tanques e blindados
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39552
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2860 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39552
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2860 vezes
Re: tanques e blindados
FEINDEF 2019: GDELS presents Spanish Army’s new Engineering Combat Vehicle
Nicholas Fiorenza, Madrid - Jane's Defence Weekly
General Dynamics European Land Systems - Santa Bárbara Sistemas (GDELS-SBS) announced in a press release on 24 May that it is presenting the Spanish Army's new Engineering Combat Vehicle (ECV) for the first time at the Feria Internacional de Defesa y Seguridad (FEINDEF), being held in Madrid on 29-31 May.
The tracked armoured vehicle is the latest version of the ASCOD/Pizarro family being built for the Spanish Ministry of Defence (MoD) and complements the 225 Phase I and II vehicles already delivered under the programme, GDELS-SBS said.
Nicholas Fiorenza, Madrid - Jane's Defence Weekly
General Dynamics European Land Systems - Santa Bárbara Sistemas (GDELS-SBS) announced in a press release on 24 May that it is presenting the Spanish Army's new Engineering Combat Vehicle (ECV) for the first time at the Feria Internacional de Defesa y Seguridad (FEINDEF), being held in Madrid on 29-31 May.
The tracked armoured vehicle is the latest version of the ASCOD/Pizarro family being built for the Spanish Ministry of Defence (MoD) and complements the 225 Phase I and II vehicles already delivered under the programme, GDELS-SBS said.
- EDSON
- Sênior
- Mensagens: 7303
- Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
- Localização: CURITIBA/PR
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Re: tanques e blindados
Ao pessoal que ama as armas americanas vistem o twiter abaixo e´uma boa fonte de informações para mim e espero que para o pessoal que gosta do assunto também.
https://twitter.com/RedKnightHQ66
https://twitter.com/RedKnightHQ66
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: tanques e blindados
29 de maio de 2019
Conheça o Veículo Tático Leve Scarabée da Arquus
Arquus Scarabée (clique nas imagens para ampliar)
A Arquus (ex-Renault Trucks Defense) revelou na Eurosatory 2018 o Scarabée, um novo veículo tático leve.
O trabalho de desenvolvimento do veículo começou em abril de 2017, com o primeiro exemplar sendo concluído em meados de maio de 2018, que acabou completando os testes iniciais no período que antecedeu ao show.
Destinado principalmente ao requisito de substituição do conhecido Panhard VBL e ainda não financiado pelo Exército Francês, o Scarabée, de acordo com a Arquus, também será direcionado a uma variedade de requisitos emergentes que exigem um veículo leve e ágil protegido com capacidade de fogo.
Para atingir um peso operacional de cerca de 8.000 kg, o Scarabée possui um corpo de blindagem composto monocoque com o pacote de acionamento híbrido baseado em motor a diesel localizado na parte traseira do veículo.
Grande parte da frente do veículo será dedicada à estocagem de equipamentos.
A célula central da tripulação do Scarabée acomoda quatro pessoas, com o motorista sentado na frente e no centro para melhorar a consciência situacional, complementada por uma cobertura de câmera de 360 ??graus. A cabine é totalmente digitalizada, plug and play, e contará com conectividade total com todos os outros componentes do programa de modernização Scorpion do Exército Francês.
O compartimento da tripulação possui uma porta de correr de cada lado, cujo design exclusivo reduz consideravelmente o esforço necessário para a entrada ou saída.
O Scarabée pode receber uma torre com metralhadora pesada de 12,7 mm, um canhão curto de 30 mm (com projéteis anti-blindado), um lançador MMP (míssil de médio alcance) ou radares. O teto é intercambiável, permitindo a equipagem de outras armas ou sistemas embarcados especificamente solicitados por futuros clientes.
Finalmente, para locomoção, o Scarabée integra dois motores. Um diesel de 300 hp e um elétrico de 75 kW (103 hp), alimentado por duas baterias. A propulsão elétrica tem quatro modos: híbrido, boost (usando os dois motores simultaneamente), totalmente elétrico (para maior discrição) e gerador (para recarregar outros sistemas). A Arquus também colocou este compartimento do motor na parte traseira de seu veículo blindado, para facilitar o acesso em caso de solução de problemas. A substituição do bloco do motor pode ser feita em menos de 45 minutos.
Em termos de mobilidade, as quatro rodas oversized de 20 polegadas são equipadas com pneus largos 365/80 R 20. A localização das rodas nas extremidades do veículo não só melhora a aproximação e os ângulos de saída, como também ajuda a capacidade de sobrevivência em caso de detonação de minas.
https://www.forte.jor.br/2019/05/29/con ... da-arquus/
abs.
arcanjo
Conheça o Veículo Tático Leve Scarabée da Arquus
Arquus Scarabée (clique nas imagens para ampliar)
A Arquus (ex-Renault Trucks Defense) revelou na Eurosatory 2018 o Scarabée, um novo veículo tático leve.
O trabalho de desenvolvimento do veículo começou em abril de 2017, com o primeiro exemplar sendo concluído em meados de maio de 2018, que acabou completando os testes iniciais no período que antecedeu ao show.
Destinado principalmente ao requisito de substituição do conhecido Panhard VBL e ainda não financiado pelo Exército Francês, o Scarabée, de acordo com a Arquus, também será direcionado a uma variedade de requisitos emergentes que exigem um veículo leve e ágil protegido com capacidade de fogo.
Para atingir um peso operacional de cerca de 8.000 kg, o Scarabée possui um corpo de blindagem composto monocoque com o pacote de acionamento híbrido baseado em motor a diesel localizado na parte traseira do veículo.
Grande parte da frente do veículo será dedicada à estocagem de equipamentos.
A célula central da tripulação do Scarabée acomoda quatro pessoas, com o motorista sentado na frente e no centro para melhorar a consciência situacional, complementada por uma cobertura de câmera de 360 ??graus. A cabine é totalmente digitalizada, plug and play, e contará com conectividade total com todos os outros componentes do programa de modernização Scorpion do Exército Francês.
O compartimento da tripulação possui uma porta de correr de cada lado, cujo design exclusivo reduz consideravelmente o esforço necessário para a entrada ou saída.
O Scarabée pode receber uma torre com metralhadora pesada de 12,7 mm, um canhão curto de 30 mm (com projéteis anti-blindado), um lançador MMP (míssil de médio alcance) ou radares. O teto é intercambiável, permitindo a equipagem de outras armas ou sistemas embarcados especificamente solicitados por futuros clientes.
Finalmente, para locomoção, o Scarabée integra dois motores. Um diesel de 300 hp e um elétrico de 75 kW (103 hp), alimentado por duas baterias. A propulsão elétrica tem quatro modos: híbrido, boost (usando os dois motores simultaneamente), totalmente elétrico (para maior discrição) e gerador (para recarregar outros sistemas). A Arquus também colocou este compartimento do motor na parte traseira de seu veículo blindado, para facilitar o acesso em caso de solução de problemas. A substituição do bloco do motor pode ser feita em menos de 45 minutos.
Em termos de mobilidade, as quatro rodas oversized de 20 polegadas são equipadas com pneus largos 365/80 R 20. A localização das rodas nas extremidades do veículo não só melhora a aproximação e os ângulos de saída, como também ajuda a capacidade de sobrevivência em caso de detonação de minas.
https://www.forte.jor.br/2019/05/29/con ... da-arquus/
abs.
arcanjo
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39552
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2860 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37991
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: tanques e blindados
Um dos vários possíveis concorrentes a um eventual programa para a nova família de VBTP-SL do exército daqui uns anos quem sabe.
abs
abs
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39552
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2860 vezes
Re: tanques e blindados
ASCOD com a torre Samson (canhão de 30mm, misseis anticarro Spike, TROPHY APS)
- EDSON
- Sênior
- Mensagens: 7303
- Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
- Localização: CURITIBA/PR
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Re: tanques e blindados
Carro blindado "super-protegido" não suportava projétil de 23 mm
Venho aqui falar de novo sobre blindagem passiva, muitos países estão anos luz no que se refere a isto não adianta querer que países que mesmo através de muito esforço como a Turquia este gargalo possa ser solucionado. Veja o caso da Índia como a possível replicação do canhão de 125mm e simplesmente não consegue fazer.
Local do confronto Líbia cidade de Trípoli.
Venho aqui falar de novo sobre blindagem passiva, muitos países estão anos luz no que se refere a isto não adianta querer que países que mesmo através de muito esforço como a Turquia este gargalo possa ser solucionado. Veja o caso da Índia como a possível replicação do canhão de 125mm e simplesmente não consegue fazer.
Local do confronto Líbia cidade de Trípoli.
- EDSON
- Sênior
- Mensagens: 7303
- Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
- Localização: CURITIBA/PR
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Re: tanques e blindados
Perdas de tanques no conflito Iemenita.
T34-85 - 09
T55 - 116
T62 - 45
T72 - 08
T80 - 06
AMX30 - 03
AMX56 Leclerc - 03
M60A1 - 17
M60A3 - 40
M1 ABRAMS - 11
T34-85 - 09
T55 - 116
T62 - 45
T72 - 08
T80 - 06
AMX30 - 03
AMX56 Leclerc - 03
M60A1 - 17
M60A3 - 40
M1 ABRAMS - 11
- Lywis
- Sênior
- Mensagens: 915
- Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
- Agradeceu: 96 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
Re: tanques e blindados
Estudos sobre a padronização de procedimentos para o emprego das viaturas Lince nas Operações de GLO
Por TC Cav André Ricardo da Conceição Barreto (Comandante do Centro de Adestramento Leste)
Em 2018, o Exército Brasileiro adquiriu 16 Viaturas Blindadas Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBM-LSR) Lince, para serem empregadas em proveito das ações do Comando Conjunto (CCj) na Intervenção Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Devido à aquisição desse novo Material de Emprego Militar (MEM), que possui diversas peculiaridades, foi necessária a elaboração de procedimentos operacionais para o seu emprego nas Op GLO na cidade do Rio de Janeiro.
O 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (15º RC Mec), como Organização Militar gestora desse novo MEM, participou de um esforço conjunto com o Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste) na elaboração de procedimentos operacionais, visando a capacitação técnica das guarnições para o emprego da VBMT e contribuindo com as suas experiências no emprego de tropas mecanizadas em Operações em Áreas Edificadas. Dessa maneira, foi possível consolidar tais conhecimentos com a expertise do CA- Leste, na preparação de tropas para operações dessa natureza.
Foram concebidas três situações que envolviam a necessidade de maior grau de proteção para a tropa, proporcionado pelas VBMT Lince:
– Ações de patrulhamento motorizado em áreas críticas;
– Ações de cerco e isolamento, e
– Ações de investimento.
Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2018, foi realizado o primeiro adestramento de emprego de frações utilizando as VBMT Lince. Na oportunidade, militares do 15º RC Mec e do 1º Esquadrão de Cavalaria Paraquedista (1º Esqd C Pqdt) participaram de instruções relativas à capacitação técnica para o uso da viatura e de oficinas com o uso de Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET), com o envolvimento dos Observadores e Controladores do Adestramento (OCA) e da Força Oponente do CA-Leste.
Dos estudos e adestramentos realizados com a VBMT Lince, observou-se que, embora a viatura forneça uma célula de sobrevivência blindada para a sua guarnição, os danos causados pelos projéteis nos para-brisas e no chassi demandariam, posteriormente, a substituição das peças atingidas, acarretando em custos elevados de manutenção.
Tal ação se devia à perda das caraterísticas balísticas do material avariado, diante de um futuro confronto.
Ressalta-se que, embora o para-brisas ofereça uma resistência de até 300 tiros, ao ser atingido ele fica fragmentado, diminuindo assim o campo visual do motorista a cada tiro recebido.
Figura 2: OCA do CA-Leste realizando a Análise Pós-Ação Parcial (APA Parcial) durante o treinamento de tropas dotadas de VBMT Lince (FOTO: CA-Leste)
Essas características evidenciaram uma diferença de emprego em relação às Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) URUTU e GUARANI, tendo em vista que essas não são avariadas quando atingidas por projéteis.
