INVESTIR EM?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
EduClau
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2544 vezes
Agradeceram: 756 vezes

Re: INVESTIR EM?

#181 Mensagem por EduClau » Sex Jan 24, 2020 9:35 pm

Venho aprendendo bastante aqui, agradeço pela paciência!

Sobre ouro tem algumas operadoras apenas, esses links tem informações interessantes:

https://economia.uol.com.br/financas-pe ... e-ouro.htm

https://www.parmetal.com.br/quero-comprar-ouro/

Nessa última tem algumas coisas bem interessantes, por exemplo se eles comprarem uma barra de outra operadora (e tem uma lista de quais eles aceitam), eles refinam e transformam em barras com a própria marca.

sds.

EduClau
Sênior
Sênior

#182 Mensagem por EduClau » Sex Jan 31, 2020 7:18 pm

Atualização final do "Janeiro Negro":

Perdas em todos os papéis, exceto GGBR, COGN e VVAR. Segurei a rentabilidade da carteira em 0,30%, com esses papéis e trades feitos no mês com MRFG, ABEV, POMO, WIZS e USIM (essa eu vou voltar assim que vender um pouco de VVAR e COGN).
'Campeões' do mês: TCSA (-10,51%, variou muuuito mas vou segurar, aposta small cap pro ano), TIET (-5,10%, mas também seguro, para dy) e ECOR (-4,78%).

A projeção de dividendos da minha carteira está em 0,43%/mês, dezembro o realizado foi 0,46%.

:mrgreen:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

#183 Mensagem por Túlio » Dom Fev 02, 2020 3:24 pm

EduClau escreveu: Sex Jan 31, 2020 7:18 pm Atualização final do "Janeiro Negro":

Perdas em todos os papéis, exceto GGBR, COGN e VVAR. Segurei a rentabilidade da carteira em 0,30%, com esses papéis e trades feitos no mês com MRFG, ABEV, POMO, WIZS e USIM (essa eu vou voltar assim que vender um pouco de VVAR e COGN).
'Campeões' do mês: TCSA (-10,51%, variou muuuito mas vou segurar, aposta small cap pro ano), TIET (-5,10%, mas também seguro, para dy) e ECOR (-4,78%).

A projeção de dividendos da minha carteira está em 0,43%/mês, dezembro o realizado foi 0,46%.

:mrgreen:
Primeiramente, cumprimentos: este rendimento ainda está bem acima do da Poupança (sem imposto) e do TD (com imposto e tudo), ou seja, estás ganhando legal da SELIC.

Segundamente :mrgreen: , tenho visto mais vezes do que gostaria a tigrada do Mercado se referir ao mês passado como "Janeiro Negro/Black January", e tenho uma pergunta: que cor vão botar EM FEVEREIRO/FEBRUARY? Tem cor mais escura que o preto? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Este mês é dos SHORTs (exceto ouro e cryptos, ou seja, safe havens) em praticamente TUDO! Quinta passada eu vi o China50, um dos índices mais "só sobe" do mundo despencar quase 7% em questão de horas; na sexta a Apple tomou um tombo de quase 5% e - quase inacreditável - a NASDAQ100, na qual eu estava SHORT e no vermelho (ainda estou, mas agora apenas em UMA posição e aposto o que quiseres como já abre verde e vai abrindo mais), despencar mais de 3%, praticamente coisa de SCI-FI.

Essa gripe das galinhas tá ficando intere$$ante, meus próximos alvos são Boeing, Apple e........TESLA! 8-]

WOW, BTC quase 1% UP em 24 hs!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#184 Mensagem por delmar » Dom Fev 02, 2020 8:49 pm

A grande jogada é saber quando a crise chegará ao limite, ou seja quando a ações vão parar de cair e a economia começar a recuperação. É a pergunta de 1 bilhão de dólares. Infelizmente muitas ações já caíram e o negócio e ficar parado esperando o fim do pânico.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#185 Mensagem por Túlio » Dom Fev 02, 2020 9:41 pm

Na verdade não é esse terror todo, a cada segundo em que o pregão de uma Bolsa estiver aberta, uma parte da tigrada vai estar ganhando o dinheiro da outra. É simples assim, se um ativo está subindo os caras que estão LONG (os chamados Bulls) nele estão também ganhando a grana dos que estão SHORT; já se começar a cair, os que estão SHORT (também chamados Bears) é que começam a faturar. No que uma Bolsa dispara ou despenca mais de uns 10% é costume fechar o pregão (parar tudo) para dar um tempo de desacelerar ou a citada simplesmente QUEBRA!

