Programa de mísseis da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5740 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#796 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 21, 2019 6:49 pm

Uma notícia para lá de auspiciosa.

abs.

Carpe Diem
Diupa
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#797 Mensagem por Diupa » Sex Mar 22, 2019 11:42 pm

E temos vídeo!

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#798 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sáb Mar 23, 2019 12:29 am

Interessante, dessa vez mostrou o alvo. E o míssil passou bem perto.

Considerando que aparentemente tinha as dimensões de uma boia, podemos dizer que se fosse um navio tinha acertado.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
hunter
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

#799 Mensagem por hunter » Sáb Mar 23, 2019 9:54 am

Realmente o segundo lançamento mostrou melhor todo processo e fiquei imaginando o que se usa como alvo para um teste desses...

Outra curiosidade que tinha como leigo e como era feito o carregamento do míssil no navio....e como e feito isso em alto mar

Aprendo muito com vcs

FCarvalho
Sênior
Sênior

#800 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 23, 2019 4:04 pm

O trabalho está sendo feito a contento. A Avibrás e outros empresas nacionais fazem parte dele.
Se tudo sair como esperado, em dois ou três anos teremos o míssil totalmente operacional.

abs.

Carpe Diem
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 237 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#801 Mensagem por Brasileiro » Qua Mar 27, 2019 10:05 am

MANSUP com alcance entre 120 e 150 km... Confere? :shock:

----------------
amor fati
vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#802 Mensagem por vplemes » Qua Mar 27, 2019 10:22 am

Com aquele motor foguete? Só em sonhos.

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior

#803 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Mar 27, 2019 12:55 pm

Eu costumo confiar bastante nas informações do Caiafa. Das duas uma: ou ele sabe de informação classificada que não sabemos (tipo algum upgrade em uma segunda fase de desenvolvimento do Masup) ou ele simplesmente cometeu um deslize (o que é compreensível, considerando que era uma live no youtube e não tem como editar o vídeo depois)

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 237 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#804 Mensagem por Brasileiro » Qua Mar 27, 2019 1:02 pm

Já faz algum tempo que se fala que o desempenho do motor foguete possibilitou um pouco mais de alcance, uns 10%. Agora, praticamente dobrar o alcance do mesmo é um negócio meio esquisito. Desconheço míssil dessa categoria com mais de 100 km movido por foguete... Ou é deslize de informação ou a Avibras fez algum milagre com seu propulsor.

----------------
amor fati
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2392 vezes

#805 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 27, 2019 1:12 pm

Não existe milagre, motor foguete tem um consumo enorme de combustível. Para fazer um míssil do tamanho do MANSUP ter um alcance desse, só com uma turbina e isso não tem no míssil. Me parece um deslize ou sacrificaram a ogiva para colocar mais combustível.

Na minha opinião já deveriam pensar numa turbina para substituir esse motor foguete.

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior

#806 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Mar 27, 2019 1:16 pm

gabriel219 escreveu: Qua Mar 27, 2019 1:12 pm Me parece um deslize ou sacrificaram a ogiva para colocar mais combustível.
Não sei se é possível, mas é extremamente válido e inteligente, considerando que a finalidade do teste era analisar os sistemas e telemetria. Quanto mais tempo ele voasse melhor seria para o teste.

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2392 vezes

#807 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 27, 2019 5:45 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Qua Mar 27, 2019 1:16 pm
gabriel219 escreveu: Qua Mar 27, 2019 1:12 pm Me parece um deslize ou sacrificaram a ogiva para colocar mais combustível.
Não sei se é possível, mas é extremamente válido e inteligente, considerando que a finalidade do teste era analisar os sistemas e telemetria. Quanto mais tempo ele voasse melhor seria para o teste.
Pra teste sim, mas sacrificar uma ogiva, que já é considerada baixa, para versão final não seria inteligente. É uma das críticas que há sobre o JSM, de possuir ogiva pequena demais para enfrentar navios. Ainda mais um subsônico e que emitirá uma assinatura visual tremenda, sem capacidade de manobra - falando do nosso míssil.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#808 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 28, 2019 12:20 am

Sei não. Tenho cá pra mim que essevmissil quando estiver pronto vai sair bem diferente do Exocet BII que o originou.
Estou apostando que esse Mansup nada mais é do que uma bancada de teste e desenvolvimento para o que vem depois.
Se ele der certo e atingir os parâmetros de desenvolvimento desejados, ótimo, se não, saberemos o que não fazer em relação a seu eventual substituto nacional.

Abs

Carpe Diem
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior

#809 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Mar 28, 2019 9:34 am

gabriel219 escreveu: Qua Mar 27, 2019 5:45 pm
Marcelo Ponciano escreveu: Qua Mar 27, 2019 1:16 pm

Pra teste sim, mas sacrificar uma ogiva, que já é considerada baixa, para versão final não seria inteligente. É uma das críticas que há sobre o JSM, de possuir ogiva pequena demais para enfrentar navios. Ainda mais um subsônico e que emitirá uma assinatura visual tremenda, sem capacidade de manobra - falando do nosso míssil.
Claro, você está certo, eu me referia exclusivamente ao teste. Até porque o máximo que o mansup vai poder fazer, com a ogiva "normal", segundo o próprio vídeo do Caiafa, é incapacitar um navio e não afundar. Imagina se reduzir a ogiva na versão final, não vai servir para nada.

Quando me referi como inteligente a solução de reduzir a ogiva para aumentar o combustível sólido o fiz apenas para fins de testes. Isso, se é que é possível, poderia dobrar o tempo de teste real dos sistemas dos mísseis, economizando no desenvolvimento.

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2563 vezes
Agradeceram: 1036 vezes

#810 Mensagem por J.Ricardo » Qui Mar 28, 2019 10:00 am

Nossa, essa é novidade pra mim, o F-5 com o MT-300 pra testar aerodinâmica.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder