Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16426 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 04, 2019 5:18 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Qui Abr 04, 2019 4:20 pm Esse LST 120 sairia por quanto cada um? Alguma noção.
A MB precisaria de quantos desses? Uns 2?
Achei o navio extraordinário.
Pena que um desses só deve entrar no radar da MB em 2030...acho eu.
Não há informação no site da Damen sobre preços. Mas em se tratando de navios pequenos em relação a outros para o mesmo tipo de serviço, não devem ser muito caros. Até porque a construção deles também é modular, ficando por conta do cliente a capacidade e a complexidade do produto a ser adquirido.

O antigo PEAMB da marinha falava em 5 navios de transporte. O número de referência então deve ser este.

A brigada anfíbia da FFE possui em torno de 7 mil homens quando completa. Para saber o número total de navios anfíbios e de apoio para a FFE tem de começar a pensar a partir deste número. Não é pouca coisa. Só para a infantaria seriam necessários 4 navios, ao menos, já que no futuro a MB pretende que esta brigada seja quaternária. Daí é contar e adicionar os elementos de apoio ao combate e de aviação que fazem parte da FT.

abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16427 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sex Abr 05, 2019 2:44 am

Que sonho seria contar com 5 desses, mais o Bahia e o Atlântico, tudo junto.

Seria uma capacidade de desembarque anfíbio excelente.

Nesse cenário hipotético (de 5 navios desses com a atual frota), só EUA teriam capacidades melhores? Desconheço meios ingleses, russos, chinos e indianos equiparáveis a esses no que diz respeito exclusivamente ao desembarque (sem contar escoltas).

Outra coisa, se não estou enganado o casco desse navio tem forma chata, tipo os mercantes, o que facilita a construção, certo?




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16428 Mensagem por Crisaman » Sex Abr 05, 2019 12:02 pm

O próximo programa de aquisição da marinha provavelmente será o de OPV de 1800 toneladas. No cenário atual fazem muita falta.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16429 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 06, 2019 12:46 am

Marcelo Ponciano escreveu: Sex Abr 05, 2019 2:44 am Que sonho seria contar com 5 desses, mais o Bahia e o Atlântico, tudo junto.
Seria uma capacidade de desembarque anfíbio excelente.
Nesse cenário hipotético (de 5 navios desses com a atual frota), só EUA teriam capacidades melhores? Desconheço meios ingleses, russos, chinos e indianos equiparáveis a esses no que diz respeito exclusivamente ao desembarque (sem contar escoltas).
Outra coisa, se não estou enganado o casco desse navio tem forma chata, tipo os mercantes, o que facilita a construção, certo?
Esses LST são basicamente navios de transporte. São bons para levar as tropas de apoio.
No nosso caso, além do Atlântico, precisamos de pelo menos dois NDD para levar os btl inf fuz nvs. Isso na forma ideal a fim de propiciar uma capacidade de mobilização da bgda anfíbia na integra. Coisa que dificilmente faremos um dia.
Seria mais ou menos assim:

4 NDM (Atlântico)
2 NDD (Bahia e...)
5 LST (Damen?)
5 NApLog (Wave Ruller?)

Essa foi a requisição da MB para a organização da esquadra em relação ao apoio da FFE relativa a primeira edição do PEAMB.

Pode se ver que não chegamos a metade do desejado, ou necessário, mas pelo menos é melhor do que nada.

O NDCC americano saiu finalmente do PMG e esta sendo reintegrado à esquadra. Seu tempo de vida é uma incognita. Além deles os dois NDCC ingleses também estão ai. Mas fato é que todo são ultrapassados e já contam com muitos anos. Não são ideais para o que se pretende nos anos vindouros, além de que seu custo de manutenção e operacional é bastante caro. A mesma situação das nossas fragatas.

Enfim, as necessidades são muitas, as prioridades também e o dinheiro é sempre pouco para qualquer uma delas.
Vamos aguardar para ver o que vai acontecer. Se houver compras de oportunidade, com certeza elas devem ser muito bem apresentadas. Porque navios novos mesmo, so no planejamento e olhe lá.

Abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16430 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 06, 2019 1:16 pm

Uma notícia da LAAD deste ano. O RFI para o navio de apoio antartico foi lançado. Espera-se agora os interessados se manifestarem.

https://www.defesaaereanaval.com.br/nav ... ico-napant

abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16431 Mensagem por Lord Nauta » Seg Abr 08, 2019 12:05 am

Crisaman escreveu: Sex Abr 05, 2019 12:02 pm O próximo programa de aquisição da marinha provavelmente será o de OPV de 1800 toneladas. No cenário atual fazem muita falta.
Prezados senhores,

Em relação a compras de oportunidade de navios de segunda mão pela MB acredito que ficarão resumidas aos seguintes meios:

1. NaApLo classe Wave;
2. NCM de origem sueca ou italiana; e
3. Outros navios de apoio ou para a DHN.

Acredito que a MB dificilmente ira obter, por exemplo, navios de escolta. A modernização da Barroso, a conclusão das repotencialização das Julio de Noronha e da Jaceguai e tês FCN e a estratégia para se evitar a compra de navios de segunda mão. As belonaves citadas serão substituídas por FCT ou Meko 200.
Em relação a navios anfíbios poderá haver a obtenção caso algum navio, por exemplo, de origem europeia com no máximo 20 anos de idade seja colocado a disposição ou algum exemplar da US Navy em muito boas condições de conservação.
Os próximos passos em relação a meios navais será a conclusão da construção dos NaPa 500 ex-Eisa e a de NaPaOc.

Sds

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16432 Mensagem por jambockrs » Seg Abr 08, 2019 11:59 am

Meus prezados




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16433 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 08, 2019 10:45 pm

Lord Nauta escreveu: Seg Abr 08, 2019 12:05 amPrezados senhores,
Em relação a compras de oportunidade de navios de segunda mão pela MB acredito que ficarão resumidas aos seguintes meios:
1. NaApLo classe Wave;
2. NCM de origem sueca ou italiana; e
3. Outros navios de apoio ou para a DHN.
Acredito que a MB dificilmente ira obter, por exemplo, navios de escolta. A modernização da Barroso, a conclusão das repotencialização das Julio de Noronha e da Jaceguai e tês FCN e a estratégia para se evitar a compra de navios de segunda mão. As belonaves citadas serão substituídas por FCT ou Meko 200.
Em relação a navios anfíbios poderá haver a obtenção caso algum navio, por exemplo, de origem europeia com no máximo 20 anos de idade seja colocado a disposição ou algum exemplar da US Navy em muito boas condições de conservação.
Os próximos passos em relação a meios navais será a conclusão da construção dos NaPa 500 ex-Eisa e a de NaPaOc.
Sds
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Olá Nauta,

Me parece que o caso do único classe Wave disponível parece estar encaminhado e é só questão de tempo e negociar um preço adequado a se pagar por ele. Desde que os ingleses não queiram nos esfolar a pele, o navio deve estar por aqui ano que vem ou mais tardar em 2021. O Fort Victória também seria uma aquisição para lá de desejável, mas o navio passou recentemente por um PMG completo e a RN não irá se livrar dele antes de 2030. O irmão dele infelizmente, salvo engano, virou sucata, embora ainda fosse um navio relativamente novo... para os nossos padrões claro.

A MB ainda não deu uma posição oficial sobre a substituição dos navios varredores, mas sabe-se que há uma decisão no sentido de o mais breve possível definir um navio em seu lugar. Os suecos parece terem alguma vantagem neste aspecto, dada a proposta feita no ano passado. Mas italianos e alemães estão também no páreo. A ver como se disporá a questão orçamentária, que até o momento é o que impede a MB de fechar o negócio.

Se aquele percentual de 10% aprovados do FMM realmente vier a se tornar real, no curto prazo haverá a possibilidade tanto de resolver no curto e médio prazo o problema dos Macaé como a compra por oportunidade de vários navios de apoio necessários as capitânias e distritos navais. Vamos torcer para que dê certo.

O NaPaOc deve dar um pouco mais de trabalho, já que o investimento nele exigirá valores bem além do que a reserva do FMM poderá dispor. A MB vai ter que decidir entre utilizar o mesmo esquema hora empregado para adquirir as CCT ou partir para a seleção de um estaleiro que seja capaz de colocar o projeto do CPN no mar com os menores custo possíveis.

Aliás, é bom lembrar que um navio de patrulha não é um navio de guerra, e portanto seu projeto e construção são bem menos exigentes e complexos do que estes. O custo acompanha essa lógica. Se o projeto do CPN for algo que possa ser aproveitado dentro deste raciocínio, não vejo porque não fazê-lo. Ademais, com são navios mais simples, tanto os NaPa 500 BR como os NaPaOc do CPN pela quantidade que irão demandar, podem servir perfeitamente de base para teste e emprego de quase todos os sistemas hoje em projeto em desenvolvimento, seja pelo menor risco e pela menos complexidade de uso e aplicação.