Porque se subir feito um foguete até Bear vira Bull e se cair feito uma bomba até Bull vira Bear, a GANÂNCIA vai ao epifenômeno e isso acabaria numa quebradeira geral (inclusive os Investidores e Especuladores, pois vai chegar num ponto em que simplesmente não existirá $$$ suficiente para realizar todas as posições), daí a necessidade de parar e depois resetar tudo.

PS.: quando leres que o Mercado está bullish, significa que está subindo e só quem está LONG está fazendo dinheiro; já se, como agora, estiver bearish, significa que está caindo (valor dos ativos) e só quem está SHORT é que está se dando bem. O verdadeiro truque é perceber - observando vários ativos/marcadores ao mesmo tempo - quando o(s) que tens, sejam SHORT ou LONG, já ultrapassou(aram) a META (tks, @EduClau, essa aprendi contigo) e que se pode/deve fechar uma ou mais posições para, após uma respirada e mais observações, fazer SWING TRADE, ou seja, pular (S ou L) para outro ativo que está começando a disparar, para cima ou para baixo. Lembrar de duas coisas ditas neste tópico mesmo:

:arrow: É IMPOSSÍVEL SÓ GANHAR OU SÓ PERDER; O VENCEDOR É O QUE GANHA MAIS DO QUE PERDE (Túlio).

:arrow: NINGUÉM PODE PREVER EXATAMENTE QUANDO UM ATIVO VAI PARAR DE CAIR OU SUBIR (@Tutankhamon).

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

EduClau
Sênior
Sênior

#186 Mensagem por EduClau » Seg Fev 03, 2020 7:34 am

Bem legal esse seu post estimado @Túlio, depois de ler ele fui ver minha carteira e (que óbvio e eu não tinha percebido!), os papéis long, que eu chamo de position/dy, são os mais resilientes, ainda estão no azul ou com menores perdas. Os setores que eles representam são óbvios também: energia, infraestrutura, banco. O engraçado é que ela foi se configurando assim não por uma estratégia que segui mas se construindo de um modo meio intuitivo. Por outro lado a minha carteira short essa despencou, basicamente são papéis de varejo, construtoras e educação.
Olhando agora, eu deveria ter seguido uma estratégia bear, vendido os papéis position logo nos primeiros dias e estaria recomprando agora, teve alguns deles que reduziram quase 50% do ganho nessa última semana, mas além de não ter experiência para perceber a movimentação do mercado tem aquela história do 'carinho' que você pega por certos papéis e depois fica com dificuldade para se desfazer deles.

Sem estratégia para esse início de fevereiro, esperar mais um pouco talvez vender algum dos shorts num repique de alta, mesmo ficando num 0x0, e reforçar um pouco cotas de fundos FII, ETF e ir atrás de algum papel baratinho (~$10 a 15,00) que estou de olho para trade.

sds.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#187 Mensagem por Túlio » Seg Fev 03, 2020 11:57 am

Caro @EduClau, qualquer Estratégia sempre vai se basear no Objetivo, sua razoabilidade e Meios disponíveis; a partir daí se parte para a Tática. A minha(*) para este ano, baseada na tua (metas) pode ser descrita assim (para fechar posição no verde):

G1 - Lucro de 1 dígito (de 1 a 9,99%); quanto mais baixa eu fechar, menos fé eu tenho no ativo. P ex, usei hoje, algumas horas atrás, para fechar uma posição LONG em petróleo na qual eu confiava cada vez menos (passou quase uma semana no vermelho com indicações de que iria piorar). No que ficou verde taquei o dedo no botão e fechei; o segundo que levou entre o comando (BR) e execução (UE) fez com que realizasse a exatos 1,55%. Não me arrependi, pouco depois o OIL voltava ao que seria vermelho no meu portfólio e continua assim até agora (10:36 hs).

