Chile

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8850
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

Re: Chile

#31 Mensagem por prp » Qui Out 24, 2019 8:59 am





Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1983
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: Chile

#32 Mensagem por gusmano » Qui Out 24, 2019 11:34 am

Túlio escreveu: Qui Out 24, 2019 1:31 am Imagem

O mesmo banco mundial, usando outro indicador, pode trazer outra interpretação.

https://datos.bancomundial.org/indicado ... 7&view=bar

É melhor que o Brasa, mas tá bem longe de descartar a desigualdade como um dos fatores motivacionais para o que estamos vendo.

abs




Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

Re: Chile

#33 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Out 24, 2019 2:42 pm

Não é recente, mas vem a calhar nesse debate:
Banco Mundial admite que manipulou dados sobre o Chile contra o Governo de Bachelet
O economista-chefe do organismo, Paul Romer, pede desculpa ao país pelas manipulações num ranking de competitividade, que teriam motivação política

ROCÍO MONTES
Santiago Do Chile 14 JAN 2018 - 13:48 BRST

A edição do The Wall Street Journal (WSJ) deste sábado, 13 de janeiro, causou um profundo impacto no mundo da política e da economia chilenas. O economia-chefe do Banco Mundial, Paul Romer, reconheceu ao jornal que o organismo financeiro, oficialmente subordinado às Nações Unidas, alterou seu ranking de competitividade empresarial e prejudicou o Chile – e, mais especificamente, Michelle Bachelet. Trata-se do relatório Doing Business, em que a posição do Chile caiu constantemente durante o mandato da socialista (2006-2010), subiu no Governo de direita de Sebastián Piñera (2010-2014) e voltou a cair quando a médica assumiu um novo mandato (2014-2018). Nesses 12 anos, o Chile flutuou entre o posto 25 e o 57.

As variações teriam ocorrido “por motivações políticas”, segundo as palavras de Romer ao WSJ. “Quero pedir desculpas pessoalmente ao Chile e a qualquer outro país ao qual possamos ter transmitido uma impressão errada”, afirmou o economista.

A presidenta Bachelet, que termina o segundo mandato em março, reagiu imediatamente através do Twitter. “Muito preocupante o que ocorreu com o ranking de competitividade do Banco Mundial. Além do impacto negativo da posição do Chile, a alteração prejudica a credibilidade de uma instituição que deve contar com a confiança da comunidade internacional”, escreveu a socialista.

“Dada a gravidade do ocorrido, como Governo pediremos formalmente ao Banco Mundial uma completa investigação. Os rankings que as instituições internacionais administram devem ser confiáveis, já que têm impacto no investimento e no desenvolvimento dos países”, afirmou Bachelet, que integra o Sistema das Nações Unidas. Entre 2010 e 2013, ela liderou a ONU Mulheres em Nova York e, a partir de junho, encabeçará o programa Aliança para a Saúde da Mãe, do Recém-Nascido e da Criança, da Organização Mundial da Saúde (OMS), no lugar de Graça Machel, viúva de Nelson Mandela. Além disso, soube-se há alguns meses que participará de um novo organismo mediador de conflitos internacionais da ONU, ao qual foi convocada pelo secretário-geral da organização, António Guterres.

O economista-chefe do Banco Mundial disse que os índices de competitividade chilenos serão corrigidos e recalculados. Nos últimos quatro anos, por exemplo, a queda do Chile foi provocada, quase em sua totalidade, pela alteração da metodologia de análise, não por mudanças nas medidas permanentes do ambiente comercial do país. “Com base nas coisas que estávamos medindo antes, as condições comerciais não pioraram no Chile sob a administração de Bachelet”, completou Romer.

O ministro chileno da Economia, Jorge Rodríguez, declarou que a alteração do ranking “é de uma imoralidade poucas vezes vista”. “É um escândalo de grandes proporções, pois o que indica é que teria sido manipulado pelo economista encarregado de sua elaboração (Augusto López-Claros), para que fosse vista uma piora econômica durante o Governo da presidenta Michelle Bachelet, com intenções basicamente políticas”.

Após a entrevista de Romer ao WSJ, o Banco Mundial anunciou em nota que realizará uma investigação para esclarecer os fatos. “Em razão das preocupações e de nosso compromisso com a integridade e a transparência, realizaremos uma revisão externa dos indicadores correspondentes ao Chile no relatório Doing Business.” O organismo, porém, defendeu a imparcialidade da classificação em seus 15 anos de existência, definindo-a como “uma ferramenta inestimável para os países que buscam melhorar seu clima de negócios, acompanhando milhares de reformas”.

López-Claros, o especialista do Banco Mundial acusado de manipular os dados de competitividade do Chile, disse num e-mail à Bloomberg que as acusações de manipulação política “não têm nenhum fundamento” e que a mudança metodológica foi “totalmente justificada e transparente”.

