Coronavirus

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

Re: Coronavirus

#826 Mensagem por Marcelo Ponciano » Seg Abr 06, 2020 2:42 am

Túlio escreveu: Dom Abr 05, 2020 2:52 pm
Marcelo Ponciano escreveu: Dom Abr 05, 2020 1:57 am

Desculpe-me Túlio, mas isso já está te cegando. Não te conheço há muito tempo, mas é há tempo suficiente de saber que você não fala algo sem ter certeza e pesquisar as fontes. No caso, entretanto, está se comportante como militante cego e não foi atrás da fonte.
Cupincha véio, me conheces o suficiente para saber que meu foco principal nem é o "Doutor da Moda", tanto que raramente falo nele. Sobre comportamento "de militonto", devo refutar: me viste mudar meu discurso ou seguir as ideias dos outros? Eu penso com a minha cabeça e pesquiso até estar (razoavelmente, o Absoluto foge à capacidade humana, nem tento) certo do que estou dizendo, e pesquisei o suficiente para dizer que não entendo como na Peste Negra atual, com a tremenda letalidade alardeada pelos ALARMISTAS de sempre, que torcem pelo triunfo DO VÍRUS (tem gente fazendo isso abertamente - mas achando que ninguém nota - em toda rede social, desde as pequenas como o DB até as gigantes como FB e TWT), tanta gente (centenas de milhares) se curou sem existir remédio nem tratamento além dos que se usa na GRIPE COMUM. Já perguntei várias vezes AQUI sobre isso e necas de resposta. Tens alguma?
Marcelo Ponciano escreveu: Dom Abr 05, 2020 1:57 am De mais a mais, ele não falou mal do governo em nenhum momento, seja no nerdologia, seja nos vídeos sobre o coronavírus, seja no Roda Viva (nesse último, inclusive, elogiou o Ministério da Saúde).
Aqui pareces realmente me julgar um MILITONTO, o que lastimo muito, vindo de alguém a quem dedico tanto Respeito e Amizade, mesmo sem conhecer pessoalmente, mas deves ser parceirão para tomar UMAZZZ CERVAZZZ e charlar sobre coisa que preste. :lol: :lol: :lol: :lol:

Cupincha, SEI que não és nada amigo do atual GF, idem vários outros Colegas mas me digas, que represálias sofreram por isso? DB significa Defesa Brasil, não Defesa do Bolsonaro. Temos um Regulamento e apenas quando é violado é que aparecem avisos ou mesmo sanções. Assim, se o Doutor da Moda que, gostes ou não, já teve que voltar legal atrás em seus prognósticos apocalípticos de milhões de mortos SÓ NO BRASIL, é por mim criticado, o tem sido desde que vi um vídeo (se não me engano tu postaste) e achei de um CATASTROFISMO animal, até o meteoro tem mais "lógica". Mas não editei nem apaguei nem sancionei ninguém, aqui é para discordar e debater mesmo, e do jeito que fazemos: podemos discordar até a morte mas a figura do Colega é inviolável.

É uma das (não a única) razões pelas quais gosto de debater contigo, com o @ramme e tantos outros: RESPEITO SEMPRE ESTÁ PRESENTE. Assim, e respeitosamente, reitero a pergunta:

Como tanta gente se curou de algo tão horripilante e mortífero sem ter remédio nem tratamento além dos usais na GRIPE COMUM? Tipo higiene, alimentação, hidratação e cama?

(Espero desta vez obter resposta)
Meu caro amigo, primeiro de tudo: não quis chamá-lo de militonto, se assim fiz parecer fica aqui meus sinceros pedidos de desculpas.

Aqui por vezes estamos discutindo vários pontos ao mesmo tempo, todos de muita relevância. Nem sempre a incorreção de um argumento invalida toda a tese do outro amigo está debatendo. O ponto acima versa exclusivamente sobre as credenciais científicas do Átila. Você falou que ele não é mais cientista, que abandonou a carreira para ser youtuber, sendo que por isso a credibilidade dele era nenhuma. Apenas quis demonstrar que isso não era propriamente uma verdade, que ele continua cientista e que tem credibilidade e autoridade no assunto.

