UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1321 Mensagem por gogogas » Qua Jan 23, 2019 6:41 pm

Seria possível um M1A1 com motor a diesel?!




Gogogas !
Avatar do usuário
andrelemos
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jun 10, 2013 9:13 pm
Agradeceram: 56 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1322 Mensagem por andrelemos » Qua Jan 23, 2019 7:09 pm





Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1323 Mensagem por Zelhos » Qua Jan 23, 2019 7:41 pm

gogogas escreveu: Qua Jan 23, 2019 6:41 pm Seria possível um M1A1 com motor a diesel?!
Pelo que andei lendo, dizem que nem seria necessário, uma vez que podemos usar álcool e que aqui eles rodariam pouco, então a turbina não faria tanta diferença. Só não sei quanto álcool ele beberia.
Se fosse mexer na propulsão, eu acho que seria mais interessante usar um sistema híbrido com a turbina numa rotação otimizada só para gerar eletricidade.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13781
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1324 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 23, 2019 9:16 pm

Zelhos escreveu: Qua Jan 23, 2019 7:41 pm
gogogas escreveu: Qua Jan 23, 2019 6:41 pm Seria possível um M1A1 com motor a diesel?!
Pelo que andei lendo, dizem que nem seria necessário, uma vez que podemos usar álcool e que aqui eles rodariam pouco, então a turbina não faria tanta diferença. Só não sei quanto álcool ele beberia.
Se fosse mexer na propulsão, eu acho que seria mais interessante usar um sistema híbrido com a turbina numa rotação otimizada só para gerar eletricidade.
A questão de colocar o MTU 883 nele não é apenas para usar diesel (a turbina perde desempenho ao trocar o combustível que não seja JP-8, segundo informes), mas sim para diminuir o consumo, assinatura térmica (a diferença é gigantesca) e principalmente o custo de manutenção.

As peças da AGT 1500 são muito mais caras que a do MTU 883, soma-se isso ao CLS sendo importado, assim como as peças.

Se for M1A1 modernozado por USD 1,8 mi, valeria muito a pena gastar mais 1 mi para colocar o MTU 883 nele. Podemos fabricar peças aqui e o CLS sendo feito aqui, até mesmo no parque da KMW.

Fora que ainda aumenta o alcance em 51% e uma queda grande no custo de operação, além da facilidade.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13781
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1325 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 23, 2019 9:37 pm

Se a informação dos USD 1,8 mi forem M1A1 modernizado, suponho que seja sem a blindagem de Urânio, que é o item mais caro das modernizações. Isso poderia ficar pra depois, mas o resto dos custos batem com os contratos da Northrop e Raytheon's, sobre controle de fogo e entre outros.

É um preço extremamente baixo e poderíamos aproveitar pra ir buscar Bradley também, que costuma sair bem barato em contratos (usado).




Avatar do usuário
andrelemos
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jun 10, 2013 9:13 pm
Agradeceram: 56 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1326 Mensagem por andrelemos » Qua Jan 23, 2019 9:39 pm

Gabriel, você faz idéia do custo pra trocar o motor do M1A1?




Crisaman
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 1:12 pm
Agradeceram: 46 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1327 Mensagem por Crisaman » Qua Jan 23, 2019 10:54 pm

andrelemos escreveu: Qua Jan 23, 2019 5:44 pm Li agora no Forças Terrestres que a oferta dos EUA é de M1A1 sem modernização por $1,3 Mi e $1,8Mi com modernização.

Se for isso mesmo, como dizem os americanos, é um "no-brainer". M1A1 modernizado pode nos servir muito bem por muitos e muitos anos.

A matéria inclusive propõe a compra do Abrams pelos Fuzileiros Navais. Mais um problema resolvido.
Tem que ver o que esta incluso nessa "modernização". Estou desconfiado que $1.3Mi seja pegar o Abrams no deserto e trazer pra cá, e o $1.8Mi é passar pela "refabricação" onde eles desmontam todo o carro substituem as partes gastas ou com defeito retiram toda a ferrugem remontam e pintam.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13781
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1328 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 23, 2019 10:55 pm

andrelemos escreveu: Qua Jan 23, 2019 9:39 pm Gabriel, você faz idéia do custo pra trocar o motor do M1A1?
Sinceramente não, mas eu estimo que seja em torno de USD 1 milhão. A AGT 1500 custa cerca de USD 800 mil, sendo que é muito mais cara que o 883.

A retirada da turbina seria feita de qualquer forma pra revisão e, segundo a GDLS, para colocar o 883 no Abrams não precisa de extensas modificações lá, preservando inclusive seus tanques de combustível.

Faz tempo que vi dados comparativos do tamanho da AGT 1500 e do MTU 873, não sei se estes estão certos:
Abrams powerpack size:

length 2680mm
width 1575mm
height 970mm
Leopard 2 powerpack size:

length 2270mm
width 1660mm
height 820mm
Ou seja, o maior custo de instalar o MTU 883 deverá ser na aquisição do motor. Junto com ele, a GDLS oferece novas lagartas, também Alemãs, da Diehl.

Pela economia dos custos (mais de 50% a menos de consumo, maior confiabilidade, peças que podem ser fabricadas pela MTU do Brasil, KMW podendo fazer CLS em solo nacional...) e das vantagens (diminuição abissau da assinatura térmica e aumento de 51% no alcance), se custar USD 1 mi, valeria muito a pena!




