Ford demitirá 10% de seus funcionários até agosto
Corte afetará cerca de 7 mil colaboradores e faz parte do programa de reestruturação da empresa
Responsável por enxugar o portfólio da Ford e tirar de linha uma série de modelos considerados pouco rentáveis, o programa de reestruturação traçado pelo chefão Jim Hackett terá impactos também no quadro de funcionários da empresa. Em anuncio recente, o próprio CEO confirmou que até o final de agosto cortará aproximadamente 10% da força de trabalho da companhia com o objetivo de economizar US$ 600 milhões por ano. O número total deverá chegar a 7 mil colaboradores, sendo que pelo menos 2.300 são trabalhadores residentes nos Estados Unidos.
"Para ter sucesso em nossa indústria competitiva e melhor posicionar a Ford em um futuro de rápidas mudanças, precisamos reduzir a burocracia, capacitar gerentes, acelerar a tomada de decisões, focar no trabalho mais valioso e cortar custos", disse Hackett em e-mail enviado aos funcionários. Dentro dos cortes, o executivo disse que eliminará cerca de 20% dos gerentes de alto escalão - medida considerada providencial para tornar os processos mais ágeis. Antes de iniciar o redesenho de suas operações, a Ford tinha até 14 camadas organizacionais, número que será reduzido para 9 até o final do ano.
Além deste corte de funcionários, o programa de reestruturação da Ford já fechou a fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e deverá encerrar atividades em pelo menos duas plantas na Rússia. Além disso, retirou ou retirará de linha diversos modelos, como os sedãs Fusion e Taurus e as minivans B-Max e C-Max.
https://motor1.uol.com.br/news/350536/f ... ho-global/
Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Moderador: Conselho de Moderação
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
A Ford prossegue com os planos de redução de linhas, modelos, fábricas e mercados. A empresa está se auto destruindo. Verá que no futuro próximo acaba sendo vendida para VW. A GM é ainda pior. Vai acabar é na mão dos chineses.
- Sterrius
- Sênior
- Mensagens: 5140
- Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
A ford não vai se auto-destruir porque ainda tem uma boa % do mercado americano. A GM também. Ambas estão seguras e tendo lucros cada vez maiores por ali.
Mas ambas as empresas estão rumando para se tornarem apenas isso, fabricas de carro americanas para americanos. Onde SUV´s, Pickups e Sedans espaçosos são predominantes.
Mas ambas as empresas estão rumando para se tornarem apenas isso, fabricas de carro americanas para americanos. Onde SUV´s, Pickups e Sedans espaçosos são predominantes.
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Aí que está. Não tem mais espaço para empresas pequenas e de nicho na industria automobilística. Na medida em que a Ford e GM se voltam para o mercado norte-americano de Pick-ups e SUVs ficam limitados, oneram desenvolvimento de novos motores, projetos e tecnologias na medida em que perdem escala. Se desfazerem das operações em outros países, projetos e centros de desenvolvimento, marcas relevantes (Opel, por exemplo) vão se mostrar grandes erros.
Ao mesmo tempo, os coreanos e japoneses estão entrando forte nesses nichos de mercado com projetos com tecnologia global e projetos voltados para o mercado norte-americano. Os sedans grandes e carros em geral nos EUA são coisa de japoneses, coreanos e Europeus. A Ford e GM estão fechando as linhas e abandonando projetos. Por exemplo, na Nascar a Ford e GM não tem modelos de sedan para correr, acabam colocando a bolha do Mustang e Camaro (ou outro esportivo).
Por isso, a parceria VW e Ford compartilhando fábricas e projetos. Logo pode virar aquisição. E A GM tem como grande sócio os chineses. Quando as operações chinesas (e na América Latina) forem comprados pelos chineses, a GM acaba ou vira subsidiária chinesa nos EUA.
As marcas da FCA estão na mesma lógica que os japoneses, coreanos e europeus. Isto é, tecnologias globais e trabalho integrado entre as marcas.
