Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Nada demais Victor. Apenas aquele corre-corre na divisa com a Venezuela para a qual não tínhamos sequer veículos apropriados para dar melhor proteção a tropa no local.
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Esta sendo ventilado em diversos sites e mídias sociais que o EB espera fechar o contrato de compra para 32 LMV até o final deste ano.
Aguardando por boas notícias como essa. Vamos ver se finalmente vai desta vez.
Lamento pelos projetos nacionais que não terão oportunidade de desenvolver-se e quiçá conseguir o seu espaço nas ffaa's.
Do Blog Forte.
abs.
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Previsão de assinatura de contrato em Novembro.....FCarvalho escreveu: ↑Ter Ago 27, 2019 6:36 pm Esta sendo ventilado em diversos sites e mídias sociais que o EB espera fechar o contrato de compra para 32 LMV até o final deste ano.
Aguardando por boas notícias como essa. Vamos ver se finalmente vai desta vez.
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Olá Eligío.
Esse contrato põe uma pá de cal definitiva nos projetos nacionais, ou no EB ainda se vê alguma chance para eles em um futuro ainda que incerto?
abs
Esse contrato põe uma pá de cal definitiva nos projetos nacionais, ou no EB ainda se vê alguma chance para eles em um futuro ainda que incerto?
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- eligioep
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Em novembro sai assinatura do contrato de 180 unidades.
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Boa quantidade inicial. Eligio, bom dia!
Você acha que fica nisso, ou devem vir mais?
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Salvo engano era o previsto para o pacote inicial da VVBMT-LR, ou seja, 32 + 77 + 77 = 186.
Não sei o que aconteceu para comprarem tudo de uma vez, mas se o negócio está neste patamar, é provável que seja para tentar disseminar ao máximo possível de OM de cav e inf a doutrina de uso destes veículos, que obviamente serão uma grande novidade em termos doutrinais e operacionais para o EB.
Resta saber se este número é efetivamente apenas para fazer doutrina, ou se podemos esperar mais em futuro ainda incerto, e mesmo se neste futuro os homólogos nacionais terão vez.
A ver.
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- RobsonBCruz
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
O EB possui atualmente 15 RCM e mais 10 Esq Cav Mec (SU independentes orgânicas de brigadas Blindadas, Mecanizada, Motorizadas e de Selva).
Nesse número não está incluído o Esq Cav Leve Paraquedista.
Alguns RCM possuem 3 Esq Cav Mec, outros 2 e, salvo engano, tem pelo menos um com apenas um Esq.
Considerando uma média de 2 Esq Cav Mec por RCM e mais os 10 Esq Cav Mec independentes, temos 40 SU desse tipo.
Se cada Esq Cav Mec for dotado com 16 VBMT-LR (5 por Pel e 1 no Cmdo), necessitaríamos de 640 VBMT-LR, fora as necessárias nos BI Mec, BIB, RCC, RCB, RCG, BPE, etc.
Nesse número não está incluído o Esq Cav Leve Paraquedista.
Alguns RCM possuem 3 Esq Cav Mec, outros 2 e, salvo engano, tem pelo menos um com apenas um Esq.
Considerando uma média de 2 Esq Cav Mec por RCM e mais os 10 Esq Cav Mec independentes, temos 40 SU desse tipo.
Se cada Esq Cav Mec for dotado com 16 VBMT-LR (5 por Pel e 1 no Cmdo), necessitaríamos de 640 VBMT-LR, fora as necessárias nos BI Mec, BIB, RCC, RCB, RCG, BPE, etc.
Editado pela última vez por RobsonBCruz em Qui Set 05, 2019 1:01 pm, em um total de 1 vez.
- eligioep
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Robson,RobsonBCruz escreveu: ↑Qui Set 05, 2019 9:01 am O EB possui atualmente 15 RCM e mais 10 Esq Cav Mec (SU independentes orgânicas de brigadas de Brindadas, Mecanizada, Motorizadas e de Selva).
Nesse número não está incluído o Esq Cav Leve Paraquedista.
Alguns RCM possuem 3 Esq Cav Mec, outros 2 e, salvo engano, tem pelo menos um com apenas um Esq.
Considerando uma média de 2 Esq Cav Mec por RCM e mais os 10 Esq Cav Mec independentes, temos 40 SU desse tipo.
Se cada Esq Cav Mec for dotado com 16 VBMT-LR (5 por Pel e 1 no Cmdo), necessitaríamos de 640 VBMT-LR, fora as necessárias nos BI Mec, BIB, RCC, RCB, RCG, BPE, etc.
serão 8 VBMT-LR por Esquadrão, e sem viatura do tipo para Cmt Esqd e/ou RCMec
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Eligio, então serão somente 2 pelotões por esquadrão (4 VBMT-LR em cada)?eligioep escreveu: ↑Qui Set 05, 2019 9:49 amRobson,RobsonBCruz escreveu: ↑Qui Set 05, 2019 9:01 am O EB possui atualmente 15 RCM e mais 10 Esq Cav Mec (SU independentes orgânicas de brigadas Blindadas, Mecanizada, Motorizadas e de Selva).
Nesse número não está incluído o Esq Cav Leve Paraquedista.
Alguns RCM possuem 3 Esq Cav Mec, outros 2 e, salvo engano, tem pelo menos um com apenas um Esq.
Considerando uma média de 2 Esq Cav Mec por RCM e mais os 10 Esq Cav Mec independentes, temos 40 SU desse tipo.
Se cada Esq Cav Mec for dotado com 16 VBMT-LR (5 por Pel e 1 no Cmdo), necessitaríamos de 640 VBMT-LR, fora as necessárias nos BI Mec, BIB, RCC, RCB, RCG, BPE, etc.
serão 8 VBMT-LR por Esquadrão, e sem viatura do tipo para Cmt Esqd e/ou RCMec
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Bem, pelos números apresentados, essas 186 viaturas podem equipar, em tese, até 11 Esq Cav Mec se cada um dispuser de 16 unidades. Se forem apenas 8, seriam 23 Esq Cav Mec.
Creio que nesta conta terá obrigatoriamente entrar pelo menos as seguintes OM prioritárias:
1.AMAN
2. ESA
3. Escola Logística do Exercito
4. CIBld
Supondo que cada uma receba pelo menos 8 unidades também, são menos 32 para as OM operacionais, ou seja, vai sobrar apenas 154 a disponibilizar.
Penso que o EB deverá priorizar em princípio, o equipamento dos quatro RCM, da 15a Bgda Inf Mec, a 9a Bdga Inf Mec, e talvez a 12a Bgda Inf Lv (Amv). Por fora, podem concorrer também as duas bdas bldas e seus respectivos Esq Cav Mec.
Se é para ficar com apenas 8 unidades, a possibilidade de disseminar os LMV pelo maior número possível de OM de cav e inf deve ser o objetivo a ser alcançado. Se for assim, penso que uma centena e meia de unidades é razoável a fim de obter esta condição.
Até porque, como já disse, pelos números iniciais, o máximo que dá para fazer com isso aí é manter doutrina. E em se trantando do LMV, neste momento, é a coisa certa a se fazer. Depois, quando e se um dia o orçamento permitir, pode-se investir em mais unidades ou então na aquisição de modelos nacionais aperfeiçoados a partir da experiência real de operação com os bldos italianos. E se aparecer alguma missão no exterior, provavelmente não teremos mais desculpas de dizer que o material não é condizente com a missão, ou que falta dinheiro, ou que....
