Evil or Very Mad :evil:](./images/smilies/icon_evil.gif)
![Evil or Very Mad :evil:](./images/smilies/icon_evil.gif)
![Evil or Very Mad :evil:](./images/smilies/icon_evil.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- tgcastilho
- Sênior
- Mensagens: 932
- Registrado em: Qua Jun 18, 2008 10:59 am
- Localização: No meu cantinho a beira mar plantado
- Agradeceu: 194 vezes
- Agradeceram: 249 vezes
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
Mas consta que volta e meia comunicam para o mundo exterior via passarinhos...Túlio escreveu: Dom Abr 26, 2020 10:08 amEu não acredito nessa charla aí que o nosso querido Zé Pancinha bateu as botas, isso é mentirosa propaganda comunista, como sempre; aposto que na verdade ele apenas foi fazer uma visitinha àquela famosa ilha onde moram o Elvis, o Michael Jackson e que há poucos anos recebeu festivamente outra celebridade, o Chávez -TINHA que ser o Chávez
- entre seus moradores. A droga é que dizem que é tão bom lá que ninguém quer mais ir embora depois, sodas...
![]()
![]()
![]()
![]()
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
"Socialist governments traditionally do make a financial mess. They [socialists] always run out of other people's money. It's quite a characteristic of them."
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62150
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6480 vezes
- Agradeceram: 6844 vezes
- Contato:
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
tgcastilho escreveu: Dom Abr 26, 2020 11:00 am
Mas consta que volta e meia comunicam para o mundo exterior via passarinhos...![]()
Isso é lorota do Girafales, logo, mais mentirosa propaganda comunista, só a massa de manobra deles acredita. Todo mundo sabe que a comunicação existe (ou pensaríamos que eles morreram mesmo) mas é telepática, graças ao aliens que gerenciam tudo por lá.
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- tgcastilho
- Sênior
- Mensagens: 932
- Registrado em: Qua Jun 18, 2008 10:59 am
- Localização: No meu cantinho a beira mar plantado
- Agradeceu: 194 vezes
- Agradeceram: 249 vezes
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
Túlio escreveu: Dom Abr 26, 2020 11:17 amtgcastilho escreveu: Dom Abr 26, 2020 11:00 am
Mas consta que volta e meia comunicam para o mundo exterior via passarinhos...
Isso é lorota do Girafales, logo, mais mentirosa propaganda comunista, só a massa de manobra deles acredita. Todo mundo sabe que a comunicação existe (ou pensaríamos que eles morreram mesmo) mas é telepática, graças ao aliens que gerenciam tudo por lá.![]()
![]()
![]()
![]()
Grande Herege! Mais uma vez a fazer troçar de um grande educador do Povo! Olha que não sei se há perdão para os faxixtx deste mundo!
Entretanto, a mana do gordinho nuclear transmite a serenidade, e compaixão, de quem mata meio milhão sem grande comichão, mas eu safava
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
"Socialist governments traditionally do make a financial mess. They [socialists] always run out of other people's money. It's quite a characteristic of them."
- avc1
- Sênior
- Mensagens: 703
- Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
- Agradeceu: 92 vezes
- Agradeceram: 127 vezes
Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL
tgcastilho escreveu: Dom Abr 26, 2020 11:00 amMas consta que volta e meia comunicam para o mundo exterior via passarinhos...Túlio escreveu: Dom Abr 26, 2020 10:08 amEu não acredito nessa charla aí que o nosso querido Zé Pancinha bateu as botas, isso é mentirosa propaganda comunista, como sempre; aposto que na verdade ele apenas foi fazer uma visitinha àquela famosa ilha onde moram o Elvis, o Michael Jackson e que há poucos anos recebeu festivamente outra celebridade, o Chávez -TINHA que ser o Chávez
- entre seus moradores. A droga é que dizem que é tão bom lá que ninguém quer mais ir embora depois, sodas...
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55610
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2855 vezes
- Agradeceram: 2511 vezes