tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Crisaman
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 1:12 pm
Agradeceram: 46 vezes

Re: tanques e blindados

#4276 Mensagem por Crisaman » Sex Out 18, 2019 1:03 pm

FCarvalho escreveu: Sex Out 18, 2019 11:07 am Crisaman, podes disponibilizar o link?

As vezes penso que uma hora essa birra com material chinês vai ter de ser engolida à seco.

Do contrário vamos estar nos condenando de novo a repetir o passado.

Já passou do tempo dos militares pararem com esse negócio de somos do mundo ocidental, made in ORAN, padrão Stanag ou nada e por ai vai.

Ou então fica em casa e chupa o dedo....

abs


Caro Carvalho o "documentário" é todo em chinês mas pra quem entende de blindados as imagens já bastam.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13804
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: tanques e blindados

#4277 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 18, 2019 2:54 pm

FCarvalho escreveu: Qui Out 17, 2019 8:04 pm Dizem os expert em guerras e relações internacionais que aquelas não começam de um dia para o outro e estas não terminam sem antes uma ou várias tentativas de entendimento e/ou conciliação. Então, supondo que isso seja verdade, teríamos tempo e espaço para reunir as forças bldas e mec necessárias para contrabalançar eventuais ameaças que nos sobrevenham no futuro.
No mais, a combinação de meios e recursos pode ser disposta de acordo com as necessidades e características de cada TO nacional onde estejam desdobradas as forças.
Me agrada a ideia de termos somente RCB e a inf e cav mec. Mas não creio que pelo tradicionalismo e/ou alguma questão doutrinária o EB dificilmente abre mão de dispor de grandes OM bldas a nível bgda.
As quantidades que apresentei são ilustrativas do que se pode fazer em relação à composição das bdas bldas.
No mais, creio que a sua e a minha ideia tem muito mais em comum do que diferenças.
A questão de fundo seria como fazer com que elas fossem efetivamente implantadas.
Talvez com alguma sorte tenha algum militar do EB lendo estas páginas. Vai que ele entende e gosta de algumas delas. :mrgreen:

abs
O problema não é somente o tempo, o problema é o custo. Além da própria organização com somente duas Unidades não fazer o menor sentido, ninguém no mundo usa isso justamente pelos motivos que havia dito antes. Qualquer tensão vamos ficar movendo unidades pra região até formar uma Brigada? Isso não faz o menor sentido!

A Venezuela poderia deslocar a 11 Brigada Blindada de Valencia até Paracaima ainda existe a V Divisão em Ciudad Bolivar e a VI Divisão em San Fernando. Em tese, conseguiriam chegar em Santa Helena em quatro dias.

Pra tirar uma Brigada do Sul ou Nordeste, levariam semanas pra chegar, no mínimo duas semanas. Talvez mais para concentrar outras forças e organizar em uma nova FT. Manobra complexa e cara!

Ao menor sinal de deslocamento de tropas Venezuelanas, seria mais econômico enviar uma Bda Cav Mec estacionada próxima (sugiro MT ou RO), além de Paraquedistas e Aeromóvel. Chegar no T.O no máximo em três dias, o que é impossível para unidades blindadas.

Não se trata de tradicionalismo, uma Brigada de choque precisa possuir reservas pra maiores opções táticas. Não existe ninguém no mundo que possua tropa blindada com duas OM's de manobra e há motivos claros pra isso.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61337
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6595 vezes
Contato:

Re: tanques e blindados

#4278 Mensagem por Túlio » Sáb Out 19, 2019 12:57 am

Se o temor é dos T-72 da VZ, ficaria admirado se tiver uma dúzia e meia em condições de rodar e um terço disso em condições de combater. Por mim a ÚNICA compra necessária para enfrentar essa "ameaça" seria uns Spike (e lançadores/integração) tanto para os Super Tucanos quanto para um Esq de Guarani ou até Urutu.

Treze anos atrás, quando chegaram, os bichos já estavam no osso, teve carro que mal ligou o motor e ele fundiu na hora! Aliás, nunca entendi essa compra: o Chávez - :twisted: TINHA que ser o Chávez :twisted: - comprou a melhor AAAe disponível na Rússia naquela época (não tinha S400 disponível ainda, daí pegou S300 mesmo); quis caças e mal assinou o contrato e já estavam desviando um lote de 24 Su-30 que ia para a China ou Vietnã, não lembro, mas logo em seguida chegaram também, e eram a coisa mais braba que tinha voando na AS; dae na hora de pegar MBT broxou, foi de T-72, quando podia pegar T-90 (mal comparando, é como um Leo2A4 vs um Leo2A7V: mobilidade semelhante mas acaba aí, o A7V tem proteção, poder de fogo e sensores imensamente superiores).

