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Re: Força Aérea do Paquistão: notícias
Meus prezados
Caça de quinta geração do Paquistão completa fase inicial do projeto conceitual
O “Projeto Azm” do Paquistão, cuja peça central envolve o desenvolvimento de seu próprio caça de quinta geração, acelerou-se, com a conclusão do primeiro dos quatro ciclos da “fase de projeto conceitual”.
O anuário do MoDP afirmou que o Secretariado da AvRID concluiu o primeiro ciclo do projeto conceitual. Ele declarou: “O primeiro ciclo da fase de projeto conceitual foi concluído. A primeira configuração que foi projetada com base nos exigentes requisitos de desempenho da Força Aérea do Paquistão (PAF) passará por mais três ciclos dentro do projeto conceitual, usando ferramentas e códigos de análise de fidelidade mais alta.”
O avião de caça de quinta geração (FGFA) é o destaque do tão esperado Projeto Azm, que descreve a ambição da PAF de desenvolver uma base industrial de aviação de ponta no país. Esse complexo industrial de aviação apoiará as capacidades de defesa do país, além de atender às necessidades de aviação civil e comercial.
A PAF iniciou formalmente o Projeto Azm em julho de 2017, com o objetivo de desenvolver um FGFA, um veículo aéreo não tripulado (UAV) de altitude média e longa autonomia (MALE), novas munições e outros projetos.
Quando anunciou o Projeto Azm, o então Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (CAS), Sohail Aman, Air Chief Marshal (ACM), havia declarado que o trabalho de design do UAV MALE estava em seus “estágios finais”. O anuário do MoDP 2017-2018 declarou que o prazo previsto para o voo inaugural do UAV MALE era junho de 2019.
Com relação ao FGFA, em uma entrevista recente com o Chefe do Estado-Maior da PAF (CAS), o Air Chief Marshal Mujahid Anwar Khan, afirmou que não espera que o FGFA entre em operação por “mais uma década”.
Fonte: Air Recognition via blog Poder Aéreo 15 out 2019
Caça de quinta geração do Paquistão completa fase inicial do projeto conceitual
O “Projeto Azm” do Paquistão, cuja peça central envolve o desenvolvimento de seu próprio caça de quinta geração, acelerou-se, com a conclusão do primeiro dos quatro ciclos da “fase de projeto conceitual”.
O anuário do MoDP afirmou que o Secretariado da AvRID concluiu o primeiro ciclo do projeto conceitual. Ele declarou: “O primeiro ciclo da fase de projeto conceitual foi concluído. A primeira configuração que foi projetada com base nos exigentes requisitos de desempenho da Força Aérea do Paquistão (PAF) passará por mais três ciclos dentro do projeto conceitual, usando ferramentas e códigos de análise de fidelidade mais alta.”
O avião de caça de quinta geração (FGFA) é o destaque do tão esperado Projeto Azm, que descreve a ambição da PAF de desenvolver uma base industrial de aviação de ponta no país. Esse complexo industrial de aviação apoiará as capacidades de defesa do país, além de atender às necessidades de aviação civil e comercial.
A PAF iniciou formalmente o Projeto Azm em julho de 2017, com o objetivo de desenvolver um FGFA, um veículo aéreo não tripulado (UAV) de altitude média e longa autonomia (MALE), novas munições e outros projetos.
Quando anunciou o Projeto Azm, o então Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (CAS), Sohail Aman, Air Chief Marshal (ACM), havia declarado que o trabalho de design do UAV MALE estava em seus “estágios finais”. O anuário do MoDP 2017-2018 declarou que o prazo previsto para o voo inaugural do UAV MALE era junho de 2019.
Com relação ao FGFA, em uma entrevista recente com o Chefe do Estado-Maior da PAF (CAS), o Air Chief Marshal Mujahid Anwar Khan, afirmou que não espera que o FGFA entre em operação por “mais uma década”.
Fonte: Air Recognition via blog Poder Aéreo 15 out 2019
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Re: Força Aérea do Paquistão: notícias
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Paquistão: novo míssil de cruzeiro pode equipar futuro caça de 5ª geração
O Paquistão realizou nesta terça-feira (18/2) um teste bem-sucedido do seu mais recente míssil de cruzeiro Ra’ad-II (Air-Launched Cruise Missile – ALCM), com um novo alcance de 600 quilômetros.
