EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Apenas 35 unidades do Guarani II VBCI?
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Acredito que os números listados sejam a divisão do lote do Guarani 6x6 atual. A soma de tudo bate, pelo menos, com os 1.580 mencionados na reportagem.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
São números referentes ao projeto atual.
Só as VBTP são 998 undes. As VBE passam de 400.
Um eventual Guarani II 8x8 tem viabilidade comercial sem sombra de dúvidas, apenas na versão VBTP. E não haveria problemas em transformar parte dessa frota em VBCI, no caso das OM cav mec e blda.
Enfim, é possível aproveitar o que já existe para as VBE descritas e outras versões que estão no planejamento.
Questão de decisão e oportunidade.
abs
Só as VBTP são 998 undes. As VBE passam de 400.
Um eventual Guarani II 8x8 tem viabilidade comercial sem sombra de dúvidas, apenas na versão VBTP. E não haveria problemas em transformar parte dessa frota em VBCI, no caso das OM cav mec e blda.
Enfim, é possível aproveitar o que já existe para as VBE descritas e outras versões que estão no planejamento.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Nós conhecemos o Exército o suficiente pra sabermos que não haverá conversão desses blindados VBTP atuais pra classe VBCI, então quantos serão encomendados? Só esses 35?
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
35 unidades com canhão 30 mm não equipa bem uma Brigada inteira, isso se falar somente das viaturas do Plt Ap Fg das Cia. É ridículo!
Muito provavelmente o número está errado, pois não faz o menor sentido.
Ainda mais com o EB pensando na péssima ideia de usar viaturas com canhão 30 mm na função anticarro.
Muito provavelmente o número está errado, pois não faz o menor sentido.
Ainda mais com o EB pensando na péssima ideia de usar viaturas com canhão 30 mm na função anticarro.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Olá Victor,Viktor Reznov escreveu: ↑Seg Fev 17, 2020 9:43 pm Nós conhecemos o Exército o suficiente pra sabermos que não haverá conversão desses blindados VBTP atuais pra classe VBCI, então quantos serão encomendados? Só esses 35?
A conversão que falo é das atuais VBTP em VBE.
No caso de uma VBCI elas seriam 8x8 e, inicialmente, lotadas nas OM cav mec e blda. Como experimentação. Sabemos que o EB não faz ideia sequer de como usar uma VBCI. Então, como o pessoal aqui ama teoria e doutrina, fica mais facil comecando com poucas undes e vai vendo como melhor integrar no modus operandi verde oliva.
Eu duvido que haja VBCI tão cedo na infantaria.
abs
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Eu interpreto "VBCI" a VBTP com canhão 30 mm, que equipa os Plt Ap Fg das Cia Fz Mec. Não creio que VBCI ai seja o VBCI que conhecemos.
Veja que nos outros VBTP's, apenas citam Remax e Plat M550/REMAN.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Entendo a lógica de chamar o Guaranito com canhão de VBCI.
Mas um VBCI de verdade é um blindado que estará no meio da batalha ao lado da infantaria e dos CC, ou seja, terá blindagem compatível e equivalente aos CC.
Um veículo para estar na zona do combate tem que permitir que os infantes ali dentro sobrevivam caso seja atingido.
O Guarani é um bom veículo para levar a infantaria ao combate, protegendo de minas, de estilhaços de morteiro e obuses ou até mesmo de tiros de fuzil.
Agora para o combate (defensivo, ofensivo, contra-ataque) contra um inimigo precisa de um veículo que segure o tranco.
Basta olhar os M113 modernizados do exército turco destruídos esse mês, Já vi imagens de 4-5 veículos, acertados pela frente, pelo lado, por trás e em todas as imagens ele foi "para a cucuia" levando o povo dentro junto.
Uma das fotos:
https://www.facebook.com/syrianmilitary ... =3&theater
Mas um VBCI de verdade é um blindado que estará no meio da batalha ao lado da infantaria e dos CC, ou seja, terá blindagem compatível e equivalente aos CC.
Um veículo para estar na zona do combate tem que permitir que os infantes ali dentro sobrevivam caso seja atingido.
O Guarani é um bom veículo para levar a infantaria ao combate, protegendo de minas, de estilhaços de morteiro e obuses ou até mesmo de tiros de fuzil.
Agora para o combate (defensivo, ofensivo, contra-ataque) contra um inimigo precisa de um veículo que segure o tranco.