G2 - Lucro de 2 dígitos (de 10 a 99,99%); a ideal para mim, e não tenho problemas em esperar, ou seja, tanto faz se, após aberta a posição, eu a realize em 1 dia e 1 minuto (para não cair no DT/Scalp e ter que preencher e enviar DIRPF todos os meses) ou 1 ano. Ou até mais (como faço com a BTC, que está no HOLD e só sai depois de pelo menos uma Bull Run ou, como está acontecendo já faz um ano, um longo Rally com altos e baixos mas que tende à alta e pode conduzir à citada BR).

G3 - Lucro de 3 dígitos (100 a 999,99%); altamente desejável mas dificílima (só que não impossível). P ex, na metade do ano passado, logo após aquele tweet do Trump engrossando com a China e tacando tarifas adicionais, eu estava SHORT no petróleo, alavancado até o talo e com a maioria das posições em G1, com o resto no vermelho; em menos de uma hora o troço despencou mais de 8% brutos e pude realizar todas as posições em G3, com a menor a pouco mais de 106% e a maior a quase 439%. Fantástico, não?(**)

(*) - Aqui falo apenas sobre CFD com alavancagem.

(**) - Só que em seguida cometi o que considero como o meu maior erro de rookie desde que entrei no Mercado: ao invés de fazer o MAIS LÓGICO, ou seja, respirar fundo, curtir o agora baita tamanhão da minha carteira (em USD, ainda por cima) e ir à geladeira pegar uma cerveja pra relaxar e planejar o que faria a seguir, fiz o MAIS ILÓGICO POSSÍVEL, ou seja, taquei quase tudo outra vez SHORT no petróleo ( BAITA DOIDO!!! [101] ) - lembro que postei aqui mesmo que dessa vez ele ia para a casa dos USD 40 e eu ia nadar em dólar :roll: - e, após perder cerca de 1/4 dos ganhos num pico inesperado (e em uns poucos minutos) usei o que tinha deixado como reserva (30%) para proteger as posições que não tinham caído no SL. Daí depositei mais um pouco e comecei a fazer Trades de poucos dias e sempre com alavancagem forte mas em ativos previsíveis (tipo ouro e até petróleo, só que LONG); ganhava bem mais do que perdia e usava o lucro para reforçar sempre mais as posições no OIL, grandes e mal compradas, porque subia devagar e sempre.

Daí o bicho não conseguiu estourar os USD 60, por mais que tentasse, e aconteceu o lógico: começou a reverter, caindo um pouquinho a cada semana. E chegou setembro. Numa sexta-feira, cerca de meia hora antes de o Mercado fechar, seguia a queda e começava a acelerar. Àquela altura me restavam duas das posições originais (eram oito mas seis já tinham, uma a uma, alcançado G1 e vendi, usando capital e lucro para engrossar as defesas das demais), ambas SHORT, com a maior valendo o dobro e com o dobro da alavancagem da menor. A essa altura, para defendê-las, eu já tinha botado quase o triplo de seu valor total, estando ambas com SL ligeiramente acima de USD 62, valor que me parecia impossível de ser atingido (a velocidade da queda estava aumentando, na verdade). Nessa meia hora de que falei, me passou várias vezes pela cabeça se não seria mais prudente fechar, mesmo perdendo uns 5%, e recomeçar na semana seguinte porque, afinal, NADA poderia impedir o OIL de cair para USD 52, 51 ou até menos e eu voltaria ao patamar em que estava na metade do ano, só que mais experiente. Era o MEDO. Mas daí veio a GANÂNCIA e me soprou no ouvido "domingo já abres no verde, trouxa, vais deixar pros outros lucrarem?" e me convenci. Deixei as posições abertas e o Mercado fechou.

