tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2928
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceu: 543 vezes
Agradeceram: 182 vezes

Re: tanques e blindados

#4051 Mensagem por saullo » Qui Mar 07, 2019 5:02 pm

Só que no Sul a tropa é blindada, de choque, e no Norte, principalmente na Amazônia, a tropa é leve a altamente móvel.
Imagine forças blindadas e mecanizadas entrando no nosso Sul, rompendo nossas linhas, e nós dependendo de tropas leves do Sudeste para "fechar" o Sul, vai resolver o que ?

Abraços




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13828
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 762 vezes
Agradeceram: 2366 vezes

Re: tanques e blindados

#4052 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 07, 2019 5:06 pm

saullo escreveu: Qui Mar 07, 2019 4:33 pm Não se deve desvestir demasiado o Sul.
Ele é uma região plana e entrada para as regiões mais ricas do país.
A maioria das unidades do Sul está em posições chave de nossa geografia.
Falta sim uma brigada altamente móvel, toda profissional, localizada em Manaus, capaz de se movimentar rapidamente por toda a Amazônia, seja por aeronaves, seja por via fluvial. Seria um reforço rápido e mortal para onde houvesse tensões na fronteira.
Talvez sim devamos ter um RCB em Roraima, visto que deslocar CCs para lá é muito moroso.
E claro, mais uma BrigCavMec no Centro-Oeste.

Abraços
Não acho que ter 2 Brigadas Blindadas, 3 Brigadas Inf Mec e 1 Brigada Cav Mec seja "desvestir". Se bem equipadas, seria a região com maior poder de fogo por densidade "demográfica" da AL. O que já possui lá é extremamente dispensável, ainda mais vendo muitos outros locais precisando, como Norte e Centro-Oeste.

Manter quase todas as tropas mecanizadas e blindadas no Sul fazia sentido somente no século passado, ainda mais com a FA Argentina virando uma Gendarmerie. Paraguai e Uruguai nem contam.
saullo escreveu: Qui Mar 07, 2019 5:02 pm Só que no Sul a tropa é blindada, de choque, e no Norte, principalmente na Amazônia, a tropa é leve a altamente móvel.
Imagine forças blindadas e mecanizadas entrando no nosso Sul, rompendo nossas linhas, e nós dependendo de tropas leves do Sudeste para "fechar" o Sul, vai resolver o que ?

Abraços
Que tropas?

Mesmo que um milagre desse ocorra, ainda haveria - se basear-se de acordo com o que eu penso - duas Bda Cav Mec no CO para apoiar, a 9ª Bda Inf que seria Mec, eu também transformaria a 11ª Bda em Inf Mec, 3a Bda Inf Mec...

Junte isso as duas Brigadas Blindadas, 14ª, 8ª e 15ª Brigadas Inf Mec e uma Brigada Cav Mec.




Editado pela última vez por gabriel219 em Qui Mar 07, 2019 5:16 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13828
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 762 vezes
Agradeceram: 2366 vezes

Re: tanques e blindados

#4053 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 07, 2019 5:10 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mar 07, 2019 4:52 pm
gabriel219 escreveu: Qui Mar 07, 2019 3:46 pm 8 ou 9 Brigadas de Inf Sl? Mas pra que isso? Não entendi, a 9a Brigada fica no Rio. Se ocorrer algo em RR, por qual motivo mover uma Brigada lá se existem outras mais próximas?
No planejamento institucional do do EB está previsto que o CMA e CMN contem com 8 ou 9 bgdas inf selva. Isso ficou, como de costume, só no papel. As unidades faltantes seriam criadas por movimento de outras OM do resto do país.
Por aqui há somente 4 Bgdas inf slv na prática e uma no papel.
A 9a Bgda Inf Mtz é uma unidade que, no meu ponto de vista, está sobrando no RJ, dado que não existem motivos de caráter militar para a sua permanência naquele estado.
É uma tropa que faz falta em Roraima, que hoje só possui um único BIS para dar conta de toda a fronteira do Estado.
Me parece que é uma OM que faz mais sentido no norte do que no RJ.
Em sendo remanejada para Roraima, pode-se inclusive redistribuir o BIS de Boa Vista para outra localidade ajudando a complementar a 2a Bgda Inf Slv de S. G.Cachoeira ou a 22a Bgda Inf Slv de Macapá.
Enfim, é uma unidade mecanizada de infantaria completa e que dotada com o meios necessários pode cobrir aquele hiato no extremo norte sem nos preocuparmos em ter de ficar correndo da sala para cozinha com movimentação de material bldo e mecanizado.

