MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

#8086 Mensagem por Sterrius » Qua Abr 15, 2020 8:55 pm

Bourne escreveu: Qua Abr 15, 2020 3:49 pm O único país que está "investindo" no exterior é a china. O entre aspas é por estar buscando empresas, infraestruturas e outros ativos baratos devido a crise. Além disso, o mundo está em retração do investimento direto estrangeiro e de fluxo de capitais especulativos. O medo estava presente desde idos de 2015/2016 e agora piorou. Isto é, investidores preferem fazer caixa e aceitar taxa de juros negativos nos países desenvolvidos para não se arriscar nos emergentes e em investimento.

-------------------
Voltemos a renda mínima universal do Milton Friedman.

A ideia básica da renda mínima é dar segurança para individuo ter liberdade para realizar escolhas. Seja quais forem e não é da conta do estado desde que não ocorra ruptura da legislação e direito de outros.

Outra forma de ver a renda mínima é educação universal, sistema de saúde e aposentadoria para idosos e incapazes. A educação para cada individuo poder realizar escolhas, ser competitivo e produtivo na sociedade com reflexos agregados na renda e crescimento.

A saúde passou a ser considerado importante para ser a rede de seguridade para bem-estar do individuo, evitar grandes flutuações de renda e efeitos negativos sobre a sociedade. Por exemplo, evitar que uma família vá falência porque um membro teve câncer em que no futuro vira ônus para o estado, potencial risco coletivo e com efeitos negativos na economia. Por isso, na última uma ou duas década se discute o sistema de saúde universalizado. Em parte, impulsionado pelos problemas de saúde norte-americano (e países que imitaram o não sistema como Chile) que não tem sistema e leva família a falência e cria medo de ir ao médico.

O sistema de previdência e seguridade como forma de compensar quem contribuiu para a sociedade ao longo da vida. Ao mesmo tempo, retirar os idosos do mercado de trabalho em que os de menor renda tendem a tirar vagas dos mais jovens. No Brasil, o Armínio Fraga fala abertamente que todo mundo deveria ter direito a um salário mínimo de aposentadoria após os 65 anos. Enquanto joga o peso da reforma sobre quem ganha mais tais como aberrações que existiam de aposentadorias fora da realidade de tão altas.

A ideia da universalização da educação e saúde no Brasil é coisa do fim século XIX. Não tem nada de novo ou fantástico na implementação MEC e SUS após a constituição de 1988. A Constituição de 1988 representou um novo aprofundamento e garantiu mais recursos e obrigações de gastos. E agora a nova onda é buscar eficiência na medida em que o espaço para aumentar gasto se esgotou. O sistema de previdência e seguridade social é uma ideia antiga que foi ampliada com urbanização aprofundada pela Constituição de 1988 e que passa pela nova onda de reduzir distorções.

O Brasil não começou em 1994, nem 2003, nem 2016 ou 2019. Educação básica gratuita existia em São paulo desde idos de 1800 com pedidos das comunidades por escolas e professores. A saúde existia e existem a figura das santas casas. Na década de 1970, o Geisel aprovou a aposentadoria rural para ajudar os velhinhos necessitados da zona rural.
Eu gosto do conceito de renda minima.
Com MUITA reforma até vejo a viabilidade limitada no Brasil de maneira até a poupar gastos públicos.

Mas não consigo ve-las sendo implementada no Brasil sem altíssima aceitação e implementação pelos EUA + Europa.
E ainda assim levaremos décadas pq culturalmente o país tem um conceito de produtividade atrasado e focado em "trabalhar +horas" com 0 foco na qualidade dessas horas.

Cultura do fazer o minimo pra não ser demitido.
O que não é mto diferente da cultura soviética de apenas cumprir a cota do mês.

E não culpo o trabalhador. Ele não ganha nada sendo +produtivo, sendo pró-ativo, etc. Apenas +trabalho e se brincar é demitido por ser "esperto d+ pro serviço".