Ao mesmo tempo, os coreanos e japoneses estão entrando forte nesses nichos de mercado com projetos com tecnologia global e projetos voltados para o mercado norte-americano. Os sedans grandes e carros em geral nos EUA são coisa de japoneses, coreanos e Europeus. A Ford e GM estão fechando as linhas e abandonando projetos. Por exemplo, na Nascar a Ford e GM não tem modelos de sedan para correr, acabam colocando a bolha do Mustang e Camaro (ou outro esportivo).
Por isso, a parceria VW e Ford compartilhando fábricas e projetos. Logo pode virar aquisição. E A GM tem como grande sócio os chineses. Quando as operações chinesas (e na América Latina) forem comprados pelos chineses, a GM acaba ou vira subsidiária chinesa nos EUA.
As marcas da FCA estão na mesma lógica que os japoneses, coreanos e europeus. Isto é, tecnologias globais e trabalho integrado entre as marcas.
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7612
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2562 vezes
- Agradeceram: 1036 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Fiat investe em motor 100% etanol!
uma ótima notícia!
https://quatrorodas.abril.com.br/notici ... no-brasil/
uma ótima notícia!
https://quatrorodas.abril.com.br/notici ... no-brasil/
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39551
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2858 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
O primeiro Opel Corsa elétrico tem mais de 300 km de autonomia
O Corsa-e é a nova aposta da mobilidade amiga do ambiente da Opel. Este modelo de cinco lugares terá uma autonomia de 330 km e uma bateria de 50 kWh, que pode ser carregada até 80% da sua capacidade em 30 minutos.
Opel anunciou a nova geração do Corsa, destacando a versão elétrica, o Corsa-e, que terá uma autonomia de 330 km (ciclo WLTP). A marca alemã vai iniciar as pré-reservas deste carro dentro de algumas semanas.
O Corsa-e vai ter uma bateria de 50 kWh, que pode ser recarregada até 80% da sua capacidade em apenas 30 minutos usando um posto de carregamento rápido. A bateria terá uma garantia de oito anos e o estado de carga pode ser consultado através da aplicação MyOpel.
Este veículo de cinco lugares tem uma autonomia ajustável, permitindo ao utilizador três modos de condução: o Normal, o Eco e o Sport, para uma resposta mais dinâmica. O motor anuncia uma potência de 136 cv e 260 Nm de binário instantâneo A aceleração dos zero aos 50 km/h demora apenas 2,8 segundos e atinge os 100 km/h em 8,1 segundos.
O automóvel tem dimensões semelhantes aos modelos das gerações anteriores, com um comprimento de 4,06 metros, sendo 48 milímetros mais baixo e com uma linha de tejadilho ao estilo coupé. O condutor vai conduzir num plano mais baixo que nos modelos anteriores (uma redução na ordem dos 28 milímetros), o interior do carro será totalmente digitalizado, terá faróis LED, alerta de ângulo cego e sensores de flanco – uma forte aposta da marca em sistemas de assistência de condução.
O Corsa-e terá ainda oito elementos de LED controlados por uma câmara dianteira de alta resolução, que se adaptam às diferentes condições de luz exteriores e há a opção de ser equipado com um programador de velocidade.
Por fim, este modelo tem um sistema de multimédia que garante uma conectividade com o exterior através do serviço telemático Opel Connect e um ecrã tátil Multimedia Navi (7”) ou Multimedia Navi Pro (10”), que dão informações do trânsito em tempo real, ligação direta a um assistente de viagem e a possibilidade de fazer uma chamada de emergência.
O Opel Corsa-e vai ser produzido sobre a mesma plataforma que o grupo PSA usa para o novo Peugeot 208 e DS3 Crossback.
http://exameinformatica.sapo.pt/mobilid ... -autonomia
O Corsa-e é a nova aposta da mobilidade amiga do ambiente da Opel. Este modelo de cinco lugares terá uma autonomia de 330 km e uma bateria de 50 kWh, que pode ser carregada até 80% da sua capacidade em 30 minutos.
Opel anunciou a nova geração do Corsa, destacando a versão elétrica, o Corsa-e, que terá uma autonomia de 330 km (ciclo WLTP). A marca alemã vai iniciar as pré-reservas deste carro dentro de algumas semanas.
O Corsa-e vai ter uma bateria de 50 kWh, que pode ser recarregada até 80% da sua capacidade em apenas 30 minutos usando um posto de carregamento rápido. A bateria terá uma garantia de oito anos e o estado de carga pode ser consultado através da aplicação MyOpel.
Este veículo de cinco lugares tem uma autonomia ajustável, permitindo ao utilizador três modos de condução: o Normal, o Eco e o Sport, para uma resposta mais dinâmica. O motor anuncia uma potência de 136 cv e 260 Nm de binário instantâneo A aceleração dos zero aos 50 km/h demora apenas 2,8 segundos e atinge os 100 km/h em 8,1 segundos.
O automóvel tem dimensões semelhantes aos modelos das gerações anteriores, com um comprimento de 4,06 metros, sendo 48 milímetros mais baixo e com uma linha de tejadilho ao estilo coupé. O condutor vai conduzir num plano mais baixo que nos modelos anteriores (uma redução na ordem dos 28 milímetros), o interior do carro será totalmente digitalizado, terá faróis LED, alerta de ângulo cego e sensores de flanco – uma forte aposta da marca em sistemas de assistência de condução.
O Corsa-e terá ainda oito elementos de LED controlados por uma câmara dianteira de alta resolução, que se adaptam às diferentes condições de luz exteriores e há a opção de ser equipado com um programador de velocidade.
Por fim, este modelo tem um sistema de multimédia que garante uma conectividade com o exterior através do serviço telemático Opel Connect e um ecrã tátil Multimedia Navi (7”) ou Multimedia Navi Pro (10”), que dão informações do trânsito em tempo real, ligação direta a um assistente de viagem e a possibilidade de fazer uma chamada de emergência.
O Opel Corsa-e vai ser produzido sobre a mesma plataforma que o grupo PSA usa para o novo Peugeot 208 e DS3 Crossback.
http://exameinformatica.sapo.pt/mobilid ... -autonomia
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Sinais, fortes sinais sobre a reestruturação da Ford. Não é nem sombra do que já foi. Daqui a pouco a Ford faz uma "joint venture" com VW. No mesmo estilo Embraer e Boeing.
GALERIA: De saída do WEC, Ford revela pinturas retrô para 24 Horas de Le Mans
Encerrando seu programa no Campeonato Mundial de Endurance, montadora norte-americana se inspira em clássicos do passado
Em clima de despedida, a Ford divulgou as pinturas de seus carros para as 24 Horas de Le Mans de 2019 (veja fotos na galeria no fim desta matéria). Para o mais famoso evento do endurance mundial, a montadora optou por fazer uma homenagem aos seus sucessos do passado. Com isso, seus carros na classe GTE Pro serão inspirados em clássicos da década de 1960: os GT40 de 1966 a 1969, vencedores da prova francesa.
Sob a bandeira da equipe Chip Ganassi, o Ford #66 competirá com uma pintura inspirada no carro da equipe Shelby American que venceu Le Mans em 1966, com Bruce McLaren e Chris Amon como pilotos. Já a pintura de 1967 com a qual Dan Gurney e AJ Foyt triunfaram será lembrada no carro #67.
Além das vitórias da Shelby em 66 e 67, a equipe da JW Automotive conquistou o primeiro lugar com os GT40s em 68 e 69. No primeiro ano, com Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi, que serão relembrados no carro #68. Depois, com Jacky Ickx e Jackie Oliver ao volante, rememorados no #69.
https://motorsport.uol.com.br/lemans/ne ... DrE0ISd2Ug
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Estão aparecendo inferências de que pode rolar fusão Gm e Ford ou Ford e VW nos próximos meses que empurra a GM achar um comprador. O motivo é que as montadoras norte-americanas não conseguem ser competitivas sozinhas (desenvolver novos projetos, tecnologias e escala de produção, entre outros).
Abaixa o tentativa da Ford de transformar tudo em SUV. Sinal que a coisa tá feia para marca ou ela está muito errada na estratégia.
Abaixa o tentativa da Ford de transformar tudo em SUV. Sinal que a coisa tá feia para marca ou ela está muito errada na estratégia.
Tudo o que sabemos do Ford Mustang SUV
A família da lenda da Ford aumenta pulverizando dogmas. O símbolo do cavalo selvagem estará em um SUV-cupê. E o V8 desaparece: haverá só um motor elétrico (muito poderoso!)
https://motorshow.com.br/tudo-o-que-sab ... stang-suv/
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7612
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2562 vezes
- Agradeceram: 1036 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Esquece fusão com chineses, seria uma quebra de paradigmas traumática para a auto-estima do povo americano, no máximo uma associação (aquisição, fusão...) com japoneses ou europeus, no estilo FCA.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55293
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2759 vezes
- Agradeceram: 2438 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
as maravilhas do capitalismo
Ford fecha seis fábricas e despede 12 mil trabalhadores na Europa
Indústria anunciou 38 mil despedimentos nos últimos seis meses. Europa corta nas projecções: vendas devem cair 1%, para 15 milhões de veículos em 2019.
A Ford teve lucros de quase 3300 milhões de euros em 2018, mas accionistas e administração querem mais. Nem as poupanças de 750 milhões de dólares em impostos, graças à reforma fiscal promovida em 2017 pela Administração Trump, afastam as intenções de fechar fábricas e cortar postos de trabalho que o construtor norte-americano tem vindo a anunciar e a concretizar desde o início do ano. E a próxima vítima é o braço europeu da Ford, que verá seis fábricas encerradas e perderá 12 mil trabalhadores. São mais de 20% da força laboral de 51 mil trabalhadores do fabricante na Europa.
https://www.publico.pt/2019/06/27/econo ... pa-1877915
...
Este mundo tem de levar uma grande volta...
Ford fecha seis fábricas e despede 12 mil trabalhadores na Europa
Indústria anunciou 38 mil despedimentos nos últimos seis meses. Europa corta nas projecções: vendas devem cair 1%, para 15 milhões de veículos em 2019.
A Ford teve lucros de quase 3300 milhões de euros em 2018, mas accionistas e administração querem mais. Nem as poupanças de 750 milhões de dólares em impostos, graças à reforma fiscal promovida em 2017 pela Administração Trump, afastam as intenções de fechar fábricas e cortar postos de trabalho que o construtor norte-americano tem vindo a anunciar e a concretizar desde o início do ano. E a próxima vítima é o braço europeu da Ford, que verá seis fábricas encerradas e perderá 12 mil trabalhadores. São mais de 20% da força laboral de 51 mil trabalhadores do fabricante na Europa.
https://www.publico.pt/2019/06/27/econo ... pa-1877915
...
Este mundo tem de levar uma grande volta...
Triste sina ter nascido português
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
A Ford está desmontando as operações na Europa. No fim das contas vão se desfazer de tudo (fábricas, centros de pesquisa e desenvolvimento, descontinuar linhas de produtos e não desenvolver novos carros). É a morte do braço europeu da Ford. Sem o braço europeu dificulta desenvolver carros (Focus e Fiesta, por exemplo), tecnologia de motor e câmbio, soluções de segurança e novos projetos.
A Ford está cometendo suicídio para satisfazer os acionistas. Depois que sair desses mercados e ramos, perder tecnologia e projetos, não terá mais volta. O último ato será ser comprada por alguma montadora maior como VW. Assim, a Ford vira uma mera marca.
A Ford está cometendo suicídio para satisfazer os acionistas. Depois que sair desses mercados e ramos, perder tecnologia e projetos, não terá mais volta. O último ato será ser comprada por alguma montadora maior como VW. Assim, a Ford vira uma mera marca.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55293
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2759 vezes
- Agradeceram: 2438 vezes
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Agora, como a FIAT vai competir com a FIAT? A nossa eterna nascente industria nacional não sobreviverá.
Espero dois movimentos no setor automotivo. De um lado, a maior entrada de veículos e componentes feitos na europa oriental, especialmente de marcas secundárias e de baixo custo das grandes montadoras. Já boa parte de modelos como GOLF são (ou eram) usavam componentes da Europa oriental e eram montados no Brasil.
De outro, a maior integração com a industria automobilística europeia e não mais mexicana devido aos custos e similaridades de projetos. O movimento ocorria com o acordo de livre comércio do setor com o México. Isso significa que outros países vão correr atrás para firmar acordos similares e ceder, caso não queiram perder o mercado nacional.
