cabeça de martelo escreveu: Sáb Ago 17, 2019 11:12 am Pessoal eu posso estar a ver mal a coisa, por isso digam lá onde é que eu errei.
Então havia um país chamado Brasil. Esse país tinha uma enorme área de floresta tropical chamada Floresta Amazónica. Essa dita floresta está ameaçada pelo garimpo ilegal, a atividades pecuárias, soja, etc. A Alemanha, junto da Noruega e a Petrobras financiaram um fundo para promover a protecção de um recurso natural BRASILEIRO. Só a Noruega já investiu 828 milhões de euros nesse fundo e nem quero imaginar o investimento Alemão. Pois bem, antes que digam que o fundo é uma ingerência em assuntos Brasileiros, a ideia partiu do governo Brasileiro durante uma conferência organizada pela ONU acerca da mudanças climáticas, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social do Brasil (BNDES), por isso a possibilidade da Alemanha ou Noruega ter usado esse dinheiro para outros fins (e nisto à muito teoria da conspiração pelo meio, incluindo o roubo do Nóbio, ouro, etc) é nula.
Até aí tudo bem, eles investiram porque quiseram e porque tinham toda uma série de salvaguardas dadas pelo governo Brasileiro. Chega-se agora à imposição do Presidente Bolsonaro e desde o primeiro momento ele mostrou-se pouco ou nada preocupado com a proteção da floresta, num discurso bastante agressivo em que se denotava que estava completamente ao lado dos vários lóbis.
Foi o vosso Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) que informou que a desflorestação da Amazónia Legal brasileira cresceu 88% em junho e 278% em julho, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo que esses dados eram dados a conhecer, o vosso Presidente afirmou categoricamente que esses dados estavam errados. Nada disto deixa os investidores descansados.
Então tanto a Noruega como a Alemanha deixaram de investir nesse fundo e o governo Brasileiro pode fazer o que entende. Fica tudo bem… mais ou menos.
Ou seja, e de fuente insuspeita, pode ser demonstrado que uma coisa é o discurso, outra é a prática. Como Ibéricos (origem), tendemos a desprezar esta em função daquele, e este (mau) hábito está entre as raízes de nossos insucessos e tradicional má escolha de governantes e representantes. Aqui e aí somos vítimas de gente que se preocupa com coi$a$ muito mais importantes do que preservar ecossistemas em nome da redução do aquecimento global e da poluição (ou estariam ameaçando China, Japão, Coréia e EUA muito mais do que a nós). Uma rápida olhada:Valor - E quanto ao Fundo Amazônia, o senhor também defende que ele seja mantido?
Blairo Maggi - O Brasil deve reclamar a soberania sobre o ambiente, mas tem como compor com outros países. Acho que o país não precisa do dinheiro do Fundo Amazônia, não resolve nada, só ficamos em posição de débito. Quase nada chega a quem interessa, quem precisa. Tudo vira viagem, estudos, relatórios, congressos. Vá no interior da Amazônia em qualquer município e pergunte se alguém recebeu algum benefício por abrir mão do "progresso" em nome da preservação. Agora, sou defensor de um fundo mundial para repassar uma saúde e educação de qualidade a esses brasileiros da floresta. Um fundo que pudesse fazer com que o dinheiro chegasse na ponta para quem abre mão do desmatamento. As pessoas que estão na beira do Rio Amazonas, por exemplo, não ganham nada.
Valor - Apesar da reação internacional, a bancada ruralista do Congresso anunciou que em breve a Câmara deve pautar o projeto que dispensa licenciamento ambiental para o agronegócio. Isso não pode dificultar mais ainda para a imagem do setor?
Blairo Maggi - O que eu acho é que o governo está com um discurso agressivo, mas não tomou nenhuma atitude até o momento. Até agora não tivemos nada de concreto, de ruim. Não mudou o licenciamento no país, não afrouxou regra nenhuma de fiscalização. No projeto sobre o licenciamento, e eu conheço tudo que está ali, não tem nada que aumente desmatamento, ele dispensa licenciamento para nova estrada. Não tem uma palavra no texto que prejudique o licenciamento ambiental no país.
Valor - E quanto ao desmatamento, que vem aumentando? O agronegócio não tem responsabilidade?
Blairo Maggi - Mais uma vez o agronegócio brasileiro apanha sem nenhuma mudança ter ocorrido de fato. Não mudamos os processos internamente. O governo não deixa de ter razão em algumas coisas e os dados sobre desmatamentos têm algumas incorreções sim, mas o problema é a forma que ele expõe isso. Na época que fui governador, fiz um embate gigante com a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ela disse que existia um desmatamento gigante em Mato Grosso. Então visitamos todos os pontos de desmatamento apontados pelo governo. Fui ao Palácio do Planalto, reclamei com o Lula [ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva]. Mostramos por satélite que vários desmatamentos alegados na verdade estavam em áreas de rocha, degradadas, fora de propriedade.
