gogogas escreveu: ↑Qui Set 12, 2019 11:13 am
Então teremos Leo para lá da década de 2030
Os M-113 terão mais 10 a 15 anos de vida útil. Se vierem Marder no lugar deles, e também forem revitalizados, me parece então que a atualização dos Leo 1A5 se bem sucedida, deve levar estes CC para além de 2030. Se o objetivo é diminuir o mais que possível a dependência externa e dispor de uma logística nacional para resolver os muitos problemas operacionais que estes carros tem, então a lógica é que eles permaneçam até que uma alternativa viável para a sua substituição esteja disponível.
Na atual situação financeira-orçamentária do país, há de se prever que levaremos não menos que dez anos para voltar a ter um crescimento real e minimamente estável com as conta públicas controladas e em dia.
Até que bons ventos soprem novamente sobre a macro economia do país, dando-nos novamente alguma previsibilidade em termos de planejamento, o jeito é ir se virando com o que temos e o que pudermos conseguir dentro das limitações impostas.
Aparentemente mais M-577 devem vir, podendo chegar a 200 undes. Se os Marder se tornarem uma realidade por aqui, vai sobrar muitos M-113 que poderão ser adaptados para variantes especiais e serem colocadas nas OM que não tem suas dotações completas.
Enfim, não é o melhor dos mundos, mas o uso racional e o aproveitamento dos recursos existentes deve ser visto como uma solução de consenso e viável para manter um mínimo de operacionalidade da tropa blda e mecanizada do EB. Se bem feitas as atualizações;modernizações, com certeza teremos uma capacidade muito boa de manter-nos próximo do que há de melhor por aí. Pelo menos em nível doutrinal. Já é um bom começo.
abs