País banana, justiça banana...

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

Re: País banana, justiça banana...

#901 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Jul 25, 2019 8:33 am

Esqueci de mais dois detalhes impagáveis da minha lista nessa comédia pastelão:

Hacker que prefere receber 600 mil reais ilegalmente do The Intercept do que os 1 milhão de dólares oferecidos legalmente pelo Telegram para quem encontrar tais brechas no sistema;

Hacker que recebe 600 mil na conta corrente e não em criptocurrencies.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#902 Mensagem por Bourne » Qui Jul 25, 2019 12:43 pm

Só queria entender como trambiqueirocomo esses conseguiram invadir mais de mil aparelhos de autoridades. Inclusive, pelo que dizem, do Presidente da República.

Tudo bem que Android/Apple não tem o nível de segurança para uso de chefe de estado. Porém são muito difíceis de serem invadidos. Precisa no mínimo elevados conhecimentos sobre o sistema e as potenciais falhas de segurança. Isto é, geralmente alguém especializado, trabalhou muitos anos na área e conversa muito com outros desenvolvedores.

Detalhe que parece que admitiram que todas as mensagens são verdadeiras. Agora vão se preocupar com o conteúdo?

Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#903 Mensagem por Sterrius » Qui Jul 25, 2019 12:53 pm

as pessoas querem respostas rápidas e pra narrativa que lhes convém.

Eu vou esperar e também vou esperar pra ver se a historia bate com alguma logica que faça sentido....

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior

#904 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Jul 25, 2019 1:05 pm

Por falar em narrativa...

Curioso como a postura de parte mídia mudou drasticamente. Porque o processo do hacker está em segredo de justiça, o depoimento foi em audiência fechada.

E, no entanto, a decisão do juiz já vazou na ÍNTEGRA!!!! Já se sabe o inteiro teor do depoimento na AUDIÊNCIA!!!

Curioso como agora tudo bem haver vazamentos ilegais de conteúdo sigiloso, né???

Muito interessante como a mídia agora não questiona quem cometeu o crime de vazamento criminoso para a imprensa, né??

Incrível como agora o que importa é o conteúdo e não os meios pelos quais se vazou a informação, né??

Inacreditável que agora se proteja a fonte da imprensa que vazou o conteúdo, né???

Para quem quiser saber:

Inteiro teor da decisão:
https://www.metropoles.com/brasil/veja- ... ckear-moro

Número do processo:
1017553-96.2019.4.01.3400

Lugar onde seria possível consultar o processo se fosse público e não tivesse sigilo decretado:
https://pje1g.trf1.jus.br/consultapubli ... tView.seam

Nem no meus maiores pesadelos de ficção científica eu imaginava que viveria uma distopia tão absurda, hipócrita e mentirosa como essa.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Bourne
Sênior
Sênior

#905 Mensagem por Bourne » Qui Jul 25, 2019 2:10 pm

Os raqueres estavam por aí disfarçados. :lol:

O engraçado é venderem que a manicure e o DJ movimentarem 200 mil reais como se fosse algo absurdo. Não é nada. Se movimenta 200 mil reais na compra e venda de imóvel que pode ser de herança ou juntado nos bons tempos. Ou até de um pequeno negócio com recita e despesa ao longo do ano.
Golpista, DJ, manicure e motorista: conheça os quatro alvos da PF
PF deflagrou nesta terça-feira operação contra os supostos hackers que invadiram as contas no Telegram dos ministros Sergio Moro e Paulo Guedes

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira na Operação Spoofing quatro pessoas suspeitas de integrarem uma “organização criminosa” responsável por “violar o sigilo telefônico de diversas autoridades públicas brasileiras via invasão do aplicativo Telegram”, conforme decisão proferida pela Justiça Federal de Brasília. Segundo a PF, mais de 1.000 pessoas foram vítimas do suposto grupo hacker, entre elas os ministros Sergio Moro (Justiça), Paulo Guedes (Economia), desembargadores, procuradores, entre outros. Conheça a seguir o que se sabe sobre cada um até agora:

Walter Delgatti Neto, de 30 anos, também conhecido como “Vermelho” por causa do cabelo e barba ruivos, é apontado pelos investigadores como o cabeça por trás das invasões ao aplicativo de conversa. É conhecido em delegacias do interior de São Paulo como um “golpista profissional” – morava atualmente em Ribeirão Preto, mas sua família residia em Araraquara. Na Justiça de São Paulo, ele é alvo de processos por falsificação de documento e furto e estelionato. Em 2018, foi condenado a 2 anos de prisão em regime semiaberto por ter falsificado uma carteirinha da USP, onde alegava estudar medicina.

Conhecidos de Araraquara dizem que ele gostava de se gabar dos seus feitos. Isso fica claro nos autos das ações às quais respondeu na Justiça. Autoridades policiais registraram que ele dizia ser uma “pessoa influente” na cidade que tinha “amigos” juízes, promotores e políticos, e que se apresentava como um “investidor” com “conta na Suíça”.

