Programa de mísseis da MB
Moderador: Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
- Marcelo Ponciano
- Sênior
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
Re: Programa de mísseis da MB
Interessante, dessa vez mostrou o alvo. E o míssil passou bem perto.
Considerando que aparentemente tinha as dimensões de uma boia, podemos dizer que se fosse um navio tinha acertado.
Considerando que aparentemente tinha as dimensões de uma boia, podemos dizer que se fosse um navio tinha acertado.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
-
- Intermediário
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 1 vez
Realmente o segundo lançamento mostrou melhor todo processo e fiquei imaginando o que se usa como alvo para um teste desses...
Outra curiosidade que tinha como leigo e como era feito o carregamento do míssil no navio....e como e feito isso em alto mar
Aprendo muito com vcs
Outra curiosidade que tinha como leigo e como era feito o carregamento do míssil no navio....e como e feito isso em alto mar
Aprendo muito com vcs
- FCarvalho
- Sênior
O trabalho está sendo feito a contento. A Avibrás e outros empresas nacionais fazem parte dele.
Se tudo sair como esperado, em dois ou três anos teremos o míssil totalmente operacional.
abs.
Se tudo sair como esperado, em dois ou três anos teremos o míssil totalmente operacional.
abs.
Carpe Diem
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 237 vezes
- Agradeceram: 541 vezes
MANSUP com alcance entre 120 e 150 km... Confere?
----------------
amor fati
amor fati
- Marcelo Ponciano
- Sênior
Eu costumo confiar bastante nas informações do Caiafa. Das duas uma: ou ele sabe de informação classificada que não sabemos (tipo algum upgrade em uma segunda fase de desenvolvimento do Masup) ou ele simplesmente cometeu um deslize (o que é compreensível, considerando que era uma live no youtube e não tem como editar o vídeo depois)
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 237 vezes
- Agradeceram: 541 vezes
Já faz algum tempo que se fala que o desempenho do motor foguete possibilitou um pouco mais de alcance, uns 10%. Agora, praticamente dobrar o alcance do mesmo é um negócio meio esquisito. Desconheço míssil dessa categoria com mais de 100 km movido por foguete... Ou é deslize de informação ou a Avibras fez algum milagre com seu propulsor.
----------------
amor fati
amor fati
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2392 vezes
Não existe milagre, motor foguete tem um consumo enorme de combustível. Para fazer um míssil do tamanho do MANSUP ter um alcance desse, só com uma turbina e isso não tem no míssil. Me parece um deslize ou sacrificaram a ogiva para colocar mais combustível.
Na minha opinião já deveriam pensar numa turbina para substituir esse motor foguete.
Na minha opinião já deveriam pensar numa turbina para substituir esse motor foguete.
- Marcelo Ponciano
- Sênior
Não sei se é possível, mas é extremamente válido e inteligente, considerando que a finalidade do teste era analisar os sistemas e telemetria. Quanto mais tempo ele voasse melhor seria para o teste.gabriel219 escreveu: ↑Qua Mar 27, 2019 1:12 pm Me parece um deslize ou sacrificaram a ogiva para colocar mais combustível.
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2392 vezes
Pra teste sim, mas sacrificar uma ogiva, que já é considerada baixa, para versão final não seria inteligente. É uma das críticas que há sobre o JSM, de possuir ogiva pequena demais para enfrentar navios. Ainda mais um subsônico e que emitirá uma assinatura visual tremenda, sem capacidade de manobra - falando do nosso míssil.Marcelo Ponciano escreveu: ↑Qua Mar 27, 2019 1:16 pmNão sei se é possível, mas é extremamente válido e inteligente, considerando que a finalidade do teste era analisar os sistemas e telemetria. Quanto mais tempo ele voasse melhor seria para o teste.gabriel219 escreveu: ↑Qua Mar 27, 2019 1:12 pm Me parece um deslize ou sacrificaram a ogiva para colocar mais combustível.
- FCarvalho
- Sênior
Sei não. Tenho cá pra mim que essevmissil quando estiver pronto vai sair bem diferente do Exocet BII que o originou.
Estou apostando que esse Mansup nada mais é do que uma bancada de teste e desenvolvimento para o que vem depois.
Se ele der certo e atingir os parâmetros de desenvolvimento desejados, ótimo, se não, saberemos o que não fazer em relação a seu eventual substituto nacional.
Abs
Estou apostando que esse Mansup nada mais é do que uma bancada de teste e desenvolvimento para o que vem depois.
Se ele der certo e atingir os parâmetros de desenvolvimento desejados, ótimo, se não, saberemos o que não fazer em relação a seu eventual substituto nacional.
Abs
Carpe Diem
- Marcelo Ponciano
- Sênior
Claro, você está certo, eu me referia exclusivamente ao teste. Até porque o máximo que o mansup vai poder fazer, com a ogiva "normal", segundo o próprio vídeo do Caiafa, é incapacitar um navio e não afundar. Imagina se reduzir a ogiva na versão final, não vai servir para nada.gabriel219 escreveu: ↑Qua Mar 27, 2019 5:45 pmPra teste sim, mas sacrificar uma ogiva, que já é considerada baixa, para versão final não seria inteligente. É uma das críticas que há sobre o JSM, de possuir ogiva pequena demais para enfrentar navios. Ainda mais um subsônico e que emitirá uma assinatura visual tremenda, sem capacidade de manobra - falando do nosso míssil.Marcelo Ponciano escreveu: ↑Qua Mar 27, 2019 1:16 pm
Não sei se é possível, mas é extremamente válido e inteligente, considerando que a finalidade do teste era analisar os sistemas e telemetria. Quanto mais tempo ele voasse melhor seria para o teste.
Quando me referi como inteligente a solução de reduzir a ogiva para aumentar o combustível sólido o fiz apenas para fins de testes. Isso, se é que é possível, poderia dobrar o tempo de teste real dos sistemas dos mísseis, economizando no desenvolvimento.
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2563 vezes
- Agradeceram: 1036 vezes
Nossa, essa é novidade pra mim, o F-5 com o MT-300 pra testar aerodinâmica.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!