EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Eu me lembro disso. A nota saiu na revista Voar.
Eu me recordo de ir mostrar para meu pai lê-la, pois a notícia era interessante.
(PS: Credo, como a gente está ficando velho!!!!)
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Segundo o Brigadeiro Bonotto (pres da COPAC, que administra o projeto) o primeiro E-99 modernizado será entregue a FAB neste ano.
E já há uma segunda unidade na Embraer de E-99 passando por modernização.
E já há uma segunda unidade na Embraer de E-99 passando por modernização.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Não sei se esse é bem o tópico, mas la vai:
Seria nada mal um Praetor 600 para alerta antecipado, acho que é o jato mais rápido da Embraer, com 1000km/h de velocidade. Certamente o arrasto vai aumentar um pouco e diminuir a velocidade, mas com certeza vai estar ente os alertas antecipados mais rápidos do mundo.
Sei que os R99 têm muito a dar ainda. Mas achei promissora a notícia, ainda que não haja qualquer movimentação da FAB ou interesse para adquirir essa configuração. Só de estar disponível ao alcance das mãos é excelente.PAS 2019: Embraer e ELTA criam um novo segmento de mercado com o lançamento do P600 AEW
Paris, França, 18 de junho de 2019 – A Embraer Defensa & Segurança e a ELTA Systems Ltd (ELTA), subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), assinaram, na 53ª edição do Paris Air Show International, um Acordo de Cooperação Estratégica para desenvolvimento do P600 AEW (Alerta Aéreo Antecipado). Concebido para atuar em um novo segmento do mercado de AEW, esta aeronave de última geração é baseada na moderna plataforma super midsize do jato executivo Embraer Praetor 600. O sensor primário do P600 AEW é o radar AESA (Digital Active Scanned Array) de 4ª geração da IAI/ELTA com capacidade de IFF integrada.
Nessa cooperação, a Embraer Defensa & Segurança fornecerá a plataforma aérea, sistemas de solo, sistemas de comunicações e integração de aeronaves, enquanto a IAI-ELTA fornecerá o radar AEW, SIGINT (inteligência de sinais) e outros sistemas eletrônicos.
O P600 AEW abrange o crescente mercado para capacidade aeroembarcadas de inteligência, vigilância e reconhecimento para países que exigem soluções economicamente viáveis, de alto desempenho e flexíveis para missões de defesa e segurança interna. O Embraer Praetor 600 é o jato executivo super midsize de melhor desempenho de sua categoria, oferecendo alcance intercontinental com excelente capacidade de carga útil, alta disponibilidade e confiabilidade, curto tempo de retomada de operação e baixo custo de ciclo de vida. Juntamente com a tecnologia de ponta dos sensores da ELTA, a solução P600 AEW oferece os benefícios de sistemas comprovados e avançados e recursos disponibilizados, até agora, apenas em plataformas muito maiores.
O P600 AEW pode fornecer imagens situacionais de aérea integradas e estendidas monitorando a atividade aérea em áreas fora da cobertura dos radares terrestres. Pode executar várias missões, tais como defesa aérea, alerta antecipado, comando e controle, eficiência da frota de combate, defesa territorial e vigilância marítima. Além disso, o P600 AEW pode ser configurado com uma vasta gama de sistemas de sensores de controle para alerta antecipado, incluindo a 4ª geração de radar AEW AESA Digital, IFF civil e militar, ESM/ELINT com capacidade de recepção de ameaças-radar, comando e controle, pacote de comunicação abrangente, incluindo redes de dados e links via satélite, além de um robusto sistema de autoproteção (SPS).
Uma solução de comunicações abrangente permite a capacidade de link de dados, bem como a comunicação por satélite para operações além da linha de visada. Também assegura a interoperabilidade com as forças aliadas. O recurso de guerra centrada em rede (NCW) transforma o P600 AEW em um membro de uma rede tática. Um sistema avançado de autoproteção (SPS) realiza a detecção de ameaças potenciais, ativando quaisquer medidas de suporte eletrônico necessárias.
“Esta plataforma oferece desempenho e flexibilidade superiores resultando na melhor proposta de valor em sua categoria”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defensa & Segurança. “Ele pode ser facilmente configurado para atender às necessidades do cliente e poder executar uma ampla variedade de missões de uma maneira mais eficiente e econômica”.
“Como parte da nova estratégia da IAI, estamos intensificando nossas colaborações com empresas globais, alavancando o know-how e a tecnologia acumulada ao longo de décadas de operações nas áreas aeroespacial e de defesa. Como pioneiros dos jatos executivos AEW, a ELTA Systems fez grandes progressos ao longo dos anos para oferecer recursos AEW econômicos para as crescentes necessidades globais” disse Yoav Tourgeman, presidente da ELTA e vice-presidente executivo da IAI. “Essa parceria forjada com a Embraer Defensa & Segurança nos permite introduzir um novo segmento de mercado, oferecendo um sistema AEW econômico em plataforma executiva de médio porte”.