A peculiaridade de emprego da VBMT Lince, para as operações com maior grau de risco de confronto com os APOP, como nas ações de cerco e investimento, foi concebida de forma que se colocasse à frente da coluna de marcha uma VBTP URUTU ou GUARANI, a fim de receber os possíveis “fogos de contenção” dos Agentes Perturbadores da Ordem Pública (APOP). Isso permitiu que a tropa chegasse em segurança nas posições de cerco ou de investimento, onde as VBMT Lince seriam empregadas, a fim de dar maior flexibilidade para a manobra, nas demais vias de acesso não batidas pelos fogos diretos dos APOP.
Pelas suas reduzidas dimensões em relação às VBTP, a VBMT Lince permite o deslocamento da fração embarcada em vias de acesso mais estreitas, garantindo que a tropa atinja os objetivos mais profundos na sua Zona de Ação, evitando, assim, o confronto ao longo do itinerário e garantindo a ocupação de um ponto no interior da localidade com maior rapidez.
Figura 3: Proposta de organização de pelotões dotados de VBMT-LSR (FOTO: CA – Leste)
Observou-se nos treinamentos, sendo ratificado no emprego, que a melhor formação de uma fração com proteção blindada para operar em áreas edificadas de difícil acesso seria a constituída de um pelotão com a mescla de uma VBTP URUTU à frente, duas VBMT Lince ao centro e uma VBTP GUARANI, dotada com a estação de armas remotamente controlada REMAX¹ à retaguarda da coluna de marcha.
Figura 4: Atuação da Força Oponente do CA-Leste contra o Pelotão dotado de VBMT Lince (FOTO: CA – Leste)
A VBTP URUTU, dotada de elevada proteção blindada e ação de choque, por ser um pouco mais estreita que a VBTP GUARANI e quando deslocada à frente da fração, ofereceu maior proteção à tropa dos fogos de contenção dos APOP, possuindo também, maior facilidade para a transposição de obstáculos lançados pelos APOP no interior das comunidades.
Por outro lado, as VBMT Lince, mais ágeis e com relativa proteção blindada à tropa contra fogos fortuitos dos APOP, evitariam a concentração inicial dos fogos de contenção dos criminosos, atuando em vias de acesso adjacentes, explorando o avanço na localidade pelos flancos (realizando “golpes de sonda”), dando maior flexibilidade ao avanço das frações. Além disso, essas viaturas podem ser utilizadas na extração e apoio a elementos sob fogo, em áreas de difícil acesso.
O emprego da VBTP GUARANI à retaguarda ofereceu a devida proteção blindada à tropa, além possibilitar o aprofundamento de fogos precisos de proteção da fração, com o uso do REMAX.
A VBMT Lince, tendo em vista uma gama de peculiaridades para a sua operação e emprego, não pode ser encarada como uma simples VBTP. O preparo das frações deve ser realizado nos mesmos moldes das guarnições de blindados, onde a capacitação técnica e tática é realizada mantendo-se sempre a integridade tática da fração.
Do exposto, pode-se concluir que, a melhor constituição de um pelotão de fuzileiros para seu emprego em Op GLO em áreas de alto risco, na cidade do Rio de Janeiro, pode ser com a combinação da dotação das VBTP (GUARANI e URUTU), com as VBMT Lince.
Os procedimentos operacionais concebidos pelo trabalho conjunto entre o CA-Leste e o 15º RC Mec foram ratificados, pelo largo e exitoso emprego das Viaturas Blindadas nas Op GLO realizadas pelo CCj, durante a Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro. Essas viaturas proporcionaram às tropas maior mobilidade tática, proteção blindada e ação de choque, em particular nas Operações de Cerco e Investimento em áreas críticas. Além disso, contribuíram também para o aumento do poder dissuasório da tropa, inibindo qualquer iniciativa por parte dos APOP, mitigando, assim, os riscos de danos colaterais nas operações realizadas.