CHINA - É de longe um dos dois maiores poluidores do mundo, dentro do continente mais poluído do mundo. Não há uma só lei, tratado ou protocolo de proteção ambiental que respeitem; de vez em quando até dizem alguma coisa sobre isso mas na verdade estão é a cagar-se para o problema. A maior parte da população das grandes cidades usa máscaras sempre que vai à rua, como podemos ver nos protestos de Hong Kong e imagens de cidades como Shanghai. Cenas de rua nas cidades da Coréia e Japão mostram a mesma coisa. Detalhe: eu via isso na TV já nos anos 70 .
EUA - Neste momento em que posto o POTUS está empurrando uma legislação que impede qualquer tipo de inspeção governamental com fins de aferir e responsabilizar quem quer que seja pelos níveis de emissão de metano¹ (na China nem sabem que isso existe) nas refinarias de petróleo. Outra: o Shale (que a China também produz, aliás, e tem mais gente "limpinha" fazendo isso, inclusive alguns "protestantes") é uma das maiores (senão A MAIOR) catástrofes ambientais que existem, equivale mais ou menos a uma Amazônia inteira queimada por ano, em termos de efeitos nocivos ao meio ambiente (terras aráveis, pastos, lençóis freáticos, Camada de Ozônio, tudo contaminado per secula seculorum, e segue aumentando sem dar sinal de que vai pelo menos estabilizar). So what? Onde estão as notícias do The Ecomunist falando que a UE vai sancionar estes Países por seus "benignos" efeitos sobre o ecossistema do planeta? Ninguém sabe. Ninguém viu. O gato comeu. No entanto
1 - E Europa a reclamar do metano produzido pelas vacas peidando no Brasil...“Previous studies erroneously concluded that biological sources are the cause of the rising methane,” Howarth said. He was able to separate out the source of the increase. The conclusion was clear: “The commercialization of shale gas and oil in the 21st century has dramatically increased global methane emissions.”
https://oilprice.com/Energy/Energy-Gene ... aring.html#
Mas Europa não vai se meter com China² e muito menos EUA², uma porque sustenta (junto com os Saud & demais petrotiranias) o cambaleante DAX/GER30 (Bolsa de Frankfurt) e outros índices Europeus, ou seja, se tirar o $$$ de lá a UE inteira se vai à bancarrota; o outro porque deixa Europa indefesa ante os Russos, a quem teme vai saber por quê (repares que sou brazuca, nunca tive um vizinho tão armado assim, então tenho dificuldade em entender o problema).
2 - Andaram depredando Embaixadas do Brasil; quantas dos EUA e China receberam o mesmo tratamento?
A questão se resume aos lamestream media, para variar. Essa gente é muito mas MUITO bem paga para vender-vos a ideia de que o Brasil é que vai acabar com a vida no planeta e não os acima citados. Aliás, notícias como as que mencionei só aparecem em destaque nos informativos específicos para investidores do Mercado e, claro, não em forma de protesto mas de oportunidade de investimento. Por exemplo, a desregulamentação das refinarias indica que se tornarão mais lucrativas (e FODA-SE o meio ambiente), ergo, investir nelas vai render, se o Trump conseguir passar a nova legislação; já se a China começar a impor restrições anti-poluição, melhor tirar o $$$ que se tem lá ou, melhor ainda, operar SHORT porque, com o aumento dos custos operacionais, cai o valor das ações. Leis do Mercado...
Mas os verdadeiros donos da Europa precisam dos media porque o Povo precisa se sentir VIRTUOSO, se indignando, lutando e fazendo $acrifício$ pelo que lhe é vendido como JUSTO (ou vão acabar percebendo quem são seus verdadeiros algozes)! E sempre foi mais fácil tentar tocar o horror pra cima do Brasil do que dos EUA ou China. Até a recessão bater à porta, claro. Nós, no pior dos casos, ainda produzimos muita comida, energia "limpa" e até petróleo (chegando de novo a 3M bpd e a produção só não sobe muito mais se, como previsto, o preço despencar), enquanto temos pouca indústria e precisamos comprar de quem tem bastante; já comer avião ou MBT ou todo tipo de produto da indústria pesada ou química é um pouquinho mais difícil (fora o fato de que tu mesmo, como homem afeito ao labor na terra, sabes muito bem que não se improvisa safra ou criação de um dia ou mês para o outro)...