Segunda a ISPR, mídia militar do Paquistão, o Ra’ad-II (“Trovão”) melhora significativamente a capacidade estratégica. “A arma apresenta sistemas aprimorados de orientação e navegação,” garantindo o engajamento de alvos com alta precisão “.
Quando foi apresentado pela primeira vez como uma maquete em 2017 durante um desfile anual no Paquistão, o Ra’ad-II tinha um alcance declarado de 550 quilômetros. Pequenas mudanças no design da admissão levaram à especulação de que o alcance extra foi alcançado devido a um motor mais avançado do que o usado no Ra’ad-I, que tem um alcance de 350 quilômetros.
Essa especulação pode estar correta. Embora as imagens do teste de terça-feira tenham sido deliberadamente de baixa resolução, a traseira do Ra’ad-II parece ter sido totalmente redesenhada com uma nova superfície de admissão e superfícies de controle.
O Ra’ad-I (imagem acima) tinha o que pode ser descrito como uma grande “cauda dupla”, enquanto o Ra’ad-II parece ter adotado um layout de configuração “X” mais compacto, comum com mísseis similares em serviço em outros lugares. Essa mudança deve ajudar no transporte em uma ampla gama de plataformas, talvez até internamente, se o programa de caça de quinta geração do Paquistão, oProject Azm, der frutos e apresentar um compartimento de armas interno.
Até o momento, os mísseis Ra’ad só foram vistos sendo transportados por caças Mirage III (como o exemplar que aparece nos vídeos de lançamento), caça amplamente utilizado pelo Paquistão.
O aumento do alcance permitiria o lançamento do míssil bem dentro do território do Paquistão, enquanto seria capaz de atingir alvos críticos na Índia – Nova Délhi fica a aproximadamente 430 quilômetros de Lahore, por exemplo. Essa necessidade assumiu uma importância maior devido aos esforços de modernização da defesa aérea da Índia através da aquisição de sistemas como o russo S-400.
Washington também liberou recentemente o Sistema Integrado de Defesa Aérea para venda na Índia.
Mansoor Ahmed, membro sênior do Centro de Estudos Estratégicos Internacionais de Islamabad, especializado no programa nuclear do Paquistão e em suas plataformas de entrega, acredita que o Ra’ad-II é “a resposta do Paquistão ao desenvolvimento da Índia do míssil de cruzeiro Nirbhay”.
Ele acredita que Ra’ad-II “aumentará significativamente a flexibilidade operacional e de direcionamento da parte aérea das forças estratégicas do Paquistão”.
“O míssil oferece capacidade aprimorada para ataques de precisão contra alvos militares críticos em terra e no mar a partir de distâncias seguras. Com seu amplo alcance, forças e ativos até então invulneráveis agora podem ser atingidos com maior precisão, que antes eram cobertos apenas pelos mísseis balísticos do Paquistão “, afirmou.
Fonte: Reuters (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês) 19 fev 2020
Paquistão: novo míssil de cruzeiro pode equipar futuro caça de 5ª geração
O Paquistão realizou nesta terça-feira (18/2) um teste bem-sucedido do seu mais recente míssil de cruzeiro Ra’ad-II (Air-Launched Cruise Missile – ALCM), com um novo alcance de 600 quilômetros.
Segunda a ISPR, mídia militar do Paquistão, o Ra’ad-II (“Trovão”) melhora significativamente a capacidade estratégica. “A arma apresenta sistemas aprimorados de orientação e navegação,” garantindo o engajamento de alvos com alta precisão “.
Quando foi apresentado pela primeira vez como uma maquete em 2017 durante um desfile anual no Paquistão, o Ra’ad-II tinha um alcance declarado de 550 quilômetros. Pequenas mudanças no design da admissão levaram à especulação de que o alcance extra foi alcançado devido a um motor mais avançado do que o usado no Ra’ad-I, que tem um alcance de 350 quilômetros.
Essa especulação pode estar correta. Embora as imagens do teste de terça-feira tenham sido deliberadamente de baixa resolução, a traseira do Ra’ad-II parece ter sido totalmente redesenhada com uma nova superfície de admissão e superfícies de controle.
