Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
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Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
A única maneira que vejo do Prosub sobreviver e continuar existindo é o governo que chega garantir de imediato, sem desculpas e nem omissões, o segundo lote dos subs convencionais tal como elenquei nas 3 opções em outro post aqui, e fazer com que o cronograma orçamentário não seja afetado ao menos até 2022. E de preferência que o atraso do subnuc fosse recuperado, algo que é possível se as verbas do programa não forem cortada, pelo contrário, sejam dispostas e recuperadas exata medida das suas necessidades.
Vamos ver até onde vai o compromisso real do futuro governo com a defesa. A partir de 1o de Janeiro saberemos.
abs.
Vamos ver até onde vai o compromisso real do futuro governo com a defesa. A partir de 1o de Janeiro saberemos.
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Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
Olá aos amigos do fórum,
Li uma nota num site de defesa que fala da ausência de autoridades francesas no lançamento do Riachuelo.
O jornal La Tribune dá destaque a esta ausência e diz que ela é um sinal muito mau.
Disse que pode já ser uma maneira de lançar o governo para os braços dos EUA.
Falou que não havia nenhum representante do governo Francês, apesar do acordo estratégico entre as duas nações, nem o Ministro da Defesa Francês ou demais representantes do Naval Group.
De fato, somente o CEO da Itaguai ( francês) deu um "Vive la France" mas convenhamos que tem algo estranho no ar.
Algum amigo sabe o motivo ou leu algo sobre isto?
Grato e um abraço.
Li uma nota num site de defesa que fala da ausência de autoridades francesas no lançamento do Riachuelo.
O jornal La Tribune dá destaque a esta ausência e diz que ela é um sinal muito mau.
Disse que pode já ser uma maneira de lançar o governo para os braços dos EUA.
Falou que não havia nenhum representante do governo Francês, apesar do acordo estratégico entre as duas nações, nem o Ministro da Defesa Francês ou demais representantes do Naval Group.
De fato, somente o CEO da Itaguai ( francês) deu um "Vive la France" mas convenhamos que tem algo estranho no ar.
Algum amigo sabe o motivo ou leu algo sobre isto?
Grato e um abraço.
- gabriel219
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Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
Eu tô defendendo vassalagem? Você leu isso, equivocado?Zelhos escreveu: ↑Seg Dez 17, 2018 7:46 pmBom seria não ser vassalo de ninguém, errado é defender ser vassalo de um e reclamar de ser vassalo de outro.gabriel219 escreveu: ↑Dom Dez 16, 2018 4:21 pm
Fomos vassalos de Cuba, Bolívia e Ditaduras Africanas por 16 anos, ta reclamando de vassalagem agora?
- Túlio
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Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
Trecho interessante de email que recebi da empresa que cuida da divulgação de infirmações da BID:
O trecho que destaquei é revelador sobre o estágio em que se encontra o PROSUB. Parece que o cronograma está sendo seguido e que é provável que o segundo "tome banho" ainda este ano.(...) a Alltec destaca sua atuação no setor naval, em parceria com a ICN (Itaguaí Construções Navais) para a produção das carenagens hidrodinâmicas, lemes e janelas acústicas, como parte da nacionalização / transferência de tecnologia de peças em materiais compósitos para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil.
Para atender a esse projeto, além da capacitação da equipe, a empresa também construiu uma unidade fabril específica para abrigar a produção. 80% das peças do SBR2 já foram entregues e o planejamento para a produção do SBR3 já está em andamento para início no primeiro semestre de 2019.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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- FCarvalho
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Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
Talvez, com alguma sorte, tenhamos o cronograma obedecido, e com mais sorte ainda, talvez o segundo lote seja contratado antes de 2022.
Se o fluxo financeiro do subnuc for retomado e mesmo dado-lhe os créditos necessários à retomada do cronograma original, quem sabe ele sai antes do final da próxima década.
Só resta torcer pelo melhor.
Abs
Se o fluxo financeiro do subnuc for retomado e mesmo dado-lhe os créditos necessários à retomada do cronograma original, quem sabe ele sai antes do final da próxima década.
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- jambockrs
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Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
Meus prezados
Polícia Federal cumpre mandados em SP para investigar suspeita de cobrança de propina para construção de submarino da Marinha
Foram expedidos três mandados de busca e apreensão para investigação que envolve um servidor da Marinha e um engenheiro. MPF apura prática dos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
A Polícia Federal em São Paulo cumpre na manhã desta quinta-feira (7) três mandados de busca e apreensão para investigação que envolve um servidor da Marinha e um engenheiro suspeitos de cobrarem propina em contratos para a construção de um submarino. A investigação é do Ministério Público Federal em São Paulo.
A procuradora Thaméa Danelon apura a prática dos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Os alvos são um engenheiro nuclear do Centro Tecnológico da Marinha do Brasil (CTMSP) e um engenheiro particular. Segundo o MPF, entre 2008 e 2015, o engenheiro da Marinha solicitou propina no valor aproximado de R$ 6 milhões à empresa austríaca Bilfinger Maschinembau GMBA & CO.KO (MAB), que atua no ramo de fabricação e engenharia de componentes para tecnologia de reatores nucleares.
A MAB assinou 15 contratos administrativos com o Centro Tecnológico da Marinha e com o Comando Naval Brasileiro Europa (BNCE) para fornecimento de materiais para pesquisa. O contrato também previa a importação de bens, tecnologia e prestação de serviços no campo da tecnologia nuclear.
Segundo o MPF, a solicitação e o recebimento de pagamento pelo engenheiro da Marinha serviu para intermediação da contratação com o CTMSP e para prestação de serviços de consultoria relacionados à entrada da MAB no mercado do Brasil e da América do Sul.
Propina de R$ 3,6 milhões
Ao todo, o engenheiro da Marinha recebeu R$ 3.637.680,67, em valores atualizados, por meio de sua empresa, segundo a Promotoria. Os depósitos foram feitos numa conta bancária na Suíça.
A empresa JJ&RR Assessoria Técnica e Comercial LTDA., do engenheiro particular alvo dos mandados de busca e apreensão desta quinta-feira, também recebeu valores relacionados à propina ajustada pelo engenheiro da Marinham, segundo o MPF. Ainda de acordo com promotores, o pagamento da propina também foi mascarado sob a forma de contrato de prestação de serviços de consultoria.
Em nota, a Marinha do Brasil informou que “desde 2015, quando tomou conhecimento do caso, através da Controladoria-Geral da União, vem contribuindo para a elucidação de supostos ilícitos relacionados às atividades da empresa Bilfinger Maschinembau GMBA & CO.KO (MAB), visando à preservação do patrimônio público e à persecução penal militar. Como resultado, foram instaurados inquéritos policiais militares, devidamente encaminhados ao Ministério Público Militar, em 2017 e 2018.”
A reportagem entrou em contato com a empresa austríaca MAB e aguarda retorno. A reportagem tenta contato com a JJ&RR Assessoria Técnica e Comercial.
Pedido de prisão negado
O procuradores do MPF chegaram a pedir a prisão dos investigados, mas o pedido foi negado. No entanto, a Justiça determinou a suspensão do exercício da função pública do servidor da Marinha e determinou que ele e o engenheiro particular tenham acesso a qualquer dependência da Marinha.
A Justiça também mandou bloquear os bens, até o valor de R$ 13.060.680,72, do servidor e do engenheiro e de suas respectivas esposas, além de três empresas.
Fonte: G1 via Ghost - Edição Plano Brasil 8 fev 2019
Polícia Federal cumpre mandados em SP para investigar suspeita de cobrança de propina para construção de submarino da Marinha
Foram expedidos três mandados de busca e apreensão para investigação que envolve um servidor da Marinha e um engenheiro. MPF apura prática dos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
A Polícia Federal em São Paulo cumpre na manhã desta quinta-feira (7) três mandados de busca e apreensão para investigação que envolve um servidor da Marinha e um engenheiro suspeitos de cobrarem propina em contratos para a construção de um submarino. A investigação é do Ministério Público Federal em São Paulo.
A procuradora Thaméa Danelon apura a prática dos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Os alvos são um engenheiro nuclear do Centro Tecnológico da Marinha do Brasil (CTMSP) e um engenheiro particular. Segundo o MPF, entre 2008 e 2015, o engenheiro da Marinha solicitou propina no valor aproximado de R$ 6 milhões à empresa austríaca Bilfinger Maschinembau GMBA & CO.KO (MAB), que atua no ramo de fabricação e engenharia de componentes para tecnologia de reatores nucleares.
A MAB assinou 15 contratos administrativos com o Centro Tecnológico da Marinha e com o Comando Naval Brasileiro Europa (BNCE) para fornecimento de materiais para pesquisa. O contrato também previa a importação de bens, tecnologia e prestação de serviços no campo da tecnologia nuclear.
Segundo o MPF, a solicitação e o recebimento de pagamento pelo engenheiro da Marinha serviu para intermediação da contratação com o CTMSP e para prestação de serviços de consultoria relacionados à entrada da MAB no mercado do Brasil e da América do Sul.
Propina de R$ 3,6 milhões
Ao todo, o engenheiro da Marinha recebeu R$ 3.637.680,67, em valores atualizados, por meio de sua empresa, segundo a Promotoria. Os depósitos foram feitos numa conta bancária na Suíça.
A empresa JJ&RR Assessoria Técnica e Comercial LTDA., do engenheiro particular alvo dos mandados de busca e apreensão desta quinta-feira, também recebeu valores relacionados à propina ajustada pelo engenheiro da Marinham, segundo o MPF. Ainda de acordo com promotores, o pagamento da propina também foi mascarado sob a forma de contrato de prestação de serviços de consultoria.
Em nota, a Marinha do Brasil informou que “desde 2015, quando tomou conhecimento do caso, através da Controladoria-Geral da União, vem contribuindo para a elucidação de supostos ilícitos relacionados às atividades da empresa Bilfinger Maschinembau GMBA & CO.KO (MAB), visando à preservação do patrimônio público e à persecução penal militar. Como resultado, foram instaurados inquéritos policiais militares, devidamente encaminhados ao Ministério Público Militar, em 2017 e 2018.”
A reportagem entrou em contato com a empresa austríaca MAB e aguarda retorno. A reportagem tenta contato com a JJ&RR Assessoria Técnica e Comercial.
Pedido de prisão negado
O procuradores do MPF chegaram a pedir a prisão dos investigados, mas o pedido foi negado. No entanto, a Justiça determinou a suspensão do exercício da função pública do servidor da Marinha e determinou que ele e o engenheiro particular tenham acesso a qualquer dependência da Marinha.
A Justiça também mandou bloquear os bens, até o valor de R$ 13.060.680,72, do servidor e do engenheiro e de suas respectivas esposas, além de três empresas.
Fonte: G1 via Ghost - Edição Plano Brasil 8 fev 2019
- jambockrs
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Re: Submarinos Brasileiros
Meus prezados
10 anos de Operação “SARSUB-Tikuna/2009”
Imagem Via Marinha do Brasil.
O Comando da Força de Submarinos (ComForS) realizou a Operação “SARSUBTikuna/2009”, em Angra dos Reis-RJ, durante o mês de fevereiro.
No dia 12, foi registrado um marco histórico para esse tipo de exercício: o resgate de quatro tripulantes do Submarino
“Tikuna” (S-34), sendo dois deles oficiais observadores da Marinha Americana e da Armada do Chile.
Imagem via Marinha do Brasil.
A operação constituiu-se na localização do submarino sinistrado; passagem de ar e material para prover suporte à vida dos tripulantes; escape individual pela guarita de salvamento; e acoplamento do sino de resgate à escotilha de salvamento do submarino pousado no fundo do mar, em simulação a um acidente.
Nesse exercício, após a abertura da escotilha, um médico passou para o interior do submarino e quatro tripulantes passaram para o sino de resgate. Em seguida, os tripulantes foram trazidos à superfície e desembarcados no Navio de Socorro Submarino (NSS) “Felinto Perry” , onde passaram, simuladamente, aos cuidados da equipe de médicos e enfermeiros hiperbáricos.
Esta foi a primeira vez que o NSS “Felinto Perry” realizou o acoplamento do seu sino de resgate no “Tikuna”, após já ter realizado em todos os submarinos da Classe “Tupi”.
O exercício foi acompanhado pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, V Alte Fernando Eduardo Studart Wiemer, e pelo Comandante da Força de Submarinos, C Alte Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior.
O sucesso da Operação “SARSUB-Tikuna/2009” qualificou e capacitou os meios navais participantes, ratificando a posição da Marinha do Brasil no seleto grupo de países que possuem a capacidade de prestar socorro à tripulação de submarinos sinistrados.
Fonte: Redação Orbis Defense com informações via Marinha do Brasil 16 fev 2019
10 anos de Operação “SARSUB-Tikuna/2009”
Imagem Via Marinha do Brasil.
O Comando da Força de Submarinos (ComForS) realizou a Operação “SARSUBTikuna/2009”, em Angra dos Reis-RJ, durante o mês de fevereiro.
No dia 12, foi registrado um marco histórico para esse tipo de exercício: o resgate de quatro tripulantes do Submarino
“Tikuna” (S-34), sendo dois deles oficiais observadores da Marinha Americana e da Armada do Chile.
Imagem via Marinha do Brasil.
A operação constituiu-se na localização do submarino sinistrado; passagem de ar e material para prover suporte à vida dos tripulantes; escape individual pela guarita de salvamento; e acoplamento do sino de resgate à escotilha de salvamento do submarino pousado no fundo do mar, em simulação a um acidente.
Nesse exercício, após a abertura da escotilha, um médico passou para o interior do submarino e quatro tripulantes passaram para o sino de resgate. Em seguida, os tripulantes foram trazidos à superfície e desembarcados no Navio de Socorro Submarino (NSS) “Felinto Perry” , onde passaram, simuladamente, aos cuidados da equipe de médicos e enfermeiros hiperbáricos.
Esta foi a primeira vez que o NSS “Felinto Perry” realizou o acoplamento do seu sino de resgate no “Tikuna”, após já ter realizado em todos os submarinos da Classe “Tupi”.
O exercício foi acompanhado pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, V Alte Fernando Eduardo Studart Wiemer, e pelo Comandante da Força de Submarinos, C Alte Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior.
O sucesso da Operação “SARSUB-Tikuna/2009” qualificou e capacitou os meios navais participantes, ratificando a posição da Marinha do Brasil no seleto grupo de países que possuem a capacidade de prestar socorro à tripulação de submarinos sinistrados.
Fonte: Redação Orbis Defense com informações via Marinha do Brasil 16 fev 2019
- knigh7
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Re: Submarinos Brasileiros
Neste momento a Marinha do Brasil (MB) não possui nenhum submarino em condições operacionais.
https://www.naval.com.br/blog/2019/02/2 ... a-de-2020/
https://www.naval.com.br/blog/2019/02/2 ... a-de-2020/
- FCarvalho
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Re: Submarinos Brasileiros
Em sendo procedente a informação, cabe a pergunta: por que não um segundo lote dos Scorpene BR?
Até porque, depois dos 5 navios contratados, o estaleiro ficará à deriva.
O que é mais importante? Manter o investimento feito nos IKL ou o hora realizado no Prosub?
Para se pensar.
Abs
Até porque, depois dos 5 navios contratados, o estaleiro ficará à deriva.
O que é mais importante? Manter o investimento feito nos IKL ou o hora realizado no Prosub?
Para se pensar.
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Re: Submarinos Brasileiros
Sempre me desagradou essa ideia de substituir os IKL pelos Scorpene. Porque não somar? Manter os IKL e os Scorpene e só pensar em substituir os 209 por um segundo ou quem sabe um terceiro lote de Scorpenes. Um país como o Brasil deveria ter no mínimo 10 submarinos.
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Re: Submarinos Brasileiros
Mas a intenção não era essa mesmo? Os Scorpene não vão substituir os IKL pelo que sei.
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Re: Submarinos Brasileiros
Os IKL são subs já com certa idade, e o peso dela, é da manutenção da sua logística só tende a aumentar.
Esse processo é irreversível. Eles ficarão mais caros e complexos de operar quanto mais tempo fiquem em operação.
A lógica deve ser substituir os mesmos por um segundo lote dos Scorpene BR, na sequência da última entrega, a fim de que o estaleiro não fique sem atividade e a esquadra com subs realmente capazes é operacionais em quantidade.
Dá pra fazer. Mas este não é o único problema de substituição de meios da MB. É talvez nem o principal.
Abs
Esse processo é irreversível. Eles ficarão mais caros e complexos de operar quanto mais tempo fiquem em operação.
A lógica deve ser substituir os mesmos por um segundo lote dos Scorpene BR, na sequência da última entrega, a fim de que o estaleiro não fique sem atividade e a esquadra com subs realmente capazes é operacionais em quantidade.
Dá pra fazer. Mas este não é o único problema de substituição de meios da MB. É talvez nem o principal.
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Re: Submarinos Brasileiros
Deveriam contratar pelo menos + 2 unidades do Scorpene BR (aperfeiçoados, quem sabe com baterias de Lítio), aposentar todos os classe Tupi em suas idades esperadas (ou vende os mais recentes para a Argentina, cobrando pelo serviço de modernização), deixando apenas o Tikuna. Já seria formidável.
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- FCarvalho
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Re: Submarinos Brasileiros
A partir da segunda unidade lançada do Scorpene BR já haverá subsídios de informações para projetar mudanças e aperfeiçoamentos no modelo.
Essa área tem sido profícua em atualizações muito rápidas. Se demorar, até os subs lançados agora estarão defasados em menos de dez anos.
Há a necessidade de não deixar o estaleiro sem produzir. Do contrario corre o risco de se tornar um elefante branco.
Os IKL mais antigos tem quase trinta anos. Isso para um submarino é muita coisa.
Os gastos com eles neste momento que a MB precisará estar sempre justificando o investimento bilionário em Itaguai será tratado como um contra argumento e até críticas contra o Prosub.
Pra frente é que se anda.
Abs
Essa área tem sido profícua em atualizações muito rápidas. Se demorar, até os subs lançados agora estarão defasados em menos de dez anos.
Há a necessidade de não deixar o estaleiro sem produzir. Do contrario corre o risco de se tornar um elefante branco.
Os IKL mais antigos tem quase trinta anos. Isso para um submarino é muita coisa.
Os gastos com eles neste momento que a MB precisará estar sempre justificando o investimento bilionário em Itaguai será tratado como um contra argumento e até críticas contra o Prosub.
Pra frente é que se anda.
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- J.Ricardo
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Re: Submarinos Brasileiros
Creio que o estaleiro não ficará a deriva, a manutenção com certeza será feito nele, e também terá o trabalho do SNB.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
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