EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Estamos numa taxa de 60 veiculos/ano, legal seria se conseguíssemos chegar a 100 veículos/ano.
Abraços
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Me parece que a questão de fundo não é a quantidade, mas a qualidade do que está saindo da fábrica da Iveco.
Já são quase dez anos de programa, e produção, e a esta altura o veículo não ter evolução digna de ser notada, soa no mínimo preocupante.
Ou pelo menos deveria.
Abs
Já são quase dez anos de programa, e produção, e a esta altura o veículo não ter evolução digna de ser notada, soa no mínimo preocupante.
Ou pelo menos deveria.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Salvo engano, segundo a Iveco, a planta industrial em MG teria capacidade para ate 100 bldos por mês.
Produzir cem pir ano chega a ser brochante.
Abs
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Eu li no defesanet tempos atrás, que a cadência(de compra) idealizada pelo EB era de 115un ano, mas que a capacidade da fabrica era de até 200un por ano.
Posso estar errado, mas acho o número de 100un mês exagerado.
Posso estar errado, mas acho o número de 100un mês exagerado.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Corrigindo, você está certo Fabio. Os números que colocastes são os corretos. Realmente, a empresa está organizada para produzir estes números.
Mas há, ou havia, projetos na Iveco de expansão da área industrial da empresa, inclusive para acolher a linha dos LMV.
Mas por enquanto isso são apenas planos, que parecem cada vez mais distantes.
abs
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Hoje li uma matéria de um jornal de Minas Gerais que relatava sobre o desenvolvimento de um aço balístico da Usiminas que teria sido finalmente aprovado pelo EB e por atestadora internacional, para aplicação no Guarani 6x6.
O problema parece que a Iveco até o momento não se mexeu e nem deu maiores explicações sobre a substituição do aço balístico importado da ThyssenKrup.
Nem a Usiminas e nem o EB quiseram esclarecer a questão quando perguntados pelo jornal. A resposta ficou para a semana que vem.
Se sair.
Este é mais um desdobramento do processo de envolvimento da industria brasileira na produção do bldo do exército.
Desenvolver novos produtos, tecnologias e soluções é uma das bases precípuas para o investimento no projeto e produção de bldos aqui no Brasil.
Demorou pra caramba, mas saiu, e pode ser aplicado agora na viatura brasileira, substituindo importações, gerando emprego, renda e mais importante, conhecimento.
A ideia por trás da solicitação de um CC via BID/industria nacional segue a mesma lógica, embora o fator financeiro seja preponderante.
A produção de uma VBC para o exército em substituição as M-113 também poderá ajudar a consolidar esse investimento.
Manter de algum modo a sequencia do desenvolvimento da família Guarani, e também dos bldos 4X4 nacionais, e seus derivados, além da produção sob licença ou de projeto próprio da VBC será o caminho natural para se dispor de um CC de projeto nacional daqui uns 10/15 anos.
A ver se a possível atualização dos Leo 1A5 e das M-113 como definido no doc do exército conseguirá prover as bases necessárias para implementar no longo prazo as soluções in house de que precisamos.
Boa sorte para nós.
abs
O problema parece que a Iveco até o momento não se mexeu e nem deu maiores explicações sobre a substituição do aço balístico importado da ThyssenKrup.
Nem a Usiminas e nem o EB quiseram esclarecer a questão quando perguntados pelo jornal. A resposta ficou para a semana que vem.
Se sair.
Este é mais um desdobramento do processo de envolvimento da industria brasileira na produção do bldo do exército.
Desenvolver novos produtos, tecnologias e soluções é uma das bases precípuas para o investimento no projeto e produção de bldos aqui no Brasil.
Demorou pra caramba, mas saiu, e pode ser aplicado agora na viatura brasileira, substituindo importações, gerando emprego, renda e mais importante, conhecimento.
A ideia por trás da solicitação de um CC via BID/industria nacional segue a mesma lógica, embora o fator financeiro seja preponderante.
A produção de uma VBC para o exército em substituição as M-113 também poderá ajudar a consolidar esse investimento.
Manter de algum modo a sequencia do desenvolvimento da família Guarani, e também dos bldos 4X4 nacionais, e seus derivados, além da produção sob licença ou de projeto próprio da VBC será o caminho natural para se dispor de um CC de projeto nacional daqui uns 10/15 anos.
A ver se a possível atualização dos Leo 1A5 e das M-113 como definido no doc do exército conseguirá prover as bases necessárias para implementar no longo prazo as soluções in house de que precisamos.