Devido a mecanização massiva futura que é bem diferente da do século passado eu vejo um futuro bem negro pro Brasil nessa área. Que deverá cedo ou tarde se mecanizar e fazer crescimentos ok de PIB sem precisar gerar +empregos.
Fico imaginando a reação da multidão de desempregados quando o país bater 2-3% de crescimento e os empregos continuarem praticamente congelados juntamente com os salários. Eles sem nenhuma ajuda de custo e sem os aposentados que já terão morrido a maioria. (E são os que sustentam a maioria hoje, mesmo que com salário minimo).
coisa boa não vai rolar.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#8087 Mensagem por Penguin » Ter Abr 21, 2020 2:48 pm

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
ramme
Júnior
Júnior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 37 vezes

#8088 Mensagem por ramme » Qui Abr 23, 2020 10:06 am

https://oglobo.globo.com/economia/plano ... OA7NjgyyAI

Vem aí o PAC 3, estrelando Jair Bolsonaro como Dilma Rousseff e Braga Netto como Mantega.

Resta saber quem vai ser o Joesley e o Marcelo Odebrecht.

Com esse absurdo, não duvido o Guedes pular do barco.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

#8089 Mensagem por Túlio » Qui Abr 23, 2020 10:45 am

ramme escreveu: Qui Abr 23, 2020 10:06 am
(Recortei o link porque não assino o grobo nem de graça, assim, não sei o que está escrito)

Vem aí o PAC 3, estrelando Jair Bolsonaro como Dilma Rousseff e Braga Netto como Mantega.

Respeito mas discordo, até a comparação dos protagonistas não tem como ser mais inverossímil: os anteriores caíram e se enrolaram por causa da roubalheira institucionalizada, que tentaram manter mesmo com os cofres raspados; os atuais estão sob essa pressão toda por quererem acabar com isso, e estamos no Brasil, isso não se faz, é que nem o cachorro que tomou banho com aquele xampuzão, agora sente saudade das pulgas.

UM ANO INTEIRO sem um só escândalo de corrupção no GF, onde já se viu? E SE CHEGA A DOIS? O que não vai faltar é gente comum que nem eu, com essa mania DOIDA de decidir eleição com sua própria cabeça, não com base em pe$qui$a$, achando que X FAXIXMX MIXÓGINX MAXIXTX GENOXIDX é melhor do que o que tinha antes, ISSO NÃO, NEM A PAU!

Vamos tocar o horror e quebrar o País antes, dae derrubamos X FAXIXTX e sua cambada de Generais e depois aparecemos como os salvadores da pátria. O que pode dar errado?

Imagem

É triste mas estão nos levando direto pra isso de novo, é o que costuma suceder com os que não aprendem nada com a História e repetem AS PILANTRAGENS de sempre; incrível como gente cheia de diploma não conhece uma verdade elementar: quem derrubou a Monarquia conservou zelosamente (e conserva até hoje) o seu Poder Moderador... :roll: :roll: :roll: :roll:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
ramme
Júnior
Júnior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 37 vezes

#8090 Mensagem por ramme » Qui Abr 23, 2020 11:26 am

Túlio escreveu: Qui Abr 23, 2020 10:45 am
ramme escreveu: Qui Abr 23, 2020 10:06 am
(Recortei o link porque não assino o grobo nem de graça, assim, não sei o que está escrito)

Respeito mas discordo, até a comparação dos protagonistas não tem como ser mais inverossímil: os anteriores caíram e se enrolaram por causa da roubalheira institucionalizada, que tentaram manter mesmo com os cofres raspados; os atuais estão sob essa pressão toda por quererem acabar com isso, e estamos no Brasil, isso não se faz, é que nem o cachorro que tomou banho com aquele xampuzão, agora sente saudade das pulgas.

UM ANO INTEIRO sem um só escândalo de corrupção no GF, onde já se viu? E SE CHEGA A DOIS? O que não vai faltar é gente comum que nem eu, com essa mania DOIDA de decidir eleição com sua própria cabeça, não com base em pe$qui$a$, achando que X FAXIXMX MIXÓGINX MAXIXTX GENOXIDX é melhor do que o que tinha antes, ISSO NÃO, NEM A PAU!

Vamos tocar o horror e quebrar o País antes, dae derrubamos X FAXIXTX e sua cambada de Generais e depois aparecemos como os salvadores da pátria. O que pode dar errado?

Imagem

É triste mas estão nos levando direto pra isso de novo, é o que costuma suceder com os que não aprendem nada com a História e repetem AS PILANTRAGENS de sempre; incrível como gente cheia de diploma não conhece uma verdade elementar: quem derrubou a Monarquia conservou zelosamente (e conserva até hoje) o seu Poder Moderador... :roll: :roll: :roll: :roll:
Túlio, meu amigo, não confunda funda com bunda. Não estou falando de corrupção. Não estou falando de roubalheira, não estou falando de nada disso.

Estou falando de economia (me atendo ao tópico, inclusive).

Em síntese, o plano anunciado ontem pelo governo, é um PAC repaginado. Vai de encontro a tudo o que o Bolsonaro defendeu em campanha (o que me fez simpatizar com ele, lá no início, inclusive), e o que o Ministério da Economia defende.

Essa é - de longe - a maior incoerência do governo até o momento. Não gera espanto a pasta ter ficado a margem no anúncio, aliás. Ontem o Salim Mattar já demonstrou insatisfação, inclusive.

Citei Joesley e Marcelo Odebrecht para simbolizar quem seriam os CEO das "campeãs nacionais", política desastrosa adotada no governo PT.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#8091 Mensagem por Túlio » Qui Abr 23, 2020 12:05 pm

ramme escreveu: Qui Abr 23, 2020 11:26 am
Túlio, meu amigo, não confunda funda com bunda. Não estou falando de corrupção. Não estou falando de roubalheira, não estou falando de nada disso.
Cupincha, essa valeu o meu dia, pois lembrou do meu saudoso Pai, que vivia me dizendo isso a cada vez que eu falava josta. :mrgreen:
ramme escreveu: Qui Abr 23, 2020 11:26 am Estou falando de economia (me atendo ao tópico, inclusive).
Pois é, me empolguei e não olhei só para a árvore, olhei também PARA A RAIZ!

ramme escreveu: Qui Abr 23, 2020 11:26 am Em síntese, o plano anunciado ontem pelo governo, é um PAC repaginado. Vai de encontro a tudo o que o Bolsonaro defendeu em campanha (o que me fez simpatizar com ele, lá no início, inclusive), e o que o Ministério da Economia defende.

Essa é - de longe - a maior incoerência do governo até o momento. Não gera espanto a pasta ter ficado a margem no anúncio, aliás. Ontem o Salim Mattar já demonstrou insatisfação, inclusive.

Citei Joesley e Marcelo Odebrecht para simbolizar quem seriam os CEO das "campeãs nacionais", política desastrosa adotada no governo PT.
OK, eu mesmo tinha dito que não ia ficar falando bem nem mal do atual governo antes que completasse pelo menos um ano e eu começasse a formar uma opinião. Posso já dizer que há coisas que me desgostam, como esse "bom mocismo" que começa a impregnar a cúpula governamental, com Presidente e tudo: NÃO FOI nisso que eu votei, foi na beligerância para com aqueles com os quais não tem charla, não entendem nada porque não querem entender, ou volta a corrupção desenfreada ou segue o baile.

E temo que este caminho esteja começando a ser trilhado. Como falei antes, DOIS ANOS SEGUIDOS sem pelo menos UM grande escândalo de corrupção NEM A PAU! E dessa vez não vai ter Moro (neutralizado num ministério inócuo) nem PF (faz tempo que não vejo ninguém de colarinho branco indo em cana, e os poucos que foram já estão na rua) que resolva nada. Daí a foto que postei, as alternativas são cada vez mais nítidas: ou voltam os de sempre e tudo volta "ao normal" (que é o ANORMAL) ou o Poder Moderador faz o de sempre: Intervenção Militar, dae falam em 90 dias para nova eleição (sem a presença do Presidente deposto), depois os 90 dias viram décadas.

Só que o contexto agora é outro: além do COMUNAVÍRUS, que eles estão acostumados a derrotar, tem a parcela falante da população (classes média e média-alta) na maior histeria por causa do CORONGA. E Economia não deslancha sem ter quem produza, e não tem quem produza se não tem quem compre. Apenas emitir dívida e mais dívida para POPULICES vai servir para que pessoas da tua geração finalmente possam conhecer "em pessoa" o que a minha conheceu: HIPERINFLAÇÃO e, não bastando, ESTAGFLAÇÃO! Eu vi as duas bem de perto e não gostei nem um pouquinho mas, como não existia mi-mi-millenial naquele tempo (logo, não havia como ser um), o lance era fazer o que os Generais mandavam (ou, mais especificamente, o seu preposto, Bob Fields, e depois Delfim Netto): "vamos ter que apertar o cinto mais um pouco". E era isso (que aliás já venho fazendo há anos), gastar só o essencial e poupar o que for possível, porque se hoje tá sodas, amanhã por certo (nem dúvida há) vai ser pior.