Editado pela última vez por gabriel219 em Qua Jan 23, 2019 10:57 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1329 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 23, 2019 10:57 pm

No força terrestre saiu matéria sobre estudos do CFN para receber até 30 CC. No caso o M1A1 seria um dos candidatos.
Bem, não sei quantos Abrams foram oferecidos nessa tal lista de material usado, mas em todo caso, uma troca de motor, penso, só valeria a pena se o número de veículos adquiridos justificasse o investimento, de forma a tornar o custo x beneficio aceitável tendo em vista o favorecimento da logística de apoio.
Se for para comprar pouco mais de uma centena apenas para os RCB, e continuar mantendo duas linhas diferentes de apoio, como estava sendo comentado aqui e por aí, não há porque gastar mais do que os US 1,8 milhões pedidos já com modernização.
Agora, se o negocio for substituir todos os Leo 1A5, aí a coisa muda de figura.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13781
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1330 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 23, 2019 10:59 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jan 23, 2019 10:57 pm No força terrestre saiu matéria sobre estudos do CFN para receber até 30 CC. No caso o M1A1 seria um dos candidatos.
Bem, não sei quantos Abrams foram oferecidos nessa tal lista de material usado, mas em todo caso, uma troca de motor, penso, só valeria a pena se o número de veículos adquiridos justificasse o investimento, de forma a tornar o custo x beneficio aceitável tendo em vista o favorecimento da logística de apoio.
Se for para comprar pouco mais de uma centena apenas para os RCB, e continuar mantendo duas linhas diferentes de apoio, como estava sendo comentado aqui e por aí, não há porque gastar mais do que os US 1,8 milhões pedidos já com modernização.
Agora, se o negocio for substituir todos os Leo 1A5, aí a coisa muda de figura.

abs.
Neste caso, concordo. Mas o EB tem que pensar no longo prazo e partir logo pras 400 unidades de M1A1, junto com o CFN e não parar por ai, pois o M1A1 vai precisar de um companheiro.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1331 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 23, 2019 11:33 pm

No tópico sobre a VBTP-SL conversando com o Knigh7, ele disse que o KF31/41 Linx estaria no projeto Guarani segundo um relatório do MD.
Como não encontrei nenhuma informação no cito relatório, pedi ajuda a ele sobre informações a despeito disso.
Mas no site do Defesanet saiu a reportagem que mencionei acima. Então, alguma coisa está acontecendo nos bastidores dessa discussão toda sobre CC's que não se sabe no que vai dar.
Só o que me parece certo é que este ano não haverá decisão alguma sobre quem vai substituir os Léo 1A5.
Há muita coisa envolvida nesse tema e duvido que o EB tome uma decisão tão importante apenas para dar uma resposta aos americanos ou satisfazer o ego do presidente e de seu chanceler.
Não há consenso sequer no comando do exército sobre isso.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13781
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1332 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 23, 2019 11:47 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jan 23, 2019 11:33 pm No tópico sobre a VBTP-SL conversando com o Knigh7, ele disse que o KF31/41 Linx estaria no projeto Guarani segundo um relatório do MD.
Como não encontrei nenhuma informação no cito relatório, pedi ajuda a ele sobre informações a despeito disso.
Mas no site do Defesanet saiu a reportagem que mencionei acima. Então, alguma coisa está acontecendo nos bastidores dessa discussão toda sobre CC's que não se sabe no que vai dar.
Só o que me parece certo é que este ano não haverá decisão alguma sobre quem vai substituir os Léo 1A5.
Há muita coisa envolvida nesse tema e duvido que o EB tome uma decisão tão importante apenas para dar uma resposta aos americanos ou satisfazer o ego do presidente e de seu chanceler.
Não há consenso sequer no comando do exército sobre isso.

abs
Flávio, vi o Knight falando do Lince, não o Lynx. E não há grana pra coisa nova, o que foi falado milhões e milhões e milhões e milhões... de vezes!

Ainda mais pra um IFV de canhão que finge ser MBT, quando não tem proteção o suficiente pra fazer a missão.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1333 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 24, 2019 12:41 am

Vixe... confundi Lince com Linx. Desculpa a confusão.
Ainda assim fiquei curioso sobre a matéria do Defesanet.
E que não há verba isso sabemos. O que não sabemos exatamente é o que se passa na cabeça dos comando do EB.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13781
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1334 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 24, 2019 1:35 am

FCarvalho escreveu: Qui Jan 24, 2019 12:41 am Vixe... confundi Lince com Linx. Desculpa a confusão.
Ainda assim fiquei curioso sobre a matéria do Defesanet.
E que não há verba isso sabemos. O que não sabemos exatamente é o que se passa na cabeça dos comando do EB.

Abs
E quando falo sobre "um milhão de vezes", não falo contigo, falo com o comando do EB.

Quando compraram o 1A5, muitos de lá pensavan ter um MBT nacional até 2016. Tinha até arte conceitual!

O EB precisa ser pragmático e comprar o que tem, usado, para usar por anos. O M1A1 dura 30 anos fácil, ainda mais com suas peças sendo praticamente as mesmas do A2 e o EUA desenvolvendo sucessivas atualizações.




Avatar do usuário
andrelemos
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jun 10, 2013 9:13 pm
Agradeceram: 56 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1335 Mensagem por andrelemos » Qui Jan 24, 2019 10:06 am

O tal "blindado anfíbio" seria isso aqui?




Eu não entendo quase nada de tanques, nem das necessidades do exército. Mas pra mim isso aí não faz nada que o Guarani já não faça.

KMW, se quer arrumar um contrato, ofereça um MBT!

E boa sorte tentando bater o preço dos americanos...




Responder