#5546
Mensagem
por FCarvalho » Ter Ago 13, 2019 12:59 pm
O An-178 é um concorrente direto do KC-390 e trabalha na mesma faixa de mercado dele, seja substituindo os Hércules, seja antigos Antonov.
Mas isso é uma decisão particular de cada país. O Peru possui os C-130 em pequena quantidade, mas como a aeronave ucraniana via de regra geral promete entregar praticamente as mesmas capacidades do americano, nada impede que no futuro, ele se provando uma boa alternativa aquele, também não o substitua na FAP.
Isso não seria nenhuma surpresa, já que os peruanos tem experiência longeva com aeronaves soviéticas, incluindo modelos russos e ucranianos.
Lembrar também que a FAP possui os C-27J, salvo engano três unidades.
Por US 55 milhões conseguir uma aeronave com características muito parecidas com a dos Hércules, com certeza é algo a se pensar sim em como ele pode penetrar no mercado latino americano. Preço por aqui costuma ser mais importante do que o material em si.
Ademais, os ucranianos seguem no desenvolvimento da versão a jato do An-188, um derivado do An-70, junto com os turcos.
Esse também é uma avião que se vingar, deve ser observado de perto.
Por enquanto, nenhum dos vizinhos que assinaram cartas de intenção, Chile e Colombia, e a Argentina, partícipe de risco do programa, se manifestaram de forma a concretizar suas intenções.
Para os demais países da região, para os quais o KC-390 é algo fora do alcance, o Antonov pode se constituir em uma alternativa viável.
A ver os desdobramentos concretos desse negócio. Ainda teremos uns 2 a 3 anos para verificar como evolui, já que o primeiro avião a ser entregue a força aérea ucraniana só chega em 2021 conforme a matéria.
abs
Carpe Diem