O problema que vejo em investir aqui é a dependência da Bovespa, especialmente porque, até onde sei, só se pode investir/fazer correções enquanto está aberta; aliás, foi o que me levou e leva a NÃO comprar ações que só são negociadas via NYSE, como BA (Boeing), que é pura sedução para um SHORT como eu, já que cai um pouquinho toda semana, e não pode ser só por causa do MAX ou da demora na compra da parte Comercial da EMBRAER, adiada para ali pela metade do ano que vem. Assim, prefiro corretoras mais "globais", que operam com diversas Bolsas em diferentes Mercados e também oferecem
commodities e mesmo
cryptos.
Falar em Mercado, lembremos que é uma coisa movida essencialmente a medo (FEAR) e ganância (GREED), e as publicações direcionadas e ele são essencialmente
emocionais e refletem mais o que os articulistas DESEJAM que aconteça do que aquilo que se pode ACREDITAR que aconteça. Como exemplo posso mencionar que não vi UM SÓ analista avisar na sexta que pouco depois de o Mercado fechar no mundo inteiro o Irã e/ou algum cupincha dele
poderia lançar uma chuva de mísseis e drones explosivos contra o coração do $OIL Saudita, que ainda por cima o ataque sequer seria detectado, quanto mais impedido (POWS, radar e AAAe é mato por lá e tudo filé) e, cereja do bolo, que o Trump, com seus enormes estoques e capacidade ociosa tanto na produção quanto no processamento e transporte esperaria até a hora em que os Mercados no Oriente começassem a abrir para dizer que iria dar um jeito de cobrir o
gap. Ou seja, gente altamente instruída, especializada e experiente não notou o que até EU notei - mas não sabia o que $ignificava - que era a tigrada estar uns 93% SHORT no $OIL, ou seja, algo MUITO RUIM deveria estar para acontecer e quem devia avisar (analistas)/impedir (militares) estava com os polegares enfiados na bunda e o cérebro em ponto morto. O resultado foi que um monte de gente pelo mundo inteiro (eu incluso) tomou uma dose cavalar de SIFERROL. Os próprios analistas devem ter perdido uma montanha de dinheiro.
Bastaria terem dado uma dica que me custou caro pra saber: nunca se deve abrir 100% do que se tem só SHORT ou só LONG, tem que equilibrar e, sempre que possível, ter reservas (ou seja, nunca botar TUDO no jogo). Outra dica pelo menos costumam dar com frequência, que é sobre o momento mais perigoso para o investidor/especulador: quando ele começa a pensar que entende as regras do jogo e que é possível estabelecer padrões que se irão repetindo
ad infinitum (é por coisas assim que zombo tanto dos
Fib-junkies e suas tabelinhas
) é o momento em que as coisas começam a sair dos trilhos. Ou, como diria um velho amigo de minha infância, Mark Twain, a gente se encrenca não é pelo que não sabe mas pelo que
tem certeza que sabe.
Bons investimentos a todos.