Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: Sobre o KC-390
Meus prezados
Para vencer o C-130 Hércules, surge o KC-390 Zeus
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, nesta quarta-feira (04/09), na Ala 2, em Anápolis (GO), a primeira aeronave multimissão KC-390. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a solenidade, acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Participaram, ainda, da cerimônia Ministros de Estado, Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, autoridades civis e militares, e executivos da Embraer.
A Esquadrilha de Honras Militares Santos-Dumont, proveniente da Ala 1, em Brasília (DF), adotou o dispositivo de um Gládio Alado, símbolo da FAB, em homenagem ao recebimento do novo avião. A tropa foi composta, também, por militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) e pelo efetivo da Ala 2. O 1º GTT será o Esquadrão operador do KC-390.
O avião, resultado da parceira entre FAB e Embraer, firma-se como um novo padrão de aeronave para o emprego militar no cenário mundial. O Presidente da Embraer, Jackson Schneider, realizou o ato formal de entrega da aeronave à FAB. O executivo destacou os resultados positivos da cooperação entre as duas instituições, que perdura há mais de 50 anos. “Uma interação longa e profícua. Estamos orgulhosos pela Embraer, pela Força Aérea e, acima de tudo, estamos orgulhosos pelo Brasil”, afirmou.
Durante o evento, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, enalteceu as capacidades operacionais do novo multimissão. “Incorpora-se, hoje, à FAB o maior avião militar produzido no Brasil, o KC-390. Ele representa um marco na excelência de processos da FAB e, certamente, impulsionará a Base Industrial de Defesa no Brasil”, ressaltou.
A entrega da nova aeronave aconteceu com o tradicional batismo, que contou com a participação do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. “Sinto orgulho, não apenas como Ministro, mas também com cidadão brasileiro, de participar deste momento”, disse o Ministro.
O Presidente Bolsonaro destacou a importância da materialização do KC-390, um projeto brasileiro. “É uma aeronave que chegou para somar ao país e colaborar no cumprimento da missão da Força Aérea”, declarou.
O codinome Zeus na bolacha do KC-390 à esquerda
Capacidade Operacional
Maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, o KC-390 tem capacidade de realizar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras.
O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil. As primeiras unidades da nova aeronave multimissão ficarão sediadas na Ala 2, em Anápolis (GO). De acordo com o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, o recebimento do novo vetor será um divisor de águas na FAB. “Este momento é um marco histórico para a Força Aérea. O KC-390 nos dará maior velocidade, maior capacidade de carga e maior alcance”, disse.
O Comandante do 1° GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, destaca o orgulho que é estar à frente do Esquadrão que vai operar a aeronave. “É um misto de orgulho e responsabilidade. É a realização de um sonho e não tem como não se emocionar”, disse o Tenente-Coronel Ferraz.
Fonte: Força Aérea Brasileira / FOTOS: Samuel Barros Pysklyvicz via site Poder Aéreo 5 set 2019
NOTA DO EDITOR: Modificamos o título original da matéria da FAB para chamar a atenção para o nome Zeus usado em uma das bolachas do piloto do KC-390. Zeus é o pai dos deuses, que exercia a autoridade sobre os deuses olímpicos na antiga religião grega. É o deus dos céus, raios, relâmpago que mantêm a ordem e justiça na mitologia grega. Zeus teve descendentes divinos e heroicos, um deles é Héracles ou Hércules, na mitologia romana.
Para vencer o C-130 Hércules, surge o KC-390 Zeus
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, nesta quarta-feira (04/09), na Ala 2, em Anápolis (GO), a primeira aeronave multimissão KC-390. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a solenidade, acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Participaram, ainda, da cerimônia Ministros de Estado, Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, autoridades civis e militares, e executivos da Embraer.
A Esquadrilha de Honras Militares Santos-Dumont, proveniente da Ala 1, em Brasília (DF), adotou o dispositivo de um Gládio Alado, símbolo da FAB, em homenagem ao recebimento do novo avião. A tropa foi composta, também, por militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) e pelo efetivo da Ala 2. O 1º GTT será o Esquadrão operador do KC-390.
