UM MBT NACIONAL
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Re: UM MBT NACIONAL
Não tenho dados para apontar quais os reais problemas que o Guarani tem atualmente, mas podemos esperar que a versão II supere as limitações notadas até aqui.
Aparentemente o GC da inf mec vai ficar em 9 homens, ou não. Na inf blda estão testando 7 ou 8 infantes em cada GC. Mas tudo isso ainda está sendo avaliado.
Creio que qualquer problema com espaço passa essencialmente por uma definição clara da formação do GC e seus equipamentos. Posto isto, faz-se o bldo de acordo com as características desta formação. Uma coisa não funciona sem a outra.
Então, por mim, o atual bldo é adequado no geral aquilo que se esperava dele. Pode melhorar? Sempre. Só demoramos demais para fazer isso.
E ainda sou de opinião que deveríamos compor uma VBTP 8x8, seja para a cav mec, seja para cobrir as necessidades do CFN que cedo ou tarde irá substituir os Piranha III.
Mercado interno nós temos para tal versão. Só no EB seriam quase 200 bldos, sem contar as VBE, e no CFN por baixo mais uma centena entre diversas versões.
Além do que, uma versão VBTP/VBCI 8x8 tem muito mais chance de convencer até os vizinhos que possem veículos desta categoria a adotar o Guarani do que insistir em um modelo 6x6 que já demonstrou não ter nenhuma atratividade para o mercado externo.
E quanto mais rápido expandirmos essa família melhores as chances de comercializar o mesmo, com retorno financeiro tanto para a Iveco como para o EB, que no final, é o dono da marca.
Com certeza vendas para o exterior seriam muito bem vindas no sentido de manter o projeto andando e menos dependente de verbas públicas,
abs
Aparentemente o GC da inf mec vai ficar em 9 homens, ou não. Na inf blda estão testando 7 ou 8 infantes em cada GC. Mas tudo isso ainda está sendo avaliado.
Creio que qualquer problema com espaço passa essencialmente por uma definição clara da formação do GC e seus equipamentos. Posto isto, faz-se o bldo de acordo com as características desta formação. Uma coisa não funciona sem a outra.
Então, por mim, o atual bldo é adequado no geral aquilo que se esperava dele. Pode melhorar? Sempre. Só demoramos demais para fazer isso.
E ainda sou de opinião que deveríamos compor uma VBTP 8x8, seja para a cav mec, seja para cobrir as necessidades do CFN que cedo ou tarde irá substituir os Piranha III.
Mercado interno nós temos para tal versão. Só no EB seriam quase 200 bldos, sem contar as VBE, e no CFN por baixo mais uma centena entre diversas versões.
Além do que, uma versão VBTP/VBCI 8x8 tem muito mais chance de convencer até os vizinhos que possem veículos desta categoria a adotar o Guarani do que insistir em um modelo 6x6 que já demonstrou não ter nenhuma atratividade para o mercado externo.
E quanto mais rápido expandirmos essa família melhores as chances de comercializar o mesmo, com retorno financeiro tanto para a Iveco como para o EB, que no final, é o dono da marca.
Com certeza vendas para o exterior seriam muito bem vindas no sentido de manter o projeto andando e menos dependente de verbas públicas,
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- gabriel219
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Re: UM MBT NACIONAL
Também concordo com o 8x8, aliás esse outro Guarani deveria já vir comi 8x8.
Os 6x6 poderiam ir complementar outras funções, como VBE.
Os 6x6 poderiam ir complementar outras funções, como VBE.
- FCarvalho
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Re: UM MBT NACIONAL
Eu não me importo de manter os 6x6 na inf mec, desde que o modelo seja constantemente aprimorado. Ficar só no que está e como está é que não pode.