E ia ficar estranho tirar os poucos T-72 que podem estar razoavelmente operacionais de onde são necessários (ao redor da capital, pra segurar o Povo, se a coisa realmente feder) pra atravessar umas baitas montanhas com o objetivo de...atacar o Brasil. Não.

Negócio é o que eu já falei: bota a Brigada Diabo lá em RR e, para os caras não se entediarem sem fazer nada, só esperando os bovinos invadirem, faz o inesperado e INVADE A VZ de uma vez, POWS!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39259
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2797 vezes

Re: tanques e blindados

#4279 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 19, 2019 8:30 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13804
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: tanques e blindados

#4280 Mensagem por gabriel219 » Sáb Out 19, 2019 10:32 am

Túlio escreveu: Sáb Out 19, 2019 12:57 am
Se o temor é dos T-72 da VZ, ficaria admirado se tiver uma dúzia e meia em condições de rodar e um terço disso em condições de combater. Por mim a ÚNICA compra necessária para enfrentar essa "ameaça" seria uns Spike (e lançadores/integração) tanto para os Super Tucanos quanto para um Esq de Guarani ou até Urutu.

Treze anos atrás, quando chegaram, os bichos já estavam no osso, teve carro que mal ligou o motor e ele fundiu na hora! Aliás, nunca entendi essa compra: o Chávez - :twisted: TINHA que ser o Chávez :twisted: - comprou a melhor AAAe disponível na Rússia naquela época (não tinha S400 disponível ainda, daí pegou S300 mesmo); quis caças e mal assinou o contrato e já estavam desviando um lote de 24 Su-30 que ia para a China ou Vietnã, não lembro, mas logo em seguida chegaram também, e eram a coisa mais braba que tinha voando na AS; dae na hora de pegar MBT broxou, foi de T-72, quando podia pegar T-90 (mal comparando, é como um Leo2A4 vs um Leo2A7V: mobilidade semelhante mas acaba aí, o A7V tem proteção, poder de fogo e sensores imensamente superiores).

E ia ficar estranho tirar os poucos T-72 que podem estar razoavelmente operacionais de onde são necessários (ao redor da capital, pra segurar o Povo, se a coisa realmente feder) pra atravessar umas baitas montanhas com o objetivo de...atacar o Brasil. Não.

Negócio é o que eu já falei: bota a Brigada Diabo lá em RR e, para os caras não se entediarem sem fazer nada, só esperando os bovinos invadirem, faz o inesperado e INVADE A VZ de uma vez, POWS!!!
Não podes pensar no que o inimigo VAI fazer, cumpicha, e sim no que ele PODE fazer.

Se eles tem duas Brigadas e mais de uma centena dos CC's, temos que considerar que eles podem usar isso, se a prática for menor, melhor pra nós. Mas o pior dos cenários sempre deve ser considerado e estar preparado para tal.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61337
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6595 vezes
Contato:

Re: tanques e blindados

#4281 Mensagem por Túlio » Sáb Out 19, 2019 2:30 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Out 19, 2019 10:32 am
Túlio escreveu: Sáb Out 19, 2019 12:57 am
Negócio é o que eu já falei: bota a Brigada Diabo lá em RR e, para os caras não se entediarem sem fazer nada, só esperando os bovinos invadirem, faz o inesperado e INVADE A VZ de uma vez, POWS!!!
Não podes pensar no que o inimigo VAI fazer, cumpicha, e sim no que ele PODE fazer.

Se eles tem duas Brigadas e mais de uma centena dos CC's, temos que considerar que eles podem usar isso, se a prática for menor, melhor pra nós. Mas o pior dos cenários sempre deve ser considerado e estar preparado para tal.
Mas foi por isso que falei em INVADIR de uma vez aquela bagaça, oras. E nem basta mais a Brigada Diabo, vamos logo à

LEGIÃO DO INFERNO

:arrow: 06 RCC com 54 M1A2-SEP2 Abrams cada;

:arrow: 06 RCB com 72 M2A3 Bradley cada;

:arrow: 08 GACAp com 24 M109A7 Paladin cada (mais 06 lançadores ASTROS como reforço para cada GACAp);

:arrow: 03 Regimentos de Infantaria Aeromóvel com 72 UH-60M Upgraded Blackhawk cada;

:arrow: 03 Regimentos de Cavalaria Aeromóvel com 36 AH-64E Apache Longbow + 16 A/MH-6M MELB cada, para reconhecimento, ataques "cirúrgicos" e Operações com unidades SpecOps;

:arrow: 01 Regimento de Transporte Tático com 28 CH-47F Chinook, com 01 GAC de 24 M-777A2 anexo para ataques inesperados a partir de qualquer ponto;

E os trens de sempre, Op Psico, B Log, BE Cmb, Saúde, etc.