Boa sorte para os Lince. E para nós também nesta nova empreitada.
abs
Creio que nesta conta terá obrigatoriamente entrar pelo menos as seguintes OM prioritárias:
1.AMAN
2. ESA
3. Escola Logística do Exercito
4. CIBld
Supondo que cada uma receba pelo menos 8 unidades também, são menos 32 para as OM operacionais, ou seja, vai sobrar apenas 154 a disponibilizar.
Penso que o EB deverá priorizar em princípio, o equipamento dos quatro RCM, da 15a Bgda Inf Mec, a 9a Bdga Inf Mec, e talvez a 12a Bgda Inf Lv (Amv). Por fora, podem concorrer também as duas bdas bldas e seus respectivos Esq Cav Mec.
Se é para ficar com apenas 8 unidades, a possibilidade de disseminar os LMV pelo maior número possível de OM de cav e inf deve ser o objetivo a ser alcançado. Se for assim, penso que uma centena e meia de unidades é razoável a fim de obter esta condição.
Até porque, como já disse, pelos números iniciais, o máximo que dá para fazer com isso aí é manter doutrina. E em se trantando do LMV, neste momento, é a coisa certa a se fazer. Depois, quando e se um dia o orçamento permitir, pode-se investir em mais unidades ou então na aquisição de modelos nacionais aperfeiçoados a partir da experiência real de operação com os bldos italianos. E se aparecer alguma missão no exterior, provavelmente não teremos mais desculpas de dizer que o material não é condizente com a missão, ou que falta dinheiro, ou que....
Boa sorte para os Lince. E para nós também nesta nova empreitada.
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Esqueci de falar. O CFN ainda mantém em aberto a intenção de equipar-se com uma centena de unidades deste tipo de bldo, conforme estudos mostrados recentemente, para a formação da Brigada Anfíbia do Rio de Janeiro. A compra dos LMV, pode fazer dele uma opção mais concreta e fiável para cobrir também demanda.
Igualmente, mas bem menos comentado e sabido de público, a FAB possui estudos, embora ainda no campo teórico reflexivo, sobre a adoção, ou não, desse tipo de bldo para a sua infantaria. Acho que postei um texto sobre isso aqui outro dia.
Assim, o mercado de curto e médio prazo para o Lince no Brasil pode ser considerado, no mínimo, promissor. E se o atual governo resolver agradar todo mundo por igual, ao menos mais uma centena de unidades com certeza devem sair até 2022. Depois anos esperando por um resultado, e outros tantos pela aquisição, conseguir vender quase 300 LMV em menos de quatro anos pode ser considerada uma grande vitória para os italianos da Iveco.
E quem sabe um alívio para a industria nacional no longo prazo. Assim espero.
abs
Igualmente, mas bem menos comentado e sabido de público, a FAB possui estudos, embora ainda no campo teórico reflexivo, sobre a adoção, ou não, desse tipo de bldo para a sua infantaria. Acho que postei um texto sobre isso aqui outro dia.
Assim, o mercado de curto e médio prazo para o Lince no Brasil pode ser considerado, no mínimo, promissor. E se o atual governo resolver agradar todo mundo por igual, ao menos mais uma centena de unidades com certeza devem sair até 2022. Depois anos esperando por um resultado, e outros tantos pela aquisição, conseguir vender quase 300 LMV em menos de quatro anos pode ser considerada uma grande vitória para os italianos da Iveco.
E quem sabe um alívio para a industria nacional no longo prazo. Assim espero.
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Life sobre o teste do IVECO LMV com o Caifa e Paulo Bastos.
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Vi o vídeo na íntegra ontem, e passo a algumas considerações sobre o que foi abordado.
1. O EB está pensando junto à Iveco em um VBTP 6x6 Guarani II. A partir de 2021/2022 em diante quando a 500a unidade tiver sido entregue. Não será um novo veículo, mas o aperfeiçoamento do atual, com as devidas correções/melhorias de falhas, problemas e restrições encontradas nos modelos hora sendo entregues;
2. A versão 8x8 ainda está nos planos, mas sem uma data previsível para entrar em teste, homologação e produção. Não se especificou durante o vídeo - ou não sei se fui eu que não entendi corretamente - se esta seria uma VBTP ou se seria a VBR-MR planejada que tanto se comenta;
3. Para a função VBR-MR no lugar dos Cascavel o exército está interessado em torres com canhões de 90 a 120. Ainda sem definição sobre qual. Projeto no aguardo de verbas para sair do papel. Não se aplica aqui a ideia de uma torre com canhões de 30mm ou 40mm;
4. Foi aventada a possibilidade, segundo conversas com o pessoal da fábrica da Iveco, uma possível mas não confirmada oferta do Ariete C1 para o EB; não há nada formal e nem sequer houve oferta ou proposta sobre este assunto. e nem se os CC oferecidos seriam novos ou usados; a dever se o tema será levado adiante ou se fica apenas no campo das ilações;
5. O LMV deve receber um novo nome no EB quando for recebido. O veículo testado é um "protótipo" feito pela Iveco com as mudanças solicitadas pelo exército para avaliação de desempenho de acordo com os requisitos da VBMT-LR;
6. O contrato deve ser assinado, espera-se, até o final deste ano, sendo considerado um primeiro lote vindo da Itália de 32 a partir do ano que vem, um segundo lote montado - via CKD - aqui de 77 unidades já na fábrica da Iveco, e um terceiro lote fabricado com um índice de sistemas nacionais que pode chegar à 70%, totalizando os 186 veículos previstos;
6. Não foi comentado se haverá outros lotes do LMV após este contrato, ainda que a demanda do EB para tal tipo de veículo esteja estipulada em pouco mais de 1500 unidades aproximadamente.
abs.
1. O EB está pensando junto à Iveco em um VBTP 6x6 Guarani II. A partir de 2021/2022 em diante quando a 500a unidade tiver sido entregue. Não será um novo veículo, mas o aperfeiçoamento do atual, com as devidas correções/melhorias de falhas, problemas e restrições encontradas nos modelos hora sendo entregues;
2. A versão 8x8 ainda está nos planos, mas sem uma data previsível para entrar em teste, homologação e produção. Não se especificou durante o vídeo - ou não sei se fui eu que não entendi corretamente - se esta seria uma VBTP ou se seria a VBR-MR planejada que tanto se comenta;
3. Para a função VBR-MR no lugar dos Cascavel o exército está interessado em torres com canhões de 90 a 120. Ainda sem definição sobre qual. Projeto no aguardo de verbas para sair do papel. Não se aplica aqui a ideia de uma torre com canhões de 30mm ou 40mm;
4. Foi aventada a possibilidade, segundo conversas com o pessoal da fábrica da Iveco, uma possível mas não confirmada oferta do Ariete C1 para o EB; não há nada formal e nem sequer houve oferta ou proposta sobre este assunto. e nem se os CC oferecidos seriam novos ou usados; a dever se o tema será levado adiante ou se fica apenas no campo das ilações;
5. O LMV deve receber um novo nome no EB quando for recebido. O veículo testado é um "protótipo" feito pela Iveco com as mudanças solicitadas pelo exército para avaliação de desempenho de acordo com os requisitos da VBMT-LR;
6. O contrato deve ser assinado, espera-se, até o final deste ano, sendo considerado um primeiro lote vindo da Itália de 32 a partir do ano que vem, um segundo lote montado - via CKD - aqui de 77 unidades já na fábrica da Iveco, e um terceiro lote fabricado com um índice de sistemas nacionais que pode chegar à 70%, totalizando os 186 veículos previstos;
6. Não foi comentado se haverá outros lotes do LMV após este contrato, ainda que a demanda do EB para tal tipo de veículo esteja estipulada em pouco mais de 1500 unidades aproximadamente.
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR
Segue o video do teste do LMV pelo Paulo Bastos e Roberto Caiafa.
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