Matheus, eu particularmente gosto do conceito do CV-90, mas como ele, atualmente existem dezenas de outros veículos no mercado externo que contam também com versões para CC leve, além de IFV e outras. Uns são mais antigos como o sueco, outros mais recentes.
No entanto, o que me parece irá decidir para onde vai este processo de substituição dos Leo 1A5 será a resposta da comissão formada para determinar até onde a BID é capaz de propor e sustentar um projeto de CC, e do que chamam agora de VBC, e como vai ficar o projeto da nova VBTP-SL.
Em verdade, não existe no país empresa e nem engenharia capaz de propor tais veículos do zero. Assim, temos que partir do fato de que um projeto estrangeiro deverá ser adotado. Isto posto, qual veículo - ou projeto - e respectiva família, atenderá melhor os requisitos do EB sobre a parte mais complicada de se manter um bldo que é a logística de apoio no país.
Uma outra questão a ser esclarecida é se a futura VBTP-SL, a VBC e o novo CC irão compartilhar, ou não, a mesma base ou se serão conceitos distintos. Isto também influi no preço, custo e economicidade do processo como um todo. Aqui está o nosso calcanhar de aquiles.
abs