abs.
Ainda bem que ficou no papel, pois 9 Brigadas de Sl é ridículo, não tem o menor cabimento ter isso tudo enquanto somente possui 4 tropas de Inf Mec. Qualquer combate que ocorra na região, 90% deverá ser em cercanias de cidades fronteiriças (como Villa Bitencourt) e pouco combate em selva. Não há nenhuma necessidade de um Exército invasor ficar no meio do mato quando pode tomar uma cidade e fazer reféns, ou mesmo abastecer seus homens, pois sabemos da dificuldade logística da região.

Tanto é que sou á favor de treinar tropas de selva para atuarem em ambientes urbanos e serem equipados com GS777.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13828
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 762 vezes
Agradeceram: 2366 vezes

Re: tanques e blindados

#4054 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 07, 2019 5:22 pm

Fiz uma edição meio bunda mas é um resumo do que eu gostaria pra um futuro, mesmo que implementado daqui até uns 20 anos.
Imagem
Algumas seriam novas Brigadas e tem ai escrito "Bda Art Dv". É um conceito que eu pensei há um tempo, já que não haveria mais Divisões como hoje, deixando as Brigadas como últimas GU's, formando uma Divisão somente caso haja necessidade. Essas Bda Art Dv seriam formadas por um GLMF e 2 GAC's com peças AR's.

Bda Inf Ptl = Pantanal.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: tanques e blindados

#4055 Mensagem por Guerra » Qui Mar 07, 2019 6:49 pm

gabriel219 escreveu: Qui Mar 07, 2019 5:22 pm Fiz uma edição meio bunda mas é um resumo do que eu gostaria pra um futuro, mesmo que implementado daqui até uns 20 anos.
Imagem
Algumas seriam novas Brigadas e tem ai escrito "Bda Art Dv". É um conceito que eu pensei há um tempo, já que não haveria mais Divisões como hoje, deixando as Brigadas como últimas GU's, formando uma Divisão somente caso haja necessidade. Essas Bda Art Dv seriam formadas por um GLMF e 2 GAC's com peças AR's.

Bda Inf Ptl = Pantanal.
[/quote ]

Essa 13 Bda seria em Marabá? não seria o caso criar uma bda dessa em Belem?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2928
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceu: 543 vezes
Agradeceram: 182 vezes

Re: tanques e blindados

#4056 Mensagem por saullo » Qui Mar 07, 2019 7:05 pm

Gostei gabriel219, mas onde seria a sede dessa 25a BdaBlind ? Montes Claros ?
Existem planos de o Nordeste ter 4 Brigadas Leves, usando os Batalhões independendentes de lá. Poderiam ser 1 BdaInfMec e 3 BdaInfLeve.
E os helicópteros, além do existente hoje, creio que mais dois Batalhões, sendo 1 no Nordeste e 1 no Sul.

Abraços




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18639
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1928 vezes
Agradeceram: 2422 vezes

Re: tanques e blindados

#4057 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 07, 2019 7:37 pm

Difícil o EB criar mais brigadas.

A partir do ano que vem o EB reduzira o efetivo em 4%, prosseguindo a redução até 2023, quando então terá uma Força de 200 mil.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: tanques e blindados

#4058 Mensagem por Guerra » Qui Mar 07, 2019 8:00 pm

knigh7 escreveu: Qui Mar 07, 2019 7:37 pm Difícil o EB criar mais brigadas.

A partir do ano que vem o EB reduzira o efetivo em 4%, prosseguindo a redução até 2023, quando então terá uma Força de 200 mil.
Eu contei 32 nesse modelo! Seria umas dez a mais! Agora, se levar em conta que metade do efetivo do EB não esta nas grandes unidades, eu acho que dá pra criar algumas brigadas leves com dois btls sem aumento de efetivo! Mas para isso o EB via ter que abrir mão de algumas coisas!




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: tanques e blindados

#4059 Mensagem por Guerra » Qui Mar 07, 2019 8:02 pm

Eu acho dificil a 23 bda sair de Marabá! A bda virou uma especie de reserva de luxo na região norte!