O segundo Governo de Bachelet foi marcado por transformações estruturais e por um crescimento econômico discreto, de 1,8% em média. Seus críticos acusam a socialista de gerar instabilidade com reformas mal implementadas, como a tributária, e de deixar de lado o crescimento econômico, uma das bandeiras com as quais Piñera foi eleito para o período 2018-2022.

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/0 ... 74904.html




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceu: 97 vezes
Agradeceram: 131 vezes

Re: Chile

#34 Mensagem por GIL » Qui Out 24, 2019 6:34 pm

gusmano escreveu: Qui Out 24, 2019 11:34 am
Túlio escreveu: Qui Out 24, 2019 1:31 am Imagem

O mesmo banco mundial, usando outro indicador, pode trazer outra interpretação.

https://datos.bancomundial.org/indicado ... 7&view=bar

É melhor que o Brasa, mas tá bem longe de descartar a desigualdade como um dos fatores motivacionais para o que estamos vendo.

abs
O tema vai de Chile mais vi um erro garrafal ai
Em que mapa acreditamos, nesse dai ou nos mesmos argentinos que dizem que eles tem 35% de pobreza?

https://www.indec.gob.ar/uploads/inform ... 5FC20A.pdf

Quando governem de novo os peronistas a pobreza na Argentina vai abaixar pra 3,5%, vai bastar com que eles movam a virgula uma casa a esquerda :D

..........

Grupo de Puebla (ex Forum de SP) preparando o caos na região, Chile é a bola da vez.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8850
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

Re: Chile

#35 Mensagem por prp » Sex Out 25, 2019 9:49 am

Ação antiterrorista no Chile segue firme.





Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2551
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceu: 2541 vezes
Agradeceram: 754 vezes

Re: Chile

#36 Mensagem por EduClau » Sex Out 25, 2019 9:59 pm

Filtran datos privados de 29.000 carabineros: más de la mitad de la dotación nacional

Los datos privados de 29.950 efectivos de Carabineros fueron filtrados la tarde de este viernes. A nivel nacional, en 2018 se contabilizaban cerca de 51.000 uniformados en la institución.

Se trata de los nombres, rut, sexo, correo electrónico, zona, prefectura, comisaría, división, rango, correos electrónicos, números telefónicos fijos y móviles, fecha de ascenso y fecha de ingreso de los uniformados, además de otros códigos de uso interno, divididos en tres archivos.

Junto con esto, se filtró también una serie de instructivos para usar la plataforma de Documentación Electrónica de la policía uniformada, y según advierten, vendría una tercera filtración para cerca de la media noche.

Según explicó el ingeniero especialista Javier Godoy tras revisar los archivos, se trataría de un respaldo de una base de datos interna de la institución, pero que no estaría completa dado que buscó a un conocido y no lo encontró.

Agregó que pareciera ser filtración de una fuente interna, y no de una vulneración externa y especificó que la filtración “incluye un archivo con información para conectarse a la base de datos, el cual obviamente es inútil si no se está dentro de la red de Carabineros”.

Junto con esto, Godoy cuestiona la rigurosidad de los procesos internos de ciberseguridad de la policía uniformada: “Este tipo de filtraciones demuestra una suerte de amateurismo tecnológico dentro de Carabineros, considerando lo ya acontecido con la aplicación “Antorcha”, que demostró ser un fraude informático que no fue detectado a tiempo por quienes estaban a cargo dentro de la institución”.

“Ambos casos desnudan serias falencias en los procedimientos como también da para pensar que no se lo toman en serio”, sostuvo.

BioBioChile notificó del incidente a Carabineros, desde donde indicaron que “a esta hora, un equipo especializado de la Institución se encuentra analizando los antecedentes”.

Los ciberdelincuentes no hicieron ninguna alusión a la contingencia nacional ni demanda alguna de ningún tipo.

https://www.biobiochile.cl/noticias/nac ... onal.shtml

sds.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Chile

#37 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 26, 2019 12:36 am

Pessoal bate que é até para não perder o costume.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55279
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2755 vezes
Agradeceram: 2437 vezes

Re: Chile

#38 Mensagem por P44 » Sáb Out 26, 2019 9:47 am

"People should not be afraid of their governments, governments should be afraid of their people!"
(V for Vendetta)

https://www.facebook.com/Conversa.Afiad ... 6/?app=fbl




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8850
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

Re: Chile

#39 Mensagem por prp » Sáb Out 26, 2019 2:24 pm





Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2482
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

Re: Chile

#40 Mensagem por zela » Sáb Out 26, 2019 11:14 pm

Isso foi no México, em 2017.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61496
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

Re: Chile

#41 Mensagem por Túlio » Dom Out 27, 2019 12:49 pm

zela escreveu: Sáb Out 26, 2019 11:14 pm Isso foi no México, em 2017.
Nem dá bola, pro pessoal da AGITPROP vale tudo. Menos A VERDADE, como podemos ver abaixo (por haver CRIME no meio, usei a função Spoiler).

Chile 2019:
Spoiler!
Imagem
Não lembra um certo País que conhecemos? Era 2017/18 e estes eram os "libertadores", a ÚNICA diferença era que falavam Português. Muita gente votou CONTRA "ISSO", mesmo com medo de X FAXIXTX implementar um regime de terror que era descrito incansavelmente pela mídia e que ainda se está por ver. Não há apenas fotos, o que não falta é FILME dessas edificantes ações de "rexixtênxxx".

Não, obrigado. 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Chile

#42 Mensagem por Matheus » Dom Out 27, 2019 1:52 pm

"Ninguém solta a mão de ninguém" assinado Zé maconha.




Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Re: Chile

#43 Mensagem por jambockrs » Dom Out 27, 2019 3:44 pm

Meus prezados
Parece que vocês não notaram que os chilenos não tem dinheiro para pagar por sua saúde, pelo ensino de seus filhos (viva a privatização) ou para se sustentar com sua aposentadoria de meio salário mínimo (viva sistema de capitalização, tão do agrado do Guedes).




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5256
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

Re: Chile

#44 Mensagem por delmar » Dom Out 27, 2019 5:14 pm

Na minha visão um país tem semelhança com um corpo humano. Dentro de nós existem o que os médicos chamam de virus ou bactérias "oportunistas". Quando estamos saudáveis elas não nos afetam pois são controladas por nossas defesas, mas continuam lá. Quando somos submetidos a stress ou ficamos fisicamente debilitados, os virus e bactérias oportunistas pode manifestar-se e, do nada, ficamos doentes.
Aqui, nesta Mui Leal e Valorosa cidade de Porto Alegre, toda santa semana tem uma ou duas passeatas de protesto, pelos mais diferentes motivos, convocadas, muitas vezes, por grupo extremistas da esquerda ou da direita, São contra a reforma da previdência, contras as privatizações, pelo fechamento do congresso e do STF, contra o prefeito, contra o governador, contra o presidente, a favor dos gays, contra os gays, e por ai vai. Afora atrapalhar um pouco o trânsito nada muda na cidade ou motiva o povo a aderir e a sair em massa às ruas iniciando uma revolta.
Quando uma parte significativa da população adere as manifestações é que algo de errado acontece na sociedade e não pode ser atribuida apenas aos "oportunistas". Eles, os "oportunistas" estão sempre presente, entre nós. Quando a ação deles encontra apoio popular é que algo vai mal no país.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61496
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

Re: Chile

#45 Mensagem por Túlio » Dom Out 27, 2019 7:42 pm

delmar escreveu: Dom Out 27, 2019 5:14 pm (...)
Quando uma parte significativa da população adere as manifestações é que algo de errado acontece na sociedade e não pode ser atribuida apenas aos "oportunistas". Eles, os "oportunistas" estão sempre presente, entre nós. Quando a ação deles encontra apoio popular é que algo vai mal no país.
Não tenho problemas em concordar com esta assertiva, mas a pegadinha é outra: o que o grosso dessa gente realmente quer? Porque narrativa tem, e dos dois extremos, uns garantem que é tudo XUXALIXTX, outros juram de pé junto que querem um novo Pinochet. Quem sabe a Verdade e destes quantos estão dispostos a contá-la sem retoques ideológicos?

O exemplo de Porto Alegre é particularmente oportuno: eu sei muito bem o que queria quando fui pra rua lá a partir de 2013 e, charlando com mais gente que estava junto, vi que em geral era a mesma coisa. Mas era ir à mídia e para ela nosso lance era XUXALIXMX e Black Bloc era - pasmem! - FAXIXTX. Comentei bastante sobre isso aqui no DB naqueles tempos, aliás. O lance é botar rótulo, não interessa qual nem se é verdadeiro, tem que botar e fim. Na verdade o que eu ouvia - e pensava igual - é que não dava mais com tanta corrupção, a paciência tinha esgotado. E ninguém (nem eu) sabia nada de Bolsonaro, Moro e sei lá quem mais, estávamos todos ainda cegos pela Estratégia da Tesoura, achando que PSDB era "direita" e PT era "esquerda" e acontece que nenhum dos dois nos servia mais, davam era nojo.

Assim, talvez, apenas talvez, o que está acontecendo no Chile, Bolívia, Equador e temo que em breve na Argentina, novamente na mão de La Loca, seja do mesmo cariz: ninguém está esquentando com "esquerda" ou com "direita", isso é mimimi de rede social, o que acontece é que com "isso de internet" já não dá mais para nos roubar sem ficarmos sabendo e disso todo mundo já está farto. Exceto, claro, quem rouba e/ou é beneficiado direta ou indiretamente com a pilhagem da chamada res publica. A politicalha vai ter que aprender a não roubar mais, por bem ou, como está acontecendo em vários lugares, por mal. Acima e além de "direita" ou "esquerda", o que está criando encrenca é o PAGADOR DE IMPOSTOS saber que é roubado na caradura e principalmente, que todo mundo também sabe. Daí basta um dizer "e aí, vamos deixar assim?" para acender o estopim...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder