Eu jogo o assunto aqui e saio correndo porque não tenho muito o que dizer. Sempre prefiro aprender com os nobres colegas do que dar meus pitacos.
Mas justamente porque não possuo domínio teórico do assunto que fui pesquisar e achei alguns números no mínimo
estranhos.
Quando eu vi a notícia do VS 30 na Avibras a primeira coisa que me veio a mente foram os foguetes de saturação SS30 que a própria Avibras já dispõe. No entanto (daí porque imaginei um ICMB) os foguetes VS 30 da AEB possuem
7 metros e meio [1]
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
. Dois a a mais que o MTC 300, que possui 5 metros e meio.
Portanto, me parece estranho usar o VS 30 para desenvolver o prometido SS-150. Em tese o SS-150 deveria ser
igual ou menor que o MTC 300, não maior.
Além do mais, com 7,5 metros na vertical, em cima de um tatra, já dá um monstrengo desses que o Túlio postou (em termos de cumprimento, pois o diâmetro do VS 30 parece ser bem menor).
Teorizando aqui, nos limites da minha "leiguice", consegui conjecturar as seguintes explicações:
a) A Avibras quer o VS30 para testar os motores turbojatos do MTC 300 em maiores velocidades. O que faria sentido no início do projeto, mas que não faz mais, posto que esse teste já se desenvolveu a bordo dos F5. Além disso, adaptar o VS 30 somente para isso demandaria muitos recursos que não dispomos para algo tão facilmente resolvido no F5.
b) O EB e a Avibras querem de fato um míssil balístico. Nesse caso, há que se indagar o porquê de utilizar o VS30 e não os foguetes maiores do AEB (VS 43 e 50). A minha explicação é que os VS 43 e 50 nunca saíram do papel efetivamente e nem foram testados, enquanto que o VS 30 possui inúmeros testes bem sucedidos na AEB. Se for para a Avibras começar algo, melhor que seja feito sobre um projeto já amplamente desenvolvido e testado. Mas se é isso, qual a intenção de ter um míssil balístico sem carga nuclear? Qual será a reação dos nossos vizinhos? Dos EUA? Realmente o Brasil vai comprar essa briga? O mundo inteiro sabe que temos o total domínio da tecnologia da bomba, fazer um míssil balístico agora vai deixar o ocidente inteiro em apreensão.
c) Transformar o VS em um míssil antiáreo? Tipo os BUK da Rússia? Mas se a intenção é essa não seria melhor aproveitar o ADARTER que está quase 100% desenvolvido do que usar uma plataforma de um foguete "burro"?
Em tempo, a fonte da notícia que postei não era confiável, mas saiu no site da AEB também.
http://www.aeb.gov.br/instituto-de-aero ... do-vsb-30/
Olhem a imagem que foi divulgada lá do VS 30:
Não é algo que possa ser chamado de "pequeno"!!!!
Edit:
[1] Na wikipedia diz 7,5 metros, mas vi algumas fontes falando em 9 metros.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)