Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 53 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15976 Mensagem por dalton romao » Sáb Jun 29, 2019 7:44 pm

O acabamento do Imbel realmente é sofrível. O da Taurus é bem melhor. Mas no uso, no dia a dia, tem a mesma robustez, Malaquias?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

#15977 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 29, 2019 8:20 pm

Malaquias escreveu: Sáb Jun 29, 2019 4:41 pm Na unidade da BMRS(Brigada Militar do Rio Grande do Sul) em que sirvo temos o SAR48(FAL semi auto), Imbel MD97,Imbel IA2 e o novo TAurus T4. e para resumir o queridinho da tropa é o T4. Sendo que tal escolha é em favor das qualidades deste armamento quando comparado com a linha da Imbel.
EDIT MOD - Túlio

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5740 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

#15978 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 29, 2019 8:50 pm

Isso que fico encucado. O Taurus T-4 já foi lançado há algum tempo mas não se tem notícias de testes ou avaliações pelas ffaa's. O EB nem conta porque tem a Imbel, mas em se tratando de FAB e MB, ninguém tem esse compromisso com o IA-2.

Assim, o T-4 tem sido visto e adquirido por várias forças policiais, mesmo que em números pequenos. Neste caso, o retorno público do seu uso e como a arma tem se portado não é muito comum na mídia.

Aliás, sinto falta de uma matéria sobre a linha de produtos da CBC/Taurus na mídia especializada. Porque o que não falta é gente falando do IA-2.

abs

Carpe Diem
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1961 vezes
Agradeceram: 797 vezes

#15979 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Jun 29, 2019 9:18 pm

sgtcoelho escreveu: Qui Jun 27, 2019 11:32 am
FCarvalho escreveu: Qui Jun 27, 2019 10:42 am

Olá Coelho.

Sempre leio aqui e ali comentários como o seu sobre o IA-2. Então, caso possas estendê-los, ficaria grato, pois não há muitas referências práticas de quem efetivamente utilizou o fuzil em operações militares, e quais os resultados obtidos. A Imbel é uma caixa preta, o EB guarda informações sobre um fuzil como se fosse uma nuke... e por aí vai. Poucos civis tem ou tiveram acesso a fuzil da Imbel. E a impressão que acaba ficando é que o mesmo não corresponde as expectativas da tropa.

abs
Olha F Carvalho a minha experiência com o IA2 é com a versão carabina, coma qual trabalhamos aqui na PMPR desde 2015.

Quando tive oportunidade de comandar um Pelotão PM aqui de uma cidade do interior do Paraná (Mandaguari), com a auxilio do Conselho Comunitário da cidade adquirimos 02 armas, porém, antes delas chegaram fui fazer um Curso na CBC de Operador de Fuzil Tático para conhecer a arma.

O que posso afirmar com toda certeza é que a arma em si cumpre com sua função, ou seja, consegue disparar a munição para a qual foi desenvolvida! Porém, como tudo que é produzido com tecnologia inadequada e adaptada, a arma apresenta "imperfeições" e isso já foi levantado por quase todos os foristas daqui, portanto não é surpresa!

Os problemas que eu pude perceber nesses quatro anos trabalhando e disparando com a carabina IA2 (acredito que eu tenha efetuado cerca de 2.000 disparos com arma, entre o curso da CBC - 900 disparos - e os cursos de habilitação e instrução dentro da PMPR), são: o seu peso - puxar uma escala de 12 horas com ela não é fácil, no começo você inicia com aquelas posturas esbeltas de filme de guerra americano, já no meio do trampo você já quer deixar ela dentro da vtr, bom, mas isso sou eu falando; a má qualidade do polímero, que apresenta rebarbas, ressecamentos, falha nos encaixes, o guarda-mão joga bastante não se encaixa perfeitamente no corpo da arma; o longo curso de sua tecla seletora; a baixa altura de seu sistema de pontaria, impossível de se visualizar durante a noite (ainda mais para mim que passei dos 40; a péssima qualidade dos carregadores fornecidos (padrão STANAG de 1º geração); impossibilidade de acessar o mecanismo de disparo para limpeza, pois sua abertura na desmontagem de 1º escalão não o permite; caixa de culatra móvel, o que torna incerta a utilização correta de lunetas e os dots da vida.

E para aqueles que dizem que houveram melhorias entre um lote e outro, digo que, pelo menos nas arma recebidas pela PMPR entre 2015 e começo deste ano de 2019, não houve NENHUMA mudança!

Mas, como eu já disse ela atira, nos disparos que efetuei até hoje, todos com munição CBC, comum e OTM, nem nega deram!

É isso ai. Resumindo, acho que a aquisição de uma licença de fabricação de um fuzil melhor, HK 416 por exemplo, teria sido uma opção muito melhor.

Mas é minha humilde opinião.
A tampa da caixa de culatra móvel?

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#15980 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 29, 2019 10:22 pm

Taurus: Pistola TS e Fuzil T4 (CSTM 2019)
Por Roberto Caiafa - jun 25, 2019

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2018/04/RVC_1703-768x447.jpg

http://tecnodefesa.com.br/taurus-pistol ... cstm-2019/

É como tenho dito. O fuzil da Taurus foi apresentado e esteve presente na maioria das grandes feiras internacionais, e aqui, mais uma vez é apresentado ao público interno. Mas na prática, nenhuma notícia sobre qualquer interesse das ffaa's no mesmo.
Apesar de ele ser feito com base na consagrada plataforma dos M-16/M-4.
Seria de se esperar que pelo menos o CFN mostrasse curiosidade em ver a arma e testá-la, mas até agora nada.
A não ser que eventualmente isto tenha sido feito sob o mais absoluto sigilo e discrição.
Mas que tipo de vendedor não alardeia que seus produtos estão sendo testados e foram selecionados para avaliação por algum cliente importante quanto as forças armadas de seu próprio país?
Síndrome de Avibrás?

abs

Carpe Diem
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 209 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#15981 Mensagem por Ckrauslo » Dom Jun 30, 2019 5:38 pm

Para ser sincero, adoraria botar as mãos na versão SA do T4 da Taurus, utiliza conceitos mais modernos no design do AR15.
O guarda mão é mais leve e permite mais modularidade como o uso de miras auxiliares inclinadas.

Imagem

Vi muitos reviews positivos dessa versão, nos EUA.
Porém quanto a pistolas, nenhum dos modelos fabricados atualmente pela taurus me interessam muita coisa.

Kept you waiting, huh?
FCarvalho
Sênior
Sênior

#15982 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 30, 2019 9:37 pm

CKlauslo, essa versão está disponível aqui no Brasil ou é apenas para o mercado americano?
Me parece que pelo menos do ponto de vista da ergonomia do fuzil, ele é muito melhor do que o IA-2.
Continuo sem saber o porque esse fuzil não chamou a atenção de MB e FAB por aqui. Nas policias e forças para militares ele parece ter sido bem recebido.

abs

Carpe Diem
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 209 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#15983 Mensagem por Ckrauslo » Dom Jun 30, 2019 10:30 pm

FCarvalho escreveu: Dom Jun 30, 2019 9:37 pm CKlauslo, essa versão está disponível aqui no Brasil ou é apenas para o mercado americano?
Me parece que pelo menos do ponto de vista da ergonomia do fuzil, ele é muito melhor do que o IA-2.
Continuo sem saber o porque esse fuzil não chamou a atenção de MB e FAB por aqui. Nas policias e forças para militares ele parece ter sido bem recebido.

abs
Para te ser sincero não sei nem se os T4 ainda estão disponíveis no mercado estadunidense.

Kept you waiting, huh?
FCarvalho
Sênior
Sênior

#15984 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 30, 2019 11:26 pm

Vamos ver se com alguma sorte o Túlio consegue colocar as duas mãos em todas as versões desse fuzil da Taurus. Seria algo inédito para nós aqui, e uma oportunidade inigualável de obter informações fidedignas de quem entende do assunto, o que por aqui no DB está difícil de aparecer no que diz respeito a família T-4 Series.

abs

Carpe Diem
sgtcoelho
Júnior
Júnior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 36 vezes

#15985 Mensagem por sgtcoelho » Seg Jul 01, 2019 8:20 pm

Viktor Reznov escreveu: Sáb Jun 29, 2019 9:18 pm
sgtcoelho escreveu: Qui Jun 27, 2019 11:32 am

Olha F Carvalho a minha experiência com o IA2 é com a versão carabina, coma qual trabalhamos aqui na PMPR desde 2015.

Quando tive oportunidade de comandar um Pelotão PM aqui de uma cidade do interior do Paraná (Mandaguari), com a auxilio do Conselho Comunitário da cidade adquirimos 02 armas, porém, antes delas chegaram fui fazer um Curso na CBC de Operador de Fuzil Tático para conhecer a arma.

