Fico pensando agora se há realmente necessidade de manter obuseiros AP nas artilharias divisionárias já que o tipo de emprego destas não demanda um vetor do tipo, com os modernos AR 155 de hoje podendo realizar plenamente a tarefa de apoio de fogo estratégico em nível divisão ou mais.
Além disso, alguém sabe dizer qual o tipo de obuseiro usados nos GAC das bdas cav mec?
Creio que seria mais efetivo manter todos os M-109A5 nas bgdas bldas oferecendo maior e melhor capacidade de apoio de fogo.
Quanto aos M-198, em matéria da T&D deste ano sobre a artilharia de campanha, é dito que foi vistoriado um lote de 120 M-198 oferecidos para o EB via EDA, mas que não foram considerados um bom negócio tendo em vista as quantidades necessárias demandadas pelos estudos feitos pelo pessoal da artilharia, além de não haver garantias de reposição de peças e manutenção pós-venda. Ou seja, os 120 são poucos para o que a artilharia precisa em termos de obuseiros AR 155.
Acho difícil neste momento qualquer outro tipo de investimento na artilharia que não os M-109A5, cujo segundo lote precisa ser modernizado, e os que hora chegaram recebidos, testados, operados e certificados em todos os requisitos da modernização. E isso vai levar tempo e dinheiro.
abs