Meus prezados
Especialistas criticaram a decisão da Bielorrússia de comprar o Su-30 em vez dos caças F-16
Su-30MK prototipo #603 em formação com USAF F-16 – Credito: vayu-sena.tripod.com
De acordo com o relatório Lenta.ru, uma ampla gama de especialistas renomados expressou suas preocupações em relação aos aviões de combate russos selecionados pela Bielorrússia para substituir a frota MiG-29 da era soviética, em vez do falcão de combate americano F-16.
Andrey Porotnikov, líder do projeto BelarusSecurityBlog, disse que os custos de operação e suporte de aeronaves russas são mais caros do que os das aeronaves de caça F-16 fabricadas nos EUA. Normalmente, o custo do ciclo de vida das aeronaves de combate para uma vida estimada de 35 anos é de 2-2,5 vezes seu preço de compra, como resultado do qual o custo total de manutenção de cada Su-30SM de Belarus custará US $ 100-125 milhões. “E agora, resumindo, o preço das aeronaves [cerca de US $ 50 milhões], a manutenção da aeronavegabilidade e a modernização. Recebemos o valor de 185 a 210 milhões de dólares para cada aeronave (!) Nos próximos 35 anos. E o esquadrão [12 aeronaves], respectivamente, de 2,22 bilhões a 2,52 bilhões de dólares. A quantia não é pequena ”- afirmou Andrey Porotnikov.
Outra desvantagem do caça fabricado na Rússia são os motores AL-31FP, que seis unidades “comem” durante o ciclo de vida do Su-30SM (duas delas já estão instaladas e pagas no momento da compra).
Essa circunstância na publicação é explicada pelo fato de que "os motores de aeronaves soviéticos (russos) são tradicionalmente inferiores aos ocidentais, não apenas em termos de eficiência de combustível, mas também em ciclos de reparos e vida útil operacional". “A Força Aérea Polonesa opera simultaneamente o caça bimotor soviético MiG-29 e o americano monomotor F-16. Supõe-se que o caça americano voará todos os 35 anos com o mesmo motor que foi originalmente instalado nele. Infelizmente, isso não funciona com o MiG-29: oito motores terão que ser substituídos no mesmo período ”, explicou o analista.
O ministro da Defesa da Bielorrússia, Andrei Ravkov, disse que a Bielorrússia planeja comprar vários caças Su-30SM da Rússia, informa a Interfax. “O contrato está concluído e confirmado. Sei que essas quatro aeronaves são fabricadas agora e estão quase prontas; portanto, se o presidente Lukashenko tomar uma decisão, elas serão compradas da maneira prescrita ”, disse ele. O ministro observou que não há datas de entrega específicas. “O contrato foi firmado em termos suspensivos, vinculados à disponibilidade de financiamento. Assim que a decisão for tomada sobre o financiamento, eles serão comprados ”, enfatizou Ravkov.
No verão de 2017, o Ministério da Defesa da Bielorrússia informou que a Bielorrússia assinou um contrato para a compra de um lote de caças Su-30SM da Rússia para atualizar sua frota de aviões de combate. O plano original era comprar 12 aeronaves. O preço do contrato não foi especificado. No início de 2019, o ministro da Defesa russo, Sergey Shoygu, disse que as forças armadas da Bielorrússia receberão o primeiro lote de caças Su-30SM este ano.
Fonte: Fighter Jets World 30 nov 2019
Trad./adapt. jambockrs