No dia seguinte lia que o Irã e/ou algum proxy tinham enchido a Arábia Saudita de mísseis e era um "salve-se quem puder" entre os Bears. Como citei em outro post, qualquer movimentação em OIL foi bloqueada, como medida de proteção do próprio Mercado, e não pude nem retirar as defesas e perder menos. No que abriu, domingo à noite (cerca de 2 hs depois do horário normal), eu tinha perdido 100%, porque tinha dado um pico de mais de USD 63. Dae toca depositar e recomeçar, agora MUITO mais prudente e menos ganancioso. Lições que ficaram (alguma coisa a gente sempre ganha):

:arrow: Após fechar em G3 ou mesmo 62 alto (possível, como falei), SEMPRE parar e dar uma resfriada na cabeça. Se empolgar é convidar a desgraça pro churrasco e, enquanto ela come a carne, a gente come O BRASEIRO!

:arrow: NUNCA entrar alavancado num fim de semana com OIL ou GOLD em SHORT.

:arrow: Passado um bom período - de uma semana a um mês, p ex - e um ativo se revelar mal comprado, vender tão perto do verde quanto possível, mesmo que ainda no vermelho. Melhor um prejuízo pequeno que depois pode ser revertido do que um baita tombão ou imobilizar 3/4 do que tens para defender o indefensável.

Têm sido lições caras (QED) porém úteis para mim. Talvez o sejam para ti algum dia.

Abração, cupincha véio! [009]

EDIT - OIL abaixo dos USD 50! Um cupincha dos Emirados (EAU) jura que até maio chega aos USD 30!!! :shock:

EduClau
Sênior
Sênior

#188 Mensagem por EduClau » Seg Fev 03, 2020 6:41 pm

Poxa, confesso que não entendo muito sobre os seus trades, acredito que é sobre commodities, contratos futuros só que no exterior e não na nossa BM&F... :oops: , além de cripto, claro.

Mas dos meus não tenho queixa, com esses 1 e poucos % de alta da Bovespa deu pra recuperar quase todas as perdas da semana passada :shock:

Me identifique com essa passagem sua aqui:
...No que ficou verde taquei o dedo no botão e fechei; o segundo que levou entre o comando (BR) e execução (UE) fez com que realizasse a exatos 1,55%...
Fiz isso hoje mesmo, estava com tempo no almoço e no repique taquei o dedão e sai de COGN, que vinha negativa desde que eu recomprei a 45 dias e ainda realizei um lucrinho com VVAR, que vem subindo tanto que estou duvidando do fôlego dela (mesmo assim vendi só metade da posição).
Logo depois aproveitei o ganho pra reforçar minha carteira position e, pra não desbalancear o objetivo 2/3 position e 1/3 trade, comprei RAPT com o que sobrou e já valorizou quase 4%, do meio dia até o fechamento!!

sds.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#189 Mensagem por Túlio » Qui Fev 06, 2020 1:29 pm

Caro @EduClau, também me é meio complicado entender o que fazes, a nomenclatura é estranha & quetales mas a regra geral deve ser a mesma: liberdade de movimento (poder entrar e sair de determinado ativo no momento em que quisermos), de opção (usar ou não alavancagem) e de escolha (grande variedade de ativos). Fora isso pouco compreendo, a B3 me parece muito diferente do ambiente em que opero, e que funciona 24 hs do domingo à noite até a sexta de tardezita, ou seja, se eu perder o sono, levanto, ligo o PC e pouco depois estou na plataforma, pronto para abrir/fechar posições (exceto para ativos listados apenas na NYSE, que obedecem aos horários dela e que por isso mesmo quase sempre evito).

Mas há umas táticas gerais que creio serem válidas para as duas, porque não conheço canto do Mercado onde não valham:

:arrow: Nunca botar 100% do capital em risco; é sempre prudente manter uns 20% disponíveis para emergências, que vão desde salvar um ativo bem comprado mas que arrisca a tomar um pico inesperado até aproveitar uma vulnerabilidade (entrar SHORT) ou ascensão (entrar LONG) súbita para fazer um lucro extra.

:arrow: Nunca botar mais de 10% do capital utilizável em um só ativo de uma só vez; o ideal é ir comprando aos poucos e de acordo com o comportamento dele.