O que posso afirmar com toda certeza é que a arma em si cumpre com sua função, ou seja, consegue disparar a munição para a qual foi desenvolvida! Porém, como tudo que é produzido com tecnologia inadequada e adaptada, a arma apresenta "imperfeições" e isso já foi levantado por quase todos os foristas daqui, portanto não é surpresa!

Os problemas que eu pude perceber nesses quatro anos trabalhando e disparando com a carabina IA2 (acredito que eu tenha efetuado cerca de 2.000 disparos com arma, entre o curso da CBC - 900 disparos - e os cursos de habilitação e instrução dentro da PMPR), são: o seu peso - puxar uma escala de 12 horas com ela não é fácil, no começo você inicia com aquelas posturas esbeltas de filme de guerra americano, já no meio do trampo você já quer deixar ela dentro da vtr, bom, mas isso sou eu falando; a má qualidade do polímero, que apresenta rebarbas, ressecamentos, falha nos encaixes, o guarda-mão joga bastante não se encaixa perfeitamente no corpo da arma; o longo curso de sua tecla seletora; a baixa altura de seu sistema de pontaria, impossível de se visualizar durante a noite (ainda mais para mim que passei dos 40; a péssima qualidade dos carregadores fornecidos (padrão STANAG de 1º geração); impossibilidade de acessar o mecanismo de disparo para limpeza, pois sua abertura na desmontagem de 1º escalão não o permite; caixa de culatra móvel, o que torna incerta a utilização correta de lunetas e os dots da vida.

E para aqueles que dizem que houveram melhorias entre um lote e outro, digo que, pelo menos nas arma recebidas pela PMPR entre 2015 e começo deste ano de 2019, não houve NENHUMA mudança!

Mas, como eu já disse ela atira, nos disparos que efetuei até hoje, todos com munição CBC, comum e OTM, nem nega deram!

É isso ai. Resumindo, acho que a aquisição de uma licença de fabricação de um fuzil melhor, HK 416 por exemplo, teria sido uma opção muito melhor.

Mas é minha humilde opinião.
Sim, como no FAL, ela é retirável para que se possa acessar o conjunto ferrolho-impulsor do ferrolho, com o desgaste devido ao uso, alguns já apresentam uma pequena folga/jogo, isso dificulta a manutenção do zero de sistemas de pontaria, como lunetas e red dots.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#15986 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 01, 2019 8:31 pm

Olha, não sou ninguém para falar, mas, se um fuzil feito para ser operado por um exército começa a abrir o bico em serviço policial, onde teoricamente ele não teria um uso tão intensivo quanto nas ffaa's, é algo muito sério para se questionar.
Se no uso policial já está apresentando esse tipo de problema, o que não poderá acontecer se tiver de ser usado de verdade nas mãos da infantaria do EB?

abs

Carpe Diem
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1961 vezes
Agradeceram: 797 vezes

#15987 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Jul 03, 2019 7:21 pm

sgtcoelho escreveu: Seg Jul 01, 2019 8:20 pm
Viktor Reznov escreveu: Sáb Jun 29, 2019 9:18 pm

Sim, como no FAL, ela é retirável para que se possa acessar o conjunto ferrolho-impulsor do ferrolho, com o desgaste devido ao uso, alguns já apresentam uma pequena folga/jogo, isso dificulta a manutenção do zero de sistemas de pontaria, como lunetas e red dots.
Isso é francamente vergonhoso. A empresa Americana DSArms fabrica um trilho picatinny que se afixa no lugar da tampa do ferrolho do FAL, a qual eu nunca ouvi falar que perdia precisão, ou desenvolvesse uma folga com o passar do tempo.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
sgtcoelho
Júnior
Júnior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 36 vezes

#15988 Mensagem por sgtcoelho » Qua Jul 03, 2019 9:51 pm

Fabrica mesmo, mas a peça que vc citou fica presa à caixa da culatra do fuzil por parafusos, o que, a principio, resolveria o problema da movimentação/folga da tampa original.

marcusv
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#15989 Mensagem por marcusv » Qua Jul 03, 2019 11:13 pm

Esta mesma peça é usada pelo ia2 7.62

FCarvalho
Sênior
Sênior

#15990 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 04, 2019 1:00 pm

Sinceramente, esse pessoal da DSArms entende mais de FAL do que a Imbel.
Duvidar, se eles comprassem a empresa conseguiriam fazer do IA-2 uma maravilha do sec XXI.
Ou ao menos fariam funcionar direito.

abs

Carpe Diem
Responder