A realidade amigos é que o Brasil vai ter o mesmo tratamento tarifário sobre veículos da maior parte do mundo. Assim vai impulsionar integração dos projetos, cooperação na produção de componentes e empurrar os preços para baixo.Acordo Mercosul-UE: Mudanças tarifárias para veículos só daqui a 7 anos
Já as autopeças não terão carência no acordo e a maior parte delas deve chegar à taxa zero nos primeiros dez anos de vigência do texto
Modelo do setor precisa ser reavaliado, diz subsecretárioSpoiler!
O governo espera que o acordo do Mercosul com a União Europeia contribua para a modernização do setor automotivo brasileiro, hoje pouco integrado às cadeias internacionais, avalia o Ministério da Economia. “Temos que tornar o Brasil uma plataforma de exportações de automóveis”, afirmou o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz, destacando que o setor automotivo brasileiro “precisa ser reavaliado”. Para Ferraz, o fato de a indústria automotiva ser voltada hoje essencialmente para o mercado doméstico está por trás da baixa escala e do que chamou de atraso do setor.
https://exame.abril.com.br/economia/aco ... ui-7-anos/
Espero dois movimentos no setor automotivo. De um lado, a maior entrada de veículos e componentes feitos na europa oriental, especialmente de marcas secundárias e de baixo custo das grandes montadoras. Já boa parte de modelos como GOLF são (ou eram) usavam componentes da Europa oriental e eram montados no Brasil.
De outro, a maior integração com a industria automobilística europeia e não mais mexicana devido aos custos e similaridades de projetos. O movimento ocorria com o acordo de livre comércio do setor com o México. Isso significa que outros países vão correr atrás para firmar acordos similares e ceder, caso não queiram perder o mercado nacional.
A própria industria automobilística é favorável porque a viabilidade dos projetos dependem de escala e precisam ser mundiais. Dessa forma, eles precisam que os acordos permitam especialização dos países ou regiões sobre os modelos de carros e componentes. Por isso, os casos de carros (caminhões ou máquinas) feitos para o Brasil sumiram. No mínimo os projetos são para "países em desenvolvimento".Entra em vigor acordo de livre comércio entre Brasil e México para automóveis e autopeças
Nova medida não impõe qualquer barreira para importação e exportação, como cotas para isenções.
Entra em vigor nesta terça-feira (19) um acordo entre Brasil e México que estabelece, pela primeira vez, o livre comércio para importação de automóveis e autopeças entre os países. O decreto foi assinado em 2002 e a partir de agora retira quaisquer barreiras para as trocas comerciais.
https://g1.globo.com/carros/noticia/201 ... ecas.ghtmlSpoiler!
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7612
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2562 vezes
- Agradeceram: 1036 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Morre, Lee Iacocca, além de inventar um dos carros esportivos mais importantes do mundo, ele dirigiu a Ford e a Chrysler.
https://g1.globo.com/carros/noticia/201 ... 3uXWPC-oMo
https://g1.globo.com/carros/noticia/201 ... 3uXWPC-oMo
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
O mundo não dá voltas, dá cambalhotas.
Anos atrás meti tanto o pau no Agile e na Chevrolet. Agora estou quase sendo obrigado a comprar uma chevrolet montana (ou monstrana).
Preciso de um veículo com caçamba. E a Montana aparece entre os usados com melhor custo/benefício. Na casa de R$ 20 e poucos mil acha em bom estado.
Anos atrás meti tanto o pau no Agile e na Chevrolet. Agora estou quase sendo obrigado a comprar uma chevrolet montana (ou monstrana).
Preciso de um veículo com caçamba. E a Montana aparece entre os usados com melhor custo/benefício. Na casa de R$ 20 e poucos mil acha em bom estado.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39551
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2858 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Viraste roçeiro?Bourne escreveu: ↑Sex Jul 12, 2019 12:55 pm O mundo não dá voltas, dá cambalhotas.
Anos atrás meti tanto o pau no Agile e na Chevrolet. Agora estou quase sendo obrigado a comprar uma chevrolet montana (ou monstrana).
Preciso de um veículo com caçamba. E a Montana aparece entre os usados com melhor custo/benefício. Na casa de R$ 20 e poucos mil acha em bom estado.