EXCEÇÃO - Uma oportunidade boa demais para ser ignorada. P ex, se começar uma guerra das brabas no OM, considero um risco aceitável entrar LONG com tudo o que eu tiver de uma vez só no ouro e/ou petróleo, alavancado até o talo e com meta G3; ou se/quando finalmente a tigrada parar de engolir essas notícias plantadas sobre o Coronavirus não ser isso tudo de feio, que já inventaram trocentas vacinas e soros e que, de qualquer forma, só está morrendo Asiático mesmo e tem bastante disso lá na Ásia; bueno, é começar a morrer gente que importa, ou seja, no Ocidente (entenda-se Europa/EUA) e entro SHORT e alavancado contra quase tudo (exceto ouro e BTC), e duvido que não vá lucrar e muito (de novo, G3).

:arrow: Uma coisa que volta e meia faço (agora mesmo, p ex, com a NASDAQ100) é fazer par aberto do mesmo ativo. Trata-se de abrir uma posição LONG ou SHORT num ativo e, no que esta posição atingir uma determinada meta na direção correta, abrir uma posição oposta. A "ciência de foguete" aí nem é complicada, basta manter baixa a alavancagem ou mesmo entrar sem ela: como nada sobe nem desce para sempre, é só ter paciência e se lucra nas duas pontas, ou seja, a VOLATILIDADE passa de inimiga a aliada.

IMPORTANTE - A posição SHORT sempre deve ser comprada em valor (se possível BEM) maior que a LONG, por simples Lógica: se for o oposto, vai haver períodos em que estaremos no vermelho em AMBAS. Sendo feito corretamente, o lucro de uma anula o prejuízo da outra com folga, o que é sempre bom para o Risk Average e nossa classificação pública nele (não sei se tem isso onde operas).

:arrow: Ainda sobre controle de risco, comprar um ativo que seja oposto a outro (ou um safe haven, como ouro e BTC) e deixar em HOLD é um aliado poderoso e vai salvar a gente da bancarrota em diversas ocasiões, além de colaborar para que o nosso nível público de risco se mantenha baixo. Um belo exemplo é o USD mas - prestar atenção - como ÍNDICE, não como MOEDA. Ele varia pouco e quase sempre na direção oposta dos demais assets. O considero superior mesmo aos safe havens citados.

:arrow: Pelo exposto, pouca coisa há de mais arriscada do que investir SHORT em ouro ou petróleo (exceto em par aberto, claro) ou LONG em índices (exceto USD) com alavancagem igual ou maior que X5 (caso isso seja intere$$ante, melhor fazer sem alavancagem alguma).

AVISO FINAL - OLHO NA CHINA! Parecem estar desesperados, o governo de lá está despejando montanhas de bilhões no que chama de "estímulos" (lembrar do OBAMA) mas que na verdade, exatamente como no caso do citado POTUS, não passa de Bailout, porque até a semana passada tudo o que tinha lá (empresas, índices, Bolsas) estava despencando em queda livre; agora anunciaram uma redução nas tarifas sobre bens importados dos EUA. Isso me cheira a DESESPERO e até pode - como está - funcionar por um tempo mas ou eles, como o OBAMA, conseguem tirar da cartola um equivalente ao que foi o Shale na década passada ou vai ser um festival de tubarão arrancando pedaço de tudo o que tem lá. Um dos indicadores (Markers) mais importantes é a TESLA, que chegou pertinho de incríveis USD 1k por ação na onda dos primeiros "estímulos" (chegou a subir uns 90% brutos em apenas pouco mais de um mês, este ano, chegando a valer mais do que a GE inteira!!! :shock: ) para despencar a pouco acima de USD 700 em um dia. Agora, com o$ novo$ "e$tímulo$", vai se recuperando lentamente, estando agora mesmo a USD 763 (*). Se funcionar, mesmo assim, 1k é provavelmente só pro fim do ano e olhe lá (a não ser que funcione MUITO BEM); se der errado, cai muito mais feio que a BOEING.

Grande abraço, e bons investimentos! [009]

(*) - Valor do metade da manhã de hoje; agora, metade da tarde, perto do fechamento, recuando de volta para mais perto dos USD 700 (USD 742).