FONTE: Embraer
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... o-p600-aew
Seria nada mal um Praetor 600 para alerta antecipado, acho que é o jato mais rápido da Embraer, com 1000km/h de velocidade. Certamente o arrasto vai aumentar um pouco e diminuir a velocidade, mas com certeza vai estar ente os alertas antecipados mais rápidos do mundo.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Parece bom pra países pequenos como Israel e outros europeus. Para o Brasil precisa ser no mínimo o EMB-145 mesmo. O E-Jets teria maior autonomia, porém maiores custos também... Acho que estamos bem servidos neste setor! (por enquanto)
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
O tamanho da plataforma com certeza é um item muito importante na hora de escolher um substituto para os E-99, mas mais importante é a capacidade da FAB de comprar, e operar, principalmente, um vetor AEW&C.
Em todo caso, se o sistema acima atender aos futuros requisitos da FAB, preço e custeio incluídos, então ele é tão válido quanto um E2 ou equivalente.
Na verdade, caso futuramente existam apenas três bases aéreas com caças no país, seria plausível se pensar que cada uma delas pudesse contar com aeronaves AEW&C organicas. Neste aspecto, o preço torna-se uma condição sine qua non. Aparentemente, assim neste caso, o tamanho da aeronave junto aos sistemas embarcados deve levar em conta tal condição.
Como os sistemas de informação estão caminhando a passos largos cada vez mais para a miniaturização, tamanho talvez não seja de todo uma limitação tão impositiva afinal.
A ver.
Abs
Em todo caso, se o sistema acima atender aos futuros requisitos da FAB, preço e custeio incluídos, então ele é tão válido quanto um E2 ou equivalente.
Na verdade, caso futuramente existam apenas três bases aéreas com caças no país, seria plausível se pensar que cada uma delas pudesse contar com aeronaves AEW&C organicas. Neste aspecto, o preço torna-se uma condição sine qua non. Aparentemente, assim neste caso, o tamanho da aeronave junto aos sistemas embarcados deve levar em conta tal condição.
Como os sistemas de informação estão caminhando a passos largos cada vez mais para a miniaturização, tamanho talvez não seja de todo uma limitação tão impositiva afinal.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Hoje temos empresas no Brasil que podem desenvolver radares AEW com tecnologia igual ou melhor que fabricantes externos.
Infelizmente não temos é recursos para fazer isso em prazo conhecido.
Conquanto, os E-99 vão durar mais uns 16 anos depois da atualização. Tempo mais que suficiente para decidirmos por um sistema nacional ou continuar importando radares desse tipo.
No final, a aeronave em si, é dos problemas o menor a resolver.
Abs
Infelizmente não temos é recursos para fazer isso em prazo conhecido.
Conquanto, os E-99 vão durar mais uns 16 anos depois da atualização. Tempo mais que suficiente para decidirmos por um sistema nacional ou continuar importando radares desse tipo.
No final, a aeronave em si, é dos problemas o menor a resolver.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
@FCarvalho e o fator velocidade? Interfere no desempenho de um vetor AEW&C durante uma situação de combate em que sentido? Certo é que aeronaves de alerta antecipado não entram no fogo cruzado do combate aéreo, mas estão bem próximos dele. Vide aquele recente combate entre a Índia e o Paqusitão, no qual a Índia tinha um aeronave de alerto antecipado no ar naquele momento.
O que me parece é que essa nova configuração AEW&C da Embraer vai ser uma das mais rápidas do mercado, daí porque estão afirmando ser um "novo seguimento" de mercado.
O que me parece é que essa nova configuração AEW&C da Embraer vai ser uma das mais rápidas do mercado, daí porque estão afirmando ser um "novo seguimento" de mercado.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Marcelo, o novo segmento se refere ao fato de que os Awacs tradicionais serem baseados em plataformas narrow body de aeronaves comerciais, no caso o 707, no lado ocidental do mundo e no em um cargo militar de origem, ou seja, o Il-76 no lado oriental, Já a proposta da Embraer alia aeronaves menores mas com capacidade de receber a maior parte, senão, quase tudo que um AWACS tradicional leva, e ainda com maior efetividade operacional, alando menor custo e eficiência operativa.
É um mercado voltado essencialmente para países que não podem pagar mais de 200-250 milhões do dólares por uma A330 ou 767 para este tipo de operação.
O novo projeto da Embraer amplia as opções de mercado inauguradas pelo E-99 há mais de vinte anos atrás, quando uma aeronave regional a jato foi utilizada pela primeira vez como AEW&C. Depois disso as consequências foram a busca por melhorias nos sistemas embarcados que pudessem ser aplicados sem necessariamente onerar o desempenho do avião, por ser menor e ter, obviamente, uma menor carga paga e espaço para aplicações de insumos.