O Ra’ad-I (imagem acima) tinha o que pode ser descrito como uma grande “cauda dupla”, enquanto o Ra’ad-II parece ter adotado um layout de configuração “X” mais compacto, comum com mísseis similares em serviço em outros lugares. Essa mudança deve ajudar no transporte em uma ampla gama de plataformas, talvez até internamente, se o programa de caça de quinta geração do Paquistão, oProject Azm, der frutos e apresentar um compartimento de armas interno.
Até o momento, os mísseis Ra’ad só foram vistos sendo transportados por caças Mirage III (como o exemplar que aparece nos vídeos de lançamento), caça amplamente utilizado pelo Paquistão.
O aumento do alcance permitiria o lançamento do míssil bem dentro do território do Paquistão, enquanto seria capaz de atingir alvos críticos na Índia – Nova Délhi fica a aproximadamente 430 quilômetros de Lahore, por exemplo. Essa necessidade assumiu uma importância maior devido aos esforços de modernização da defesa aérea da Índia através da aquisição de sistemas como o russo S-400.
Washington também liberou recentemente o Sistema Integrado de Defesa Aérea para venda na Índia.
Mansoor Ahmed, membro sênior do Centro de Estudos Estratégicos Internacionais de Islamabad, especializado no programa nuclear do Paquistão e em suas plataformas de entrega, acredita que o Ra’ad-II é “a resposta do Paquistão ao desenvolvimento da Índia do míssil de cruzeiro Nirbhay”.
Ele acredita que Ra’ad-II “aumentará significativamente a flexibilidade operacional e de direcionamento da parte aérea das forças estratégicas do Paquistão”.
“O míssil oferece capacidade aprimorada para ataques de precisão contra alvos militares críticos em terra e no mar a partir de distâncias seguras. Com seu amplo alcance, forças e ativos até então invulneráveis agora podem ser atingidos com maior precisão, que antes eram cobertos apenas pelos mísseis balísticos do Paquistão “, afirmou.
Fonte: Reuters (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês) 19 fev 2020
- FCarvalho
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Re: Força Aérea do Paquistão: notícias
Pqp... até o Paquistão! Caça de 5a G, UAV, mísseis de cruzeiro, etc...
Será que sou eu que estou vendo coisas ou estamos mesmo ficando para trás nesse negócio de defesa? Ou sempre estivemos e nunca notamos?
Comparativamente com a realidade dos projetos aqui, há países do mesmo nível estratégico do Brasil que estão muito a nossa frente em termos de P&D em defesa. Não acredito que o Paquistão faça nada disso aí descrito sem uma larga ajuda chinesa, mas por outro lado, é impossível não admitir que eles estão no caminho certo para ocupar lugar de destaque no pequeno mundo dos países com BID relevantes.
Aí me vem uma frase que li em um desses muitos docs do EB que diz "é melhor ter logo do que ter perfeito". Tá, tudo bem, e o que isso significa na prática?
No campo aeronáutico, por exemplo, não temos quase nada em matéria de UAV, e não se ouviu mais falar em projetos de desenvolvimento deste a derrocada da Harpia. Sobrou a Avibrás e o Falcão (que nunca fica pronto), os israelenses, e algumas empresas pequenas com UAV cat 1. E só. As ffaa's pouco ou nada investem nessa área. Se a ideia é ter logo, e não perfeito, me pergunto porque não fazer compras de oportunidade para veículos em todas as categorias e criar OM tipo "ilhas de modernidade" para atualização e/ou formação de doutrina em todas as ffaa's? Quanto nos custaria comprar UAV chineses com capacidade de ataque e reconhecimento para isso? Ou de outro país, mas que venda (quase)barato e sem restrições?