Sempre imaginei que as VBL da Avibrás poderiam facilmente cobrir muitas das tarefas hoje que se espera sejam cumpridas pelas VBE Guarani 6x6, mas o EB parece entender que os veículos da Avibrás são apenas pertinentes aos grupos do Astros e só, embora aqueles veículos 4x4 sejam modulares e possam desenvolver sem maiores problemas o mesmo trabalho de 3 ou 4 versões das VBE. Mesmo uma VBR can 90 para os EsqCavMec para equipar as bdas inf mec é muito mais lógico do que um 8x8 para mim. Se conseguirmos adotar as TORC 30 ou semelhante nestes bldos, melhor ainda.
Agora, para as OM de cav mec e blda e para o CFN, eu iria com certeza de VBTP/VBCI 8x8 e família sem nem pestanejar.
Se fizéssemos isso, com certeza pelo menos aqui na América do Sul teríamos muito a conversar com Chile, Peru, Colombia e até mesmo Argentina. Penso que até o México poderia ser um forte candidato a cliente desta versão.
abs
Sempre imaginei que as VBL da Avibrás poderiam facilmente cobrir muitas das tarefas hoje que se espera sejam cumpridas pelas VBE Guarani 6x6, mas o EB parece entender que os veículos da Avibrás são apenas pertinentes aos grupos do Astros e só, embora aqueles veículos 4x4 sejam modulares e possam desenvolver sem maiores problemas o mesmo trabalho de 3 ou 4 versões das VBE. Mesmo uma VBR can 90 para os EsqCavMec para equipar as bdas inf mec é muito mais lógico do que um 8x8 para mim. Se conseguirmos adotar as TORC 30 ou semelhante nestes bldos, melhor ainda.
Agora, para as OM de cav mec e blda e para o CFN, eu iria com certeza de VBTP/VBCI 8x8 e família sem nem pestanejar.
Se fizéssemos isso, com certeza pelo menos aqui na América do Sul teríamos muito a conversar com Chile, Peru, Colombia e até mesmo Argentina. Penso que até o México poderia ser um forte candidato a cliente desta versão.
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- gabriel219
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Re: UM MBT NACIONAL
Mas não tem motivo pra adotar dois calibres pra tropa mecanizada. Aliás nem deveria ter VBR 105 mm e sim com canhão 120 mm, padronizando com os futuros VBC's.
Canhão 90 mm já perdeu todo o sentido e só gostaríamos dinheiro desenvolvendo algo desnecessário, que teria o mesmo problema do VBTP 6x6, ninguém iria se interessar por ele fora daqui com Xing-ling que pode receber canhão 105 mm.
Canhão 90 mm já perdeu todo o sentido e só gostaríamos dinheiro desenvolvendo algo desnecessário, que teria o mesmo problema do VBTP 6x6, ninguém iria se interessar por ele fora daqui com Xing-ling que pode receber canhão 105 mm.
- FCarvalho
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Re: UM MBT NACIONAL
Sem problemas. Por mim pode adotar 105 para cav e inf mec e 120 para a cav blda e tá fechado. Ambas as bases, 6z6 ou 8x8 podem operar facilmente com os 105. Desde que nós façamos com que os bldos aceitem uma torre capaz de levar vários calibres, que é o caso da XC-8 da CMI, por exemplo, que considero a melhor torre multi calibre atualmente.
abs
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- gabriel219
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Re: UM MBT NACIONAL
Acho que deveríamos escolher somente um calibre pra canhão, tanto pra um VBC quanto pro VBR. O canhão que o XC-8 utiliza é o mesmo da Oto Melara do Centauro, fabricado pela RUAG. Eu prefiro a XC-8 do que a nova Hitfact, pela experiência que temos com a CMI e pela capacidade da torre elevar até 45º, que oferece uma boa capacidade de tiro indireto ou posicionamentos no campo de batalha, até em cenários Urbanos.
O autoloader poderia ser considerado, apesar dele poder operar somente a munição DM43. Provavelmente devem estar desenvolvendo uma extensão do autoloader para operar a DM-53, já que a DM-43 será descontinuada.
Eu penso que os calibres que poderíamos usar para as viaturas, sobre os canhões, deveria ser 30 x 113 mm (AAe e Ap Fg Leve), 30 x 173 mm (Ap Fg Médio e AAe), 50 mm (VBCI) e 120 mm (VBR e VBC). O35 x 228 mm poderia ser somente para CIWS e anti-PGM.
A TORC poderia ser a nossa multi-calibre médio, operando os canhões o M230LF/ABM, XM813 e MK-30-2/ABM (30 mm), XM913 (50 mm).
As atuais UT-30, eu repassaria pros Fuzileiros Navais integrar no Piranha.
O autoloader poderia ser considerado, apesar dele poder operar somente a munição DM43. Provavelmente devem estar desenvolvendo uma extensão do autoloader para operar a DM-53, já que a DM-43 será descontinuada.
Eu penso que os calibres que poderíamos usar para as viaturas, sobre os canhões, deveria ser 30 x 113 mm (AAe e Ap Fg Leve), 30 x 173 mm (Ap Fg Médio e AAe), 50 mm (VBCI) e 120 mm (VBR e VBC). O35 x 228 mm poderia ser somente para CIWS e anti-PGM.
A TORC poderia ser a nossa multi-calibre médio, operando os canhões o M230LF/ABM, XM813 e MK-30-2/ABM (30 mm), XM913 (50 mm).
As atuais UT-30, eu repassaria pros Fuzileiros Navais integrar no Piranha.
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Re: UM MBT NACIONAL
Aparentemente o EB fechou questão do calibre no 105 para as VBR para a inf e cav mec.
Então, devemos imaginar que abaixo disso, só as VBCI SL e SR que vieremos a ter, disporão de algo entre 30mm e 40mm. Admiti este último pois temos, ou tínhamos, como produzir este canhão aqui há algum tempo, via empresa no RJ, que teria a concessão para produzir o Bofors 40. Mas não sei exatamente em que pé está esta questão e mesmo se aquele canhão poderia ser aplicado a torres de bldos. Talvez um modelo derivado, quem sabe.
Quanto ao tipo de munição, sabendo como o EB é, é provável que queiram um único tipo de munição para fazer de um tudo, um pouco. Então, a TORC ou outra torre qualquer vai ter que se virar com este calibre para tudo, caso ele seja adotado como padrão.
No mais, penso que o calibre em 120 na cav blda deve ser padrão para todos os veículos, seja SL, sejam SR. Para isso uma VBR 8x8 dá conta sem maiores problemas. Se pudermos utilizar o mesmo canhão inclusive, melhor ainda. O modelo da Ruag acho ele muito interessante pois tem qualidades para equipar de bldos leves a CC.
Tendo $$, podemos arrumar um belo de um um VBC-CC médio com um destes. Seja lá o que for isso.
abs
Então, devemos imaginar que abaixo disso, só as VBCI SL e SR que vieremos a ter, disporão de algo entre 30mm e 40mm. Admiti este último pois temos, ou tínhamos, como produzir este canhão aqui há algum tempo, via empresa no RJ, que teria a concessão para produzir o Bofors 40. Mas não sei exatamente em que pé está esta questão e mesmo se aquele canhão poderia ser aplicado a torres de bldos. Talvez um modelo derivado, quem sabe.
Quanto ao tipo de munição, sabendo como o EB é, é provável que queiram um único tipo de munição para fazer de um tudo, um pouco. Então, a TORC ou outra torre qualquer vai ter que se virar com este calibre para tudo, caso ele seja adotado como padrão.
No mais, penso que o calibre em 120 na cav blda deve ser padrão para todos os veículos, seja SL, sejam SR. Para isso uma VBR 8x8 dá conta sem maiores problemas. Se pudermos utilizar o mesmo canhão inclusive, melhor ainda. O modelo da Ruag acho ele muito interessante pois tem qualidades para equipar de bldos leves a CC.
