Brasil só vai acordar pro programa espacial quando começarem a extração de minérios no espaço. O que do dia pra noite poderá levar a falência 1/3 do PIB brasileiro.
Porque pra que minerar ferro do chão se um asteroide pode ter +ferro do que tudo que já foi minerado na historia da terra?
fora ouro, platina, manganés e qualquer minério da tabela periódica que não seja artificial.
E estamos a poucas décadas disso. Esse é o filão que as empresas espaciais querem de verdade. Turismo, viagem a marte, etc são apenas passos necessários para isso.
Obvio que por umas missões cientificas no meio para puro ganho e avanço da astronomia, robótica, etc não machuca. Nunca se sabe se a tarefa de trazer uma rocha marciana de volta não vai gerar tecnologias com preço incalculável pra uso posterior.
A estação internacional já custou 250bilhões de doláres sendo o projeto +caro da humanidade. E já rendeu lucros incalculáveis apenas pela tecnologia necessária pra sustentar aquilo lá em cima.
Mas pra politico Brasileiro a unica ciencia que importa é a imediatista. +Fácil darem dinheiro pra uma nova tampa de pasta de dente que aumentará vendas em 2% que um satélite com câmeras voltadas pra mercúrio.