Por aqui os investimentos na FAB estão sendo dirigidos para a área de C2, ISR e NCW, através de projetos de novos radares, data link, IFF, comunicações e integração de sistemas. Tudo no longo prazo ou a perder de vista. Em sistemas de armas apenas o míssil de cruzeiro parece ser uma realidade, enquanto uma proposta de míssil ar-sup começa a ser pensada/desenvolvida. No caso das bombas guiadas apenas duas empresas nacionais dispõe de algumas iniciativas, e só uma delas foi aquinhoada certa vez pela FAB. A outra ficou "a ver aviões", e dá-lhe compra de kits israelenses. O A-Darter tem futuro incerto, assim como a parceria de longa data com a Denel, enquanto a compra de Meteor/IRIS-T parece comprometer todo e qualquer investimento no futuro sobre mísseis BVR/WVR.
Enfim, a partir de 2030/2040 a presença de caças de 5a G - e quiçá UAV de combate - mesmo em países em desenvolvimento será um fator inegável, seja via China, Rússia ou Europa/USA. Para não falar de projetos autoctones como hora demonstra o Paquistão.
Quanto tempo até essa realidade nos atingir? 5, 10, 15, 20 anos? Vamos estar a altura do que nos aguarda? A FAB conseguirá no ritmo atual chegar a ser o que se pretende em 2041? Eu tenho sérias dúvidas quanto a isso. Estamos aqui a bastante tempo para crer que as poucas iniciativas no campo da P&D nacional da BID sejam realmente levadas a sério e não comprometidas.
Aliás, em 2041 quantos Gripen E/F teremos? 36, 72, 108? Com qualquer destas quantidades, ele será capaz de se opor a vetores intra e extra TO sul-americano?
Vamos ver, se vivermos até lá, no que essa corrida maluca vai dar.
abs
Por aqui
Será que sou eu que estou vendo coisas ou estamos mesmo ficando para trás nesse negócio de defesa? Ou sempre estivemos e nunca notamos?
Comparativamente com a realidade dos projetos aqui, há países do mesmo nível estratégico do Brasil que estão muito a nossa frente em termos de P&D em defesa. Não acredito que o Paquistão faça nada disso aí descrito sem uma larga ajuda chinesa, mas por outro lado, é impossível não admitir que eles estão no caminho certo para ocupar lugar de destaque no pequeno mundo dos países com BID relevantes.
Aí me vem uma frase que li em um desses muitos docs do EB que diz "é melhor ter logo do que ter perfeito". Tá, tudo bem, e o que isso significa na prática?
No campo aeronáutico, por exemplo, não temos quase nada em matéria de UAV, e não se ouviu mais falar em projetos de desenvolvimento deste a derrocada da Harpia. Sobrou a Avibrás e o Falcão (que nunca fica pronto), os israelenses, e algumas empresas pequenas com UAV cat 1. E só. As ffaa's pouco ou nada investem nessa área. Se a ideia é ter logo, e não perfeito, me pergunto porque não fazer compras de oportunidade para veículos em todas as categorias e criar OM tipo "ilhas de modernidade" para atualização e/ou formação de doutrina em todas as ffaa's? Quanto nos custaria comprar UAV chineses com capacidade de ataque e reconhecimento para isso? Ou de outro país, mas que venda (quase)barato e sem restrições?
Por aqui os investimentos na FAB estão sendo dirigidos para a área de C2, ISR e NCW, através de projetos de novos radares, data link, IFF, comunicações e integração de sistemas. Tudo no longo prazo ou a perder de vista. Em sistemas de armas apenas o míssil de cruzeiro parece ser uma realidade, enquanto uma proposta de míssil ar-sup começa a ser pensada/desenvolvida. No caso das bombas guiadas apenas duas empresas nacionais dispõe de algumas iniciativas, e só uma delas foi aquinhoada certa vez pela FAB. A outra ficou "a ver aviões", e dá-lhe compra de kits israelenses. O A-Darter tem futuro incerto, assim como a parceria de longa data com a Denel, enquanto a compra de Meteor/IRIS-T parece comprometer todo e qualquer investimento no futuro sobre mísseis BVR/WVR.
Enfim, a partir de 2030/2040 a presença de caças de 5a G - e quiçá UAV de combate - mesmo em países em desenvolvimento será um fator inegável, seja via China, Rússia ou Europa/USA. Para não falar de projetos autoctones como hora demonstra o Paquistão.