Delgatti reativou a sua conta no Twitter no mesmo período em que começaram os vazamentos das mensagens pelo site The Intercept Brasil, no início de junho. A partir daí, passou a compartilhar diariamente críticas à Lava Jato e ao governo Bolsonaro, em especial ao ministro da Justiça, Sergio Moro. Apesar dos ataques encampados pela esquerda, Delgatti se mostrava um apaixonado por armas e era filiado ao DEM desde 2007.

Gustavo Henrique Elias Santos, 28 anos, era conhecido como DJ Guto Dubra, que promovia festas de música eletrônica em cidades do interior de São Paulo. Segundo a sua defesa, ele nega ter participado dos ataques hackers às autoridades.

Santos já foi preso por receptação de uma caminhonete roubada e porte ilegal de arma. Conforme as investigações da PF, Gustavo movimentou 424.000 reais entre abril e junho de 2018, tendo uma renda mensal de 2.866 reais. Morador da Zona Sul de São Paulo, ele comentava com vizinhos que fazia investimentos pela internet. Sua defesa afirmou que ele mexia com bitcoin.

Suellen Priscila de Oliveira, 25 anos, era mulher do DJ Gustavo Elias. Conhecidos disseram que ele fazia investimentos online com o marido e que chegou a fazer bicos de manicure. Conforme a decisão judicial de Brasília, ela movimentou 203.000 reais de março a maio de 2019, tendo renda de 2.192 reais.

Danilo Cristiano Marques, 33 anos, era conhecido por ser motorista de aplicativos de transporte. De um endereço ligado a ele, teria partido o sinal de um dispositivo usado nos supostos ataques hackers.

https://veja.abril.com.br/brasil/golpis ... vos-da-pf/

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior

#906 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Jul 25, 2019 8:33 pm

Moro avisa autoridades que mensagens apreendidas com hacker serão destruídas
Preso diz à PF que hackeou mensagens da Lava Jato e as entregou de forma anônima ao Intercept
https://www1.folha.uol.com.br/poder/201 ... idas.shtml
Vamos brincar de roleta russa do hacker russo de Araraquara. Analisemos algumas alternativas:

a) Se o hacker é a fonte do The Intercept e os diálogos foram alterados, então o Moro está destruindo as provas de sua inocência, pois seria possível a partir do arquivo original provar as alterações;

b) Se o hacker é a fonte do The Intercept e os diálogos NÃO foram alterados, então Moro está destruindo as provas de sua culpa, o que é crime;

c) O hacker não é a fonte do The Intercept;

Segue a ficção distópica pastelão chamada Brazil.

Sterrius
Sênior
Sênior

#907 Mensagem por Sterrius » Qui Jul 25, 2019 11:00 pm

STF ta reclamando (E com razão) que ele nem devia ter acesso a quem teve os dados roubados e nem devia estar ligando pros afetados. Porque corre em segredo de justiça, ou seja, ninguém fora da investigação devia estar com acesso.

ISso pode afetar decisões do STF +tarde.

O STF tb já falou que ele não tem autorização pra destruir as provas. E concordo perfeitamente.
O de pessoal ainda que não vazou deve de fato ser destruída após autorização judicial, mas o que já vazou perdeu qualquer risco inerente e portanto deveriam ficar como provas.

Só sei que to vendo meu curso de direito sendo jogado pela janela. :lol: :lol:

Me preocupa absurdamente essa corrida por obtenção de resultados a qualquer custo. Porque se já acham ruim com o Moro, espera vir um que vocês realmente odeiam, alguém com ainda menos escrúpulos. E totalmente "dentro da regra" porque o Moro quebrou todos os freios que iriam parar essa tal pessoa. Em caso extremo isso pode gerar crises institucionais sérias como a que vivemos nos últimos anos onde a própria republica entrou em risco.

Esse é o perigo que muitos do governo atual simplesmente estão ignorando. Acham que porque venceram nunca a oposição vai voltar ao poder. Cegos na própria gloria e popularidade.

Bourne
Sênior
Sênior

#908 Mensagem por Bourne » Qui Jul 25, 2019 11:40 pm

O Moro (o russo) está em crise de identidade. Não sabe se é juiz, Ministro da Justiça, político em campanha de pré-candidatura ou "adevogado" que não conhece a lei.

O importante é que o Onyx afirmou que não muda nada. O governo continua se comunicando pelo WhatsApp e com smathphones Android/iOs. As agências de inteligência estrangeiras e setores rebeldes do governo agradecem.
Onyx diz ter ‘zero de preocupação’ com vazamentos de WhatsApp

Após a PF informar que o celular de Jair Bolsonaro foi alvo de hackers, Onyx Lorenzoni afirmou que não há previsão de mudar procedimentos no governo até o momento, informa o Estadão.

“O WhatsApp a gente usa regularmente, quase todos [os ministros]. Até porque é o mais usado por toda a sociedade. Não tem nenhuma medida, até o presente, de alteração da rotina”, disse o ministro da Casa Civil.

Assim como Bolsonaro, Onyx mantém o número pessoal que usava antes de assumir o cargo. Ambos se recusam a usar o aparelho criptografado oferecido pelo GSI porque preferem falar por WhatsApp.

Questionado sobre o risco de vazamentos, o ministro declarou ter “zero de preocupação”.

https://www.oantagonista.com/brasil/ony ... -whatsapp/
Nessas horas é capaz dos iranianos saberem até os sites adultos e tipo de conteúdo que os membros do governo apreciam. Sem distinção. Podem mudar para chineses, russos, turcos, norte-americanos, franceses, etc... Sorte que não correm o risco de tomar um míssil na cabeça, acho. :mrgreen: :lol:

A ignorância dos membros dos governos (desse e de outros) sobre os perigos da tecnologia e como as informações podem vazar é assustadora. Por exemplo, usar gmail e hospedar em servidores estrangeiros documentos sobre licitações e processos de concessão, tal como o pessoal da Dilma fazia. Está tudo rastreado. Hoje ainda mais fácil com Android/iOs.

Sterrius
Sênior
Sênior

#909 Mensagem por Sterrius » Sex Jul 26, 2019 12:20 am

a nossa falha em manter informação sigilosa protegida é tamanha que eu a alguns anos passei a ser defensor de abertura total mesmo. Ao menos teríamos benefícios em termos de corrupção e transparência o que ao menos teria um net positivo em termos de negócios e confiança das politicas governamentais.

Deixando o que é realmente sigiloso só pras forças armadas e agências de inteligencia que são as únicas que tem um minimo de entendimento sobre o perigo de por informação online.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 237 vezes
Agradeceram: 540 vezes

#910 Mensagem por Brasileiro » Sex Jul 26, 2019 2:03 am

Bom, então o Moro não pode pura e simplesmente mandar destrurir os arquivos obtidos pelo hacker. Assim, esses mesmos arquivos deverão então passar por perícia, o que determinará se o material é ou não de origem no celular do Moro, e se hoveram ou não inserções de conteúdo. Se cometeu o crime (de invadir e roubar informações), será julgado e condenado. Mas tudo isso pode acabar saindo pela culatra, se no final das contas acabar servindo para corroborar a tese de que ele realmente comprometeu os processos da Lava Jato.

----------------
amor fati
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior

#911 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sex Jul 26, 2019 8:05 am

Me desculpem, eu me recuso veementemente a acreditar que esse cara conseguiu fazer isso. O "hacker" usava lenovo, com windows 10 e salvava tudo na área de trabalho!!!!!!!!!!!!

Me perdoem os colegas militares daqui, a intenção não é ofender a instituições militares, longe disso, que fique claro, até porque ja elogiei as forças armadas aqui várias vezes.

Porém, suspeito que tudo isso tem cheiro de inteligência militar forjando situações. Como, aliás, foi feito da Ditadura de Vargas e na Ditadura de 64. Não seria a primeira vez que militares usam a instituição para forjar situações.

Não tenho provas, apenas suspeitas meramente superficiais baseadas nas contradições dessa história de hacker e do histórico do que fizeram com as instituições de inteligência no passado.

Repito, respeito muito nossas forças armadas, admiro e divulgo seus feitos históricos, mas isso não é suficiente para fechar os olhos para atos individuais de pessoas que se utilizam do poder estatal e da função que ocupa.

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#912 Mensagem por nveras » Sex Jul 26, 2019 10:45 am

Era isso que eu queria ter visto desde os governos anteriores. Que as pessoas não fechassem os olhos para atos individuais de pessoas que se utilizam do poder estatal e da função que ocupa."

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior

#913 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sex Jul 26, 2019 12:40 pm

E o senhor Sérgio Moro me edita uma portaria publicada ontem, flagrantemente inconstitucional, com o fito exclusivo de ameaçar o Glenn Greenwald.

Detalhe para o número da portaria: 666

Eu até tento acreditar que esse país seja sério, mas está cada vez mais difícil!!!!!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6670 vezes
Contato:

#914 Mensagem por Túlio » Sex Jul 26, 2019 12:46 pm

nveras escreveu: Sex Jul 26, 2019 10:45 am Era isso que eu queria ter visto desde os governos anteriores. Que as pessoas não fechassem os olhos para atos individuais de pessoas que se utilizam do poder estatal e da função que ocupa."

OUCH!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bourne
Sênior
Sênior

#915 Mensagem por Bourne » Sex Jul 26, 2019 12:53 pm

Parece que os raqueres não sabiam dos procedimentos abaixo e o feijão com arroz para encontrar a localização de alguém.

Mas serviços de inteligência de países e empresas sabe :o

Responder