Para teres uma ideia do que estou falando, meus gastos totais no mês (este) finalmente ficaram abaixo da metade do que ganho. Tudo o que sobrar vai pra Poupança.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#8092 Mensagem por Túlio » Qui Abr 23, 2020 7:53 pm

Hoje no começo da tarde, logo depois de postar aqui, foi FEIO!!!

Fui ao centro de Osório e vi duas coisas que nunca tinha visto e nunca pensei que veria:

:arrow: Um monte de gente mascarada. Quase tudo com metade da minha idade ou menos, ou seja, a PANDEMIA DO PÂNICO chegou aqui (mas sigo sem usar :evil: )!

:arrow: O pior, no entanto, de cortar o coração (e nem sabia que tinha um), foi ver gente que eu conheço (véio aposentado) pedindo esmola na rua pra ter o que comer e comprar remédio, porque não podem mais complementar a sua renda com pequenos serviços, ninguém contrata mais para nada, de medo de pegar CORONGA. E são gente de paz, jamais fariam o que EU faria para evitar esse vexame.

PARABÉNS, MATARAM O BRASIL!!!

Porque novinho nenhum se dá conta plenamente de que um dia será véio; falo por experiência própria, eu era assim, apenas fiz algumas escolhas mais certas do que outros, aceitei o ÔNUS em prol do BÔNUS (e não me arrependo). Mas NUNCA faria uma maldade dessas, desde pequeno sei que isso volta e morde a gente bem na bunda!

BOA SORTE COM AS CONSEQUÊNCIAS DO QUE FIZERAM!!!

Eu estou em paz*, armado e bem treinado: quantos mais ae?

* - Não estejam por perto quando eu resolver ir PRA GUERRA! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

xatoux
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 4 vezes

#8093 Mensagem por xatoux » Sex Abr 24, 2020 3:11 pm

O pior nem é isso,é descobrir que Sergio Moro é COMUNISTA!!!!!

.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#8094 Mensagem por Túlio » Sex Abr 24, 2020 3:27 pm

xatoux escreveu: Sex Abr 24, 2020 3:11 pm O pior nem é isso,é descobrir que Sergio Moro é COMUNISTA!!!!!
Caí duro com essa mas fui checar e, como toda boa piada, tem fundo de verdade: A BOVESPA CAIU MESMO QUASE 10% POR CAUSA DISSO!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Mercado é sodas, a irracionalidade dos que mexem com o dinheiro da gente sempre me deixa espantado.

Sterrius
Sênior
Sênior

#8095 Mensagem por Sterrius » Sex Abr 24, 2020 5:26 pm

irracionalidade nada. Quem é que vai investir num país que vai ter outro impeachment?

Pq a chance disso terminar num impeachment ta extremamente razoável.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#8096 Mensagem por Túlio » Sex Abr 24, 2020 5:59 pm

Sterrius escreveu: Sex Abr 24, 2020 5:26 pm irracionalidade nada. Quem é que vai investir num país que vai ter outro impeachment?

Pq a chance disso terminar num impeachment ta extremamente razoável.
Eu chutaria bem mais alto, tipo nem é mais questão de SE mas de QUANDO.

Pessoalmente, mal posso esperar para ver os mesmos de sempre e seus sucessores me roubando como nunca (afinal, essa gente boa já têm quase um ano e meio de "jejum", precisam recuperar :mrgreen: ) e sabendo com toda a certeza que nunca isso terá fim, pois restará PROVADO, entalhado em pedra, que é assim no Brasil, quem pode rouba e quem não pode é roubado. Estamos vendo o preço da insurgência contra isso, e é recém o começo, há muito por vir.

Mas de uma coisa podemos ficar certos: nunca mais teremos problemas como os de 2017/18, porque nunca mais nos darão chance. É Helenão 4ever!

Mal consigo esperar para ver (de novo) os planos mirabolantes sendo apresentados, os "pactos sociais" do tipo caracu, e fico um pouco triste por achar que não vou mais estar vivo (ou talvez não exista mais DB) só para esperar que VOSMEÇÊS cheguem à minha idade atual e ver o que postam após saberem o que sei, eu ia ADORAR!

Especialmente a parte em que diria "eu avisei", claro. [003] [003] [003] [003]

Rurst
Sênior
Sênior
Agradeceu: 150 vezes
Agradeceram: 179 vezes

#8097 Mensagem por Rurst » Sáb Abr 25, 2020 10:53 am

Argentina rompe com o Mercosul

https://www.oantagonista.com/brasil/arg ... osul/?desk

A Argentina decidiu se retirar das negociações dos acordos comerciais atuais e futuros do Mercosul.

A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Paraguai — país que detém a presidência temporária do bloco.

“A República Argentina informou que adotou esta decisão em resposta às prioridades de sua política econômica interna, agravada pela pandemia da Covid-19, e indicou que não será um obstáculo para os demais Estados Membros continuem com os diversos processos de negociação”, diz o ministério paraguaio em nota.

Ainda de acordo com o ministério, a retirada da Argentina não afetará os acordos já estabelecidos nos últimos meses, principalmente com a União Europeia e com a Efta.

Boeing desiste de comprar a Embraer

https://www.oantagonista.com/mundo/boei ... raer/?desk

A Boeing desistiu do acordo bilionário pela compra da Embraer.

Em nota, a companhia americana anunciou neste sábado que rescindiu o contrato no qual as duas empresas “procuravam estabelecer um novo nível de parceria estratégica”.

“A Boeing trabalhou diligentemente ao longo de mais de dois anos para finalizar sua transação com a Embraer. Nos últimos meses, tivemos negociações produtivas, mas sem sucesso, sobre condições insatisfatórias do MTA (Master Transaction Agreement). Todos pretendíamos resolvê-los até a data inicial de término, mas não o fizemos. “, disse Marc Allen, presidente da Embraer Partnership & Group Operations.

“É profundamente decepcionante. Mas chegamos a um ponto em que a negociação continuada no âmbito do MTA não resolverá os problemas pendentes.”

Sterrius
Sênior
Sênior

#8098 Mensagem por Sterrius » Qui Abr 30, 2020 3:22 pm

Até que foi rápido ele entrar pro time Keynesiano :mrgreen: :mrgreen:

Guedes afirma que país pode emitir moeda se houver desemprego em massa

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que o país pode emitir moeda para enfrentar a crise econômica se houver a combinação de desemprego em massa, inflação perto de zero, com "colapso" dos juros. A declaração foi feita durante audiência pública no Congresso Nacional.

"Se você cair em uma situação de desemprego em massa, de que inflação vai para 0% e juros colapsam existe a armadilha da liquidez tecnicamente. O BC pode emitir moeda e pode sim comprar a dívida interna. Se a taxa de juros for muito baixa ninguém quer comprar título longo e aí pode monetizar a dívida sem que haja impacto inflacionário. Estamos atentos a todas as possibilidades", disse.

Guedes declarou que o bom economista não tem dogmas e se ele tem boa formação é capaz de fazer essas mudanças. Segundo ele, o Brasil passava por reformas estruturantes e mudou a política econômica para reformas emergenciais. Apesar disso, o ministro disse que não é possível transformar a crise em ambiente para oportunismo político.

"Agora, nós sabemos que o mundo espera que as reformas prossigam e que a gente tenha austeridade do ponto de vista de entender que em uma crise não pode faltar dinheiro para a saúde. Mas isso não pode virar uma farra eleitoral. Temos que ter senso de responsabilidade. Isso não pode virar um oportunismo político", declarou.

https://economia.uol.com.br/noticias/re ... -massa.htm

No mínimo, ou cai por terra a eficácia do liberalismo em momento de crise, ou cai por terra o liberalismo do Guedes (e consequentemente do governo). Escolha no mínimo umas dessas duas coisas, pois não dá para desmentir ambas mais.

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#8099 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Abr 30, 2020 3:47 pm

Finalmente, fez foi demorar a sinalizar essa posição.

Já disse aqui e repito: assim como não há ateu durante a queda de um avião, não há liberal diante de uma crise econômica.

E digo mais: liberalismo padece do mesmo vício que o marxismo. Lindo na teoria, impossível na prática.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#8100 Mensagem por delmar » Qui Abr 30, 2020 5:33 pm

Como já falou Rui Barbosa, parece-me que foi na "Oração aos moços" ou algo assim, onde ele disse "contrariando a sabedoria dos adágios que diz, longe dos olhos, longe do coração" , eu vou contrariar também um adágio popular "Se conselho valesse ninguém dava de graça" e apenas sugerir aos camaradas investidores que tem aplicações financeiras. Por cautela seria prudente aplicar seus suados reais em títulos com rendimentos pós fixados e não pré fixados, protegendo-se de uma eventual bolha inflacionária. Cautela nunca é demais.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Responder