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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1936 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 28, 2019 4:03 pm

Como diz o cito popular... "o seguro morreu de velho". :mrgreen:
Vamos torcer agora para que os encaminhamentos burocráticos sejam feitos a contento e até o final do ano o contrato esteja amarrado.
Se a MB anunciou o vencedor, é porque tem o aval do Planalto.
O presidente, que não é trouxa e nem nada, parece está fazendo o seu pé de meia junto as ffaa's.
Será um navio bem capaz, e com certeza poderá substituir sem maiores problemas toda a frota atual da MB.
Estimo que se os alemães vencerem o projeto da Type 31e, eles tenham uma mão dentro para conseguir encetar o navio aqui também, já que se trata da Meko 200 com pouco mais de 4 mil ton.
Se o preço combinar, pode ser o terceiro lote que a MB precisa, para depois pensar em fragatas de 6 mil ton para daqui uns 10 anos.
Vamos torcer para que as coisas saiam como planejado.
O cronograma de entrega previsto é de 2024 a 2028. Muito longo e demorado para apenas 4 navios.
Se rolar uma grana extra, talvez possamos adiantar esse cronograma. Os alemães não teriam qualquer problema em fazer isso. Na Alemanha. Aqui eu já duvido.

abs.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1937 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Mar 28, 2019 4:24 pm

Pois é. A MB tem que assinar esse contrato para ontem, de preferência com uma multa astronômica para Ministro da Fazenda nenhum querer meter o dedo nos próximos 20 anos. Se não fosse isso o PROSUB não tinha nem terminado a construção da base naval, tudo teria ido por água a baixo no primeiro Governo Dilma.

Em tempo, realmente, essa tonelagem surpreendeu positivamente. É porte de fragata leve, e está bem armada para nossas necessidades, tomara que tenha pelo menos mais dois lotes.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1938 Mensagem por Fábio Machado » Qui Mar 28, 2019 4:32 pm

Maravilha!

Escolheram o melhor navio, na minha opinião. Espero que de tudo certo para a marinha.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1939 Mensagem por saullo » Qui Mar 28, 2019 4:41 pm

Isso é fragata, que bom.
Tem dimensões próximas da classe Leander, que foi espinha dorsal da Royal Navy nos anos 60, 70 e 80.

Abraços




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1940 Mensagem por Fab-Wan » Qui Mar 28, 2019 5:09 pm

O VLS do Sea Ceptor, pelo menos na arte apresentada, parece ser o "mushrooms" utilizado na mordernização das Type 23, ou seja, individual. Doze mísseis, é muito pouco!




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1941 Mensagem por Super Flanker » Qui Mar 28, 2019 5:32 pm

Que bacana. Confesso que estava temeroso de que isso tudo virasse um FX da vida.
Esses navios serão construídos no Brasil?




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1942 Mensagem por Fábio Machado » Qui Mar 28, 2019 6:04 pm

Super Flanker escreveu: Qui Mar 28, 2019 5:32 pm Que bacana. Confesso que estava temeroso de que isso tudo virasse um FX da vida.
Esses navios serão construídos no Brasil?
Serão construídas no estaleiro Oceana em Santa Catarina




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1943 Mensagem por gogogas » Qui Mar 28, 2019 7:31 pm

Excelente noticia ,será que a Barroso será modernizada com os meios selecionados pelo consórcio ?




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1944 Mensagem por gogogas » Qui Mar 28, 2019 7:51 pm

Ja que o projeto vencedor possui seus equipamentos escolhidos e tudo de ponta ,sugiro que o próximo programa da MB de comprar navios patrulhas oceánicos ,sejam com produtos nacionais nos meios construídos como Siconta, SLT nacional, Alça optrônica Atenas, SLDM, Radar Gaivota-X, entre outros dando oportunidades para nossa BID .....