O P600 é a sequencia lógica de trabalho que hoje tem no lobalEye da SAAB um concorrente direto neste nem tão novo assim nicho de mercado.
Outras opções,e ofertas, devem aparecer via de regra nos próximos anos, o que deixará o mercado com certeza bem interessante.
E velocidade é um fator relevante em uma aeronave executiva, mas nem tanto assim para a função AEW&C, dado que esses aviões executam rotas de voo pré-planejadas, incluindo aquelas referentes a eventual necessidade de evasão da caça inimiga.
Aliás, se um avião AEW&C se ver na situação de ter de bater-se com caças inimigos em seu encalço, é porque alguma coisa muito, mas muito errada mesmo, aconteceu na missão... desde o começo. Até porque, esses aviões não costumam andar por aí sem escolta.
abs
É um mercado voltado essencialmente para países que não podem pagar mais de 200-250 milhões do dólares por uma A330 ou 767 para este tipo de operação.
O novo projeto da Embraer amplia as opções de mercado inauguradas pelo E-99 há mais de vinte anos atrás, quando uma aeronave regional a jato foi utilizada pela primeira vez como AEW&C. Depois disso as consequências foram a busca por melhorias nos sistemas embarcados que pudessem ser aplicados sem necessariamente onerar o desempenho do avião, por ser menor e ter, obviamente, uma menor carga paga e espaço para aplicações de insumos.
O P600 é a sequencia lógica de trabalho que hoje tem no lobalEye da SAAB um concorrente direto neste nem tão novo assim nicho de mercado.
Outras opções,e ofertas, devem aparecer via de regra nos próximos anos, o que deixará o mercado com certeza bem interessante.
E velocidade é um fator relevante em uma aeronave executiva, mas nem tanto assim para a função AEW&C, dado que esses aviões executam rotas de voo pré-planejadas, incluindo aquelas referentes a eventual necessidade de evasão da caça inimiga.
Aliás, se um avião AEW&C se ver na situação de ter de bater-se com caças inimigos em seu encalço, é porque alguma coisa muito, mas muito errada mesmo, aconteceu na missão... desde o começo. Até porque, esses aviões não costumam andar por aí sem escolta.
abs
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Detalhes técnicos da versão AEW&C do Embraer Praetor 600
20 de junho de 2019
https://www.aereo.jor.br/2019/06/20/det ... Z00eBMxIbM
abs
20 de junho de 2019
https://www.aereo.jor.br/2019/06/20/det ... Z00eBMxIbM
abs
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
O preço de lista indicado do Praetor 600 é de cerca de US 22 milhões de dólares. Essa mesma aeronave na função AEW&C pode sair, no mínimo, por 2,5 vezes o preço dela normal. Ou seja, quem quiser um destes na sua linha de voo, vai ter que enfiar a mão no bolso e sacar uns US 55 milhões, só a aeronave, sem contar sobressalentes, treinamento, documentação, logística, e serviço de apoio pós-venda,etc. Quantos países existem por aí que tem condições de fazer isso?
Na FAB diz-se que os E/R-99 saíram, na época, por US 85 milhões cada um. E hoje a mesma FAB está gastando muito perto de um Legacy 450/500 zero km para renovar a sua frota de AEW&C.
A relação custo benefício por enquanto ainda está a nosso favor,
A ver mais lá na frente quando chegar a hora de trocar os ERJ.
abs
Na FAB diz-se que os E/R-99 saíram, na época, por US 85 milhões cada um. E hoje a mesma FAB está gastando muito perto de um Legacy 450/500 zero km para renovar a sua frota de AEW&C.
A relação custo benefício por enquanto ainda está a nosso favor,
A ver mais lá na frente quando chegar a hora de trocar os ERJ.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Aeronave E-99M da FAB realiza primeiro voo após modernização
17 de agosto de 2019
https://www.aereo.jor.br/2019/08/17/aer ... zsg-H3QLVE
A ver agora o que o futuro reserva para os E-99M na FAB. Faltam 3 a modernizar ainda.
abs
17 de agosto de 2019
https://www.aereo.jor.br/2019/08/17/aer ... zsg-H3QLVE
A ver agora o que o futuro reserva para os E-99M na FAB. Faltam 3 a modernizar ainda.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Ficou fantástica essa modificação.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Sou só eu ou vocês também percebram que a FAB é a única das forças a conseguir manter todos os projetos intactos e em andamento regular?
Em 2022 teremos uma força aérea não só a mais poderosa da AL, mas uma das mais poderosas do Planeta.
Claro que com um número limitado de unidades. Eu sei. Mas certamente serão unidades extremamente letais.
Gripen, E99-M e KC 390. Que senhora combinação de respeito.
Em 2022 teremos uma força aérea não só a mais poderosa da AL, mas uma das mais poderosas do Planeta.
Claro que com um número limitado de unidades. Eu sei. Mas certamente serão unidades extremamente letais.
Gripen, E99-M e KC 390. Que senhora combinação de respeito.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)