PS.: há um grande perigo contra o qual temos que aprender a nos precaver, o chamado FOMO (Fear Of Missing Out), que é ver um ativo se movendo em determinada direção CONTRA os Markers e comprar mesmo assim, só de medo de perder o bonde (Missing Out) e ficar parado vendo os outros lucrarem. Isso normalmente leva a prejuízos porque, como é sabido, NINGUÉM sabe quando um asset vai parar de subir ou descer, assim, arriscamos a pegar o trem já no fim da linha e perder o valor da passagem.

Algus
Avançado
Avançado
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 48 vezes

#190 Mensagem por Algus » Qui Fev 13, 2020 5:02 pm

EduClau escreveu: Seg Jan 20, 2020 8:59 pm
Algus escreveu: Seg Jan 20, 2020 1:39 pm Boa tarde

Em algum momento de 2016 estávamos falando sobre investimentos e eu recomendei as ações da construtora JHSF3
Não consigo mais encontrar aquela mensagem, então gostaria de deixar aqui pra desencargo de consciência - pra quem quer que tenha entrado nessa - que estou tirando meus investimentos dela.
E por que você sugere sair de JHSF3 agora, alguma sinalização?
Não tenho posição dela mas de TCSA3, desde que tinha entrado tava andando de lado mas hoje saltou 13,76%, preciso procurar o motivo.

sds.
Eu to bem perdido nesse cenário atual porque os papéis subiram muito nestes últimos anos. Conheço pouco sobre a bolsa, dei um toque lá pra 2016 porque as ações - em geral - estavam baixíssimas. Tava discrepante demais a situação naquela época.
Honestamente, vou aguardar uma oportunidade mais segura. Sou muito medroso pra essas coisas, só entro quando me sinto bem confiante mesmo.

EduClau
Sênior
Sênior

#191 Mensagem por EduClau » Qui Fev 13, 2020 7:36 pm

Algus escreveu: Qui Fev 13, 2020 5:02 pm Eu to bem perdido nesse cenário atual porque os papéis subiram muito nestes últimos anos. Conheço pouco sobre a bolsa, dei um toque lá pra 2016 porque as ações - em geral - estavam baixíssimas. Tava discrepante demais a situação naquela época.
Honestamente, vou aguardar uma oportunidade mais segura. Sou muito medroso pra essas coisas, só entro quando me sinto bem confiante mesmo.
Os papéis estão caros mesmo, achar algum com P/L baixo e bons fundamentos é mosca branca e nas últimas semanas está oscilando bastante por causa do coronavirus e notícias sobre indicadores da economia do país, geralmante resultados pífios.
O Ibovespa está com variação de 1,67% no mês e 0,01% no ano... minha carteira está em 0,68 no mês e 0,49% no ano, e foi exatamente a TCSA que puxou pra baixo: -12,47% nos 40 dias que estou com o papel, a única outra perda expressiva da carteira está sendo ECOR com -7,73% em 23 dias e os outros papéis, mesmo com o rendimento positivo nos últimos dias, ainda não retornaram aos ganhos pré-virus.

Outro tipo de investimento que comecei logo no começo do ano foram nos tais FIIs, comecei com um tipo tijolo, nos primeiros dias valorizou bem depois foi só caindo, esperei a data com pra pegar os 0,45% de dy (ah, nesses tipos de fundos o provento é mensal para quem não sabe, é o aluguel da(s) propriedade(s) que o fundo possui) e vendi com algum lucro ainda, agora estou num híbrido com 0,68% de dy, a valorização do papel tem oscilado em torno de 0% muito por causa de uma subscrição que vai sair dia 20, vou ver como fica depois mas, na prática, fico em dúvida se valeria aplicar num bom fundo MM que rende a mesma coisa com muito menos riscos. Por fim, outro investimento foi em fundo no exterior, de índice de ações americanas da S&P 500 e contratos futuros com exposição ao dólar: ganho de 6,05% em exatos 30 dias.

Fazendo um balanço desses 3 meses de aventura em RV o meu maior arrependimento é pensar que eu deveria ter entrado muito, mas muito tempo antes...

sds.