Estou aqui de dedos cruzados para que um segundo lote das Meko 100 seja envidado no curtíssimo prazo, pois a janela política - e financeira/orçamentária - para isso é menor ainda. Seriam no mínimo mais 4 navios para substituir todas as Inhaúma. Na sequência pode-se começar a pensar na substituição das Niterói e T-22, quiçá na mesma proporção 1x1, o que nos permitiria pensar em até 10 unidades da Meko 200. Seriam em todo caso 18 navios que a MB pretende. Ou talvez, numa outra hipótese, 6 Meko 200 e 4 fragatas pesadas. Esta última alternativa me parece mais viável e equilibrada para a nossa realidade.

Quanto a navios anfíbios, nos próximos anos não há perspectiva de navios a serem aproveitados em compras de oportunidade. Conquanto, sou de opinião que deveríamos nos fixar no apronto do projeto de navio de transporte do CPN e na aquisição de mais 1 ou 2 NDD a fim de possibilitar o deslocamento primário de ao menos uma UAnf do fuzileiros navais. O previsto na primeira edição do PEAMB foi parcialmente atingido e poderia ser alcançado adaptando-se o mesmo as oportunidades e navios já dispostos pela esquadra no presente momento. Temos o Atlântico e o Bahia. Teremos possivelmente mais um navio tanque na forma do Wave Ruler. Ainda faltaria comprar mais um navio de apoio e como disse 1 ou 2 NDD para oferecer um apoio verdadeiramente efetivo à FFE. Isso pode ser conseguido tanto por compra de oportunidade, que creio ter poucas chances nos próximos dez anos em relação a navios semi-novos, ou por aquisição de modelos importados novos mas que caibam no bolso da MB e façam o trabalho.

abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16434 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 08, 2019 10:49 pm

Se a MB conseguir as verbas necessárias para adquirir o sistema inglês, seria salutar que o investimento feito na compra de mais NaApOc como os recém adquiridos fosse incrementado. São meios simples e baratos de se operar e comprar. E principalmente, podem ser conseguidos por aqui mesmo.

abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16435 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 12, 2019 5:32 pm

Politica Naval- Planejamento Estratégico da Marinha visando o futuro da forca naval

https://www.defesaaereanaval.com.br/nav ... olOGdlIUPo

Leitura mais que recomendada.

abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16436 Mensagem por Lord Nauta » Qua Abr 17, 2019 8:49 pm

Provavelmente em breve teremos noticias dos NaPa 500 ex-Eisa e do PRONAPA.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16437 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 18, 2019 6:06 pm

O que já seria de bom alvitre. Passou do tempo da patrulha naval ser levada a sério pelo comando da MB.

abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16438 Mensagem por Lord Nauta » Sex Abr 19, 2019 9:13 pm

jambockrs escreveu: Seg Abr 08, 2019 11:59 am Meus prezados


Em minha opinião além do sistema apresentado no vídeo a MB deveria ter um navio de salvamento capaz de embarcar, entre outros, os veículos citados, além de ser dotado de hangar.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16439 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 19, 2019 10:38 pm

Bem, pode não ser exatamente a solução dos sonhos, mas, tendo em vista a realidade que temos aqui, o uso dos Navios de Apoio Oceânico recém adquiridos deve ser vista como uma alternativa factível e viável para o emprego destes meios de resgate, já que, acredito eu, a MB deva em alguma data futura continuar a investir na compra de oportunidade ou mesmo de navios novos deste tipo, que são relativamente baratos de obter aqui mesmo no Brasil.

Um navio dedicado seria um projeto de longo prazo. E como o sistema acima é basicamente modular e pode ser aerotransportado, adquirir uma quantidade tal que possa ser empregada nos meios afetos aos DN ao longo do litoral é algo que pode oferecer solução de menor custo para a MB.

Como eu disse, pode não ser a melhor solução, mas por US 50 milhões cada sistema, se dispor dessa capacidade e ainda podendo adequá-la aos navios de apoio disponíveis ao longo do litoral, e que devem e podem ser aumentados no curto e médio prazo, me parece o mais racional. Ao menos até que o problema do financiamento da defesa seja definitivamente encarado e resolvido.

abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16440 Mensagem por knigh7 » Dom Abr 21, 2019 3:42 am

20 de Abril 2019
CCT - Disputa por Sistemas de Armas e Sensores na Tamandaré
Europeias disputam venda de armas e sensores para Programa de Corvetas Classe Tamandaréda Marinha
matéria completa em:

http://www.defesanet.com.br/cct/noticia ... Tamandare/




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