Meus prezados
Oitenta pilotos femininas reunidas na Edwards AFB para as filmagens do serviço de recrutamento da Força Aérea

Da esquerda para a direita: Brig. Gen. Kristin Goodwin, comandante de cadetes da Academia da Força Aérea dos EUA, Major Gen. Dawn Dunlop, diretora do Gabinete do diretor de Programas de Acesso Especial do Secretário de Defesa e Brig. Gen Jeannie Leavitt, comandante do Serviço de Recrutamento da Força Aérea, posa para uma foto na Base da Força Aérea de Edwards, Califórnia, 1 de fevereiro de 2019. (Foto da Força Aérea dos EUA por Kenji Thuloweit)
As generais foram acompanhadas por mais de 80 colegas do sexo feminino para filmar um comercial de televisão do Serviço de Recrutamento da Força Aérea. De acordo com o comunicado de imprensa da Edwards Air Force Base, no início de fevereiro, cerca de 80 mulheres piloto se reuniram na Base da Força Aérea de Edwards, Califórnia, para participar das filmagens de um comercial do Serviço de Recrutamento da Força Aérea. O comercial foi feito para coincidir com o lançamento do novo filme “Capitão Marvel”, que também envolveu filmagens na Edwards AFB.
Uma das aviadoras exibida no vídeo de recrutamento foi a major-general Dawn Dunlop. Atualmente, Dunlop atua como diretora do Departamento de Programas de Acesso Especial do Secretário de Defesa. Hoje, Ela também é a piloto de caça mais alta do ranking da Força Aérea. No início de sua carreira, Dunlop serviu como a 412º comandante da ala de testes, a primeira mulher a comandar uma ala de testes. "Foi realmente bastante notável", disse Dunlop.
“Meu primeiro pensamento foi o quão apropriado era que esse evento estivesse ocorrendo em Edwards (AFB), uma base conhecida por muitos primeiros, e meu segundo pensamento foi o quão orgulhoso eu estava por ver tantas jovens talentosas aviadoras fazendo uma marca positiva em nossa Força Aérea. É sempre especial voltar para Edwards (AFB) e percorrer a linha de vôo onde passei grande parte da minha carreira como piloto de testes. ”
Os homens e mulheres da Edwards AFB permitiram praticamente todas as descobertas na história da aviação militar dos EUA, desde o primeiro avião a jato X até aviões X na borda do espaço, até o atual desenvolvimento do F-35 Lightning II. Dunlop disse que achava apropriado que a linha de vôo da Edwards AFB se tornasse o palco de tantas mulheres aviadoras, representando o quão longe o Serviço chegou desde que abriu as portas para as mulheres-piloto em 1980 e as de combate em 1993. Em 1988, Dunlop foi a melhor graduada em sua classe na Escola de Piloto de Teste da Força Aérea da Edwards AFB. Dunlop se tornou a primeira mulher a se tornar uma piloto de testes de caça e a primeira mulher a pilotar o F-22. Ela disse que o ambiente piloto de teste na Edwards AFB durante esse período contribuiu para seu sucesso.
“Com apenas algumas mulheres pilotos no Serviço, uma mudança levou tempo. Para colocar isso em perspectiva, de 1993 a 2015, fui a única mulher piloto em muitos dos meus esquadrões. Tive a sorte no meu primeiro esquadrão operacional de conhecer alguns grandes homens e com visão de futuro; muitas vezes com filhas ou irmãs, que foram fundamentais para abrir caminho para a minha aceitação e, finalmente, para o meu sucesso ”, disse ela. "E tive outras tarefas em que me senti completamente sozinha. O mundo dos pilotos de teste tinha menos barreiras culturais a serem superadas, o que foi uma das atrações para eu fazer essa transição. ” A diversidade vista no vídeo de recrutamento da Força Aérea destaca os efeitos positivos que a diversidade teve na Força Aérea, efeitos que podem não ser facilmente vistos. Uma força mais diversificada permite que a Força Aérea e os militares, em geral, recrutem melhor as pessoas mais talentosas e inovadoras possíveis, disse ela.
“Hoje existem muitos dados sobre a correlação entre diversidade e sucesso em uma organização e muito foi escrito sobre o valor da diversidade no local de trabalho para incluir maior produtividade e inovação, maior retenção e maior sucesso”, disse Dunlop. “Sendo mais inclusivo, lançando redes mais amplas para o melhor talento e medindo o que importa é tão importante para os militares quanto para os negócios. “Demorou algum tempo, mas acho que é bem entendido que altos padrões e força na diversidade são objetivos complementares, não concorrentes. E para continuar sendo a melhor Força Aérea do mundo, precisamos aproveitar a força que advém da diversidade de pensamento, perspectiva, experiência e abordagem. ”
De acordo com as informações demográficas atuais do Centro de Pessoal da Força Aérea, as mulheres representam cerca de 20% da força total, enquanto apenas 6% de todos os pilotos são mulheres. Dunlop diz que, embora se tornar uma aviadora feminina ainda seja uma opção de carreira relativamente única, ela espera que os jovens entendam que ingressar na Força Aérea é uma oportunidade viável para todos.
"Acho que todos gostaríamos que todas as meninas e meninos soubessem que seu futuro é ilimitado e que, com muito trabalho, educação e talento, eles podem ser o que puderem imaginar", disse Dunlop. “Infelizmente, ainda encontro muitas crianças que, em tenra idade, limitaram seus objetivos com base em comentários descuidados dos adultos em suas vidas. Como uma das profissões mais respeitadas do país, podemos desempenhar um papel poderoso na definição do futuro militar e do futuro de nossa nação, sendo uma representação visual para as crianças de hoje; que não há limites para o que elas podem imaginar por si mesmas. ” Dunlop disse que, apesar de ser aviadora hoje, ainda é uma opção de carreira muito singular, as mulheres de hoje parecem encontrar mais aceitação e apoio, o que ela espera que traga mais oportunidades e melhor retenção.
“Demorou algum tempo, mas acho que é bem entendido que altos padrões e força na diversidade são objetivos complementares, não concorrentes. E para continuar sendo a melhor Força Aérea do mundo, precisamos aproveitar a força que advém da diversidade de pensamento, perspectiva, experiência e abordagem. ” De acordo com as informações demográficas atuais do Centro de Pessoal da Força Aérea, as mulheres representam cerca de 20% da força total, enquanto apenas 6% de todos os pilotos são mulheres. Dunlop diz que, embora se tornar uma aviadora feminina ainda seja uma opção de carreira relativamente única, ela espera que as jovens entendam que ingressar na Força Aérea é uma oportunidade viável para todos. "Acho que todos gostaríamos que todas as meninas e meninos soubessem que seu futuro é ilimitado e que, com muito trabalho, educação e talento, eles podem ser o que puderem imaginar", disse Dunlop. “Infelizmente, ainda encontro muitas crianças que, em tenra idade, limitaram seus objetivos com base em comentários descuidados dos adultos em suas vidas. Como uma das profissões mais respeitadas do país, podemos desempenhar um papel poderoso na definição do futuro militar e do futuro de nossa nação, sendo uma representação visual para as crianças de hoje; que não há limites para o que eles podem imaginar por si mesmos. ”
Dunlop disse que, apesar de ser aviadora hoje, ainda é uma opção de carreira muito singular, as mulheres de hoje parecem encontrar mais aceitação e apoio, o que ela espera que traga mais oportunidades e melhor retenção. "No início, houve muitas descobertas sobre onde as políticas da Força Aérea tinham lacunas e nós apenas tivemos que fazer o possível para preencher os espaços em branco", disse Dunlop. "Quando cheguei à (RAF) Lakenheath em 1995, havia um grande vestiário para todos e algumas das artes de combate não se encaixavam bem. Eu poderia resolver esses problemas, que eram mais fáceis de gerenciar do que as atitudes negativas sobre as mulheres em combate que tornavam o trabalho mais difícil do que o necessário. ” Enquanto alguns podem considerar Dunlop e suas contemporâneas como pioneiras, ela atribui seu sucesso a amigos e supervisores que ajudaram a moldar suas perspectivas de carreira. "Eu me considero muito afortunada pelo tempo que tive e pelas oportunidades, mas foram realmente meus amigos e supervisores que ampliaram meu pensamento e minhas aspirações que me permitiram alcançar mais do que eu esperava", disse ela. “Talvez, por definição, seja uma pioneira, mas, assim como as WASPs** (Mulheres Pilotos do Serviço da Força Aérea) ou Tuskegee Airmen*, tive a sorte de poder seguir uma profissão que me permitisse servir, que me desafiava, me moldava e fornecia um grande senso de propósito.
“Isso também ajudou a abrir portas que precisavam ser abertas. Como uma nação que se orgulha de igualdade, oportunidade, excelência e inovação, não podemos permanecer melhores no mundo se não permitirmos que todos participem e alcancem seu pleno potencial. ” Para as jovens que pensam em ingressar na Força Aérea, Dunlop disse que as exorta a considerá-lo. De alguém que não veio de uma família militar, ela atribui parte de seu sucesso na carreira a mentores que ajudaram a pressioná-la. "Eu dizia a elas: precisamos de você; precisamos do seu talento e inovação para ajudar a manter nossa nação forte e nosso futuro seguro. E, em troca, oferecemos a você a oportunidade ilimitada, como parte de uma equipe excepcional de americanos com idéias semelhantes, realizando um trabalho importante, fornecendo soluções para os complexos desafios de hoje e aprimorando um ao outro para se tornar o melhor que você pode ser '', disse Dunlop. "Eu não era de uma família militar e não tinha grandes aspirações à Força Aérea. Eu só tinha grandes mentores que me mostraram o que era possível e o desejo de ser o meu melhor. ”
Dunlop disse que, com essa abordagem, em uma carreira de 30 anos, ela se viu pilotando o F-15 Strike Eagles nos céus na Europa; pilotar o F-22 Raptor a 60.000 pés em Mach 2; ensinando tenentes a voar no T-38 Talon; trabalhando no Senado e com a Casa Branca e responsável por 6.000 pessoas trabalhando para entregar 316 programas para ajudar a fortalecer ainda mais as forças armadas. "Meu conselho para as jovens: sempre dê o seu melhor, comunique seus objetivos e busque feedback sobre como alcançá-los, e não aceite facilmente uma resposta de 'não' de alguém sem poder para dar um 'sim'", disse Dunlop. "Tive uma carreira extremamente gratificante e, se posso, qualquer um pode."
Fonte: Fighter Jets World 6 jan 2019
Trad./adapt. jambockrs
* Tuskegee Airmen = Grupo de Caça integrado, em sua totalidade, por negros americanos, criado na WW2.
** WASP = Serviço Feminino de Pilotos Auxiliares da Força Aérea Americana, criado na WW2.