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13828
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 762 vezes
Agradeceram: 2366 vezes

Re: tanques e blindados

#4060 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 08, 2019 6:08 am

saullo escreveu: Qui Mar 07, 2019 7:05 pm Gostei gabriel219, mas onde seria a sede dessa 25a BdaBlind ? Montes Claros ?
Existem planos de o Nordeste ter 4 Brigadas Leves, usando os Batalhões independendentes de lá. Poderiam ser 1 BdaInfMec e 3 BdaInfLeve.
E os helicópteros, além do existente hoje, creio que mais dois Batalhões, sendo 1 no Nordeste e 1 no Sul.

Abraços
É que eu fiz com pressa, mas seria na Bahia, em Brumado. Lá passam duas Ferrovias, a Ferrovia Centro-Atlântica e a EF-334. ligando com o Sudeste (e lá depois Centro-Oeste e Sul). O terreno para operar é excelente, o interior Baiano é formado por solo firme (mais do que nos Pampas) e operaria Carros de Combate rindo. O terreno também facilita para o treinamento, já que treinaríamos em grande áreas planas. Em Iracê, daria um belo Centro de Instrução, já que é um terreno bem plano e seco, seria melhor que Barão de São Borja, na minha opinião. Já estive no local, conheço o Nordeste mais do que me conheço :mrgreen: .
Imagem
Ou seja: terreno muito favorável para instrução e operação, com duas Ferrovias para transporte - incluindo uma que liga ao Sudeste e, por sua vez, Centro-Oeste e Sul - e várias Rodovias para fazer o transporte em prancha. Se faltar caminhões para a nova Brigada, EUA praticamente doa M1070P via EDA, sendo que contratos ali custaram menos que USD 300 mil cada caminhão daquele, que é quase de graça pra um que transporta um M1A2 até o talo e ainda ri viajando Offroad.

Basicamente cada sede ficaria assim:

:arrow: Brigada de Infantaria Paraquedista (Brasília-DF) transferida.
:arrow: 4ª Brigada de Infantaria de Montanha (Juiz de Fora-MG).
:arrow: 10ª Brigada de Infantaria Leve (Recife-PE).
:arrow: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Caçapava-SP).
:arrow: 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal (Campo Grande-MS).

:arrow: 1ª Brigada de Infantaria de Selva (Boa vista-RR).
:arrow: 2ª Brigada de Infantaria de Selva (São Gabriel da Cachoeira-AM).
:arrow: 16ª Brigada de Infantaria de Selva (Tefé-AM).
:arrow: 17ª Brigada de Infantaria de Selva (Porto Velho-RO).
:arrow: 22ª Brigada de Infantaria de Selva (Macapa-AP).
:arrow: 23ª Brigada de Infantaria de Selva (Taraucá-AC) transferida.

:arrow: 3ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cristalina-GO).
:arrow: 7ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Natal-PB).
:arrow: 8ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Vitória-ES) transferida.
:arrow: 9ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Rio de Janeiro-RJ).
:arrow: 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Campinas-SP).
:arrow: 13ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Marabá-PA) transferida.
:arrow: 14ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Florianópolis-SC).
:arrow: 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cascavél-PR).

:arrow: 5ª Brigada Blindado (Curitiba-PR).
:arrow: 6ª Brigada Blindada (Santa Maria-RS).
:arrow: 25ª Brigada Blindada (Brumado-BA) nova.

:arrow: 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizado (Boa Vista-RO) transferida.
:arrow: 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizado (Uruguaiana-RS).
:arrow: 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizado (Cuiabá-MT) transferida.
:arrow: 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizado (Dourados-MS).

:arrow: 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Guarujá-SP).
:arrow: 2ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Palmas-TO) nova.

:arrow: 1ª Brigada de Artilharia Divisionária (Formosa-GO) transferida.
:arrow: 2ª Brigada de Artilharia Divisionária (Palmas-TO) transferida.
:arrow: 3ª Brigada de Artilharia Divisionária (Manaus-AM) transferida.
:arrow: 4ª Brigada de Artilharia Divisionária (Santa Maria-RS) transferida.

Com as tropas assim, não seria necessário criar Brigadas no Nordeste além de transferir a 13ª Bda Inf Mec para o Pará (maior parte do estado está desmatado, então não há sentido em possuir Bda Inf Sl) e transformar a 7a Bda em Mec. A 10a em Lv Aeromóvel seria excelente, pois há várias regiões urbanas e ainda seria uma força rápida para essas ações (combate urbano), além de possível GLO. Ainda haveria a Bda Blind para apoiar.

As Bda Cav Mec seriam nossas tropas de choque com mobilidade estratégica, sendo movidos rapidamente por estradas, enquanto um RCM seria movido pelo Ar (KC-390 ou quem sabe C-17). Se for um Guarani com canhão 120 mm e blindagens adicionais, daria conta do recado contra qualquer CC da região (levando-se em conta sendo um Centauro II fabricado aqui). O peso de 30 toneladas do Centauro II é com peso de combate e blindagem adicional, que suporta 40 mm APFSDS na parte frontal e 14.5 mm API nas alterais e traseira, o que pode ser removido para transporte aéreo (tem que pesar, vazio, no máximo 25 toneladas).

O Sul ainda teria duas Brigadas Blindadas, duas Brigadas de Infantaria Mecanizada, uma Brigada de Artilharia Divisionária e uma Brigada de Cavalaria Mecanizada, podendo serem reforçadas com uma Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª), duas Brigadas de Infantaria Mecanizada (11ª e 9ª) e uma Brigada de Infantaria Leve (12ª). Isso é o suficiente pra uma guerra continental :mrgreen: - desde que bem equipadas, claro.
Guerra escreveu: Qui Mar 07, 2019 6:49 pm Essa 13 Bda seria em Marabá? não seria o caso criar uma bda dessa em Belem?
A 13ª existe, fica em Cuiabá. No caso, seria transferida para as instalações da 23ª Bda, para diminuir custos de criar uma nova instalação. Em Belém não vejo necessidade, a 22ª Bda Sl poderia apoiar a região (por isso sou favorável ao treinamento de unidades de Selva em combate urbano). Não vejo sentido em manter uma Brigada inteira ali somente como reserva, pois o estado do Pará, em sua maioria, está desmatado. O terreno hoje é mais favorável para tropas mecanizadas que de Selva, onde é uma reserva de luxo com poder de fogo muito maior.

Já no Acre, ainda vejo necessidade de uma Bda Sl na região, mesmo com a 17ª ali, um reforço não faria mal, por isso minha ideia de transferir a 23ª Bda Sl para a região, onde o terreno seria muito mais próprio.




Editado pela última vez por gabriel219 em Sex Mar 08, 2019 6:50 am, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13828
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 762 vezes
Agradeceram: 2366 vezes

Re: tanques e blindados

#4061 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 08, 2019 6:16 am

Guerra escreveu: Qui Mar 07, 2019 8:00 pm
knigh7 escreveu: Qui Mar 07, 2019 7:37 pm Difícil o EB criar mais brigadas.

A partir do ano que vem o EB reduzira o efetivo em 4%, prosseguindo a redução até 2023, quando então terá uma Força de 200 mil.
Eu contei 32 nesse modelo! Seria umas dez a mais! Agora, se levar em conta que metade do efetivo do EB não esta nas grandes unidades, eu acho que dá pra criar algumas brigadas leves com dois btls sem aumento de efetivo! Mas para isso o EB via ter que abrir mão de algumas coisas!
Na verdade não seriam 10 Brigadas a mais, pois algumas como Artilharia Divisionária seriam elevadas ao nível de Brigadas (manteriam a formação, com um GLMF adicionado). RCB's das Bda Cav Mec seriam reunidas para formar uma Bda Blind (recebem um Btl Inf Mec em troca). Ainda existem vários Btl's avulsos, ligados em Dv's e Comandos de área. Poderiam ser reunidos, formando novas Brigadas, o que diminuiria a quantidade de efetivo.

As novas ai seriam a 25ª Brigada Blindada e a 2ª Brigada Art AAe. As demais são transformadas, como a 18ª Brigada de Fronteira em Brigada de Infantaria Leve (Pantanal).