Basta olhar os M113 modernizados do exército turco destruídos esse mês, Já vi imagens de 4-5 veículos, acertados pela frente, pelo lado, por trás e em todas as imagens ele foi "para a cucuia" levando o povo dentro junto.
Uma das fotos:
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Pois é. Tanto que a imensa maioria é de VBTP.gabriel219 escreveu: ↑Ter Fev 18, 2020 10:18 am Eu interpreto "VBCI" a VBTP com canhão 30 mm, que equipa os Plt Ap Fg das Cia Fz Mec. Não creio que VBCI ai seja o VBCI que conhecemos.
Veja que nos outros VBTP's, apenas citam Remax e Plat M550/REMAN.
A VBCI aparentemente é como se fosse uma VBE da família.
O número pequeno deve se justificar pelo alto preço e custo. Além, claro, da inexperiência do EB com esse tipo de bldo.
Acredito que as OM de cav sejam as primeiras a receber. tais VBCI. As 35 citas devem servir para equipar o CIBld e alguma OM de cav mec para experimentos doutrinários.
Depois vê-se o que acontece.
abs
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Para chamar o Guarani de VBCI ele terá primariamente que sofrer duas grandes mudanças: ir de 6x6 para 8x8 ePoti escreveu: ↑Ter Fev 18, 2020 11:33 am Entendo a lógica de chamar o Guaranito com canhão de VBCI.
Mas um VBCI de verdade é um blindado que estará no meio da batalha ao lado da infantaria e dos CC, ou seja, terá blindagem compatível e equivalente aos CC.
Um veículo para estar na zona do combate tem que permitir que os infantes ali dentro sobrevivam caso seja atingido.
O Guarani é um bom veículo para levar a infantaria ao combate, protegendo de minas, de estilhaços de morteiro e obuses ou até mesmo de tiros de fuzil.
Agora para o combate (defensivo, ofensivo, contra-ataque) contra um inimigo precisa de um veículo que segure o tranco.
Basta olhar os M113 modernizados do exército turco destruídos esse mês, Já vi imagens de 4-5 veículos, acertados pela frente, pelo lado, por trás e em todas as imagens ele foi "para a cucuia" levando o povo dentro junto.
assumir uma blindagem muito maior, melhor e mais pesada do que a atual. Isso força também a troca ou adaptação do motor.
A torre da ARES suporta até nivel IV de proteção. Não sei se é o suficiente para uma VBCI.
Colocada sobre a viatura atual, continua sendo apenas uma VBTP, só que armada com torre e canhão.
Para um exército como o nosso deve ser uma baita revolução.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
VBCI não é uma viatura que precisa possuir a blindagem de um MBT, mas sim - ao menos até 2012 - ser o suficiente pra segurar uma peça de 30 x 165 mm APDS. Hoje em dia, segurar disparos de 40 mm APFSDS é o indiciado e pra isso, faria um Guarani 8x8 ter algo em torno das 30 toneladas.
Lembrem-se que um VBCI mecanizado atua diferente de um VBCI blindado, este primeiro opera sob ações limitadas em determinados T.O's. Uma FT blindada vai "chocar" com o inimigo até cerra-lo e quebrar suas linhas, tropas mecanizadas usam o choque contra forças permissivas ou semi-permissivas, até a chegada da FT blindada, então não vejo a necessidade de suportar o que um VBCI blindado deveria suportar. Aliás, nem mesmo um VBCI blindado (sob lagartas) suporta um disparo de 120/125 mm APFSDSD que o seu MBT aliado suporta, tanto que hoje a maioria possui mísseis anticarro, principalmente LOAL/F&F, para evitar que o MBT inimigo dispararem contra eles.
A função do VBCI primária é proteger o MBT contra infantaria, outras viaturas médias e leves.
Um VBCI e um VBC, ambos sob rodas, com APS contra munições HEAT e blindagem frontal suportando 40 mm é o suficiente pra uma bela ação de choque limitada, operando somente nas Bda Cav Mec.
Lembrem-se que um VBCI mecanizado atua diferente de um VBCI blindado, este primeiro opera sob ações limitadas em determinados T.O's. Uma FT blindada vai "chocar" com o inimigo até cerra-lo e quebrar suas linhas, tropas mecanizadas usam o choque contra forças permissivas ou semi-permissivas, até a chegada da FT blindada, então não vejo a necessidade de suportar o que um VBCI blindado deveria suportar. Aliás, nem mesmo um VBCI blindado (sob lagartas) suporta um disparo de 120/125 mm APFSDSD que o seu MBT aliado suporta, tanto que hoje a maioria possui mísseis anticarro, principalmente LOAL/F&F, para evitar que o MBT inimigo dispararem contra eles.