Portanto, pode-se inferir que o emprego dessas Viaturas Blindadas nas Op GLO, no âmbito do Comando Militar do Leste, torna-se imprescindível para o sucesso das operações.
https://www.defesaaereanaval.com.br/exe ... oes-de-glo
Por TC Cav André Ricardo da Conceição Barreto (Comandante do Centro de Adestramento Leste)
Em 2018, o Exército Brasileiro adquiriu 16 Viaturas Blindadas Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBM-LSR) Lince, para serem empregadas em proveito das ações do Comando Conjunto (CCj) na Intervenção Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Devido à aquisição desse novo Material de Emprego Militar (MEM), que possui diversas peculiaridades, foi necessária a elaboração de procedimentos operacionais para o seu emprego nas Op GLO na cidade do Rio de Janeiro.
O 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (15º RC Mec), como Organização Militar gestora desse novo MEM, participou de um esforço conjunto com o Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste) na elaboração de procedimentos operacionais, visando a capacitação técnica das guarnições para o emprego da VBMT e contribuindo com as suas experiências no emprego de tropas mecanizadas em Operações em Áreas Edificadas. Dessa maneira, foi possível consolidar tais conhecimentos com a expertise do CA- Leste, na preparação de tropas para operações dessa natureza.
Foram concebidas três situações que envolviam a necessidade de maior grau de proteção para a tropa, proporcionado pelas VBMT Lince:
– Ações de patrulhamento motorizado em áreas críticas;
– Ações de cerco e isolamento, e
– Ações de investimento.
Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2018, foi realizado o primeiro adestramento de emprego de frações utilizando as VBMT Lince. Na oportunidade, militares do 15º RC Mec e do 1º Esquadrão de Cavalaria Paraquedista (1º Esqd C Pqdt) participaram de instruções relativas à capacitação técnica para o uso da viatura e de oficinas com o uso de Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET), com o envolvimento dos Observadores e Controladores do Adestramento (OCA) e da Força Oponente do CA-Leste.
Dos estudos e adestramentos realizados com a VBMT Lince, observou-se que, embora a viatura forneça uma célula de sobrevivência blindada para a sua guarnição, os danos causados pelos projéteis nos para-brisas e no chassi demandariam, posteriormente, a substituição das peças atingidas, acarretando em custos elevados de manutenção.
Tal ação se devia à perda das caraterísticas balísticas do material avariado, diante de um futuro confronto.
Ressalta-se que, embora o para-brisas ofereça uma resistência de até 300 tiros, ao ser atingido ele fica fragmentado, diminuindo assim o campo visual do motorista a cada tiro recebido.
Figura 2: OCA do CA-Leste realizando a Análise Pós-Ação Parcial (APA Parcial) durante o treinamento de tropas dotadas de VBMT Lince (FOTO: CA-Leste)
Essas características evidenciaram uma diferença de emprego em relação às Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) URUTU e GUARANI, tendo em vista que essas não são avariadas quando atingidas por projéteis.
A peculiaridade de emprego da VBMT Lince, para as operações com maior grau de risco de confronto com os APOP, como nas ações de cerco e investimento, foi concebida de forma que se colocasse à frente da coluna de marcha uma VBTP URUTU ou GUARANI, a fim de receber os possíveis “fogos de contenção” dos Agentes Perturbadores da Ordem Pública (APOP). Isso permitiu que a tropa chegasse em segurança nas posições de cerco ou de investimento, onde as VBMT Lince seriam empregadas, a fim de dar maior flexibilidade para a manobra, nas demais vias de acesso não batidas pelos fogos diretos dos APOP.
Pelas suas reduzidas dimensões em relação às VBTP, a VBMT Lince permite o deslocamento da fração embarcada em vias de acesso mais estreitas, garantindo que a tropa atinja os objetivos mais profundos na sua Zona de Ação, evitando, assim, o confronto ao longo do itinerário e garantindo a ocupação de um ponto no interior da localidade com maior rapidez.
Figura 3: Proposta de organização de pelotões dotados de VBMT-LSR (FOTO: CA – Leste)
Observou-se nos treinamentos, sendo ratificado no emprego, que a melhor formação de uma fração com proteção blindada para operar em áreas edificadas de difícil acesso seria a constituída de um pelotão com a mescla de uma VBTP URUTU à frente, duas VBMT Lince ao centro e uma VBTP GUARANI, dotada com a estação de armas remotamente controlada REMAX¹ à retaguarda da coluna de marcha.