Quanto tempo até essa realidade nos atingir? 5, 10, 15, 20 anos? Vamos estar a altura do que nos aguarda? A FAB conseguirá no ritmo atual chegar a ser o que se pretende em 2041? Eu tenho sérias dúvidas quanto a isso. Estamos aqui a bastante tempo para crer que as poucas iniciativas no campo da P&D nacional da BID sejam realmente levadas a sério e não comprometidas.
Aliás, em 2041 quantos Gripen E/F teremos? 36, 72, 108? Com qualquer destas quantidades, ele será capaz de se opor a vetores intra e extra TO sul-americano?
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Re: Força Aérea do Paquistão: notícias
Se bem me lembro, o tema do governo lá era "mesmo que o povo coma grama, nós teremos a bomba nuclear"
Acho que não mudou muito disso, gasta-se o que não tem com armas e povo continua com sua dieta vegana...
Acho que não mudou muito disso, gasta-se o que não tem com armas e povo continua com sua dieta vegana...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Força Aérea do Paquistão: notícias
No TO em que o Paquistão se encontra, dificilmente qualquer governo faria diferente. A realidade deles exige medidas drásticas em defesa. O contrário disso é aceitar a submissão a interesses de terceiros, ou pior, aos da Índia.
É mais fácil os paquistaneses comerem terra antes disso acontecer.
abs
É mais fácil os paquistaneses comerem terra antes disso acontecer.
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Re: NOTÍCIAS
Quais os planos de aquisição de aeronaves da Real Força Aérea da Tailândia
https://www.cavok.com.br/blog/quais-os- ... la-_KeomJg
Aqui a possibilidade de a frota de Gripen C/D da força aérea tailandesa crescer até 36 undes, caso todas as opções elencadas sejam de fato exercidas.
abs
https://www.cavok.com.br/blog/quais-os- ... la-_KeomJg
Aqui a possibilidade de a frota de Gripen C/D da força aérea tailandesa crescer até 36 undes, caso todas as opções elencadas sejam de fato exercidas.
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Re: NOTÍCIAS
Achei interessante essa parte:
Se chegarmos junto, talvez possa sair uns C-390 para eles.Os planos de aquisições que se estendem até a próxima década incluem novas aeronaves de combate para substituir os atuais jatos F-5, F-16, L-39 da RTAF, substituição do C-130H, Saab 340B e BT-67; um novo tipo de aeronave e helicóptero VVIP para servir a família real e um avião VIP para substituir o Airbus ACJ319.
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Re: NOTÍCIAS
Entra na conta também uma possível venda do Super Tucano e de aeronaves executivas da Embraer.
A Tailândia possui cerca +-50 F-16 A/B. Na revisão dos próximos anos do livro branco deles pode ser que o Gripen E/F seja uma alternativa.
abs
A Tailândia possui cerca +-50 F-16 A/B. Na revisão dos próximos anos do livro branco deles pode ser que o Gripen E/F seja uma alternativa.
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Re: NOTÍCIAS
FCarvalho escreveu: ↑Sex Fev 21, 2020 1:58 pm Quais os planos de aquisição de aeronaves da Real Força Aérea da Tailândia
https://www.cavok.com.br/blog/quais-os- ... la-_KeomJg
Aqui a possibilidade de a frota de Gripen C/D da força aérea tailandesa crescer até 36 undes, caso todas as opções elencadas sejam de fato exercidas.
abs
Acho que antes de comprar mais Gripen eles deviam era comprar DASH e Python 5 e treinar melhor seus Pilotos. Só achismo mas...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: NOTÍCIAS
O que eu encontrei sobre os Gripen C/D tailandeses é que os caças atuais serão elevados ao padrão MS20, enquanto novos sistemas e armamentos serão acrescidos com o tempo.
No caso de mais Gripen serem comprados, imagino que eles já virão compatibilizados com aquele padrão e prontos para utilizar qualquer capacete que esteja integrado no avião, como o Dash e outros.
Os tailandeses usam o COBRA e IRIS-T e diz-se que vão comprar Meteor.
Como a operacionalidade/disponibilidade são quesitos mandatórios da frota, posto que eles tem entreveros mal resolvidos com a vizinhança, o treinamento acaba sendo sempre sendo real na rotina de voos do esquadrão.