Tendo $$, podemos arrumar um belo de um um VBC-CC médio com um destes. Seja lá o que for isso.
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Re: UM MBT NACIONAL
Reunião de trabalho do GT NOVA COURAÇA
No período de 2 a 7 de junho de 2019, o Cel Régis, do C Dout Ex, participou da reunião de trabalho do GT NOVA COURAÇA, realizada nas instalações do CI Bld e do Pq R Mnt 3, na Guarnição de Santa Maria – RS, cujas atividades foram coordenadas pelo Comando da 3ª DE. O GT NOVA COURAÇA é o grupo responsável pela formulação conceitual dos meios blindados do Exército Brasileiro.
Os trabalhos tiveram como resultado a produção de 22 (vinte e duas) Condicionantes Doutrinárias e Operacionais (CONDOP) e 22 (vinte e dois) Requisitos Operacionais (RO) das viaturas blindadas do Exército Brasileiro, conforme previsto nas Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas e Materiais de Emprego Militar. Além disto, cabe destacar o trabalho realizado pelo subgrupo de logística, no Pq R Mnt 3, que avaliou possíveis soluções para otimizar o fluxo logístico de pessoal e de material dos meios blindados do Exército Brasileiro.
http://www.cdoutex.eb.mil.br/index.php/ ... va-couraca
Vai haver muitos ROB no ano que vem e posteriormente.
abs
No período de 2 a 7 de junho de 2019, o Cel Régis, do C Dout Ex, participou da reunião de trabalho do GT NOVA COURAÇA, realizada nas instalações do CI Bld e do Pq R Mnt 3, na Guarnição de Santa Maria – RS, cujas atividades foram coordenadas pelo Comando da 3ª DE. O GT NOVA COURAÇA é o grupo responsável pela formulação conceitual dos meios blindados do Exército Brasileiro.
Os trabalhos tiveram como resultado a produção de 22 (vinte e duas) Condicionantes Doutrinárias e Operacionais (CONDOP) e 22 (vinte e dois) Requisitos Operacionais (RO) das viaturas blindadas do Exército Brasileiro, conforme previsto nas Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas e Materiais de Emprego Militar. Além disto, cabe destacar o trabalho realizado pelo subgrupo de logística, no Pq R Mnt 3, que avaliou possíveis soluções para otimizar o fluxo logístico de pessoal e de material dos meios blindados do Exército Brasileiro.
http://www.cdoutex.eb.mil.br/index.php/ ... va-couraca
Vai haver muitos ROB no ano que vem e posteriormente.
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Re: UM MBT NACIONAL
PORTARIA Nº 027-EME, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2020
Aprova os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate – Carro de Combate, VBC CC – (EB20-RO-04.056), 1ª Edição, 2020.
.......
NOTA: os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate – Carro de Combate, VBC CC – (EB20-RO-04.056), 1ª Edição, 2020, encontram-se disponíveis na intranet da SGEx, link: (intranet.sgex.eb.mil.br), Sistema de Busca aos Boletins do Exército (SisBBEx)/Boletim do Exército/Separatas e Anexos; e na internet da SGEx, link: (http://ttt.sgex.eb.mil.br)/Boletim/Boletim do Exército/Separatas e Anexos.
PORTARIA Nº 028-EME, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2020
Aprova os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate – Carro de Combate Corrente, VBC CC Corrente – (EB20-RO-04.060), 1ª Edição, 2020.
.......
NOTA: os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate – Carro de Combate Corrente, VBC CC Corrente – (EB20-RO-04.060), 1ª Edição, 2020, encontram-se disponíveis na intranet da SGEx, link: (intranet.sgex.eb.mil.br), Sistema de Busca aos Boletins do Exército (SisBBEx)/Boletim do Exército/Separatas e Anexos; e na internet da SGEx, link: (http://ttt.sgex.eb.mil.br)/Boletim/Boletim do Exército/Separatas e Anexos.
Aprova os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate – Carro de Combate, VBC CC – (EB20-RO-04.056), 1ª Edição, 2020.
.......
NOTA: os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate – Carro de Combate, VBC CC – (EB20-RO-04.056), 1ª Edição, 2020, encontram-se disponíveis na intranet da SGEx, link: (intranet.sgex.eb.mil.br), Sistema de Busca aos Boletins do Exército (SisBBEx)/Boletim do Exército/Separatas e Anexos; e na internet da SGEx, link: (http://ttt.sgex.eb.mil.br)/Boletim/Boletim do Exército/Separatas e Anexos.
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Aprova os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate – Carro de Combate Corrente, VBC CC Corrente – (EB20-RO-04.060), 1ª Edição, 2020.
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NOTA: os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate – Carro de Combate Corrente, VBC CC Corrente – (EB20-RO-04.060), 1ª Edição, 2020, encontram-se disponíveis na intranet da SGEx, link: (intranet.sgex.eb.mil.br), Sistema de Busca aos Boletins do Exército (SisBBEx)/Boletim do Exército/Separatas e Anexos; e na internet da SGEx, link: (http://ttt.sgex.eb.mil.br)/Boletim/Boletim do Exército/Separatas e Anexos.
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Re: UM MBT NACIONAL
Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Fev 28, 2020 11:58 am, em um total de 1 vez.
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Re: UM MBT NACIONAL
PORTARIA N º 037-EME, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2020
Aprova os Requisitos Técnicos, Logísticos e Industriais da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (EB20-RTLI-04.062), 1ª Edição, 2020.
....
NOTA: os Requisitos Técnicos, Logísticos e Industriais da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (EB20-RTLI-04.062), 1ª Edição, 2020, encontram-se disponíveis na intranet da SGEx, link: (intranet.sgex.eb.mil.br), Sistema de Busca aos Boletins do Exército (SisBBEx)/Boletim do Exército/Separatas e Anexos; e na internet da SGEx, link: (http://ttt.sgex.eb.mil.br)/Boletim/Boletim do Exército/Separatas e Anexos.
Aprova os Requisitos Técnicos, Logísticos e Industriais da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (EB20-RTLI-04.062), 1ª Edição, 2020.
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NOTA: os Requisitos Técnicos, Logísticos e Industriais da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (EB20-RTLI-04.062), 1ª Edição, 2020, encontram-se disponíveis na intranet da SGEx, link: (intranet.sgex.eb.mil.br), Sistema de Busca aos Boletins do Exército (SisBBEx)/Boletim do Exército/Separatas e Anexos; e na internet da SGEx, link: (http://ttt.sgex.eb.mil.br)/Boletim/Boletim do Exército/Separatas e Anexos.
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Re: UM MBT NACIONAL
Flavio, o link acima é o que está no corpo da portaria. Experimente http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/separatas.php
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Re: UM MBT NACIONAL
Vê se por esse link funciona. Coloquei os dois aqui, caso esteja dando algum erro para mais alguem.
https://gofile.io/?c=uNg8C5
EDIT: Link atualizado com mais alguns arquivos.
Editado pela última vez por JavaLindo66 em Sex Fev 28, 2020 3:13 pm, em um total de 1 vez.
- gabriel219
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Re: UM MBT NACIONAL
Peso máximo de 50 toneladas, pressão sob o solo de 1,0 kg/cm².
Meu Deus, eu desisto!
Se ao menos essa coisa fosse desenvolvida com o dinheiro dos Senhores Incríveis e Brilhantes do Estado Maior do Exército, tudo bem.
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Se ao menos essa coisa fosse desenvolvida com o dinheiro dos Senhores Incríveis e Brilhantes do Estado Maior do Exército, tudo bem.