Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
Meus prezados
Vídeo do FAB 2853 chegando na Ala 2, em Anápolis, dia 1° de setembro.
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Re: Sobre o KC-390
Meus prezados
Bolsonaro participará de entrega de avião da Embraer para FAB
Antes de se internar no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para a quarta cirurgia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), participará da entrega do avião cargueiro KC-390, na base aérea de Anápolis (GO), nesta quarta-feira (4).
Antes de se internar no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para a quarta cirurgia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), participará da entrega do avião cargueiro KC-390, na base aérea de Anápolis (GO), nesta quarta-feira (4).
Os aviões ficarão sediados na Ala 2, na cidade de Anápolis (GO), e serão entregues em condições de cumprir diversas missões.
Segundo a FAB, a comissão de recebimento do avião fará um 'check-list' para a conferência da aeronave, quando serão inspecionados todos os sistemas, equipamentos e funcionalidades.
Ou seja, todo aparato do KC-390 será conferido para posteriormente ser executado o voo de recebimento com tripulação da Embraer e do Ipev (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo), órgão do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). "Essa conferência é muito importante, pois caso seja detectada qualquer não conformidade, a empresa executará a devida correção para que a aeronave possa ser aceita", disse o gerente operacional do projeto KC-390, major aviador Reinaldo Alves da Silva, do Comando de Preparo.
Ao todo, 28 aeronaves adquiridas irão compor a frota da FAB, a primeira força aérea do mundo a comprar o cargueiro. O contrato é de R$ 7,2 bilhões.
Cinco unidades do avião também foram vendidas para Portugal, o primeiro cliente de exportação do cargueiro, o maior avião da Embraer.
Fonte: O VALE via CECOMSAER 3 set 2019
Existe foto do KC-390 operando em pista não preparada?
Bolsonaro participará de entrega de avião da Embraer para FAB
Antes de se internar no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para a quarta cirurgia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), participará da entrega do avião cargueiro KC-390, na base aérea de Anápolis (GO), nesta quarta-feira (4).
Antes de se internar no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para a quarta cirurgia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), participará da entrega do avião cargueiro KC-390, na base aérea de Anápolis (GO), nesta quarta-feira (4).
Os aviões ficarão sediados na Ala 2, na cidade de Anápolis (GO), e serão entregues em condições de cumprir diversas missões.
Segundo a FAB, a comissão de recebimento do avião fará um 'check-list' para a conferência da aeronave, quando serão inspecionados todos os sistemas, equipamentos e funcionalidades.
Ou seja, todo aparato do KC-390 será conferido para posteriormente ser executado o voo de recebimento com tripulação da Embraer e do Ipev (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo), órgão do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). "Essa conferência é muito importante, pois caso seja detectada qualquer não conformidade, a empresa executará a devida correção para que a aeronave possa ser aceita", disse o gerente operacional do projeto KC-390, major aviador Reinaldo Alves da Silva, do Comando de Preparo.
Ao todo, 28 aeronaves adquiridas irão compor a frota da FAB, a primeira força aérea do mundo a comprar o cargueiro. O contrato é de R$ 7,2 bilhões.
Cinco unidades do avião também foram vendidas para Portugal, o primeiro cliente de exportação do cargueiro, o maior avião da Embraer.
Fonte: O VALE via CECOMSAER 3 set 2019
Existe foto do KC-390 operando em pista não preparada?
- Túlio
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Re: Sobre o KC-390
Só vi arte até agora mas, se o Il-76 faz isso rotineiramente e tem a mesma configuração (aliás, é quadrimotor), não vejo porque o brazuca não possa...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Sobre o KC-390
Procurei por aí e não encontrei o conceito técnico. Mas podemos presumir que em aviação é qualquer pista onde as condições existentes não garantem um padrão mínimo de qualidade/efetividade para a operação segura e adequada de todos os tipos de aeronaves dentro na norma legal vigente.
abs
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Re: Sobre o KC-390
Charla, é óbvio que a pergunta deveria ser se o -390 pode operar em toda e qualquer pista que o seu rival, O Parâmetro a ser batido, o -130, pode operar.