Boa sorte para nós.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Com o EB recebendo a 400a unidade da VBTP Guarani, alguém sabe dizer em que OM e quantidades estão distribuídas estes bldos?
Até onde sei, apenas a 15a Bgda Inf Mec no Paraná teria recebido eles, sendo a única organização mecanizada propriamente no EB.
Esta semana agora que passou a 9a Bgda Inf Mtz, foi transformada em Mecanizada, e apenas um btl inf começou a receber os Guarani.
Há alguma outra bgda já transformada em mecanizada além destas? Se sim, já receberam os Guarani. E se não, onde o EB está colocando tantos bldos, dado que um btl inf mec pressupõe ser mobiliado entre 40 e 60 unidades daquela VBTP?
abs
Até onde sei, apenas a 15a Bgda Inf Mec no Paraná teria recebido eles, sendo a única organização mecanizada propriamente no EB.
Esta semana agora que passou a 9a Bgda Inf Mtz, foi transformada em Mecanizada, e apenas um btl inf começou a receber os Guarani.
Há alguma outra bgda já transformada em mecanizada além destas? Se sim, já receberam os Guarani. E se não, onde o EB está colocando tantos bldos, dado que um btl inf mec pressupõe ser mobiliado entre 40 e 60 unidades daquela VBTP?
abs
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Do usuário Colombelli:
https://www.forte.jor.br/2019/07/17/ive ... rasileiro/
Quanto a 4a Bgda, se ele está se referindo a 4a Bgda Inf Lv (Mth) não entendi o sentido de um Guarani naquela unidade, já que se trata de uma OM de inf leve recentemente transformada. Ou pode ter sido apenas erro de digitação. Se foi, qual seria a bdga?
Certa vez o Jauro comentou que cada blt de inf mec disporia em torno de 48 unidades da VBTP Guarani. Tomando este número como referência, e se forem 5 bgdas a serem mecanizadas, são 15 batalhões ao todo, na teoria. Seriam necessários então 720 bldos para equipar apenas com os modelos básicos de transporte. Bem, já recebemos 400, então, são cerca de 8 btl inf mec equipados com estes veículos. Ainda vão faltar 7 Btls e mais 320 bldos. Ao passo de 60 por ano, que é hoje o que a Iveco produz, vamos levar 5,3 anos para poder completar na íntegra todas as brigadas. Se esse ritmo de produção for mantido obviamente.
Quanto as bdas cav mec, suponho que só receberão alguma coisa a partir do momento em que a inf mec esteja completamente equipada ao menos com os bldos básicos do Guarani. No atual ritmo de produção, serão mais 12,5 anos para poder equipar as 4 bdas cav mec. O que nos leva para muito além de 2030 somente para dotar as OM com a versão VBTP do Guarani. Não se está falando ainda das versões especiais e nem da VBR-MR que devem ficar para outro dia quem sabe.
Enfim, as coisas estão ficando bem complicadas para este programa. E com as restrições anunciadas recentemente quanto a limitar o alcance da modernização do EB, talvez vejamos um número bem menor de OM equipadas e/ou transformadas.
A ver.
abs.
fonte:Esta sendo distribuído pra 9a brigada e OM de cavalaria também. A 15a já deve estar completa.
Previsão são 4a. 15a, 9a, 3a e 11a. Cavalaria precisara em torno de 750.
https://www.forte.jor.br/2019/07/17/ive ... rasileiro/
Quanto a 4a Bgda, se ele está se referindo a 4a Bgda Inf Lv (Mth) não entendi o sentido de um Guarani naquela unidade, já que se trata de uma OM de inf leve recentemente transformada. Ou pode ter sido apenas erro de digitação. Se foi, qual seria a bdga?
Certa vez o Jauro comentou que cada blt de inf mec disporia em torno de 48 unidades da VBTP Guarani. Tomando este número como referência, e se forem 5 bgdas a serem mecanizadas, são 15 batalhões ao todo, na teoria. Seriam necessários então 720 bldos para equipar apenas com os modelos básicos de transporte. Bem, já recebemos 400, então, são cerca de 8 btl inf mec equipados com estes veículos. Ainda vão faltar 7 Btls e mais 320 bldos. Ao passo de 60 por ano, que é hoje o que a Iveco produz, vamos levar 5,3 anos para poder completar na íntegra todas as brigadas. Se esse ritmo de produção for mantido obviamente.
Quanto as bdas cav mec, suponho que só receberão alguma coisa a partir do momento em que a inf mec esteja completamente equipada ao menos com os bldos básicos do Guarani. No atual ritmo de produção, serão mais 12,5 anos para poder equipar as 4 bdas cav mec. O que nos leva para muito além de 2030 somente para dotar as OM com a versão VBTP do Guarani. Não se está falando ainda das versões especiais e nem da VBR-MR que devem ficar para outro dia quem sabe.
Enfim, as coisas estão ficando bem complicadas para este programa. E com as restrições anunciadas recentemente quanto a limitar o alcance da modernização do EB, talvez vejamos um número bem menor de OM equipadas e/ou transformadas.
A ver.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Certamente a "4ª" citada é a 4ª Bda C Mec, de Dourados-MS, por ter sido a primeira das brigadas de cavalaria e receber o Guarani, junto com a implantação do Sisfron.FCarvalho escreveu: ↑Qui Ago 01, 2019 2:12 am Do usuário Colombelli:
fonte:Esta sendo distribuído pra 9a brigada e OM de cavalaria também. A 15a já deve estar completa.
Previsão são 4a. 15a, 9a, 3a e 11a. Cavalaria precisara em torno de 750.
https://www.forte.jor.br/2019/07/17/ive ... rasileiro/
Quanto a 4a Bgda, se ele está se referindo a 4a Bgda Inf Lv (Mth) não entendi o sentido de um Guarani naquela unidade, já que se trata de uma OM de inf leve recentemente transformada. Ou pode ter sido apenas erro de digitação. Se foi, qual seria a bdga?
Certa vez o Jauro comentou que cada blt de inf mec disporia em torno de 48 unidades da VBTP Guarani. Tomando este número como referência, e se forem 5 bgdas a serem mecanizadas, são 15 batalhões ao todo, na teoria. Seriam necessários então 720 bldos para equipar apenas com os modelos básicos de transporte. Bem, já recebemos 400, então, são cerca de 8 btl inf mec equipados com estes veículos. Ainda vão faltar 7 Btls e mais 320 bldos. Ao passo de 60 por ano, que é hoje o que a Iveco produz, vamos levar 5,3 anos para poder completar na íntegra todas as brigadas. Se esse ritmo de produção for mantido obviamente.
Quanto as bdas cav mec, suponho que só receberão alguma coisa a partir do momento em que a inf mec esteja completamente equipada ao menos com os bldos básicos do Guarani. No atual ritmo de produção, serão mais 12,5 anos para poder equipar as 4 bdas cav mec. O que nos leva para muito além de 2030 somente para dotar as OM com a versão VBTP do Guarani. Não se está falando ainda das versões especiais e nem da VBR-MR que devem ficar para outro dia quem sabe.
Enfim, as coisas estão ficando bem complicadas para este programa. E com as restrições anunciadas recentemente quanto a limitar o alcance da modernização do EB, talvez vejamos um número bem menor de OM equipadas e/ou transformadas.
A ver.
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A 9ª Bda Inf Mtz (Rio-RJ) ainda não foi convertida em mecanizadas, mas apenas o 1º BI Mec a ela vinculado. Da mesma forma, a 3ª Bda Inf Mtz (Cristlina-GO) ainda não foi, mas apenas o 36º BI Mec de Uberlândia-MG a ela vinculado.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
PORTARIA N º 210 - EME, DE 23 DE JULHO DE 2019
Aprova a Diretriz de Iniciação do Projeto Viatura Blindada de Combate Morteiro - Média Sobre Rodas, 6x6 - VBCMrt-MSR (EB20-D-08-028),
1ª edição, 2019.
Aprova a Diretriz de Iniciação do Projeto Viatura Blindada de Combate Morteiro - Média Sobre Rodas, 6x6 - VBCMrt-MSR (EB20-D-08-028),
1ª edição, 2019.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Vamos ver se agora vai. Do ano passado para cá houveram muitas propostas. Todas se encaixam no Guarani. Falta saber qual delas se irá conseguir se encaixar no orçamento do EB.RobsonBCruz escreveu: ↑Sex Ago 02, 2019 2:07 pm PORTARIA N º 210 - EME, DE 23 DE JULHO DE 2019
Aprova a Diretriz de Iniciação do Projeto Viatura Blindada de Combate Morteiro - Média Sobre Rodas, 6x6 - VBCMrt-MSR (EB20-D-08-028),
1ª edição, 2019.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
PORTARIA N º 238-EME, DE 5 DE AGOSTO DE 2019
Aprova os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate Morteiro - Média Sobre Rodas, VBCMrt - MSR (EB20-RO-04.055), 1ª Edição, 2019.
Aprova os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate Morteiro - Média Sobre Rodas, VBCMrt - MSR (EB20-RO-04.055), 1ª Edição, 2019.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Se eu entendi corretamente, o ROB define como o Guarani deve se portar carregando um sistema de morteiro. Achei interessante que o EB requer um sistema automático de tiro, com opção para manual e semi-automático.
No mais, é ver agora quem oferece a melhor relação custo x benefício.
Há pelo menos umas cinco empresas que já apresentaram suas propostas ao exército.
Vamos ver como se vai dar o processo seletivo, já que no ROB exige-se testes de 280 kms com a viatura equipado com o sistema morteiro a ser oferecido.
A ver quanto irão se arriscar a comprar um Guarani só para poder participar desse processo.
Quem souber quantos morteiros veículos porta morteiro possui um btl inf mec, um btl inf bld e demais unidades de cav mec, seria legal compartilhar aqui para poder termos uma noção do que está em jogo em relação a valores e o custo do programa.
abs
No mais, é ver agora quem oferece a melhor relação custo x benefício.
Há pelo menos umas cinco empresas que já apresentaram suas propostas ao exército.
Vamos ver como se vai dar o processo seletivo, já que no ROB exige-se testes de 280 kms com a viatura equipado com o sistema morteiro a ser oferecido.
A ver quanto irão se arriscar a comprar um Guarani só para poder participar desse processo.
Quem souber quantos morteiros veículos porta morteiro possui um btl inf mec, um btl inf bld e demais unidades de cav mec, seria legal compartilhar aqui para poder termos uma noção do que está em jogo em relação a valores e o custo do programa.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Eu não sei se os colegas vão concordar comigo, mas, diante da paupérrima situação em que nos encontramos, e levando em consideração as mudanças que hora o EME propõe para tentar dar continuidade à família Guarani, tanto do ponto de vista da produção como em relação a efetivação das demais versões, me parece sensato que das apresentadas na figura acima, as únicas que devem efetivamente continuar com a base da VBTP é a VBR. a porta-morteiro. Existe uma proposta versão lança ponte, mas que também me parece poder utilizar outras alternativas que não a base do Guarani.
Neste sentido, as versões propostas socorro e oficina tem no veículo Tectran/Tatra 6x6 da Avibrás uma resposta mais simples e, talvez mais barata, para contemplar essas versões. Da mesma forma, uma cita versão lança pontes também poderia receber a mesma alternativa.
Já as de comunicações, posto de comando, diretora de tiro e ambulância, não vejo porque não se lançar mão das atuais VBL hora em uso nos grupos de artilharia Astros 2020, tendo em vista que esses veículos são modulares e podem receber facilmente os módulos adequados estas missões. Além de serem, presumivelmente, mais baratos.
Por fim, existe a possibilidade de uma versão AAe que até o momento não aparece em nenhum documento oficial do EB sobre a família Guarani, e portanto, ainda não está contemplada. Me parece que tal versão poderia aproveitar o mesmo veículo base, dependendo do tipo de sistema AAe que se deseje prover.
Como se pode ver, os veículos Tectran sobre a base da Tatra -T-815 são uma alternativa viável para tentar solucionar o problema de continuidade da família Guarani. E como ela contempla também versões 4X4 e 8x8, nada demais aproveitar o que já temos por aqui dentro do processo logístico que aparentemente só tende a aumentar com a definição de vários requisitos de veículos para apoiar os grupos de artilharia. Neste aspecto, quanto maior a demanda, maior a possibilidade de diluição de custos ao longo do tempo.
Há sim, seria prudente, para não dizer sensato, que o EB antes de sair por aí querendo fazer uma VBR 8x8, desse um passo de cada vez e começasse pelo mais simples, que é a versão 6x6, e paralelamente a isso, desenvolvesse a versão VBTP 8X8, a fim de equipar todas as bgdas cav mec e bldas. Seria um passo lúcido e de acordo com a nossa realidade orçamentária/financeira.
abs
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO SISTEMA DE COMANDO E CONTROLE DAS VIATURAS BLINDADAS PARA TRANSPORTE DE PESSOAL MÉDIA DE
RODAS (VBTP-MR) GUARANI NO CONTEXTO DE UMA COMPANHIA DE FUZILEIROS MECANIZADA, ORGÂNICA DE UM BATALHÃO DE INFANTARIA
MECANIZADO, EM OPERAÇÕES
Cap Com ALAN DIEGO FLACHa
http://www.bdex.eb.mil.br/jspui/bitstre ... I_ESAO.pdf
RODAS (VBTP-MR) GUARANI NO CONTEXTO DE UMA COMPANHIA DE FUZILEIROS MECANIZADA, ORGÂNICA DE UM BATALHÃO DE INFANTARIA
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