Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: Sobre o KC-390
Meus prezados
KC-390 Millennium realiza Transporte Aéreo Logístico
Foram transportados para Manaus (AM) materiais de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus
Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira realizaram missão durante essa sexta-feira (10/04). O KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB, decolou às 12h* da Ala 11 - Base Aérea do Galeão (RJ) com destino à Ala 8 - Base Aérea de Manaus (AM), transportando 6,9 toneladas de equipamentos hospitalares e uma ambulância.
Missão do KC-390 Millennium
Na manhã desta sexta-feira (10/04), o KC-390 Millennium decolou de Anápolis (GO) e seguiu para o Rio de Janeiro (RJ), onde realizou o carregamento do material de saúde, seguindo para Manaus (AM).
Os tripulantes do avião multimissão da FAB estão em instrução de operação da aeronave.
A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, tendo atendido a uma das demandas da Operação COVID-19. Neste caso, houve a participação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.
A Diretora do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Tenente-Coronel Rosieny Santos Batalha, comenta a importância de receber os materiais e equipamentos neste momento. “Aqui no Estado, o crescimento da COVID-19 é substancial e essa carga que recebemos vai aumentar a capacidade de internação do nosso hospital”, garante.
Esquadrão Zeus
Operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), o KC-390 Millennium realiza, a partir deste mês, voos em rota para o Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), além de Canoas e Santa Maria (RS). Em aproveitamento de missão, as aeronaves poderão fazer transporte de cargas.
De acordo com o Comandante do Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, a previsão é de que a capacitação ocorra até junho. “Em março, terminamos a fase básica do treinamento dos nossos pilotos, que eram os voos locais, e começamos agora os voos de Transporte Aéreo Logístico. Nesses voos em rota, estamos treinando pilotos, mecânicos e Mestres de Carga, no carregamento e descarregamento de cargas”, esclarece.
Para o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Aviador Daniel Silva Fortes, a tarefa de sair da fase básica de formação dos tripulantes e iniciar os voos em rota foi muito estudada. “Estamos em coordenação estreita com o COMPREP e com o COMAE para poder viabilizar, tanto o treinamento dos pilotos, quanto o transporte de material e pessoal em proveito desses voos de instrução com o KC-390”, afirmou.
O Mecânico de Voo, Sargento Cleber Pereira dos Santos Junior, também participa desta fase do treinamento. “O mecânico tem a responsabilidade de realizar toda preparação da aeronave e entregar o avião pronto para os pilotos, bem como acompanhar o funcionamento dos sistemas durante o voo”, esclarece.
KC-390 Millennium
Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, dentre outras. A aeronave foi desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.
A aeronave já conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo , em inglês “Best New Product”, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer. Além disso, realizou ensaio inédito de lançamento de chaff e flare, na Ala 3, em Canoas (RS).
Fonte: Defesanet 10 abr 2020
* Chegou em Manaus às 16:10 hora local / Distância entre RJ e Manaus = 2.855 km
KC-390 Millennium realiza Transporte Aéreo Logístico
Foram transportados para Manaus (AM) materiais de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus
Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira realizaram missão durante essa sexta-feira (10/04). O KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB, decolou às 12h* da Ala 11 - Base Aérea do Galeão (RJ) com destino à Ala 8 - Base Aérea de Manaus (AM), transportando 6,9 toneladas de equipamentos hospitalares e uma ambulância.
Missão do KC-390 Millennium
Na manhã desta sexta-feira (10/04), o KC-390 Millennium decolou de Anápolis (GO) e seguiu para o Rio de Janeiro (RJ), onde realizou o carregamento do material de saúde, seguindo para Manaus (AM).
Os tripulantes do avião multimissão da FAB estão em instrução de operação da aeronave.
A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, tendo atendido a uma das demandas da Operação COVID-19. Neste caso, houve a participação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.
A Diretora do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Tenente-Coronel Rosieny Santos Batalha, comenta a importância de receber os materiais e equipamentos neste momento. “Aqui no Estado, o crescimento da COVID-19 é substancial e essa carga que recebemos vai aumentar a capacidade de internação do nosso hospital”, garante.
Esquadrão Zeus
Operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), o KC-390 Millennium realiza, a partir deste mês, voos em rota para o Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), além de Canoas e Santa Maria (RS). Em aproveitamento de missão, as aeronaves poderão fazer transporte de cargas.
De acordo com o Comandante do Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, a previsão é de que a capacitação ocorra até junho. “Em março, terminamos a fase básica do treinamento dos nossos pilotos, que eram os voos locais, e começamos agora os voos de Transporte Aéreo Logístico. Nesses voos em rota, estamos treinando pilotos, mecânicos e Mestres de Carga, no carregamento e descarregamento de cargas”, esclarece.
Para o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Aviador Daniel Silva Fortes, a tarefa de sair da fase básica de formação dos tripulantes e iniciar os voos em rota foi muito estudada. “Estamos em coordenação estreita com o COMPREP e com o COMAE para poder viabilizar, tanto o treinamento dos pilotos, quanto o transporte de material e pessoal em proveito desses voos de instrução com o KC-390”, afirmou.
O Mecânico de Voo, Sargento Cleber Pereira dos Santos Junior, também participa desta fase do treinamento. “O mecânico tem a responsabilidade de realizar toda preparação da aeronave e entregar o avião pronto para os pilotos, bem como acompanhar o funcionamento dos sistemas durante o voo”, esclarece.
KC-390 Millennium
Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, dentre outras. A aeronave foi desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.
A aeronave já conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo , em inglês “Best New Product”, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer. Além disso, realizou ensaio inédito de lançamento de chaff e flare, na Ala 3, em Canoas (RS).
Fonte: Defesanet 10 abr 2020
* Chegou em Manaus às 16:10 hora local / Distância entre RJ e Manaus = 2.855 km
- Diupa
- Intermediário
- Mensagens: 139
- Registrado em: Sex Mar 14, 2014 10:30 pm
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Re: Sobre o KC-390
Vou dar meu pitaco sem qualquer embasamento sobre o que acontece. Existem na FAB:
12 C-105A;
23 C-130H;
2 C-390.
Existe
1 equipe de comunicação social.
Estatisticamente é muito mais provável que esta equipe de comunicação social divulgue decolagens de C-130 porque o importante é mostrar a FAB trabalhando e não mostrar o CARRO NOVO da FAB trabalhando. Com o tempo, acabaram mostrando.
12 C-105A;
23 C-130H;
2 C-390.
Existe
1 equipe de comunicação social.
Estatisticamente é muito mais provável que esta equipe de comunicação social divulgue decolagens de C-130 porque o importante é mostrar a FAB trabalhando e não mostrar o CARRO NOVO da FAB trabalhando. Com o tempo, acabaram mostrando.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37999
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5746 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: Sobre o KC-390
A disponibilidade das aeronaves também conta. Dos 23 Hércules, a maioria não estaria disponível por problemas de peças, manutenção e/ou questões de segurança da aeronave. A aposentadoria deles está agendada para 2024 segundo a FAB.
Quanto aos KC-390, o momento exige soluções rápidas e eficazes. E eles estão aí. O texto acima mostra como este processo de seu. E eles estão se provando muito úteis. E só se não fazem mais porque o cronograma do projeto está totalmente atrasado. Três unidades serão recebidas este ano. Só não se sabe quando. Era um momento quem sabe de rever o cronograma de entregas e as quantidades.
Os C-105 são o pau para toda obra da FAB até que o KC-390 esteja disponível em quantidade suficiente para dar conta do recado do transporte logístico no país.
abs
Quanto aos KC-390, o momento exige soluções rápidas e eficazes. E eles estão aí. O texto acima mostra como este processo de seu. E eles estão se provando muito úteis. E só se não fazem mais porque o cronograma do projeto está totalmente atrasado. Três unidades serão recebidas este ano. Só não se sabe quando. Era um momento quem sabe de rever o cronograma de entregas e as quantidades.
Os C-105 são o pau para toda obra da FAB até que o KC-390 esteja disponível em quantidade suficiente para dar conta do recado do transporte logístico no país.
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: Sobre o KC-390
Pelo que eu saiba, não existem mais do que 8 C-130 operacionais. Um está no MUSAL, outros já foram vendidos como sucata, e no Galeão tem vários canibalizados para fornecer peças aos poucos que voam.Diupa escreveu: ↑Sáb Abr 11, 2020 10:07 am Vou dar meu pitaco sem qualquer embasamento sobre o que acontece. Existem na FAB:
12 C-105A;
23 C-130H;
2 C-390.
Existe
1 equipe de comunicação social.
Estatisticamente é muito mais provável que esta equipe de comunicação social divulgue decolagens de C-130 porque o importante é mostrar a FAB trabalhando e não mostrar o CARRO NOVO da FAB trabalhando. Com o tempo, acabaram mostrando.
- Frederico Vitor
- Sênior
- Mensagens: 2064
- Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
- Localização: Goiás
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 270 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37999
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5746 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: Sobre o KC-390
Cássio, ainda não chegou nenhum pedido do governo na Embraer para adiantar a entrega dos 3 aviões que estão programados para este anos?
abs
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: Sobre o KC-390
E como adiantar se os fornecedores podem estar parados, ou em ritmo lento por causa da Covid-19???
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37999
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5746 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: Sobre o KC-390
Como eles serão entregues estes anos, pensei que já estariam em estágio avançado de produção. Ou ao menos com pouca coisa ainda por integrar nas aeronaves.
A linha está parada?
abs
A linha está parada?
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: Sobre o KC-390
Os equipamentos das aeronaves chegam pouco antes do momento quando devem ser instalados.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37999
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5746 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: Sobre o KC-390
A entrega destes aviões está garantida este ano (já foram pagos ou há verba para eles no MD) ou há a possibilidade de ficar para o ano que vem ou outra data qualquer por força da situação atual?
abs
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: Sobre o KC-390
Não tenho ideia.
A maior parte do preço de uma aeronave somente é pago na sua entrega.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37999
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5746 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: Sobre o KC-390
Alguém pode explicar se a primeira aeronave de série do KC-390 - aquela que foi cedida à Embraer para terminar o processo de homologação - é a mesma segunda unidade que foi entregue no final do ano passado para a FAB?
A Embraer possui ainda o segundo protótipo do KC-390. O mesmo não poderia ser utilizado neste momento nos voos logísticos da FAB como complemento aos dois aviões entregues?
Estes voos poderiam ajudar na finalização do processo de homologação militar do avião?
Quantos KC-390 existem hoje na linha de produção da Embraer?
abs
A Embraer possui ainda o segundo protótipo do KC-390. O mesmo não poderia ser utilizado neste momento nos voos logísticos da FAB como complemento aos dois aviões entregues?
Estes voos poderiam ajudar na finalização do processo de homologação militar do avião?
Quantos KC-390 existem hoje na linha de produção da Embraer?
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: Sobre o KC-390
Quantas perguntas...
Estive na linha do KC390 alguns meses atrás. Dava gosto de ver.
Estive na linha do KC390 alguns meses atrás. Dava gosto de ver.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37999
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5746 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: Sobre o KC-390
Me ajuda aí pô!
Aliás, a linha está parada ou continua o processo produtivo?
abs
Aliás, a linha está parada ou continua o processo produtivo?
abs
Carpe Diem