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Re: Sobre o KC-390
Acho que assim que a certificação militar dele sair, então saberemos.
abs
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Re: Sobre o KC-390
O Colega pediu FOTO, e eu também quero. Aliás, do Il-76 tem até FILME...
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Re: Sobre o KC-390
Por isso que eu disse que vamos ter de esperar a certificação militar, onde as aeronaves de testes passam por este tipo de avaliação.
Para dizer a verdade, até agora não existe de público nenhuma confirmação de que a aeronave opera, já operou ou está em vias de fazê-lo. Só vi o KC-390 em pista normal.
Mas creio que essa parte bem específica do trabalho de certificação deve sair ainda este ano. E creio que obviamente a Embraer irá fazer o devido marketing desses feitos.
abs
Para dizer a verdade, até agora não existe de público nenhuma confirmação de que a aeronave opera, já operou ou está em vias de fazê-lo. Só vi o KC-390 em pista normal.
Mas creio que essa parte bem específica do trabalho de certificação deve sair ainda este ano. E creio que obviamente a Embraer irá fazer o devido marketing desses feitos.
abs
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Re: Sobre o KC-390
Um trabalho muito interessante sobre o desenvolvimento da tecnologia nacional e o projeto KC-390.
http://repositorio.ipea.gov.br/bitstrea ... B3gico.pdf
abs
http://repositorio.ipea.gov.br/bitstrea ... B3gico.pdf
abs
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Re: Sobre o KC-390
Olá, Túlio.
Foto e filme não encontrei, mas segue matéria sobre o desafio que foi o projeto do trem de pouso do KC-390.
Espero que ajude.
AEROVISÃO
Inovação à brasileira
Desenvolvido para suportar 84 toneladas, o trem de pouso do KC-390 desafiou os engenheiros brasileiros e colocou a indústria nacional em um novo patamar
http://fab.mil.br/noticias/mostra/25885 ... brasileira
abs.
arcanjo
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Re: Sobre o KC-390
Existe uma enorme diferença entre pista não preparada e pista semi preparada.
Acredito que o requisito do KC390 seja o de operar em pistas semi-preparadas, assim como pode fazer o Super tucano.
De qualquer forma operações em pistas semi-preparadas reduzem significativamente a vida dos componentes do trem de pouso, quando comparado a operações em pistas preparadas.
Acredito que o requisito do KC390 seja o de operar em pistas semi-preparadas, assim como pode fazer o Super tucano.
De qualquer forma operações em pistas semi-preparadas reduzem significativamente a vida dos componentes do trem de pouso, quando comparado a operações em pistas preparadas.
- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Não digo aqui no Brasil onde o avião vai passar a maior parte do tempo operando em pistas normais, mas, em relação a eventuais operadores externos, operar de pistas semi ou não preparadas pode ser de uma relevância abissal na hora de decidir enfiar a mão no bolso e comprar um determinado vetor.
Se o KC-390 for capaz de fazer isso, com ou sem adaptações ao trem de pouso ou outras mudanças que venham a ser necessárias, veremos.
Este acho que não, mas a partir de 2020, o avião vai ser presença garantida na Antártida, e quiçá na África, onde temos muita gente trabalhando para a ONU como observadores, militares ou não, e no caso da RDC, como instrutores. Ou mesmo em favor de alguma operação da ONU diretamente através da FAB, já que esta força se dipõs a oferecer alguns de seus vetors para trabalhar no apoio aquela instituição. Seria uma excelente propaganda ver o KC-390 com o logo da ONU operando em lugares onde poucos aviões chegam.
ps: esqueci. na matéria diz-se que um dos requisitos da FAB para o K-390 é operação em pistas não preparadas (de terra).
abs
Se o KC-390 for capaz de fazer isso, com ou sem adaptações ao trem de pouso ou outras mudanças que venham a ser necessárias, veremos.
Este acho que não, mas a partir de 2020, o avião vai ser presença garantida na Antártida, e quiçá na África, onde temos muita gente trabalhando para a ONU como observadores, militares ou não, e no caso da RDC, como instrutores. Ou mesmo em favor de alguma operação da ONU diretamente através da FAB, já que esta força se dipõs a oferecer alguns de seus vetors para trabalhar no apoio aquela instituição. Seria uma excelente propaganda ver o KC-390 com o logo da ONU operando em lugares onde poucos aviões chegam.
ps: esqueci. na matéria diz-se que um dos requisitos da FAB para o K-390 é operação em pistas não preparadas (de terra).
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- Cassio
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Re: Sobre o KC-390
Pois é... é que não se distingue bem na imprensa os conceitos. O KC390, acredito, seja apto a pistas semi-preparadas (que podem ser de terra) e não pistas não preparadas.
- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Também acho que é por ai. Já vi Hercules decolando e aterrissando de praias, mas com certeza não era uma praia qualquer. E menos ainda sem qualquer tipo de preparação ou verificação antecedente. Até porque, existe sempre a questão de se saber sobre a capacidade do solo absorver o imapcto do peso da aeronave nestes processos.
Aviões a jato tendem a ser um pouco mais nervosos em pouso e decolagem. Isso significa que uma série de cuidados devem ser observados quanto ao tipo de pistas em que podem operar.
Eu coloquei um vídeo de um An-22 Antei pousando na capital do Mali, ali no tópico da Antonov. Mesmo sendo um turbohélice, o avião é muitas vezes maior e mais pesado que Hercules e KC-390, e no entanto ele opera até hoje normalmente de pistas semi-preparadas muito bem obrigado.
Agora, pista não preparada é qualquer coisa parecida com uma pista só que sem qualquer cuidado ou adequação a operações de pouso e decolagem. Vai no peito e na raça mesmo. Isso é só vejo com aeronaves pequenas da aviação geral, e mesmo assim, não é qualquer uma.
A pista mais fdp que o KC-390 irá enfrentar em sua vida operacional na FAB em minha opinião é a da base chilena na Antártida. Se pousar ali, e ele vai ter que pousar, faz isso também em qualquer lugar em condições semelhantes, no quente ou no frio.
ps: a maioria das pistas dos PEF na região norte não recebe um KC-390 com MTOW. Apenas algumas foram reformadas para conseguir operar com os C-295 e ainda assim com muito cuidado. A maioria ainda tem pistas de 800 mts onde só operam bem aviões do tipo C-95/98. Até o Brasília só pousa onde a pista obedece aos critérios da aeronave. Fora isso, os PEF dependem da capacidade dos Bandeirante e Caravan para receber apoio externo. Embora os esforços da COMARA sejam muitos, é difícil conseguir obter todas as reformas necessárias para que estas OM possam receber mais do que aviões médios ou pequenos.
abs
Aviões a jato tendem a ser um pouco mais nervosos em pouso e decolagem. Isso significa que uma série de cuidados devem ser observados quanto ao tipo de pistas em que podem operar.
Eu coloquei um vídeo de um An-22 Antei pousando na capital do Mali, ali no tópico da Antonov. Mesmo sendo um turbohélice, o avião é muitas vezes maior e mais pesado que Hercules e KC-390, e no entanto ele opera até hoje normalmente de pistas semi-preparadas muito bem obrigado.
Agora, pista não preparada é qualquer coisa parecida com uma pista só que sem qualquer cuidado ou adequação a operações de pouso e decolagem. Vai no peito e na raça mesmo. Isso é só vejo com aeronaves pequenas da aviação geral, e mesmo assim, não é qualquer uma.
A pista mais fdp que o KC-390 irá enfrentar em sua vida operacional na FAB em minha opinião é a da base chilena na Antártida. Se pousar ali, e ele vai ter que pousar, faz isso também em qualquer lugar em condições semelhantes, no quente ou no frio.
ps: a maioria das pistas dos PEF na região norte não recebe um KC-390 com MTOW. Apenas algumas foram reformadas para conseguir operar com os C-295 e ainda assim com muito cuidado. A maioria ainda tem pistas de 800 mts onde só operam bem aviões do tipo C-95/98. Até o Brasília só pousa onde a pista obedece aos critérios da aeronave. Fora isso, os PEF dependem da capacidade dos Bandeirante e Caravan para receber apoio externo. Embora os esforços da COMARA sejam muitos, é difícil conseguir obter todas as reformas necessárias para que estas OM possam receber mais do que aviões médios ou pequenos.
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