Quando eles resolverem substituir toda a frota de Falcon, pode ser que os Gripen E tenham uma boa vantagem, ou não. Em se tratando dos americanos nunca se sabe.
abs
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No caso de mais Gripen serem comprados, imagino que eles já virão compatibilizados com aquele padrão e prontos para utilizar qualquer capacete que esteja integrado no avião, como o Dash e outros.
Os tailandeses usam o COBRA e IRIS-T e diz-se que vão comprar Meteor.
Como a operacionalidade/disponibilidade são quesitos mandatórios da frota, posto que eles tem entreveros mal resolvidos com a vizinhança, o treinamento acaba sendo sempre sendo real na rotina de voos do esquadrão.
Quando eles resolverem substituir toda a frota de Falcon, pode ser que os Gripen E tenham uma boa vantagem, ou não. Em se tratando dos americanos nunca se sabe.
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Re: NOTÍCIAS
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Bielorússia receberá o primeiro lote de Sukhoi Su-30SM esse ano
Su-30SM da Marinha Russa
Segundo noticiou a agência de notícias russa Interfax a Bielorrússia receberá os primeiros quatro aviões Sukhoi Su-30SM da Rússia no final deste ano.
O ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, disse que as Forças Armadas da Bielorrússia estavam se preparando para receber o primeiro lote de aviões de caça Su-30SM em 2019.
O contrato de aquisição dos aviões Su-30SM, foi assinado em 2017, e previa as estregas no período 2018-2020. Mas, devido às sanções internacionais as entregas foram adiadas para 2019-2020.
Com Informações de Agencias Internacionais
Colaborou Tito Lívio Barcelos
Fonte: Ghost – site Plano Brasil 31 jan 2019
Bielorússia receberá o primeiro lote de Sukhoi Su-30SM esse ano
Su-30SM da Marinha Russa
Segundo noticiou a agência de notícias russa Interfax a Bielorrússia receberá os primeiros quatro aviões Sukhoi Su-30SM da Rússia no final deste ano.
O ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, disse que as Forças Armadas da Bielorrússia estavam se preparando para receber o primeiro lote de aviões de caça Su-30SM em 2019.
O contrato de aquisição dos aviões Su-30SM, foi assinado em 2017, e previa as estregas no período 2018-2020. Mas, devido às sanções internacionais as entregas foram adiadas para 2019-2020.
Com Informações de Agencias Internacionais
Colaborou Tito Lívio Barcelos
Fonte: Ghost – site Plano Brasil 31 jan 2019
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Re: NOTÍCIAS
Até outro dia falavam em F-16. Já agora estão a receber Flankers. A velha e boa diplomacia do urso não deixa de causar seus efeitos.
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Re: NOTÍCIAS
PILOTO DA FAB EJETA DE UM A-29
http://www.cavok.com.br/blog/imagens-mi ... -em-natal/
https://www.aereo.jor.br/2020/03/03/not ... -natal-rn/
http://www.cavok.com.br/blog/imagens-mi ... -em-natal/
https://www.aereo.jor.br/2020/03/03/not ... -natal-rn/
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Re: NOTÍCIAS
Fábio Nascimento escreveu: ↑Qua Mar 04, 2020 8:29 am PILOTO DA FAB EJETA DE UM A-29
http://www.cavok.com.br/blog/imagens-mi ... -em-natal/
https://www.aereo.jor.br/2020/03/03/not ... -natal-rn/
Essa me lembrou do filme Broken Arrow, na cena em que o John Travolta ejeta o Christian Slater . Brincadeiras à parte, pode-se dizer que a carreira de pelo menos um dos dois acaba de ser podada, ou seja, pode dar adeus às esperanças de um dia chegar ao generalato.
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Re: NOTÍCIAS
Prezado Fabio NascimentoFábio Nascimento escreveu: ↑Qua Mar 04, 2020 8:29 am PILOTO DA FAB EJETA DE UM A-29
http://www.cavok.com.br/blog/imagens-mi ... -em-natal/
https://www.aereo.jor.br/2020/03/03/not ... -natal-rn/
Ao que parece, não era um piloto e, sim, um praça que voava "de saco".
Talvez o assento ejetável, que foi recuperado, seja passível de recuperação. Já o canopy foi, literalmente, para o espaço....