Na estrada dos Bandeirantes em SP dá para fazer tranquilo. Aliás, advogo uma base aérea em SP desde sempre...
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Wolfgang
- Sênior
- Mensagens: 7805
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2492 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Há videos no Youtube com ele decolando de pistas de terra.
O trem de pouso dele é bem reforçado.
O trem de pouso dele é bem reforçado.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2492 vezes
- Fábio Machado
- Avançado
- Mensagens: 523
- Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
- Agradeceu: 82 vezes
- Agradeceram: 92 vezes
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7619
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2564 vezes
- Agradeceram: 1038 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Depende do estado, aqui em SP as estradas são boas (o duro são os pedágios), teria que ver se a operação deles não danificaria as estradas.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13904
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2393 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bandeirantes, trechos da BR-151 entre Alagoas-Pernambuco e Pernambuco-Paraíba, trechos da BR-232, BR-147 também possui bons trechos...
Por incrível que pareça, existem excelentes pistas aqui.
Não não acho legal dividir 84/96 Gripens em apenas 3 bases aéreas.
Por incrível que pareça, existem excelentes pistas aqui.
Não não acho legal dividir 84/96 Gripens em apenas 3 bases aéreas.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2492 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se comprarem 54 para substituir os F5 como falei no outro tópico, de notícias da FAB, e deixar o A-1 aposentado, é possível formar 5 esquadrões, sendo o quinto em Natal, com 18 caças cada um.gabriel219 escreveu: ↑Sáb Jan 12, 2019 12:05 am
Não não acho legal dividir 84/96 Gripens em apenas 3 bases aéreas.
Pará um país como o nosso que vê defesa como gasto ou desperdício de dinheiro público é mais do que justo.
Abs
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2492 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não vai ter nada de Natal...
O que interessa é a quantidade disponível, grana para bancar e fácil desdobramento. Tendo, o COMAE desdobra para alerta para onde ele quiser.
Por falar em grana, na última AIR International, o custo atual da hora-voo do F-15E na USAF é de USD 33mil e o F-15C USD 40mil.
O que interessa é a quantidade disponível, grana para bancar e fácil desdobramento. Tendo, o COMAE desdobra para alerta para onde ele quiser.
Por falar em grana, na última AIR International, o custo atual da hora-voo do F-15E na USAF é de USD 33mil e o F-15C USD 40mil.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olha, a FAB tem que se tocar que não estamos na Suécia.
Essa história de fazer defesa aérea à base de desdobramento é no mínimo equívocada e muito questionável.
Abs
Essa história de fazer defesa aérea à base de desdobramento é no mínimo equívocada e muito questionável.
Abs
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13904
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2393 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se a FAB dispor de Chinook/Mi-26 e muitos daqueles módulos da SAAB, que estabelecem uma base para Gripens em pouco tempo, com os Helis dando apoio, tranquilo. Se não, é muito melhor espalha-los.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2492 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Qual o problema de deixar caças em alerta desdobrados? Precisa ter um esquadrão inteiro num local para isso?
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2492 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A SAAB apresentou estes 2 desenhos sobre suíte EW no último seminário ocorrido do GripenE, que foi no ano passado.
Ou seja, é atualizado:
https://www.aereo.jor.br/2018/05/16/sem ... do-gripen/
Ou seja, é atualizado:
https://www.aereo.jor.br/2018/05/16/sem ... do-gripen/
- Thor
- Sênior
- Mensagens: 1558
- Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Carvalho, nosso país tem mais de 16000 km de fronteira seca, com 10 diferentes países, mais todo o litoral com vários centros econômicos. Não se deixa um caça em Anápolis para atender uma crise próxima de Roraima, por exemplo. Quando se planeja uma defesa aérea, ou mesmo uma ofensiva, os caças são posicionados a umas 300 Nm. Como nós não temos 2000 Gripens para atender tudo ao mesmo tempo, temos que priorizar a mobilidade, e quando uma crise surgir com algum dos 10 países que requeira nossa ação, temos que desdobrar para a região e operar com a mesma eficiência. Assim é feito no mundo todo. Quando há um conflito, após a fase de crise, cria-se um Teatro de Operações, designa-se um Comandante conjunto e uma Força Aérea Componente e adjudica os meios para cumprir a missão, que são desdobrados. Aí é que eu vejo uma das maiores vantagens do Gripen, pois é muito independente de infraestrutura, uma vez que não requer quase nenhum Equipamento de Apoio de Solo para sua operação, pousa e decola em curtíssimo espaço, aeronave pequena, tem APU para suas próprias partidas (sem necessitar GPU e LPU) e seu reposionamento é um dos menores.
Brasil acima de tudo!!!