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#192 Mensagem por delmar » Seg Mar 02, 2020 10:43 pm

Após alguns dias de grandes perdas as bolsas começaram uma recuperação que pode ou não ser consistente. A situação é instável e o futuro imprevisível mas uma coisa é certa, como sempre os pequenos investidores, os sardinhas, que ficaram apavorados e venderam suas ações, engordaram os tubarões.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#193 Mensagem por Túlio » Ter Mar 03, 2020 4:44 pm

delmar escreveu: Seg Mar 02, 2020 10:43 pm Após alguns dias de grandes perdas as bolsas começaram uma recuperação que pode ou não ser consistente. A situação é instável e o futuro imprevisível mas uma coisa é certa, como sempre os pequenos investidores, os sardinhas, que ficaram apavorados e venderam suas ações, engordaram os tubarões.
A meu ver nem foi o MEDO que matou a tigrada, foi a GANÂNCIA: viram algo caindo ou subindo, se alavancaram até o talo e depois foi aquele festival de SL acionando. Que fique pelo menos a lição: alavancagem de X5 já é só pra quem sabe o que está fazendo, acima disso só pra PRO (e, claro, DayTrader & Scalper). Quem é noob tipo eu melhor ficar no X1 (sem alavancagem) ou, em ativo de pouco risco (tipo BTC), ir pro X2, passar daí é pedir pra levar fumo.

Mas, pelo menos para mim, A NOTÍCIA mesmo é a abaixo:

!!!BINANCE AGORA ACEITA BRL!!!

Isso mesmo, agora dá para comprar cryptos (e, se for DOIDO, fazer Trade) sem ter que comprar USD/EUR.

https://www.binance.com/pt/blog/4118433 ... dium=email

EduClau
Sênior
Sênior

#194 Mensagem por EduClau » Ter Mar 03, 2020 6:27 pm

Minha carteira chegou a cair 15%, na 6a feira tinham ido todos os ganhos com papéis junto dos lucros de trades que foram reinvestidos e ainda fiquei com um bom prejuízo. Redimento no mês de fevereiro: - 11,90%. Eu sempre ganho do IBOV, meu benchmark!! :mrgreen: !!

Minhas posições:

B&H:
BRDT3
TIET11
ITSA4
GGBR4
BMGB4

Trade:
ECOR3
RAPT4
USIM5
TCSA3

O maior prejuízo foi com BMGB4, até - 30% de perda, ela já vinha derretendo após o balanço mesmo ele sendo positivo e superior ao anterior, o argumento foi de que 'veio abaixo do esperado', mas acho que foi especulação mesmo pois grandes corretoras estavam operando vendido. Agora está recuperando, hoje minha perda com ela está em -25 só...

Assim passei a semana curtinha pós-carnaval só comprando uns lotezinhos para baixar PM, ontem reverteu e como tenho TIET e a Eneva quer fazer fusão ela disparou até 25% e como o peso na carteira é maior compensou com folga BMG.

Curioso que naturalmente a carteira foi ficando mais conservadora nesses tempos de pandemia: a maioria dos lotes que comprei foram de buy and hold pra dividendos, assim que a proporção de trades vai diminuindo, como os dividendos estão começando a entrar e já fazem sombra vou tentar ir usando eles pra reforçar as posições de trade.

Agora está fechando o leilão de hoje, no acumulado do mês a carteira está em 4,58% x 1,25% do IBOV.

Sigo firme, como já disse é divertido.

sds

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#195 Mensagem por Túlio » Ter Mar 03, 2020 6:59 pm

E este era o índio que, meses atrás, ficava choramingando que não sabia nada e queria aprender a "investir" em TD; agora taí, dando aula pra cambada... :lol: :lol: :lol: :lol:

Apenas uma sugestão, caro Amigo @EduClau: Petrobrás tá barata pra caramba (pouco mais de USD 12 para um ativo que costuma andar na volta dos 15/16. Qualquer compra abaixo de USD 12 seria um Buy and Hold, porque não há crise que dure pra sempre.

Responder