A função do VBCI primária é proteger o MBT contra infantaria, outras viaturas médias e leves.
Um VBCI e um VBC, ambos sob rodas, com APS contra munições HEAT e blindagem frontal suportando 40 mm é o suficiente pra uma bela ação de choque limitada, operando somente nas Bda Cav Mec.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Para o que o EB quer, entendo que VBCI sobre rodas no melhor sentido do termo só encobtra emprego pir aqui nas bgdas cav mec e blda.
A infantaria mec pode até usar torres e canhões mas continuaria sua proteção limitada ao que a torre pide supirtar. No nosso caso Stanag nivel IV.
Como o projeto do Guarani inclui modularidade no quesito blindagem, há de se supor que ele possa receber proteção de acordo con o TO. Desde que não ultrapasse os lumites de sua motorização.
abs
A infantaria mec pode até usar torres e canhões mas continuaria sua proteção limitada ao que a torre pide supirtar. No nosso caso Stanag nivel IV.
Como o projeto do Guarani inclui modularidade no quesito blindagem, há de se supor que ele possa receber proteção de acordo con o TO. Desde que não ultrapasse os lumites de sua motorização.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Então nesse caso, como um exemplo, qual seria a categorização mais apta pra uma veículo da classe do LAV-25 operado pelo USMC? Ou um Guarani com uma torre com um canhão 30mm? Veiculo leve de reconhecimento sobre rodas? Na acepção desse conceito um VBCI seria algo como o Ajax do Exército Britânico ou Bradley do US Army?
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Um conceito que acredito seja interessante para nós é o uso das UT30 MK II que a ARES já oferece por aqui nos VBTP 6X6 da infantaria mecanizada. É uma torre que se adapta bem ao modelo e pode ser usada por todos os veículos de transporte, além de, na prática, como a TORC 30, poder utilizar mísseis também. Ela pode ser equipada com um canhão de 30 ou 40 mm a depender do gosto do cliente. Para nós, entendo que o 30 mm está de bom tamanho, com a proteção do bldo podendo ser elevada até STANAG nível VI.
A TORC 30 seria interessante pensar com um canhão de 35 ou 40 mm para que ela possa exercer também função AAe através das VBE AAe junto com mísseis, e para atuar na cav blda e mec como VBCI 8x8.
Na cav mec/blda há espaço para mais de 200 VBCI.
ps: se o CFN adotasse um Guarani 8X8, provavelmente ele poderia ser equipado com a TORC 30 e contribuir assim para uma escala de economia maior ainda sobre esta versão. Seriam mais de uma centena de veículos, conforme os planos da MB/CFN.
abs
A TORC 30 seria interessante pensar com um canhão de 35 ou 40 mm para que ela possa exercer também função AAe através das VBE AAe junto com mísseis, e para atuar na cav blda e mec como VBCI 8x8.
Na cav mec/blda há espaço para mais de 200 VBCI.
ps: se o CFN adotasse um Guarani 8X8, provavelmente ele poderia ser equipado com a TORC 30 e contribuir assim para uma escala de economia maior ainda sobre esta versão. Seriam mais de uma centena de veículos, conforme os planos da MB/CFN.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Falando em versões AC do Guarani e da VBMT LR esse sistema do Kornet é perfeito para ambos os veículos.
Pequeno, ocupa pouco espaço, retrátil, capacidade para até 16 mísseis com carga e recarga, longo alcance de até 10 mil mts com três versões do Kornet, sistemas de reconhecimento, observação e tiro integrados à arquitetura de lançamento, e por aí vai.
Duvido que algo assim seja adotado pelo EB, mas a simples existência dele já vale a pena dar uma olhada.
E afinal, se cabe no Tirg, não tem porquê não caber no LMV, Gladiador II ou no Guará 4WS, ou no Guarani 6X6.
abs
Pequeno, ocupa pouco espaço, retrátil, capacidade para até 16 mísseis com carga e recarga, longo alcance de até 10 mil mts com três versões do Kornet, sistemas de reconhecimento, observação e tiro integrados à arquitetura de lançamento, e por aí vai.
Duvido que algo assim seja adotado pelo EB, mas a simples existência dele já vale a pena dar uma olhada.
E afinal, se cabe no Tirg, não tem porquê não caber no LMV, Gladiador II ou no Guará 4WS, ou no Guarani 6X6.
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