Mas pelo jeito propões o worst case scenario, no qual os 22 Flankers restantes estão todos em ponto de bala, com montanhas de munições inteligentes de última geração e pilotos afiadíssimos, cada um com umas 300 horas de voo por ano, fora o dobro disso em Simulador; Idem com os 10 Hinds. Daí, e aproveitando que a FAB anda mansinha com o EB, a convidamos para criar o seu

COMANDO AERODIABO

:arrow: 36 F-35A Lightning II para arrasar a AAAe;

:arrow: 24 F-22A Raptor para tirar do ar os Flankers;

:arrow: 72 Sierra Nevada* A-29 Super Tucano com mísseis AIM-9X Sidewinder, AGM-114R Hellfire II e AGM-65E Maverick, além do usual, tipo SDB e SBAT-70, para varrer os Hinds e arrasar tudo o que sair da toca;

:arrow: 24 A-10C Thunderbolt II quando a parada for meio ardida demais para os A-29;

:arrow: 10 E-3G Sentry;

:arrow: 10 E-8C J-STARS;

:arrow: 28 Boeing C-17A-ER para que, num só raid, parte despeje um Regimento de Paraquedistas que ocuparão um dos poucos aeroportos poupados em Caracas e logo a seguir a outra parte desembarque um Esq de Abrams. Nas 72 hs consideradas para a permanência dos PQDT, já haverá pelo menos uma Brigada Diabo inteira e com reforços;

:arrow: E os trens de sempre, pessoal e equipamento de Mntç, Bandeco, etc.


Pronto, tá ganha a guerra! [009] [009] [009] [009]


NOTA - Todo o equipamento principal ser dos EUA não é coincidência nem torcida: os caras estão pê da vida com os bovinos mas não querem botar nada nem ninguém deles lá, então, ao invés de torrar um trilhão de dólares para comprar e manter tudo isso acima, fazemos leasing a preço de compadre e por apenas dois anos; um e meio para aprender a operar BEM e mais meio para entrar em :twisted: OPRESSOR MODE :twisted: e encher os COMUNAZZZ de porrada! Depois devolvemos direitinho e com desconto por prestarmos um grande serviço à Causa da Liberdade. Notar ainda que F-22 e A-10 não podem ser exportados mas ninguém falou nada sobre leasing de curto prazo (um mero par de anos).

* - Sendo os A-29 da Sierra Nevada, a USAF primeiro vai ter que comprar para depois nos alugar. Já era o LAS pra Bitchcraft... :lol: :lol: :lol: :lol:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37631
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3228 vezes

Re: tanques e blindados

#4282 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 19, 2019 9:23 pm

Eu acho bem mais barato botar medo nos vizinhos equipando o 1o/3o GAv com 18 A-29 armados com mísseis tipo A-Darter, Mokopa/Spike, além dos Mar-1 e bombas guiadas de vários modelos, além de uns pod israelenses para REC e EW e já tá bom demais.

De Boa Vista até Caracas ou Barcelona é pertinho, e eles passariam despercebidos levando suas cargas até os alvos sem maiores esforços.

Aliás, para quem tem A-29 equipado com mísseis e LGB's quem precisa de Apache ou Abrams... :mrgreen: :twisted:

abs




Carpe Diem
toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: tanques e blindados

#4283 Mensagem por toncat » Dom Out 20, 2019 11:22 am

MRAP experimental da africa do SUl.
Imagem
Imagem

Torre Centauro II no casco C1 Ariete. (photoshop?)
Imagem




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: tanques e blindados

#4284 Mensagem por EDSON » Ter Out 22, 2019 11:21 am

5000 unidades produzidas.

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37631
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3228 vezes

Re: tanques e blindados

#4285 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 22, 2019 4:26 pm

Esses veículos se tornaram os Hummvee do sec XXI.
Uma hora dessas o EB ainda embarca em mais essa onda.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6817
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: tanques e blindados

#4286 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Out 24, 2019 10:17 pm

A General Dynamics Land Systems revelou hoje um protótipo de um Stryker modificado pra operações antiaéreas de baixa altitude, armado com um canhão automático de calibre 30mm XM194, e dois lançadores de mísseis com quatro tubos cada, um lançador com 4 misseis Longbow Hellfire e 4 mísseis Stinger e um radar anti-aéreo multimissão hemisférico da Leonardo RDS. Estima-se que 144 desses veículos vão ser adquiridos pelo US Army pra suprir uma lacuna enorme de AAAe de baixa altitude que atualmente é mal mantida pelos veículos Avenger.

Imagem

https://www.overtdefense.com/2019/10/23 ... r-at-ausa/




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13804
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: tanques e blindados

#4287 Mensagem por gabriel219 » Qui Out 24, 2019 10:27 pm

Esse 30 mm, salvo engano, é a variante do M230 com capacidade ABM.

Dá pra fazer algo parecido aqui, só substituindo o Hellfire por RBS-70 e o Stinger por Igla - quem dera pufesse ser o Verba -, servindo como AAe orgânica de Batalhões Inf Mec.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37631
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3228 vezes

Re: tanques e blindados

#4288 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 24, 2019 11:43 pm

Acho aqui para nós, que cedo ou tarde o EB ainda vai acabar adaptando a TORC 30, ou talvez a UT-30 MK II que também é oferecida pela Ares, para a função AAe apenas acrescentando nela um sistema Manpad, seja o Igla ou o RBS 70.

De minha parte um sistema que seria ideal para esta função nos Guarani seria o Sosna-R, que me parece ser uma alternativa simples e barata para ser adaptada aos Guarani, e bem melhor do que ter optar por uma mais completa na forma do Pantyr ME para a defesa das bgdas cav e inf mec, mas imensamente muitíssimo mais cara do que ele.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13804
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: tanques e blindados

#4289 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 25, 2019 8:46 am

A TORC poderia ser a plataforma, derivando dois sistemas AAe, sendo um orgânico de Btl's e Reg's, já o outro para defesa da Brigada.

Na função orgânica, eu substituiria o Mk30-2 pelo XM193. Quanto a versão de cobertura AAe pra uma Brigada (Inf Mec, Cav Mec e Bda Blind), manteria o canhão Mk30-2, somente substituindo o RBS e o Igla/Verba pelo Tamir.

Os sensores podem ser desenvolvidos nacionalmente, com sistema de busca duplicado, com EO/IR e Radar.

A vantagem de usar Tamir é a ausência de radar de controle de fogo, deixando o sistema mais leve e menos caro, além de poder operar em silêncio de rádio, utilizando a forma passiva pra busca de alvo sem afetar seu poder, já que são mísseis de guiagem autônoma.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37631
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3228 vezes

Re: tanques e blindados

#4290 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 25, 2019 12:22 pm

Eu honestamente não sei, ou não me lembro, de haver baterias AAe orgânicas em nível Btl ou Reg no EB. Sei que existem as Bia AAe em nível bgda. Mas a ideia de ter defesa AAe abaixo disso para mim me parece mais que óbvia, conquanto o exército não a empregue de tal forma até onde sei.

Mísseis do tipo Manpad/Shorad/VShorad são feitos justamente para atuar neste nível de emprego, mas como estamos para lá de atrasados doutrinariamente neste campo, eles acabam cumprindo um papel duplo para o qual não são exatamente a melhor opção.

Mas se é para termos AAe em dois níveis nas bgdas, eu prefiro então que nos Btl e Reg os mísseis fossem da categoria citas acima, e para a bgda algo maior, como o Pantyr ou similar, fosse adotado.

Atualmente nos btl inf não existe defesa AAe orgânica. Eu pelo menos nunca vi ou ouvir falar. Esse papel deveria ser dos Igla, que é uma arma de auto defesa à queima roupa. O RBS-70 seria mais adequado às tropas das demais armas, quadros e serviços neste nível, já que é um sistema mais pesado e exige guiamento e/ou orientação permanente do atirador até o alvo.

Fui e ainda sou partidário de termos nosso próprio Manpad, seja na forma do Igla copiado ou produzido sob licença, ou desenvolvermos um sozinhos ou em colaboração com outro país. Mas este parece ser um pensamento longe dos planos do cmdo do exército, já que aparentemente o pessoal se contentou com o que tinha (Igla) e o que tem agora (RBS-70).

Para esse quadro mudar, teríamos de dispor de sistemas mais complexos, para a média e grande altura. Conquanto, ainda não fomos sequer capazes de definir um planejamento e/ou doutrina conjunta sobre o tema AAe.

Assim fica difícil.

abs




Carpe Diem
Responder