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1945 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 28, 2019 7:57 pm

gogogas escreveu: Qui Mar 28, 2019 7:31 pm Excelente noticia ,será que a Barroso será modernizada com os meios selecionados pelo consórcio ?
A modernização dela, com parte dos sistemas utilizados nas Tamandarés, faz parte do offset.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1946 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 28, 2019 8:13 pm

gogogas escreveu: Qui Mar 28, 2019 7:51 pm Ja que o projeto vencedor possui seus equipamentos escolhidos e tudo de ponta ,sugiro que o próximo programa da MB de comprar navios patrulhas oceánicos ,sejam com produtos nacionais nos meios construídos como Siconta, SLT nacional, Alça optrônica Atenas, SLDM, Radar Gaivota-X, entre outros dando oportunidades para nossa BID .....
Esta é uma questão que deve ser debatida mais para a frente. O CPN tem o seu projeto baseado no casco da CV-3, mas honestamente, se a MB abriu mão do seu projeto em nome de um pragmatismo técnico e financeiro mais objetivo, acho muito difícil que o futuro NaPaOc não seja uma Meko 100 light.

Agora, se os insumos da BID e industria nacional vão ter vez, só vendo para crer.

Talvez, como os navios patrulhas são bem mais baratos de se comprar e construir, e portanto, podem ser teoricamente comprados em maiores quantidades, isso este fator influencie a decisão da MB. Por hora os NaPaOC seriam 12. O NaPa 500 BR em torno de 4 dezenas de navios. Mas isso foi o plano anterior. Hoje não se sabe se tais números permanecem ou se foram alterados e a MB não fala nada sobre o assunto. A não ser quando questionada. E como ninguém perguntou... :roll:

abs.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1947 Mensagem por GIL » Qui Mar 28, 2019 8:16 pm

Os alemaes tinham o projeto da meko a100 e a200

Porque optamos por um projeto distinto a ambos, mais que é chamado de a100 quando a nivel de tonelagem ta mais proximo do a200?
O que a MB buscou ganhar com esse modelo distinto no referente aos outros ja existentes?




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1948 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 28, 2019 8:41 pm

Gil, o projeto das Meko é caracterizado pela extrema modularidade. Tanto a A100 como a A200 podem ser adaptadas aos mais diversos requisitos de cada cliente.
A tonelagem é algo bastante variável neste conceito. Ela pode distender, e muito, de acordo com as necessidades.
No nosso caso, como os requisitos permitiam um navio de até 4 mil toneladas, o que os alemães fizeram foi juntar o útil ao agradável, que é o custo mais baixo das A100 às características marinheiras da A200. Tudo isso baseado naquele primeiro projeto.
A A200 pode chegar até 5 mil toneladas se for o caso, enquanto a A100 presente no nosso caso, dispõe das 3400 toneladas de deslocamento.
O fato é que a Meko é como um grande prato self service. Você pode montar elas de acordo com seu gosto e seu bolso.
Aliás, seria uma atitude de bom senso a MB antes de pensar novamente em fragatas de 6 mil toneladas novamente, pensar consigo se a nossa praia não ficaria melhor apenas com navios de no máximo 4 ou 4,5 mil toneladas, que é talvez o máximo que por aqui se possa conseguir comprar, e mais importante, manter.
Como disse certa vez o Brig Saito, "eles são bons e não assustam ninguém".

abs.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1949 Mensagem por Zelhos » Qui Mar 28, 2019 8:49 pm

gogogas escreveu: Qui Mar 28, 2019 7:51 pm Ja que o projeto vencedor possui seus equipamentos escolhidos e tudo de ponta ,sugiro que o próximo programa da MB de comprar navios patrulhas oceánicos ,sejam com produtos nacionais nos meios construídos como Siconta, SLT nacional, Alça optrônica Atenas, SLDM, Radar Gaivota-X, entre outros dando oportunidades para nossa BID .....
Pelo que entendi, os equipamentos foram oferecidos, mas durante o projeto podem ser substituídos por outros nacionais. Segundo o quê foi dito, o índice de nacionalização do último navio será de 40%, com certeza vão tentar aumentar isso.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1950 Mensagem por gogogas » Qui Mar 28, 2019 9:25 pm

Seria interessante , depois de assinar o contrato e garantir os recursos , o primeiro passo deveria modernizar a Barroso com os sistemas eletrônicos e armamentos das Tamandaré para deixar para treinamentos para as futuras tripulações das próximas corvetas !




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