Mensagem
por Marcelo Ponciano » Ter Mar 24, 2020 11:49 pm
gabriel219 escreveu: Ter Mar 24, 2020 11:15 pm
Eu achei o discurso do Bolsonaro desastroso, mas ele continua tendo razão. Existem dois tipos de quarentena:

Quarentena Horizontal: costumamos chamar assim - no meio médico e até alguns integrantes de Defesa NBQR - quando falamos de isolamento total, seja de grupos de risco como também grupos fora de risco, como, no caso do COVID-19, adolescentes, pessoas adultas sem histórico ou que não possuam problemas respiratórios e entre outros; e

Quarentena Vertical: exclusividade para grupos de riscos, adotando somente medidas de conscientização de pessoas fora dos grupos de risco infectadas a utilizarem máscaras para evitar a contaminação "de graça"!
Qualquer uma que escolher, uma coisa é fato: o número de contaminações pelo Corona Vírus não irá parar, pois as pessoas infectadas estarão em casa com suas famílias, boa parte delas com grupos de risco. Isso pode fazer a quantidade de casos aumentar como também pode fazer diminuir, mas não é a solução como muitos pintam.
A quarentena vertical parece ser a solução mais óbvia. Mas depende de um nível de consciência que não temos.
Cito como exemplo o caso da Dengue (e você da área da saúde deve conhecer a história melhor que eu): em 1920, quando a dengue assolava o país o sanitarista Oswaldo Cruz chutou a porta de todo mundo e erradicou a dengue no país. Passamos 60 anos com a dengue erradicada, quando a abertura econômica dos anos 80 reintroduziu a doença no Brasil, teoricamente vinda de navios da Ásia. De lá pra cá bilhões foram gastos em campanhas educativas, colocaram até o exército para bater de porta em porta. Mas todo ano um Zé Ruela qualquer cultiva a dengue em seu quintal. Há 40 anos tentamos fazer o que Oswaldo Cruz fez e não conseguimos.
Essa é a história que conheço, me corrija se eu estiver errado.
Bom, somos o povo que a há 40 anos sofre com a dengue porque não consegue se educar a ter higiene urbana básica. Imagina se conseguiríamos, em poucas semanas, educar e conscientizar o povo para uma quarentena vertical. Acho pouco provável.
Mas, novamente, estou discorrendo sobre uma área que não é minha. Me corrija se eu estiver errado.
Editado pela última vez por
Marcelo Ponciano em Qua Mar 25, 2020 12:12 am, em um total de 1 vez.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)