Mas enfim, vamos esquecer o Átila por enquanto, vamos ao ponto que interessa: o vírus.

O que temos que levar em consideração, antes de tudo, é o referencial numérico. Se eu te der hipoteticamente cem mil, você vai aceitar???

Pense antes de responder.....

A resposta correta deve ser: depende, cem mil de que?

Se for cem mil reais certamente você não vai negar, da para gastar com algumas coisas legais. Transfiro hipoteticamente para sua conta e pronto. Mas e se for cem mil moedinhas antigas de cruzado? Certamente você vai negar, por alguns motivos óbvios: não valem nada, não tem onde colocar e nem como transportar.

A expressão "cem mil" para você e para mim pode parecer muito, mas e para o planeta? Considerando que temos 6 bi de habitantes, cem mil pessoas sequer chega a ser 0,1% do planeta.

Tudo depende, é claro, do referencial.

E se for 100 mil mortos???

Bom, certamente morrem 100 mil pessoas no mundo todos os anos. Na verdade, com certeza morrem mais. Acontece que elas morrem de maneira dispersa no planeta e gradativamente ao longo do ano e não há motivo para preocupação.

Mas e se morrerem 100 mil pessoas em um curto espaço de tempo? Como as 100 mil moedas de cruzado, não é algo muito legal de lidar. É fácil lidar com 100 mil reais, mas é dificílimo lidar com 100 mil moedinhas de cruzado.

O que estamos debatendo aqui, sobre o vírus, antes de tudo, é matemática e logística em um dado espaço de tempo.

O que fazer 1 milhão de infectados em 3 meses? Já temos isso no mundo, mais de 1 milhão de pessoas infectadas.

Como dar tratamento médico, hospitalar, remédios, vacinas? Como preparar os médicos com equipamentos básicos, tais como luvas, máscaras, aparelhos de respiração?

Se esse vírus mata 3%, isso de 1 milhão é 30 mil. Em três meses. Como enterrar tantos corpos? Como cremar tanta gente?

Parece pouco? Mas não é. Estamos vendo os Estado Unidos da América, o país que cresceu graças à logística, cair de joelhos esfacelado por causa de 300 mil doentes em um mês.

Eis a questão: estamos, antes de tudo, falando de matemática e logística.

Vamos voltar ao Átila. A conta foi simples: o vírus por ser novo pode infectar 80% da população muito rapidamente (estudo do Imperial College), o Brasil tem 200 milhões de habitantes, 80% disso dá 160 milhões de pessoas doentes, se nada for feito. Se o vírus matar 1% (estimativa baixa, sabemos até agora que é 3%, mas o Átila e o Imperial College trabalharam com 1%) temos 1.6 milhões de mortos.

Temos logística para lidar com 160 milhões de doentes de uma vez? Temos logística para lidar com o enterro de 1.6 milhões de corpos?

Nenhum país tem. Mas esse é um cenário hipotético, apenas para fins de preparação.

É aí que entra as medidas protetivas. Se você reduz o número de pessoas na rua evita que 80% da população adoeça de uma vez (já não estamos mais falando de 160 milhões de doentes), se reduziu o número de doentes vai reduzir o de óbitos. Do ponto de vista logístico as coisas parecem entrar dentro do "administrável". A estimativa do Imperial College era apenas para mostrar o que aconteceria se nada fosse feito. Foi isso que o Átila divulgou.

Vamos fazer mais algumas analogias.

Digamos que amanha o Presidente libera para todo mundo a compra de um colete à prova de balas capaz de reter 70% dos disparos de armas de fogo comuns (exceto fuzis e armas de uso pelas forças armadas). Você compraria esse colete???

Pense agora você está andando na rua, sem a sua funcional e não tem treinamento nenhum em segurança pública. Imagina então que começa um tiroteio de armas de fogo comuns, considere as seguintes opções:

a) se esconder dentro de um imóvel, com paredes de tijolos, com a garantia delas segurarem 90% das balas;
b) usar o colete que retem 70% e tentar fugir rapidamente para sua casa;
c) se esconder atrás de um carro, com a garantia dele segurar apenas 10% das balas;
d)fazer nada, continuar andando como se nada estivesse acontecendo, inclusive passando pelo meio do fogo cruzado.

Pense antes de responder.

Eu escolheria entre a) e b). Se não tivesse jeito mesmo ficava com a c) (melhor 10% do que nada), mas com certeza jamais escolheria a d).

Deixa eu acrescentar um dado adicional, se você escolher a letra a) você vai ter que faltar ao trabalho e vai perder o emprego e, provavelmente, seus filhos passarão necessidade. Mas o que é melhor: passar fome com você ou passar fome sem você???

Qualquer um já percebeu que a a analogia. A letra a) é o lockdown, a letra b) o uso de máscara caseiras, a letra c) é apenas tomar cuidado com lavar as mãos toda hora, a letra d) é fazer nada nos dois casos.

Sim, eu sei, a analogia tem um furo, o vírus não tem a letalidade de uma arma de fogo. Mas mesmo assim, se eu garantisse para você que todos os bandidos só iriam atirar em partes não vitais, ninguém em sã consciência escolheria a letra d) simplesmente porque ninguém quer ir dar um passeio no hospital junto com outras dezenas de pessoas no meio da rua, concorrente com espaços na ambulância e o trânsito até chegar no hospital.

Estranhamente, no caso da COVID, há quem prefira a letra d).

É disso que estamos falando.

Voltemos à pergunta: Como tanta gente se curou de algo tão horripilante e mortífero sem ter remédio nem tratamento além dos usais na GRIPE COMUM? Tipo higiene, alimentação, hidratação e cama?

Não olhe para o resultado, olhe para o meio. Até que as pessoas se curem, quantos leitos foram ocupados? Quantas máscaras? Ambulâncias? E quem não se curou? Quantos caixões? Quantas covas? Alguém tem condições de suportar tudo isso????

Olhe para a China, para a Itália, para a Espanha. Ainda que todos esses fossem incompetentes, olhe para a nação mais poderosa do mundo, deuses terrenos da logística de guerra, olhe para os Estados Unidos da América de joelhos!!!!

É ou não uma questão de matemática e logística? Quem escolhe a letra d) ajuda ou atrapalha? Mesmo que esse caos não tenha se instalado ainda no Brasil, somos realmente melhores em logística que os EUA???
Viktor Reznov escreveu: Dom Abr 05, 2020 6:14 pm Falou sim. Tem um post dele por aí circulando pela internet na qual ele declara o Trump como sendo o pior presidente do mundo.
O Trump não é meu presidente e nem do Átila. Pode ser que seja seu, caso more nos EUA. Em qualquer dos casos, nenhum ataque do Átila ao Trump sequer vai ser capaz de arranhar a popularidade dele. Seria diferente se fosse o Bolsonaro, uma pessoa com influência nacional poderia prejudicar a popularidade dele. Mas não me recordo de nenhum momento em que o Átila tenha feito isso, pelo menos não no que tange ao vírus.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2765 vezes
Agradeceram: 2443 vezes

#827 Mensagem por P44 » Seg Abr 06, 2020 4:47 am

Imagem

Triste sina ter nascido português 👎
P44
Sênior
Sênior

#828 Mensagem por P44 » Seg Abr 06, 2020 5:15 am

Imagem

akivrx78
Sênior
Sênior
Agradeceu: 117 vezes
Agradeceram: 348 vezes

#829 Mensagem por akivrx78 » Seg Abr 06, 2020 7:58 am

Japão se prepara para declarar emergência por vírus e planeja pacote de US$ 1 tri
O plano também inclui empréstimos a juro zero para empresas, destacou o primeiro-ministro

https://www.folhavitoria.com.br/economi ... e-us-1-tri
Estado de Emergência para inglês ver, tudo vai continuar funcionando normalmente, para de trabalhar quem perdeu o emprego ou foi afetado indiretamente, o governo não proibiu de frequentar nada (eles não tem lei que da o poder de impedir as pessoas de sair de casa ou fechar estabelecimentos sem que o local esteja contaminado) o governo apenas pode pedir para que as pessoas evitem frequentar locais de risco.

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#830 Mensagem por Marcelo Ponciano » Seg Abr 06, 2020 9:38 am

P44 escreveu: Seg Abr 06, 2020 4:47 am Imagem

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
P44
Sênior
Sênior

#831 Mensagem por P44 » Seg Abr 06, 2020 12:18 pm

Já tinha postado essa imagem no tópico das piadas, Marcelo.
Não vês que é o Túlio que vai no avião?

Aliás acho que ele aparece neste vídeo:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#832 Mensagem por Túlio » Seg Abr 06, 2020 12:59 pm

Grande @Marcelo Ponciano, é sempre um prazer debater com gente que tem neurônios funcionais em abundância e sabe usá-los. Por exemplo, passei um tempo imaginando o que seria eu me achar na rua desarmado, sem porte e dependendo apenas de um colete nível IIA, que me parece ser o que referes, pelo menos é o mais próximo que conheço (falamos de criminosos comuns de rua, tipo com .38/.380; se pegamos os mais barra-pesada, consideremos um IIIA, mas aí só com Mun AP, conhecida como cop killer em arma curta e ficamos ali pelos 70%) e concordo, deve ser FUOOOOODASSSSSS.

Mas te pergunto, como homem e pai de família que és: o que te afetaria mais, cem MILHÕES de mortos pela Peste Negra atual no planeta todo (e sistema de saúde em colapso total) ou UMA SÓ pessoa da tua família, num ataque porque gente que nem bandida é chegou a este extremo porque simplesmente se recusa a morrer de fome e está - sempre esteve - privada dos meios que tens como Provedor e deu no que deu? Ou de outro problema mas não tem como tratar, tudo está voltado para o combate ao Vírus da Moda? E podes berrar, dar voz de prisão, acabas é arrastado pra fora do hospital e com multa e processo por perturbação de ordem pública (se não acontecer coisa PIOR, pois legislações de exceção deixam abertas portas ENORMES para...exceções) no lombo.

NÃO ESTOU ROGANDO PRAGA A NINGUÉM, QUE FIQUE CLARO!

Uma pequena parte da longa e rica História do DB: muitos anos atrás havia aqui um User de quem eu era particularmente cupincha, estávamos sempre "na ala" um do outro em temas como o então FX, fazíamos parte do que chamávamos "Irmandade Flanker" ou "Flankeiros" e os "inimiguinhos" nos chamavam de "russófilos".

Então um dia o índio anuncia, compungido, que seu filho ainda criança estava com uma doença que ninguém sabia direito o que era mas já hospitalizado. Antes ele já falava do menino, até fotos dele, tipo com o Pai no Musal - acho que era lá - em um P-47 Thunderbolt. Eu não era o único a simpatizar, todos gostávamos dele, tão novinho e já em vias de pegar o "vírus da Defesa", nem fazia parte do DB e mesmo assim era popular entre nós. E via-se que ele era o orgulho do Pai.

Ele pediu orações a bem da criança.

Marcelo véio, de coração, eu nem sabia mais como se rezava e me peguei rezando do jeito que conseguia até na frente do PC, parava o post e ia pedir a Deus pelo menino. Ainda era casado e a muié não entendia nada, quando tentei explicar deu risada, eu nem conhecia ninguém daquela família, que frescura a minha, tu tá parecendo DOIDO, vai tomar uma cerveja que melhora. Foda-se ela, e continuei.

E veio o dia em que o Pai anunciou que a criança havia melhorado bruscamente, conversava, ria, se alimentava. Parecia que tudo ia acabar bem. E eu me recusava sequer A PENSAR no que conhecia sobre coisas assim, e que pode ser metaforizado como "a vela brilha mais forte pouco antes de se extinguir". Nem toquei nisso e segui comemorando com todos, mesmo com uma péssima sensação a respeito.

E não demorou para ele anunciar o que eu mais temia. Repito, não conhecia mas, novamente para espanto e mesmo deboche da "falecida", saí do PC, fui pra cama e - podes rir - me esgoelei de tanto chorar.

E EU NÃO CHORO!

Mas passei um bom tempo MUITO abalado e repito, nem conhecia pessoalmente. Isso teve UMA coisa positiva (horrendo dizer isso mas é verdade): me vacinou para sempre contra este tipo específico de HISTERIA! Morrer gente véia é normal pra mim, seja do que for, e não falo "em tese": meu Pai morreu em 2011 poucos dias após ter-lhe feito uma visita e notado que estava bem "desligado", logo ele, sempre atento e com alguma frase mordaz para dizer (adorava me zoar). Não sabia que o "relógio" do AVC estava nos últimos tique-taques. E queres saber? Achei natural, senti a perda mas é a vida, os mais novos enterram os mais velhos. A gente fica triste mas supera.

O que nunca superei - mesmo hoje, sei os nomes e, sem ter salvo foto, lembro perfeitamente daquele menino sorridente e o Thunderbolt - foi o que aconteceu naquele caso. Nada mais anti-natural do que um Pai ter que sepultar um filho pequeno, com toda uma vida pela frente. Se dependesse de mim, eu mandava pegar esses TRILHÕES (USD) que estão jogando fora pra esticar vida de gente véia que nem eu para pesquisarem até descobrirem a cura para o que matou aquele menino e que deve ter matado antes, depois e hoje andar matando mais.

UMA morte de alguém próximo (mesmo que longe, um dos paradoxos da web) dói como o inferno, e me vens com estatísticas disso e daquilo? Como Pai que és, que escolha farias? Vamos torrar tudo pra salvar a veiarada ou salvemos a garotada? Eles precisam de COMIDA e isso é o que vai faltar para a maioria com a Economia parada.

Por mim que morra toda a veiarada, EU INCLUSO, mas que a garotada fique. Não queiras ter a experiência que tive, de ficar conformado e nas buenas com a morte de meu próprio Pai mas ficar com raiva até de Deus pelo que narrei.

E vens me falar que teus filhos podem ficar desprovidos por seres atingido por algo que, na tua idade e padrão de vida. perde até pro meteoro.

Nas buenas, quantos véios trocarias por UMA das tuas crianças? Porque aí seria A ESTATÍSTICA DE ALGUÉM PELO MUNDO vs A TUA REALIDADE EM CASA. Acho que sei qual seria a tua opção, é a de qualquer pessoa normal. Porque eu criei um casal e lembro muito bem do medo que tinha por eles, e até que ponto estava disposto a ir se algo/alguém os ameaçasse. Se fosse pra bater as botas, que fosse eu (aquele cupincha NÃO teve esta opção, mas aposto que a exerceria sem hesitar): ficariam com a Mãe, com meu salário (então pensão) e um gordo seguro de vida, além de casa própria (duas) e carro. Cedo ou tarde ela arrumaria outro que me substituísse, mas FILHO não se substitui.

Lamento mas não há como me fazer mudar de ideia e entrar no pânico generalizado que se está vendo por aí, muito menos concordar com os ALARMISTAS que estão cagando e andando pra Saúde. é POLÍTICA que os interessa. Deus os ajude a não passarem pelo que passei, e que foi AMOSTRA GRÁTIS perto do que passou aquele Pai mas, insensíveis que são, talvez até dêem uma choradinha básica, protocolar mesmo, para em seguida retornarem ainda com mais vigor para a Causa, que é acabar com X FAXIXMX, o resto é COLATERAL.

PS.: peço-te perdão por alguma rispidez mas entendas, adultos também se traumatizam e, no meu caso, inclusive pela web. E falo de uma criança que, até onde sei, nunca esteve a menos de mil km de mim.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#833 Mensagem por Túlio » Seg Abr 06, 2020 2:45 pm

O autor do post é tuga, logo, seria o "nosso" LM?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#834 Mensagem por Penguin » Seg Abr 06, 2020 2:46 pm

Provavelmente ainda seja cedo para certezas e conclusões, mas aparentemente o Brasil está seguindo o padrão da curva da China.
No entanto, estamos (e quase todos os demais países) longe das medidas tomadas por lá.

Imagem

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#835 Mensagem por Penguin » Seg Abr 06, 2020 3:49 pm

Covid-19: Atribuição de certificados de imunidade tem de ser vista com cuidado – imunologista

https://visao.sapo.pt/atualidade/socied ... nologista/

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#836 Mensagem por Penguin » Seg Abr 06, 2020 3:58 pm

Penguin escreveu: Dom Abr 05, 2020 7:11 pm Estudo do Exército contraria Bolsonaro e apoia isolamento horizontal
Um estudo feito por um alto órgão estratégico do Estado-Maior do Exército, o Ceeex (Centro de Estudos Estratégicos do Exército), indica o isolamento horizontal dos brasileiros, já adotado por vários governadores e prefeitos, como a medida mais adequada, neste momento, para tentar conter o aumento dos casos da Covid-19 no Brasil. No campo político, o trabalho faz um apelo "à necessidade de coesão nacional e de definição de estratégias eficazes e claras" por parte das "lideranças políticas". A análise, datada do último dia 2, contraria recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro, que já pregou a volta imediata ao trabalho, com a adoção de um "isolamento vertical" de idosos
Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/rub ... copiaecola

-------------------------------------------------------------------------

CRISE COVID-19 ESTRATÉGIAS DE TRANSIÇÃO PARA A NORMALIDADE
Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 17h50
http://www.ceeex.eb.mil.br/index.php/co ... dit&id=599
(...) Hoje mais cedo, o site do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) saiu do ar. O site continha um estudo classificando o isolamento social como a medida mais adequada para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. (...)
https://www.oantagonista.com/brasil/mai ... solamento/

Carlo M. Cipolla
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#837 Mensagem por Túlio » Seg Abr 06, 2020 4:01 pm

O link atribuído ao EB não abre aqui.

Penguin
Sênior
Sênior

#838 Mensagem por Penguin » Seg Abr 06, 2020 4:02 pm

Túlio escreveu: Seg Abr 06, 2020 4:01 pm O link atribuído ao EB não abre aqui.
Até ontem abria.

Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#839 Mensagem por Penguin » Seg Abr 06, 2020 4:05 pm

Importações de insumos de saúde da China estão travadas
06.04.20 15:51
https://www.oantagonista.com/brasil/imp ... adas/?desk

Empresários brasileiros relataram a O Antagonista que estão sofrendo retaliação após o recente ataque de Abraham Weintraub ao regime comunista.
Lotes de material hospitalar para o combate ao novo coronavírus foram proibidos de sair da China via área hoje.

-----------------------------

CORONAVÍRUS
China anuncia que vai comprar soja dos EUA por 'segurança'
Noticiário chinês vê Brasil concentrando a contaminação na AL e sob risco de enfrentar três epidemias ao mesmo tempo
06.04.20
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/n ... anca.shtml

Carlo M. Cipolla
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#840 Mensagem por Túlio » Seg Abr 06, 2020 4:06 pm

Penguin escreveu: Seg Abr 06, 2020 4:02 pm
Túlio escreveu: Seg Abr 06, 2020 4:01 pm O link atribuído ao EB não abre aqui.
Até ontem abria.
Tipo agora pra ti também não?

Responder