Figura 4: Atuação da Força Oponente do CA-Leste contra o Pelotão dotado de VBMT Lince (FOTO: CA – Leste)
A VBTP URUTU, dotada de elevada proteção blindada e ação de choque, por ser um pouco mais estreita que a VBTP GUARANI e quando deslocada à frente da fração, ofereceu maior proteção à tropa dos fogos de contenção dos APOP, possuindo também, maior facilidade para a transposição de obstáculos lançados pelos APOP no interior das comunidades.
Por outro lado, as VBMT Lince, mais ágeis e com relativa proteção blindada à tropa contra fogos fortuitos dos APOP, evitariam a concentração inicial dos fogos de contenção dos criminosos, atuando em vias de acesso adjacentes, explorando o avanço na localidade pelos flancos (realizando “golpes de sonda”), dando maior flexibilidade ao avanço das frações. Além disso, essas viaturas podem ser utilizadas na extração e apoio a elementos sob fogo, em áreas de difícil acesso.
O emprego da VBTP GUARANI à retaguarda ofereceu a devida proteção blindada à tropa, além possibilitar o aprofundamento de fogos precisos de proteção da fração, com o uso do REMAX.
A VBMT Lince, tendo em vista uma gama de peculiaridades para a sua operação e emprego, não pode ser encarada como uma simples VBTP. O preparo das frações deve ser realizado nos mesmos moldes das guarnições de blindados, onde a capacitação técnica e tática é realizada mantendo-se sempre a integridade tática da fração.
Do exposto, pode-se concluir que, a melhor constituição de um pelotão de fuzileiros para seu emprego em Op GLO em áreas de alto risco, na cidade do Rio de Janeiro, pode ser com a combinação da dotação das VBTP (GUARANI e URUTU), com as VBMT Lince.
Os procedimentos operacionais concebidos pelo trabalho conjunto entre o CA-Leste e o 15º RC Mec foram ratificados, pelo largo e exitoso emprego das Viaturas Blindadas nas Op GLO realizadas pelo CCj, durante a Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro. Essas viaturas proporcionaram às tropas maior mobilidade tática, proteção blindada e ação de choque, em particular nas Operações de Cerco e Investimento em áreas críticas. Além disso, contribuíram também para o aumento do poder dissuasório da tropa, inibindo qualquer iniciativa por parte dos APOP, mitigando, assim, os riscos de danos colaterais nas operações realizadas.
Portanto, pode-se inferir que o emprego dessas Viaturas Blindadas nas Op GLO, no âmbito do Comando Militar do Leste, torna-se imprescindível para o sucesso das operações.
https://www.defesaaereanaval.com.br/exe ... oes-de-glo
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39552
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2860 vezes
Re: tanques e blindados
Que projecto Alemão? Novo CC?
Isso eles estão a fazer em conjunto com os Franceses.
Isso eles estão a fazer em conjunto com os Franceses.
- EDSON
- Sênior
- Mensagens: 7303
- Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
- Localização: CURITIBA/PR
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Re: tanques e blindados
Desenho apareceu se é de acordo com a realidade não sei assim que obter mais informações eu repasso. Seria um outro projeto uma especie de tanque leve com canhão de 105mm.cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Jun 08, 2019 1:21 pm Que projecto Alemão? Novo CC?
Isso eles estão a fazer em conjunto com os Franceses.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13904
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2393 vezes
Re: tanques e blindados
Rapaz, isso é idêntico ao PL-01 Polonês. Talvez seja esboço da adaptação do Lynx, mas o projeto é esquisito. Se a torre possui recarregamento automático, falta muito espaço para armazenas munição e também pro sistema de recarregamento automático. Dificilmente deve sair do papel para venda pra algum país, pois com o E-MBT duvido que os Alemães se interessem em """"""carros de combate""""""" leve - com todas as aspas possíveis - com canhão 105 mm. Já mudaram pra 130 mm por acusa da reclamação quanto a penetração contra carros de combates Russos, imagine 105 mm.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39552
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2860 vezes
Re: tanques e blindados
Two Philippine Army M113A2s (equipped with FV101 Scorpion turrets and L23A1 76mm guns) during Balikatan 2019