Resumindo: duas Brigadas novas e rearranjo/transformação das demais Brigadas, fazendo com que o aumento de efetivo não seria expressivo.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: tanques e blindados

#4062 Mensagem por Guerra » Sex Mar 08, 2019 12:46 pm

gabriel219 escreveu: Sex Mar 08, 2019 6:08 am A 13ª existe, fica em Cuiabá. No caso, seria transferida para as instalações da 23ª Bda, para diminuir custos de criar uma nova instalação. Em Belém não vejo necessidade, a 22ª Bda Sl poderia apoiar a região (por isso sou favorável ao treinamento de unidades de Selva em combate urbano). Não vejo sentido em manter uma Brigada inteira ali somente como reserva, pois o estado do Pará, em sua maioria, está desmatado. O terreno hoje é mais favorável para tropas mecanizadas que de Selva, onde é uma reserva de luxo com poder de fogo muito maior.

Já no Acre, ainda vejo necessidade de uma Bda Sl na região, mesmo com a 17ª ali, um reforço não faria mal, por isso minha ideia de transferir a 23ª Bda Sl para a região, onde o terreno seria muito mais próprio.
Pará desmatado? Se vc disser que o para tem muitas vias de acesso e isso justificaria uma tropa mecanizada eu ate concordo, mas desmatado?
Todos os btl da 23 bda tem pista de combate urbano! Combater em cidade toda tropa de infantaria pode fazer!
Se na região vai ter uma bda de sl e uma mecanizada, o que é mais facil? Uma bda mec sair de Belem para atuar junto com a bda de sl em itaituba, ou uma bda de sl sair de belem para cumprir essa missão?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13828
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 762 vezes
Agradeceram: 2366 vezes

Re: tanques e blindados

#4063 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 08, 2019 1:59 pm

Guerra escreveu: Sex Mar 08, 2019 12:46 pm
gabriel219 escreveu: Sex Mar 08, 2019 6:08 am A 13ª existe, fica em Cuiabá. No caso, seria transferida para as instalações da 23ª Bda, para diminuir custos de criar uma nova instalação. Em Belém não vejo necessidade, a 22ª Bda Sl poderia apoiar a região (por isso sou favorável ao treinamento de unidades de Selva em combate urbano). Não vejo sentido em manter uma Brigada inteira ali somente como reserva, pois o estado do Pará, em sua maioria, está desmatado. O terreno hoje é mais favorável para tropas mecanizadas que de Selva, onde é uma reserva de luxo com poder de fogo muito maior.

Já no Acre, ainda vejo necessidade de uma Bda Sl na região, mesmo com a 17ª ali, um reforço não faria mal, por isso minha ideia de transferir a 23ª Bda Sl para a região, onde o terreno seria muito mais próprio.
Pará desmatado? Se vc disser que o para tem muitas vias de acesso e isso justificaria uma tropa mecanizada eu ate concordo, mas desmatado?
Todos os btl da 23 bda tem pista de combate urbano! Combater em cidade toda tropa de infantaria pode fazer!
Se na região vai ter uma bda de sl e uma mecanizada, o que é mais facil? Uma bda mec sair de Belem para atuar junto com a bda de sl em itaituba, ou uma bda de sl sair de belem para cumprir essa missão?
Sim, que há rodovias não há dúvidas para ninguém, mas o desmatamento - cerca de 37%, fora o resto do estado - torna o terreno mais próprio para o uso de blindados mecanizados, o que apoiaria a decisão.

Sim, toda a Infantaria pode fazer, mas precisam de um adestramento melhor para isso, assim como equipamentos. Por isso minha ideia de equipar essas tropas com GS777, ao menos uma em cada GC. Ogivas thermobáricas em regiões urbanizadas são um baita quebra galho, além das ogivas HEAT em tandem.

Seu ultimo trecho não consegui compreender.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39366
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1135 vezes
Agradeceram: 2818 vezes

Re: tanques e blindados

#4064 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mar 08, 2019 2:54 pm

Russia strong!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

https://t.co/GQvj0WNoky

https://t.co/ERl51G1DyS




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: tanques e blindados

#4065 Mensagem por Guerra » Sex Mar 08, 2019 3:08 pm

Vou tentar postar aqui uma foto do 52 BIS quando foi criado, e outra atual, para vc ver como a vegetação muda com o tempo! Desmatamento não pode ser razão para tomar a decisão de criar uma bda! Hj é de um jeito, daqui a dez anos vai ter mudar pq q vegetação voltou! O fato é que a região é selva! A região de roraima tudo bem, pq no norte é cerrado!
Eu acho que meios blindados sempre vao ficar próximos. Isso é uma tendência natural! E os mecanizados próximos a grandes centros! Tb é uma tendência!




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder