Caça de 5a geração chinês
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Re: Caça de 5a geração chinês
Segundo diversas fontes chinesas, entre 60 e 70 já estariam em operação. Mas como toda a informação que sai de lá deve ser tratada com reservas, vamos ter de esperar um bom tempo até a PLAF resolver mostrar os músculos de verdade em alguma data cívica mais para frente.
abs
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Carpe Diem
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Re: Caça de 5a geração chinês
Meus prezados
China está ficando para trás na produção de caças J-20 Stealth: Relatório
De acordo com o relatório do South China Morning Post, a China está ficando para trás na produção de seu jato de caça mais avançado. A China precisará acelerar a produção de seus caças furtivos mais avançados Chengdu J-20, com o fornecimento dos "Dragões Poderosos" bem atrás da demanda, disseram analistas militares. A China precisaria entre 100 e 200 J-20, pelo menos, para maximizar a flexibilidade da missão, de acordo com o comentarista militar de Hong Kong, Song Zhongping. "O J-20 pode combater o radar inimigo com sua capacidade furtiva ou atacar aviões inimigos por superioridade aérea [de armamento] além do alcance visual", disse Song. Pensa-se que a China tenha construído cerca de 50 J-20 até o final de 2019, mas os problemas com os motores dos jatos atrasaram os planos de produção. Os engenheiros chineses têm desenvolvido motores WS-15 de turbocompressor de alta pressão para o J-20, mas esse trabalho está atrasado.
Enquanto isso, entende-se que o J-20 usou motores WS-10B chineses ou AL-31FM2 / 3 fabricados na Rússia, comprometendo sua capacidade de manobra e furtividade em velocidades supersônicas. Em comparação, os caças furtivos F-35 Lightning II dos EUA, que são considerados o principal rival do J-20 na Ásia-Pacífico, estão em produção em massa. Até 2025, espera-se que 200 F-35 estejam em serviço na região. Acredita-se que a linha de produção do Chengdu Aircraft Industry Group possa fabricar cerca de um J-20 por mês. Em comparação, a fábrica de montagem da Lockheed Martin em Fort Worth, no Texas, entregou 134 F-35s em 2019, três a mais que sua meta e 47% a mais que sua produção em 2018, segundo a empresa. Song disse que a abordagem da China para pesquisa e desenvolvimento do J-20 era construir um pequeno número de cada bloco, aprimorando continuamente as tecnologias do bloco seguinte, pois sua prioridade era melhorar gradualmente e otimizar a configuração do avião de guerra. "Quando as melhorias tecnológicas estão em vigor, para a segunda e terceira variantes, a produção pode ser significativamente acelerada", disse Song.
O J-20 fez seu primeiro voo de teste em 2011, fez sua estréia pública no Airshow China 2016 e entrou no serviço militar em 2017.
Fonte: Fighter Jets World 25 jan 2020
Trad./adapt. jambockrs
China está ficando para trás na produção de caças J-20 Stealth: Relatório
De acordo com o relatório do South China Morning Post, a China está ficando para trás na produção de seu jato de caça mais avançado. A China precisará acelerar a produção de seus caças furtivos mais avançados Chengdu J-20, com o fornecimento dos "Dragões Poderosos" bem atrás da demanda, disseram analistas militares. A China precisaria entre 100 e 200 J-20, pelo menos, para maximizar a flexibilidade da missão, de acordo com o comentarista militar de Hong Kong, Song Zhongping. "O J-20 pode combater o radar inimigo com sua capacidade furtiva ou atacar aviões inimigos por superioridade aérea [de armamento] além do alcance visual", disse Song. Pensa-se que a China tenha construído cerca de 50 J-20 até o final de 2019, mas os problemas com os motores dos jatos atrasaram os planos de produção. Os engenheiros chineses têm desenvolvido motores WS-15 de turbocompressor de alta pressão para o J-20, mas esse trabalho está atrasado.
Enquanto isso, entende-se que o J-20 usou motores WS-10B chineses ou AL-31FM2 / 3 fabricados na Rússia, comprometendo sua capacidade de manobra e furtividade em velocidades supersônicas. Em comparação, os caças furtivos F-35 Lightning II dos EUA, que são considerados o principal rival do J-20 na Ásia-Pacífico, estão em produção em massa. Até 2025, espera-se que 200 F-35 estejam em serviço na região. Acredita-se que a linha de produção do Chengdu Aircraft Industry Group possa fabricar cerca de um J-20 por mês. Em comparação, a fábrica de montagem da Lockheed Martin em Fort Worth, no Texas, entregou 134 F-35s em 2019, três a mais que sua meta e 47% a mais que sua produção em 2018, segundo a empresa. Song disse que a abordagem da China para pesquisa e desenvolvimento do J-20 era construir um pequeno número de cada bloco, aprimorando continuamente as tecnologias do bloco seguinte, pois sua prioridade era melhorar gradualmente e otimizar a configuração do avião de guerra. "Quando as melhorias tecnológicas estão em vigor, para a segunda e terceira variantes, a produção pode ser significativamente acelerada", disse Song.
O J-20 fez seu primeiro voo de teste em 2011, fez sua estréia pública no Airshow China 2016 e entrou no serviço militar em 2017.
Fonte: Fighter Jets World 25 jan 2020
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Re: Caça de 5a geração chinês
O J-20 está cheio de rebits para aumentar seu RCS. É bom que esse F-35 também esteja, pois se estiver limpinho, podem ter entregado toda a assinatura radar do F-35.
- Viktor Reznov
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Re: Caça de 5a geração chinês
Em 2014, se não me engano, os Chineses roubaram 40 terabytes de dados da Lockheed Martin, do desenvolvimento do F-35. Eu acho que nessa altura do campeonato se eles quisessem, eles poderiam fabricar um caça com a exata geometria do F-35 e até o mesmo acabamento RAM. Eles já devem saber faz anos qual é a assinatura do radar do F-35.gabriel219 escreveu: ↑Qua Mar 16, 2022 3:05 pm O J-20 está cheio de rebits para aumentar seu RCS. É bom que esse F-35 também esteja, pois se estiver limpinho, podem ter entregado toda a assinatura radar do F-35.
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Re: Caça de 5a geração chinês
Para mim o problema destes caças furtivos é apostarem quase tudo na furtividade...Como sabemos que isto é um jogo do gato e do rato quando a mesma for comprometida, pelo menos no caso do F-35, restará um tijolo com asas que quer fazer tudo e por isso acaba por não ser espetacular em nada...Vá os sensores são bons...Mas faz-me lembrar os Phantoms que nem canhão tinham porque já não seria preciso...Viktor Reznov escreveu: ↑Qua Mar 16, 2022 3:31 pmEm 2014, se não me engano, os Chineses roubaram 40 terabytes de dados da Lockheed Martin, do desenvolvimento do F-35. Eu acho que nessa altura do campeonato se eles quisessem, eles poderiam fabricar um caça com a exata geometria do F-35 e até o mesmo acabamento RAM. Eles já devem saber faz anos qual é a assinatura do radar do F-35.gabriel219 escreveu: ↑Qua Mar 16, 2022 3:05 pm O J-20 está cheio de rebits para aumentar seu RCS. É bom que esse F-35 também esteja, pois se estiver limpinho, podem ter entregado toda a assinatura radar do F-35.
- gabriel219
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Re: Caça de 5a geração chinês
Esse é o problema, depois que descobre a assinatura de radar e os padrões, você ajusta seu radar pra isso e já era. Na Sérvia, depois que tiveram todos os dados do primeiro abate do F-117, mesmo com todo jammeamento, conseguiram quase abater outro F-117, que voltou todo avariado.
Um caça é furtivo por suprimir alguns comprimentos de onda e reflete de forma diferente, mas continua refletindo. Se bibliotecar toda essa assinatura, achar um caça furtivo vai ser tão fácil quanto um caça não-furtivo. Israel só sobrevoa seus F-35A com rebits para mascarar sua assinatura RCS, mas esses Europeus e outros operadores do F-35 parece que são meio imbecis. Tem foto de F-35A Holandês, salvo engano, interceptando aeronave Russa totalmente lisinho, sem rebit nem nada. ótimo pros radares dos S-400, que podem chegar até 600 km e devem ter coletado dados até cansar.
Por isso o EUA está acelerando o projeto de 6ª geração e considerando o F-35 mais aeronave de exportação do que para uso próprio.
Um caça é furtivo por suprimir alguns comprimentos de onda e reflete de forma diferente, mas continua refletindo. Se bibliotecar toda essa assinatura, achar um caça furtivo vai ser tão fácil quanto um caça não-furtivo. Israel só sobrevoa seus F-35A com rebits para mascarar sua assinatura RCS, mas esses Europeus e outros operadores do F-35 parece que são meio imbecis. Tem foto de F-35A Holandês, salvo engano, interceptando aeronave Russa totalmente lisinho, sem rebit nem nada. ótimo pros radares dos S-400, que podem chegar até 600 km e devem ter coletado dados até cansar.
Por isso o EUA está acelerando o projeto de 6ª geração e considerando o F-35 mais aeronave de exportação do que para uso próprio.
- cabeça de martelo
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