O avião, resultado da parceira entre FAB e Embraer, firma-se como um novo padrão de aeronave para o emprego militar no cenário mundial. O Presidente da Embraer, Jackson Schneider, realizou o ato formal de entrega da aeronave à FAB. O executivo destacou os resultados positivos da cooperação entre as duas instituições, que perdura há mais de 50 anos. “Uma interação longa e profícua. Estamos orgulhosos pela Embraer, pela Força Aérea e, acima de tudo, estamos orgulhosos pelo Brasil”, afirmou.
Durante o evento, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, enalteceu as capacidades operacionais do novo multimissão. “Incorpora-se, hoje, à FAB o maior avião militar produzido no Brasil, o KC-390. Ele representa um marco na excelência de processos da FAB e, certamente, impulsionará a Base Industrial de Defesa no Brasil”, ressaltou.
A entrega da nova aeronave aconteceu com o tradicional batismo, que contou com a participação do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. “Sinto orgulho, não apenas como Ministro, mas também com cidadão brasileiro, de participar deste momento”, disse o Ministro.
O Presidente Bolsonaro destacou a importância da materialização do KC-390, um projeto brasileiro. “É uma aeronave que chegou para somar ao país e colaborar no cumprimento da missão da Força Aérea”, declarou.
O codinome Zeus na bolacha do KC-390 à esquerda
Capacidade Operacional
Maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, o KC-390 tem capacidade de realizar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras.
O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil. As primeiras unidades da nova aeronave multimissão ficarão sediadas na Ala 2, em Anápolis (GO). De acordo com o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, o recebimento do novo vetor será um divisor de águas na FAB. “Este momento é um marco histórico para a Força Aérea. O KC-390 nos dará maior velocidade, maior capacidade de carga e maior alcance”, disse.
O Comandante do 1° GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, destaca o orgulho que é estar à frente do Esquadrão que vai operar a aeronave. “É um misto de orgulho e responsabilidade. É a realização de um sonho e não tem como não se emocionar”, disse o Tenente-Coronel Ferraz.
Fonte: Força Aérea Brasileira / FOTOS: Samuel Barros Pysklyvicz via site Poder Aéreo 5 set 2019
NOTA DO EDITOR: Modificamos o título original da matéria da FAB para chamar a atenção para o nome Zeus usado em uma das bolachas do piloto do KC-390. Zeus é o pai dos deuses, que exercia a autoridade sobre os deuses olímpicos na antiga religião grega. É o deus dos céus, raios, relâmpago que mantêm a ordem e justiça na mitologia grega. Zeus teve descendentes divinos e heroicos, um deles é Héracles ou Hércules, na mitologia romana.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61498
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6319 vezes
- Agradeceram: 6667 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
Achei meio biruta isso dos caras do PA, cupincha véio. Se eu fosse escolher um nome para o KC-390, seria PELICANO, tanto pela característica do compartimento sob o longo bico onde pode armazenar cargas consideráveis e também pela parte lendária, associada à Eucaristia Cristã, onde o dito animal é citado como alimentando seus filhotes (no caso do KC, os caças), com seu próprio sangue (combustível no REVO).
Essa mistureba de mitologia Grega com Romana ficou SODAS!
Essa mistureba de mitologia Grega com Romana ficou SODAS!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: Sobre o KC-390
Calma, o avião não foi batizado de "Zeus" coisa nenhuma...
No 1º GTT usam Zeus pros oficiais e Égide pro praças, como no 2/6, Guardião pros oficiais e Argus pros praças.
Na bolacha o "Zeus 01" significa o primeiro piloto... normalmente reservado ao comandante do esquadrão.
Daí para inferir que "Zeus" será o nome da aeronave é uma viagem do editor do site... sempre em busca de mais e mais "cliques" que lhe garantem publicidade para o site.
No 1º GTT usam Zeus pros oficiais e Égide pro praças, como no 2/6, Guardião pros oficiais e Argus pros praças.
Na bolacha o "Zeus 01" significa o primeiro piloto... normalmente reservado ao comandante do esquadrão.
Daí para inferir que "Zeus" será o nome da aeronave é uma viagem do editor do site... sempre em busca de mais e mais "cliques" que lhe garantem publicidade para o site.
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Sobre o KC-390
Olá, amigos.
Pelo que vi da imagem (bolacha), Zeus deve ser o código do Esquadrão em Anápolis.
Ainda não ouvi confirmação do nome do gordo, mas eu, há muitos anos, já havia sugerido "gordo".
É até facil de pronunciar e entender em várias línguas.
Abraços,
Justin
Pelo que vi da imagem (bolacha), Zeus deve ser o código do Esquadrão em Anápolis.
Ainda não ouvi confirmação do nome do gordo, mas eu, há muitos anos, já havia sugerido "gordo".
É até facil de pronunciar e entender em várias línguas.
Abraços,
Justin
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37940
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5734 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Sobre o KC-390
KC-390 é melhor porque é a jato ou é a jato porque é melhor?
http://www.edrotacultural.com.br/melhor ... 4qze5C203k
http://www.edrotacultural.com.br/melhor ... 4qze5C203k
Carpe Diem
- Julio Cesar
- Júnior
- Mensagens: 41
- Registrado em: Seg Jan 05, 2015 4:02 pm
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 24 vezes
Re: Sobre o KC-390
Boa tarde.FCarvalho escreveu: ↑Sáb Set 21, 2019 11:18 pm KC-390 é melhor porque é a jato ou é a jato porque é melhor?
http://www.edrotacultural.com.br/melhor ... 4qze5C203k
Eu imagino que não é apenas um único item que faz o Kc390 superior ao KC130 em diversos aspectos.
Posso citar alguns que me vem a mente agora:
- Maior velocidade
- Maior altitude de voo (utilização das aerovias)
- FBW (redução da "workload dos pilotos")
- Rapidez na reconfiguração da aeronave
- Capacidade de ser reabastecido
- Projeto mais moderno (por exemplo a asa não invade o compartimento de carga)
- Banheiro com lavatório igual ao utilizado na aviação comercial
Este itens foram os que vieram a mente sem pesquisar.
Com certeza devem existir outros itens que deixei passar.
Votos de um excelente final de domingo a todos.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37940
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5734 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Sobre o KC-390
Olá Júlio César
Segundo a Embraer ele sera ou é mais barato de comprar e manter, além de um ciclo de vida com custo também mais baixo.
Ainda, leva mais carga, mais longe e mais rápido permitido uma logística de apoio maior com menos aeronaves.
Enfim, é uma aeronave projetada no sec XXI e para o sec XXI.
Só falta saber se a propaganda corresponderá à realidade do dia a dia dos hangares, até o momento, da FAB e da FAP.
Abs
Segundo a Embraer ele sera ou é mais barato de comprar e manter, além de um ciclo de vida com custo também mais baixo.
Ainda, leva mais carga, mais longe e mais rápido permitido uma logística de apoio maior com menos aeronaves.
Enfim, é uma aeronave projetada no sec XXI e para o sec XXI.
Só falta saber se a propaganda corresponderá à realidade do dia a dia dos hangares, até o momento, da FAB e da FAP.
Abs
Carpe Diem
- LM
- Sênior
- Mensagens: 788
- Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
- Localização: Sintra - Portugal - UE
- Agradeceu: 467 vezes
- Agradeceram: 223 vezes
Re: Sobre o KC-390
Então, o que nos trará o futuro KC-390? Para além da já concretizada capacidade nacional de projecto e construção aeronáuticas, para secções e componentes, sediada no Norte, em Alverca e em Évora, Portugal possuirá um jacto de transporte aéreo táctico e semi-estratégico capaz de dar resposta às solicitações militares e governamentais da mais variada ordem, como o veterano C-130 tem feito até hoje, com brilho. José Cardoso Mira volta a escrever no Operacional, agora o assunto é o “KC”, aborda vários aspectos técnicos que raramente vemos tratados publicamente com este rigor. Sem truques.
=> O “C” ESTÁ (quase) MORTO, VIVA O “KC”!
=> O “C” ESTÁ (quase) MORTO, VIVA O “KC”!
Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37940
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5734 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Sobre o KC-390
Muito interessante esse artigo, principalmente pela lembrança de que a Skytech tem interesse no KC-390 e que uma encomenda está só a esperar pelo contrato, se será firmado ou não.
Assim, depois do Brasil, Portugal poderá ter a segunda maior frota destes aviões a voar por aí.
Isso se os colombianos não fizerem a sua aquisição também, posto que estavam cotados a comprar também 12 unidades.
abs
Assim, depois do Brasil, Portugal poderá ter a segunda maior frota destes aviões a voar por aí.
Isso se os colombianos não fizerem a sua aquisição também, posto que estavam cotados a comprar também 12 unidades.
abs
Carpe Diem
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4974
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1188 vezes
- Agradeceram: 720 vezes
Re: Sobre o KC-390
FCarvalho,FCarvalho escreveu: ↑Sáb Out 12, 2019 1:03 pm Muito interessante esse artigo, principalmente pela lembrança de que a Skytech tem interesse no KC-390 e que uma encomenda está só a esperar pelo contrato, se será firmado ou não.
Assim, depois do Brasil, Portugal poderá ter a segunda maior frota destes aviões a voar por aí.
Isso se os colombianos não fizerem a sua aquisição também, posto que estavam cotados a comprar também 12 unidades.
abs
Penso que uma possível aquisição do KC390 por parte da Colômbia vá demorar, tendo em vista que a prioridade deles no momento seja a aquisição de novos caças. Se bem que, a Embraer poderia se juntar à Saab para oferecerem um combo (KC390 + Gripen C/D).
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37940
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5734 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Sobre o KC-390
Se a SAAB quiser ter mesmo uma chance nesse processo de licitação dos caças colombianos ela tem que entrar com tudo. E isso significa entrar com a Embraer junto.FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Out 13, 2019 9:11 amFCarvalho,FCarvalho escreveu: ↑Sáb Out 12, 2019 1:03 pm Muito interessante esse artigo, principalmente pela lembrança de que a Skytech tem interesse no KC-390 e que uma encomenda está só a esperar pelo contrato, se será firmado ou não.
Assim, depois do Brasil, Portugal poderá ter a segunda maior frota destes aviões a voar por aí.
Isso se os colombianos não fizerem a sua aquisição também, posto que estavam cotados a comprar também 12 unidades.
abs
Penso que uma possível aquisição do KC390 por parte da Colômbia vá demorar, tendo em vista que a prioridade deles no momento seja a aquisição de novos caças. Se bem que, a Embraer poderia se juntar à Saab para oferecerem um combo (KC390 + Gripen C/D).
Abraços,
Wesley
As ligações militares estão bem azeitadas nestes últimos anos entre nós e os colombianos, mas ainda há muito o que fazer.
Na verdade, o Itamarati tem quer fazer a sua parte agora. Existem vários projetos comuns que até hoje não saíram do papel e há várias possibilidades de compras de material de defesa em ambos os países. Falta o pessoal saber ajeitar as coisas.
Os americanos não vão, não querem e nem podem fazer por eles metade do que nós aqui temos capacidade em termos de BID e relações comerciais.
Mas tem que haver um trabalho conjunto e, principalmente, deixar de lado essa mania tosca de tratar os vizinhos como se fossem inimigos natos.
Nós temos a maior capacidade de oferecer off set e tot's neste negócio. E isso deve ultrapassar a seara aérea dos interesses colombianos. Precisamos atingir todas as necessidades deles em terra, mar e ar. E podemos fazer isso.
Resta saber se haverá disposição para tal.
abs
Carpe Diem
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37940
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5734 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes